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Uma poda numa árvore na Rua Elbe Pospissil, no bairro Juvevê, foi realizada em 23 de janeiro. Infelizmente, elas têm sido feitas de forma irresponsável. Ficam a cargo de empresas terceirizadas da Copel. Curitiba está uma lástima no que tange à sua arborização. Sequer deram sequência ao plano que havia sido iniciado em duas gestões atrás. Não sou contra a poda dos galhos próximos da fiação elétrica, mas que o façam na época certa, da maneira correta, sem mutilar ou desequilibrar a árvore. Sei que esse é um serviço terceirizado pela Copel, e que os "técnicos" fazem um "curso", segundo me informaram, para realizar estas podas. Nunca vejo um supervisor para o qual eu possa me dirigir e buscar esclarecimentos. É lamentável, principalmente nos dias de hoje, quando as pessoas já estão mais conscientes da importância de uma boa e bem mantida arborização urbana.

Eliane Leichsenring

Resposta da Copel: A Copel esclarece que a poda realizada na Rua Elbe Pospissil foi necessária para evitar o contato dos galhos com a rede elétrica, o que poderia causar problemas no fornecimento de energia e acidentes graves. A equipe executou o serviço de acordo com as orientações técnicas, ou seja, podando os galhos estritamente necessários. Todas as podas são realizadas somente com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além disso, as equipes que executam o serviço recebem treinamentos periódicos sobre aspectos ambientais e estéticos, para que haja fornecimento de energia com qualidade, sem descuidar do meio ambiente.

Resposta da Prefeitura de Curitiba: A Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclarece que a capacitação técnica é feita pela Copel. E deve ser, a exemplo do que acontece na prefeitura, acompanhada por profissionais habilitados e responsáveis, quando é feita a execução do serviço. A prefeitura lembra que os serviços de poda e remoção são baseados em conceitos técnicos e científicos, os quais são amplamente difundidos e conhecidos pelos profissionais que atuam no setor.

Estacionamento irregular 1

As faixas de estacionamento construídas nos recuos de edifício continuam sendo vias públicas? Em alguns locais, como em várias quadras da Rua Desembargador Motta ocorre dessa forma. Em outros locais, porém, as faixas são tratadas como estacionamento privativo. O que está certo?

Alvaro Antunes

Resposta: Os recuos fazem parte do projeto das vias estruturais de circulação, as chamadas vias rápidas, devido à configuração. Se os exemplos se enquadrarem neste caso, as vias chamadas "locais" possuem uso público. Seria de suma importância citar os locais onde o leitor tem dúvida quanto ao uso. Em determinadas vias, esse recuo pode se tratar de área interna ao imóvel, mesmo não sendo vedado.

Estacionamento irregular 2

No dia 9 de dezembro de 2014, denunciei o estacionamento irregular que ocorre diariamente na Rua Dr. Satilas do Amaral Camargo, na esquina com a Rua Monteiro Tourinho, ao lado do prédio da Caixa Econômica Federal, no bairro Tingui.

Ivair Radaelli

Resposta: Em atenção ao pedido formulado pelo sr. Ivair via Central 156, a prefeitura informa que, no dia 10 de dezembro de 2014, as equipes 404 e 407 da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) autuaram os condutores de quatro veículos estacionados nesse local proibido. O Departamento de Fiscalização da Setran vai programar novas rondas ao local no horário bancário.

Semáforos

Por que Curitiba não tem os seus semáforos sincronizados? Parece-nos que é a única cidade do mundo que não adota esse sistema. É uma pena. Silval Martins

Resposta: A prefeitura informa que os semáforos de Curitiba estão concentrados e divididos em subáreas específicas. Essas têm sincronismo tanto pela vias principais quanto por suas transversais. É feito o cálculo pelos princípios da eficiência e baseados na capacidade da via, contagens de tráfego e velocidades permitidas/desenvolvidas. Esse sincronismo é variável em diferentes planos semafóricos, conforme dias e horários específicos para cada local. Esclarecemos também que, nas subáreas centrais da cidade, estão sendo reprogramados todos os semáforos, conforme novo protocolo de programação, com tempos de travessia de pedestres mais longos e novas rotas de tráfego, o que possibilita e prioriza o escoamento de tráfego pelas vias centrais com maior hierarquia e capacidade viária.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às terças e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80.010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

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