• Carregando...

Pesquisadores holandeses desenvolveram um método capaz de matar mesmo os mosquitos mais resistentes aos inseticidas. Os cientistas desenvolveram uma tela eletrostática sobre a qual aplicaram inseticida e observaram que a eficácia do novo sistema é de 100% em algumas espécies de mosquito.

A expectativa dos cientistas é que o mecanismo seja importante para conter a disseminação de doenças como a Malária, transmitida pelos mosquitos do gênero Anopheles. Em alguns países onde a Malária é endêmica, a resistência dos mosquitos aos inseticidas é um dos principais problemas.

A alta eficácia da tela se explica pelo fato de que a estrutura eletrostática é capaz de conter altos níveis de inseticida e expor os insetos a uma concentração maior da substância do que em relação a outros químicos utilizados para matar mosquitos. Segundo o estudo, os inseticidas convencionais são capazes de matar menos de 10% dos mosquitos.

De acordo com o pesquisador Marit Farenhorst, que liderou o estudo, a estrutura pode ser usada em janelas, portas, cortinas e paredes. Além disso, existe a opção de colocá-la nos tubos de ventilação da casa. O estudioso ressalta que o novo sistema não é recomendado para ser instalado em mosquiteiros que ficam sobre a cama, já que essas cortinas costumam ser constantemente lavadas, o que pode acarretar a perda de inseticida ao longo do tempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]