• Carregando...
 | Bigstock
| Foto: Bigstock

Deve ser algum problema digestivo. Normalmente é essa a resposta de quem tem mau-hálito para explicar o cheiro ruim da boca. Mas o mais provável é que a culpa esteja mesmo na boca. Estudos mostram que apenas 2% dos casos de mau-hálito são relacionados a problemas digestivos. O resto tem origem bucal.

Halitose subjetiva

Existem pessoas que sentem que tem halitose o tempo todo, mas não têm o problema. Esses casos são chamados de halitose subjetiva. De acordo com a periodontista Ana Cristina Zanchet Gomes, pacientes que têm esse mal vivem um grande sofrimento e também precisam de muita ajuda.

Dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA) indicam que 30% da população tem mau-hálito. Mas muitas das pessoas que sofrem com o problema não sabem. Principalmente quando se trata de uma halitose crônica – situação em que o paciente já desenvolveu uma fadiga olfativa. “A maioria dos pacientes que chega ao meu consultório com mau-hálito nem sonha que tem o problema”, comenta a periodontista Cláudia Tenôrio Trevisani, da clínica Biodente Odontologia.

A falta de higienização completa da boca – com escovação e fio dental— é uma das culpadas pela halitose. Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE no primeiro semestre deste ano revelou que apenas 53% dos brasileiros fazem uso do fio dental para limpeza dos dentes. No Paraná, o índice chega a apenas 55% da população.

22 de setembro

A data é marcada como dia nacional de combate ao mau hálito.

Mas não basta apenas usar o fio dental para garantir a limpeza dos dentes. É preciso também fazer uso correto do material. “As pessoas não sabem passar o fio dental direito. É preciso levar o fio até a gengiva, abraçando o dente. Assim, se consegue retirar a placa bacteriana que está ali”, explica Cláudia. Ela também recomenda que a escovação seja feita após a limpeza com o fio dental e nada de esquecer a língua. “Ela é como um tapete. Se você tira todo o pó da casa, mas não varre o tapete, logo estará tudo sujo novamente. Com a língua funciona do mesmo jeito, se você não a escova, logo as bactérias estarão nos dentes.”

SOS mau hálito

A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) possui um serviço para ajudar quem deseja avisar alguém que tem mau hálito, mas não quer se identificar. O SOS Mau Hálito envia um e-mail para quem sofre de halitose. No texto, há um alerta sobre o problema e orientações sobre o que deve ser feito.

Infecções

Embora seja uma causa comum, a falta de higiene correta da boca não é o única causadora da halitose. “De 80% a 90% das causas de halitose são bucais e não é somente falta de higiene, há processos infecciosos ou inflamatórios, edemas, descamações, grande crescimento no número de bactérias, deficiência das glândulas salivares em produzirem saliva, entre tantos outros”, comenta a periodontista Ana Cristina Zanchet Gomes, especializada em tratamento de halitose.

Saliva

De acordo com ela, os dois fatores mais relacionados com a halitose crônica são alteração na produção salivar e formação aumentada de saburra – material esbranquiçado ou amarelado que adere sobre a língua. Para descobrir o que realmente está causando o cheiro ruim na boca, o melhor é procurar um profissional da área. “A halitose não é uma doença, é um sinal ou um sintoma indicativo de que o seu organismo está passando por algum estresse oxidativo, que é quando o equilíbrio foi rompido”, diz Ana Cristina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]