• Carregando...
Testes para alergia podem ajudar a identificar os componentes aos quais nosso corpo reage. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Testes para alergia podem ajudar a identificar os componentes aos quais nosso corpo reage.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Do álcool gel à comida pasteurizada, dos antibióticos ao aspirador de pó: a verdade é que nunca estivemos tão limpos. Nosso estilo de vida, que evita ao máximo o contato com micro-organismos que podem causar doenças, está nos deixando cada vez mais imunes às ameaças do ambiente. Mas uma delas, em especial, tem traçado o caminho inverso. Com uma prevalência cada vez maior na população mundial, a alergia – em suas mais variadas formas – é hoje considerada a doença da vida moderna.

Nos Estados Unidos, a alergia ocupa o quinto lugar no ranking de doenças crônicas. No Brasil, estima-se que, nas últimas três décadas, o número de alérgicos tenha aumentado em 50%. A estimativa mundial é de que uma em cada três pessoas sofra de algum tipo de reação alérgica – um número muito maior que o da época de nossos avós. E essa incidência, preveem especialistas, pode chegar a alcançar metade da população mundial nos próximos 10 anos.

Hereditária

A condição para desenvolver alergias está relacionada a diversos outros fatores. Conforme o imunologista Luiz Vicente Rizzo, diretor de pesquisa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, é provavelmente uma combinação de hábitos de vida, fatores ambientais e genéticos que está contribuindo para o aumento de alérgicos ao redor do mundo. Uma criança filha de pais não alérgicos tem 15% de chances de desenvolver alergias. Quando apenas a mãe é alérgica, as chances saltam para 50%, e quando essa condição está presente no pai e na mãe, os índices podem variar entre 60% e 80%de probabilidade de desenvolver alguma alergia.

“Há cerca de quatro décadas, as doenças alérgicas deixaram de ser condições até certo ponto raras, atingindo, nos dias atuais, uma proporção epidêmica, o que as têm levado a ser consideradas um problema sério de saúde pública”, explica o alergista e imunologista Giovanni Marcelo Di Gesu, do Hospital Santa Casa de Porto Alegre.

Muitas teorias surgiram ao longo dos últimos anos para explicar o curioso fenômeno, mas cientistas acreditam que agora estão no caminho certo para desvendar a origem do mistério.

Defesa confusa

Todos somos cobertos de bactérias da cabeça aos pés, por dentro e por fora do corpo. Elas se alojam em nossa pele, cobrem olhos e boca e se multiplicam em nossos órgãos, excedendo o número de nossas próprias células.

Cesárea pode ter influência no aumento de casos de alergias

Crianças que nascem de parto normal entram em contato com as bactérias presentes no canal vaginal, que são importantes para fortalecer o sistema imunológico

Leia a matéria completa

Ainda que algumas sejam nocivas para o organismo, grande parte delas é fundamental para o aprimoramento do nosso sistema imunológico. Para muitos pesquisadores, o estilo de vida moderno, tão asséptico, diminuiu nossa exposição a muitos micro-organismos, impedindo o nosso corpo de aprender quem são os verdadeiros inimigos a combater. Isso causa uma confusão nas nossas células de defesas, que podem passar a reagir violentamente (na forma de uma alergia) a coisas que não nos causam mal, como um amendoim, uma flor ou até mesmo o pó.

Chamada de “hipótese da higiene”, essa teoria já existe há algum tempo e ainda causa controvérsia no meio acadêmico, mas estudos recentes têm se unido a uma gama de pesquisas que convergem nos resultados.

“O fato de não apresentarmos infecções tão frequentes como antigamente leva nosso sistema imunológico a não desenvolver células reguladoras, que inibem tanto as alergias como as doenças autoimunes. Essas reações que observamos hoje são manifestações de um sistema desregulado”, complementa o alergista Momtchilo Russo, da Sociedade Brasileira de Imunologia.

Dá para prevenir?

Veja as dicas dos especialistas:

Alimentação

Priorize uma alimentação variada desde cedo. Frutas e verduras são ricas em prebióticos – nutrientes que estimulam o crescimento das bactérias benéficas para o intestino.

Saia para a rua

O contato frequente com a natureza ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Amamente

É fundamental para a boa saúde do bebê, aumentando a imunidade e prevenindo contra infecções e alergias futuras.

Parto normal

Priorize o parto normal, para que a criança entre em contato com as bactérias maternas.

Comida processada

Reduza o consumo de comida processada. Prefira os produtos frescos e orgânicos.

Remédios

Cuidado com o excesso de medicamentos. Antibióticos demais podem acabar com as bactérias boas do organismo. Atualmente, só podem ser comprados com receita médica.

Pets

Alguns especialistas recomendam ter um animal de estimação, pois aumenta a biodiversidade microbiana da casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]