• Carregando...
Renata Bertolini Braga não abre mão do café da manhã: quando está atrasada, leva lanche para o escritório | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Renata Bertolini Braga não abre mão do café da manhã: quando está atrasada, leva lanche para o escritório| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Mercado Municipal

Dicas de alimentação

De quarta-feira a sábado, o Mercado de Orgânicos, anexo ao Mercado Municipal em Curitiba, fará uma série de atividades para estimular hábitos saudáveis. A programação inclui a 1.ª Mostra de Ações em Educação Alimentar e Nutricional e ainda cursos de alimentação infantil, alimentos funcionais e lanches saudáveis, oferecidos pela Secretaria Municipal do Abastecimento.

Serviço:

Semana Mundial da Alimentação no Mercado de Orgânicos (Rua da Paz, 608, Curitiba). De quarta-feira, dia 13, a sábado, 16.

Apesar das frases "Não saia de casa sem comer" ou "Não esqueça o café da manhã" serem mais da sabedoria popular do que científica, já é comprovado que pular a primeira refeição do dia pode trazer prejuízos para a saúde. Os especialistas são unânimes: não comer nada ao acordar faz com que a pessoa exagere nas refeições seguintes, facilitando o ganho de peso. Pesquisa da Universidade de Minnesota (EUA) com 2.200 adolescentes mostrou que o grupo que consumia o café da manhã mantinha uma dieta saudável e era mais ativo fisicamente, em comparação ao que ficou sem a refeição.Outro estudo, publicado no International Journal Of Obesity, traz uma conclusão polêmica: um desjejum com alimentos mais gordurosos pode facilitar a queima de calorias no resto do dia, já que o metabolismo, recebendo esses alimentos, ficaria "programado" para gastar mais gordura. "Um pouco de gordura ajuda a deixar o açúcar mais estável", diz a chefe do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Regina Maria Vilela.

Mas o benefício só vale quando não há exageros. A refeição ideal para um café da manhã saudável, segundo a nutricionista, é composto por uma fruta, uma fonte de proteína (como leite, ovo mexido ou bebida de soja), outra de carboidrato integral (pão ou cereais) e um pouco de gordura (como a manteiga no pão, por exemplo).

A regra é seguida à risca pela advogada Renata Bertolini Bra­ga. Há quatro anos, ela modificou os hábitos alimentares e nunca sai de casa sem tomar café da manhã. Quando está muito atrasada, prepara um lanche em casa (geralmente, iogurte com granola e mamão) e leva para o escritório. Ela também faz refeições com menos quantidade de comida e come várias vezes ao dia, para manter o metabolismo acelerado e não ter falta de concentração no trabalho.

Para aprender a se alimentar melhor, Renata consultou nutricionistas e leu muito em revistas especializadas e na internet. "Nunca compro lanche fora de casa e tomo café da manhã na padaria, no máximo, nos fins de semana. O fato de eu já ter morado em uma cidade de praia (Florianópolis, SC), impulsionou os cuidados."

Comer doces logo pela manhã ou ingerir apenas o café preto em jejum não é indicado. "A absorção do alimento muito doce é rápida e faz sentir fome logo. Só o café estimula a acidez no estômago, que pode causar queimação e dores", explica a nutricionista da Paraná Clínicas Dagmárcia Tumeo.

Regina Vilela lembra que a falta de energia logo pela manhã afeta o rendimento físico (a pessoa fica com uma sensação de "moleza") e mental (como o mau humor). "A falta de energia prejudica a atividade cerebral. A pessoa tende a ficar desconcentrada e até com dor de cabeça." Algumas pessoas podem desenvolver um quadro de hipoglicemia, levando a mal-estar ou desmaio.

A coordenadora da Clínica de Nutrição da PUCPR, Louise Saliba, salienta que pular o café da manhã engorda, por mais que não se tenha consumido calorias naquele período. "Tudo que a pessoa não ingeriu de manhã vai para os outros períodos. Ou seja, ela vai ter uma fome além da esperada e exagerar nas próximas refeições."

Regina Vilela, da UFPR, explica que, ao acordar, o metabolismo sai do estado de repouso e se altera, pedindo energias para as primeiras atividades rotineiras. "Muita gente acha que, não comendo de manhã, há perda de peso. E isso é uma armadilha. Depois de algumas horas, as reservas de açúcar e energia no sangue caem, e a sensação de fome é muito grande. E aí, a pessoa come a primeira coisa que vê, geralmente nada saudável."

Jejum

Quem sente enjoo pela manhã e, por isso, deixa de se alimentar, pode estar colaborando para que o sintoma piore. O sintoma é causa, na maioria das vezes, justamente por conta de um longo período sem comer. "Outra hipótese é ter realizado uma refeição pesada muito tarde no dia anterior", diz Dagmárcia.

Para quem tem preguiça de acordar mais cedo, a nutricionista orienta deixar a mesa arrumada na noite anterior ou comer algo que não precise de preparo, como um copo de leite, iogurte ou uma fruta. "Vai ajudar a não sair sem comer nada. O café da manhã é uma mudança de hábito, e deve ser incorporado ao dia a dia."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]