Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Lista de falecimentos - 02/08/2012

Fernando de Ogum

Fernando Guimarães

  • Texto: José Carlos Fernandes
 |
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Uma das passagens mais curiosas da vida do advogado e cartorário Fernando Macedo Guimarães ocorreu ainda na infância. Ele a contava aos risos – “eu me tornei apóstata dias antes da Primeira Comunhão”. Era um prenúncio. A religião seria o território das pequenas e grandes revoluções promovidas por este homem avesso aos arreios das convenções.

Fernando nasceu em família voltada às lides do saber. Seu pai, Acyr Guimarães, foi um dos jornalistas mais importantes do Paraná em todo o século 20, tendo atuado nas primeiras décadas da Gazeta do Povo. O filho seguiu o espírito liberal dos seus, experimentando e escolhendo seus próprios caminhos, incluindo os da fé.

Da fila da Eucaristia se mudou para as mesas do kardecismo, escola na qual foi aluno aplicado desde os 16 anos. Dali, já homem maduro, enveredou pela umbanda, enfrentando os preconceitos reservados à mais brasileira das religiões. Em pouco tempo, Fernando de Ogum, como o chamavam, iria se confundir com o Terreiro do Pai Maneco, fundado por ele e instalado nos altos do Santa Cândida. O local se tornou endereço de artistas e intelectuais, ali colocados em roda, ao lado de moradores das periferias, reunidos para ter com aquele homem de letras, entregue ao jejum e ao banho de ervas para receber o preto velho.

“Meu pai me deu 2 mil irmãos”, resume a filha Lucília, sobre os médiuns revelados por Fernando em 30 anos de umbanda. Foi pai-de-santo como poucos. Não só lutou para derrubar os véus que escondem os cultos afro-brasileiros como batalhou para modernizá-los, abrindo-o às novas gerações. Basta dizer que o site do terreiro recebe 10 mil visitas semanais. Guimarães promovia giras com música jovem e incentivou as rodas de tambores, dando a seu espaço de culto também a aura de espaço de arte. Ele tirou o ranço e o medo da palavra saravá.

Deixa a mulher Yedda, dois filhos e quatro netos.

Dia 31 de julho, aos 75 anos, em decorrência de um AVC.

* * * * *

LONDRINA

Amabile Catarina Gabriel, 78 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 da Acesf – Cambé.

Ana Maria Garcia Molina, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cambará, saindo da capela do mesmo.

Ana Maria Gaspar, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Anezio Antonini, 70 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal da Warta, saindo da capela do Jardim Novo Bandeirantes – Cambé.

Antônio Francisco Cardin Camerlengo. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Arlindo Moraes Neves, 57 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Cinira Duque De Oliveira, 80 anos. Sep. ontem em Lerrovile – distrito de Londrina.

Eracy Ziegemann, 91 anos. Sep. ontem em Londrina.

Francisco de Assis da Silva, 48 anos. Sep. ontem em Londrina.

Isidoro Galdino, 80 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Izaura Gasparini Dale Vedove, 64 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Joana Maria Leite, 90 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Lucas Fernandes Alves. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Nova Fátima.

Maria de Jesus Campos, 90 anos. Sep. às 8h30. No Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo – Londrina.

Maria Guimarães Prado, 77 anos. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Nícolas Emanuel da Silva Moraes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Nossa Senhora das Graças, 85 – Jardim Nossa Senhora da Paz – Londrina.

Toyiti Yamamoto, 85 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

MARINGÁ

Aurora Pereira da Silva, 80 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 1 da Prever. Rua Mohamed Kallil, 49 – Centro – Marialva.

Clarinha Nedina Schorro de Oliveira, 79 anos. Sep. às 9 h, nio cemitério municipal de Umuarama, saindo da capela 1 da Prever. Av. Governador Parigot de Souza – Zona 7 – Umuarama.

Darcy Nery Bueno, 83 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Apucarana, saindo da capela 1 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Edmi Douglas Silva Goulart, 31 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da Rua Pioneiro José Fernandes – João de Barro – Maringá.

Luiz Leandro Gonzaga da Silva, 11 anos. Sep. às 17 h, no cemitério mubnicipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

Maria das Dores Conceição, 55 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da Rua Mem de Sá – Centro – Maringá.

Maria de Lourdes Roberto Ceolim, 53 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Rodolfo Metsavaht, 73 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Eduardo Gabriel Mack Both. Sep. Ontem em Foz do Iguaçu.

Etel Grof de Freitas, 86 anos. Sep. ontem em Lindoeste.

José Ferreira Neves, 70 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Vera do Amaral Canfild, 76 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela das Palmeiras das Missões, RS.

CURITIBA

Anna Ferrel Gasparino, 80 anos, do lar, filha de João Ferrel e Carmem Fernandes. Sep. às 14 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Antônio Félix de Oliveira, 65 anos, vigilante, filho de Silvano Félix e Alexandrina Coutinho dos Santos. Sep. ontem.

Antônio Muchelim Ferreira, 75 anos, comerciante, filho de Alfredo Ferreira Muchelim e Fidencia Maria da Conceição. Sep. ontem.

Aparecida Pereira dos Santos, 63 anos, do lar, filha de João Pereira dos Santos e Alexandrina Raimunda do Nascimento. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo).

Arahy Ferreira Kasecker, 89 anos, professora, filha de Edmundo Gonçalves Ferreira e Elvira Pizzatto Ferreira. Sep. ontem.

Carlos Roberto de Oliveira, 58 anos, filho de Francisco Bonifácio de Oliveira Filho e Maria de Lourdes Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela São Miguel – Vila Fanny.

Carmen Lúcia Svidnitzki, 48 anos, do lar, filha de Teodoro Svidinitzki e Maria de Lurdes Svidnitzki. Sep. ontem.

Denise de Fátima Roveia Schilipack, 42 anos, funcionária público estadual, filha de Ione Odete Roveia. Sep. ontem.

Edison Antônio Xavier de Barros, 59 anos, representante comercial, filho de Edson Xavier de Barros e Jesuína Jacintho Xavier de Barros. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Vaticano – Diamante.

Elia Maria Pereira dos Santos, 55 anos, filha de João Pereira da Silva e Mariana Augusta da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela 1 do Cemitério Santa Cândida.

Elizabete Ávila Rodrigues, 68 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Bonifácio Ávila e Anilda Scondolo Ávila. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Eloína de Oliveira Bodot, 91 anos, do lar, filha de Jesuíno Labre de Oliveira e Izolina Rodrigues de Oliveira. Sep. ontem.

Eraides Maria Felício, 77 anos, do lar, filha de Teodoro José Felício e Maria Pereira Felício. Sep. ontem.

Eunice Marques de Souza, 55 anos, cabeleireira, filha de Waldemar Marques de Souza e Alzira de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Ass. Beneficente Jardim da Saudade), saindo da capela da Igreja Anjo da Guarda – Almirante Tamandaré.

Fernando Macedo Guimarães, 75 anos, funcionário público estadual, filho de Acir Guimarães e Alcina Macedo Guimarães. Sep. ontem.

Francisca Pereira de Oliveira Salgado, 89 anos, do lar, filha de Sebastião Pereira de Oliveira e Luzia Brígida de Jesus. Viúva de José Ripel Salgado. Sep. ontem em Quatro Barras.

Ho Hing, 82 anos, filha de Lam Hung e Ho Chiong Veng. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Ismênia Marcallo de Camargo, 104 anos, do lar, filha de Francisco Marcallo e Maria Joaquina Marcallo. Sep. ontem.

Ivete Vosgerau Hommerding, 79 anos, do lar, filha de França Vosgerau e Rosinha Vosgerau. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

João Cavalhieri, 84 anos, porteiro, filho de Ettore Cavalhieri e Angelina Salandin. Sep. ontem.

João Domingos Nunes, 81 anos, servente, filho de Teodoro Domingos Nunes e Senhorinha Nunes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.

João Maria Barbosa de Souza, 65 anos, filho de Soraia Barbosa de Souza. Sep. ontem.

João Pires, 81 anos, comerciante, filho de Emílio de Paula Pires e Maria de Deus Pires. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Joaquina Gomes de Souza, 75 anos, do lar, filha de Natividade Gomes da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembléia de Deus – Jardim Dom Bosco – Campo Santana.

Joel Nestor Ribeiro, 79 anos, corretor, filho de José Ribeiro e Antônia Amélia Ribeiro. Sep. ontem em Siqueira Campos.

Lauro Miro Rodrigues Lourenço, 81 anos, carpinteiro, filho de José Duarte Lourenço e Maria Alves Rodrigues da Luz. Sep. ontem.

Lia Silvana Kompatscher Teixeira, 55 anos, administradora, filha de Ervino Eugênio Kompatscher e Úrsula Kompatcher. Sep. ontem.

Luiz Evangelista de Almeida Neto, 64 anos, advogado, filho de Nael Evangelista de Almeida e Elsa de Aquino Almeida. Sep. ontem.

Manoel dos Santos, 54 anos, porteiro, filho de Pedro Roque dos Santos e Alzira dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Ponta Griossa.

Margareth Rosi Severino, 47 anos, doméstica, filha de Euclides Severino e Raymunda Francisca Bernardino. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Igreja Evangélica Casa da Bênção. Rua José Kopper, 220 – Botiatuvinha.

Oscar Vieira, 75 anos, autônomo, filho de Bráulio Serafim Vieira e Maria Wenceslau dos Santos. Sep. ontem.

Paulina Bonato, 83 anos, do lar, filha de José Makcoski e Gertrudes Makcoski. Sep. ontem.

Ricardo Pachinski, 32 anos, motorista, filho de Eliseu Luiz Pachinski e Ivete Diniz Pachinski. Sep. às 9 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do Paroquial de Umbará.

Ruth Martins Luz, 68 anos, do lar, filha de Rafael Gonçalves Martins e Iracema de Barros. Sep. ontem.

Sandreli de Souza, 58 anos, do lar, filha de Valter Paulo de Souza e Edeltraud Maes de Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Navegantes, SC.

Sônia Paulina de Aguiar Carvalho, 60 anos, do lar, filha de Jonas Gomes de Aguiar e Helena Amélia de Aguiar. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Tijucas do Sul.

Valdir Vargas de Oliveira, 50 anos, pedreiro, filho de João Vargas de Oliveira e Cacilda Vargas de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Waldir Antônio Guerber, 64 anos, segurança, filho de Nelson Guerber e Jurandir Lopes Guerber. Sep. ontem.

Yohiti Kato, 70 anos, agronomia, filho de Eigi Kato e Tiyo Kato. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério Santa Cândida.

Zygmunt Marszalek, 92 anos, porteiro, filho de Antônio Marszalek e Josefa Teczen. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE