• Carregando...
Comer carne bovina ou suína todo dia aumenta em 13% as chances de ter câncer | Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo
Comer carne bovina ou suína todo dia aumenta em 13% as chances de ter câncer| Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo

Monte seu cardápio

Veja como tornar o consumo de carne mais saudável:

- Prefira cortes magros, como mignon, patinho e alcatra, e evite peças ricas em gordura entre as fibras, como costela e cupim.

- Consuma de 90 a 150 gramas de carne vermelha (um bife médio) por dia, três vezes por semana. Nos demais dias, prefira substituí-la por peixe, frango ou soja, que também são ricos em proteínas, mas têm taxas de gorduras saturadas muito menores.

- Aposte nos peixes pelo menos duas vezes por semana, principalmente naqueles ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, uma gordura benéfica para o organismo que auxilia na prevenção de doenças cardíacas. Prefira as versões cozida, crua ou grelhada e evite a frita.

- Fique atento ao preparo e prefira carne vermelha cozida ou assada. Molhos gordurosos ou preparações que envolvam fritura, como à milanesa, devem ser evitadas.

- Prefira carne malpassada ou ao ponto. Quando o pedaço é aquecido demais, forma aquela crosta crocante em volta e libera substâncias cancerígenas.

- Cuidado na hora de temperar. O excesso de sal causa hipertensão, então prefira ervas frescas e secas (manjericão, cominho, orégano, manjerona e alecrim), cebola, alho, salsinha, cebolinha, limão, cheiro verde e vinagre.

- Restrinja ao máximo o consumo de defumados, embutidos e carnes processadas, como salsicha, bacon, linguiça e hambúrguer, já que eles não têm vitaminas e sais minerais e são ricos em gordura e sódio, o que aumenta as taxas de colesterol e facilita o aparecimento de pressão alta e enfartes.

- Mantenha uma dieta equilibrada. Não adianta abrir mão da carne se você abusa dos produtos industrializados, não ingere dois litros de água por dia e não come frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

O indicado seria as pessoas comerem, em média, três porções de carne vermelha na semana. O consumo além desse limite pode estar ligado a um risco maior de se morrer precocemente. Isso é o que aponta uma pesquisa publicada semana passada na versão on-line da revista científica Archives of Internal Medicine. O estudo, desenvolvido por um grupo da Univer­sidade de Harvard, acompanhou cerca de 120 mil pessoas por até 22 anos e concluiu que comer porções de carne vermelha todos os dias amplia em 19,5% o risco de morrer devido a um problema cardíaco e aumenta em 13% as chances de a pessoa ter câncer.

Para a nutricionista clínica e professora do curso de Nutrição da Universidade Positivo Katia Lacer­da, a pesquisa é uma prova de que, atualmente, está se consumindo além do recomendado. "Há algum tempo pesquisas mostram que há um consumo exagerado de gordura saturada, presente nas carnes, e de sódio e de conservantes, como ni­­tratos e nitritos, componentes dos processados e embutidos, que elevam a pressão arterial, facilitam o entupimento de veias e artérias e aumentam o risco de doenças cardiovasculares e de câncer. Essa con­­clusão retoma o que já sabemos."

Segundo a coordenadora da es­­pecialização em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia da Pon­­ti­­fí­­cia Universidade Católica do Para­ná (PUCPR), Magda Rosa Ramos da Cruz, o problema não está só no excesso de carne, mas na associação disso com a ingestão excessiva de gorduras e açúcares, principalmente industrializados. "Basta ver que esses nutrientes aumentam os riscos de problemas cardíacos e diabete, produzem radicais livres e causam envelhecimento precoce, o que também acelera o aparecimento de câncer e outros problemas de saúde."

Para quem se assustou com os re­­sultados da pesquisa, Katia explica que não há necessidade de parar de comer carne vermelha, mas é pre­­ciso reavaliar a forma de consumo, o tamanho das porções e a frequência em que ela é incluída no cardápio.

Segundo Katia, um adulto saudável deve comer um grama de pro­teína para cada um quilo do pe­­so de seu corpo, o que significa que uma pessoa de 60 kg precisa de 60 gramas do nutriente todos os dias. Como isso inclui tanto proteínas ani­­mais quanto vegetais, é recomendável consumir, no máximo, uma porção de 150 gramas ao dia, o que corresponde a um bife médio ou dois pequenos. Ou ainda, co­­mer carne vermelha três vezes na se­­mana. A dica é restringir também o consumo de embutidos, de­­fumados e carnes processadas e va­­riar o cardápio com frango, peixe e soja.

Preparo

O frango, por exemplo, também tem gordura saturada, então é preciso evitar as versões fritas e processadas, retirar a pele e dar preferência para o peito, que é a parte menos gordurosa.

Para quem está pensando em riscar a carne vermelha do cardápio, as nutricionistas alertam que o alimento tem uma série de benefícios que dificilmente são substituídos. "É uma das melhores fontes de ferro e de vitamina B12, um nutriente que não é obtido no consumo de vegetais. A falta de qualquer um deles no organismo causa anemia", diz Magda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]