• Carregando...

Por ser corretor de imóveis e percorrer vários bairros da cidade diariamente, tenho percebido a falta de manutenção das placas nos postes com os nomes de ruas. São placas danificadas e sujas, devido ao desgaste do tempo, tortas e algumas com dificuldade de identificação. Não estaria na hora de a prefeitura trocar essas placas? A sugestão seria mudá-las por sinalizações luminosas, o que facilitaria a identificação noturna.

Celso Freitas

Resposta: A prefeitura está preparando a licitação para implantar novas placas indicativas dos nomes das ruas, praças e outros logradouros públicos de Curitiba. O novo modelo tem letras maiores e refletivas, facilitando a visibilidade à noite. A licitação para contratação de empresa concessionária deverá ser publicada em edital no início de 2015. Em contrapartida à implantação e manutenção das 63.488 placas existentes na cidade, a empresa ou consórcio vencedor terá direito à exploração publicitária de 5.273 pontos. Pelo contrato, o permissionário ficará responsável pela instalação de novas placas solicitadas pelo município em casos de abertura de ruas, regularização ou instalação de conjuntos habitacionais, até o limite de mil unidades por ano de contrato, além de reposição de placas danificadas por acidentes, vandalismo ou outras causas.

Rua fechada

A Rua Francisco Manfrom, no bairro Santa Felicidade, foi fechada ilegalmente por um comitê de candidato. Em frente a este local, há um depósito de alimentos impróprios para consumo. Além disso, o estacionamento está impedido nesta rua, com a colocação de pneus.

Márcia de Oliveira Franca Ribeiro

Resposta: Fiscais de três secretarias municipais da prefeitura estiveram no endereço informado pelo leitor, em diferentes datas. A Setran fiscalizou o local no período de eleição e orientou o responsável para o correto uso da rua. Na mesma época, fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo também estiveram no local para verificar o depósito e não constataram bloqueio de vagas e nem alimentos estocados no imóvel. O barracão abriga carros e equipamentos de uso rural do proprietário. A Vigilância Sanitária também fez inspeção nos três pavimentos do prédio e não encontrou alimentos ou outros produtos perecíveis.

Estacionamento

A Rua Dr. Muricy, no horário da manhã, é um caos, pior ainda quando chove. Entre as ruas Cândido Lopes e Cruz Machado existe uma faixa de estacionamento, onde param caminhões que descarregam mercadorias para o supermercado Mercadorama. O problema é que os caminhões são maiores que a faixa. Acredito que deveriam ser descarregados de madrugada para não atrapalhar o tráfego. Essa rua é via de escoamento de diversos bairros, como Mercês, Pilarzinho, Bom Retiro e outros.

Marlete Martins Piratelo

Resposta: De acordo com o Código de Trânsito, operações de carga e descarga são permitidas em qualquer horário para caminhões que tenham entre 1,8 tonelada a 5 toneladas, desde que estejam estacionados nas vagas destinadas a essas operações. A Setran vai monitorar o local para verificar e coibir possíveis irregularidades.

* * * * * Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]