• Carregando...

Prevenção

Assim como na gripe comum, o vírus H1N1 passa pela tosse, saliva e espirro. Veja como se prevenir:

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

• Evite tocar a boca e o nariz.

• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.

• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Sintomas

• Febre maior que 38°C, tosse, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória, dores de cabeça, cansaço, coriza, vômito e diarreia em alguns casos.

• A maior parte dos sintomas é parecida com os da gripe comum. Não é preciso apresentar todos eles para ter a doença.

Fonte: OMS e Ministério da Saúde.

Os números a princípio assustam. Depois de apenas dois casos em todo o ano passado, 2012 já registrou 62 paranaenses com a gripe A (H1N1) e duas mortes devido a complicações provocadas pelo vírus no estado. Médicos e a Secretaria de Es­­tado da Saúde (Sesa) afirmam que não há motivo para pânico, como em anos anteriores, mas reforçam que medidas básicas para evitar a transmissão devem ser reforçadas.

A grande diferença de 2009 para cá é a existência da vacina, distribuída pelo Estado para os grupos de risco, e um estoque do antiviral Oseltamivir (Tamiflu). Tanto que a indicação da Sesa é que, em casos suspeitos de contaminação por H1N1 ou mesmo influenza B, seja receitado o antiviral.

Para o infectologista do Hos­­pital Evangélico Felipe Francisco Tuon, os riscos de complicações permanecem os mesmos, com a diferença de que a mortalidade foi reduzida. "Agora os médicos também estão mais bem preparados para verificar a possibilidade de o paciente estar com a gripe A", diz.

Risco

Em Santa Catarina, o número de casos tem aumentado e houve pedidos de 14 municípios para que o Ministério da Saúde enviasse novas doses da vacina. Os pedidos não foram aceitos, já que os anticorpos só começam a ser desenvolvidos depois de duas semanas da aplicação, o que, segundo o órgão, não garante a proteção imediata necessária em caso de surto.

Para os médicos, mesmo sendo necessário esse período para que a vacina faça efeito, ela é importante na proteção de quem ainda não contraiu o vírus. "Vacinar uma população exposta ao risco é sempre uma medida saudável", diz o professor de infectologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) José Luiz de Andrade Neto.

Com um possível surto tão próximo ao estado, medidas como lavar as mãos com água e sabão diversas vezes se tornam ainda mais necessárias. Quem ainda não se vacinou deve procurar se proteger. Postos de saúde ainda oferecem doses para os grupos de risco e pessoas com doenças crônicas.

A venda da vacina também aumentou. No Laboratório Frischmann Aisengart, até 31 de maio deste ano, foram vendidas 9,7 mil doses, quase 1,6 mil a mais do que no ano anterior. Mas esse não é o número de pessoas imunizadas, já que crianças tomam duas metades da vacina em momentos diferentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]