• Carregando...

Sem moderação, os temperos de sachê usados para realçar o sabor da comida, os caldos de galinha ou mesmo o molho oriental de soja podem ser uma armadilha para a saúde. Eles melhoram o gosto dos alimentos e, se usados com exagero, podem ter os mesmos efeitos do sódio, já que o sal está presente na composição desses temperos.

Além disso, há uma polêmica envolvendo a substância glutamato monossódico, o aminoácido realçador do sabor desses temperos. Muitos o defendem, outros nem tanto. A ciência ainda não comprovou seus malefícios, apesar de estudos sugerirem que a substância pode causar obesidade e enxaqueca.

Para o cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat Dalton Précoma, o maior risco dos temperos de sachê é o “gosto de quero mais”, incentivando o consumo de sal. Ele lembra que é aconselhável que se consuma entre 2 e 4 gramas por dia de sal. “Além disso, o corpo vai ter de processar. Dois pães d’água, por exemplo, já fornecem o sódio que precisamos por dia”, explica.

O médico frisa que o excesso de sódio causa retenção de líquido e, por consequência, a hipertensão, que por sua vez leva a acidente vascular cerebral, enfarte, entre outros problemas graves de saúde, como insuficiência renal. Précoma destaca ainda a importância de cuidar com o uso do molho de soja, ingrediente muito presente no dia a dia dos brasileiros. “É aconselhável que se use até duas colheres de sopa desse molho para temperar os alimentos”. Segundo ele, uma colher de molho de soja contém, em média, 800 miligramas de sódio.

Glutamato monossódico

A professora do curso de Nutrição Dietética do TECPUCPR, Andressa Volpe, explica que a substância glutamato monossódico é considerada segura pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pela Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos. Segundo ela, a quantidade diária aconselhável para consumo é de uma colher rasa de sobremesa para cada 100 gramas de alimento. “Mas o uso fica a critério da indústria aqui no Brasil”, diz.

Andressa também ressaltou que é importante ter cuidado com a combinação da substância com produtos com sódio e que ainda não há definições sobre seus malefícios. “Mas alguns indicam que pode ser ruim”, diz. Ela explica que estudos consideram que o glutamato monossódico – que é oriundo da fermentação do melaço da cana-de-açúcar – alteraria a comunicação entre receptores do cérebro, fazendo com que as pessoas comam mais. Por isso, segundo ela, moderação é o caminho mais adequado.

O glutamato monossódico está presente em muitos alimentos processados, entre eles salgadinhos, como os de queijo e bacon, molhos de tomate, biscoitos recheados, temperos prontos, farofa pronta e até nas torradinhas prontas com sabor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]