Domingo, 01/08/2010
Além da nova gripe, outros males afetam a população e o serviço de saúde de vários países
Publicado em 07/10/2009 | Amália DornellasJá a febre amarela é transmitida em regiões de matas e ambientes silvestres, onde há mosquitos infectados. Em 2008 foram notificados 44 casos no Brasil. “Isso é muito, considerando uma doença que tem vacina e que sabemos como controlar. Os dois casos registrados no Paraná ocorreram por negligência, uma vez que ambos viajaram para regiões de risco sem tomar a vacina”, afirma Moacir Pires Ramos, responsável pelo setor de infectologia do Hospital do Trabalhador.
Endemia é uma doença infecciosa com incidência significativa e habitual em uma determinada região, como a málaria, recorrente na região da Amazônia.
Pandemia é quando a doença está amplamente disseminada, atingindo várias regiões e países, como o caso da gripe H1N1.
Na Europa, é comum os países solicitarem o Certificado Internacional de Vacinação, para os visitantes não “importarem” a doença. Entretanto, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existe uma lista oficial de países com recomendações de vacina. Ela deve ser tomada dez dias antes e demora este período para iniciar a proteção. Ao preparar-se para viajar é importante conferir todas as condições epidemiológicas do local de destino. A Anvisa (www.anvisa.gov.br/viajante) tem um site no qual é possível cadastrar o roteiro de viagem e verificar todas as informações disponíveis sobre o local.
Malária e cólera também estão espalhadas pelo mundo. No Brasil, os casos de cólera começaram a declinar a partir de 1995. “Tivemos surtos na década de 1990, mas hoje está erradicada”, afirma o infectologista José Luiz de Andrade Neto, professor da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A doença é transmitida em locais sem condições básicas de saneamento, pela contaminação da água e dos alimentos. A malária ainda é encontrada no Brasil, na região da Amazônia. Porém, 90% dos casos anuais são registrados na África, com um número de mortes entre 1 e 1,5 milhão.
Quanto à pandemia da nova gripe, todos os cuidados até hoje divulgados devem ser mantidos, independentemente da chegada do verão no Brasil, principalmente para quem vai viajar. Em outros países, como nos Estados Unidos, é inverno em dezembro e janeiro e as autoridades sanitárias esperam um aumento do número de casos.
Segundo o secretário de saúde do Paraná, Gilberto Martin, a vacina estará disponível no Brasil provavelmente em março do ano que vem. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, foram confirmados 9.249 casos de gripe H1N1 no Brasil até 12 de setembro.
"Busão do Brasil" renova lixo da TV brasileira
ATUALIZADOhá 14h
ATUALIZADOhá 16h
Os melhores preços estão aqui, clique e compare!
Powered by: Buscapé