• Carregando...
O engenheiro civil Roberto Petrini com o personal trainer Oldcimar : aula individual na academia para acelerar o resultado | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
O engenheiro civil Roberto Petrini com o personal trainer Oldcimar : aula individual na academia para acelerar o resultado| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Escolha

O que você precisa saber sobre um personal trainer antes de contratá-lo:

- Confira se ele tem graduação em Educação Física.

- Prefira o profissional que tem especialização, de preferência na área de personal trainer.

- Investigue a vida profissional do professor, se ele tem experiência na área que você deseja (como emagrecimento, por exemplo). Converse com outros alunos dele.

- Certifique-se de que ele é registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), para que possa dar queixa caso tenha algum problema sério com o trabalho do profissional.

- Use as primeiras aulas para ver se gosta do professor, se existe simpatia entre os dois. Fazer exercício lado a lado de quem não gosta rende menos.

Fontes: personal trainer Melissa Pegozzo e Oldcimar Guimarães.

Emagrecer, alongar o corpo ou ganhar massa muscular. Qualquer um destes desejos tão cobiçados por quem começa uma atividade física podem ser conquistados mais rápido com um personal trainer. Os especialistas garantem que a velocidade chega a ser 40% maior em relação aos exercícios feitos com professores coletivos em academias. A explicação é simples: com acompanhamento individual o controle de frequência é mais rigoroso, o aluno falta menos e todo exercício é voltado especificamente para a sua necessidade.

"A pessoa não perde tempo fazendo uma atividade que não tem efeito naquilo que ela deseja. Há otimização do resultado", explica o coordenador do Departamento de Esportes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Luiz Carlos Py Flores. Ele diz que muitas academias, chegam a ter 60 ou 70 alunos de uma única vez e, por isso, o instrutor não consegue dar atenção para as necessidades individuais.

Além disso, quem se propõe a malhar sabe que nem todos os dias do ano há disposição suficiente para sair de casa e se dedicar ao exercício. "Com um personal é mais fácil negociar horário e até compensar uma falta na atividade do dia seguinte, com aumento na série de exercícios", diz Flores.

A estudante de Medicina Melissa Regazzo, 20 anos, sentiu a diferença. Depois de quatro anos em academia, decidiu partir para um personal. O desejo era perder peso e fortalecer a musculatura da perna, mas não via o resultado que queria nas aulas coletivas. "Resolvi partir para algo mais efetivo e em menos de cinco meses percebi uma diferença que não vi em anos."

Na academia, Melissa ia três vezes por semana e continua com essa rotina com o personal. A diferença é que agora a falta de tempo ou o clima ruim não a impedem de fazer o treinamento, já que o personal vai à casa dela e usa os aparelhos da academia do condomínio onde mora. "Isso é uma vantagem enorme. Na academia eu matava muito mais aulas. Hoje, se faço isso, o professor capricha no exercício na aula seguinte", conta Melissa.

Custo-benefício

Mas, se por um lado, o exercício individual tem muitos benefícios, por outro, pode trazer dois pontos que pesam na hora de decidir por ele. Um deles é o preço, que pode ser até oito vezes maior do que a mensalidade de uma academia. O outro é a falta de convívio social durante a atividade. Em alguns casos, o contato com pessoas em uma academia pode agir como terapia. "Ver os outros se exercitado funciona como um estímulo, principalmente para quem não gosta muito mas precisa fazer tanto pelo lado físico como pelo emocional", diz o personal trainer e professor das academias Be Happy, Arena Fit e Studio Corpo, Oldcimar Guimarães.

Espaço

Treinamento: em casa ou na academia

O personal trainer não é mais aquele profissional que atende o aluno somente em casa ou em parques. Ele está hoje também em academias. Neste caso existem duas formas de trabalho. Na primeira, professor e aluno não fazem parte da academia, mas pagam uma taxa diária – cerca de R$ 25 – para usar os aparelhos. No segundo, os dois são da academia e o aluno paga a mais para ter acompanhamento exclusivo, geralmente o valor cobrado pelo professor.

A personal trainer especialista em pilates e emagrecimento Luana Vieira explica que, independentemente do vínculo do professor com alguma academia, a primeira entrevista com o profissional é a hora de decidir o que será feito durante o treinamento, se os exercícios serão em aparelhos, ao ar livre ou das duas formas. "O primeiro contato é quando o aluno diz o que pretende e os exercícios que prefere. Dentro disso o personal vai unir o útil ao agradável. Se a pessoa prefere corrida e não abdominal, por exemplo, ele vai adequar a quantidade de cada atividade para proporcionar o resultado desejado."

Mas, segundo Luana, não é apenas isso que vai dar eficiência à atividade física. É preciso também um trabalho em conjunto com um endocrinologista e um nutricionista, para que a alimentação seja balanceada e, assim, o resultado seja mais efetivo. "Gosto de ter informações desses profissionais até para planejar o treino da pessoa e fazer com que alimentação e exercício sejam aliados."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]