• Carregando...

Com a retirada de postes do Centro, a prefeitura está embelezando a região, mas nos bairros, como na Rua Nilo Peçanha, está permitindo a colocação de megapostes com a rede de energia elétrica! Em alguns trechos, os postes quase tomam o espaço da calçada estreita.

Denis Fernandes

Resposta: A prefeitura condicionou a implantação dos superpostes da Copel ao atendimento das normas estabelecidas pela Lei Federal 9.050, que trata da circulação nas cidades. Alguns foram colocados em local indevido na Rua Nilo Peçanha e a prefeitura exigiu a relocação, mas a Copel não atendeu e, por isso, a prefeitura cassou a licença que permitiu a implantação desses postes. A questão agora está sendo tratada pelo Ministério Público.

Comentário do leitor: Note a falta de respeito da Copel com as normas municipais! E a comunidade sai prejudicada. Com certeza, agora os imóveis do trecho dos mega postes estão mais desvalorizados.

Rua Buenos Aires

Uma quadra da Rua Buenos Aires continua parcialmente interditada, mesmo após o término da Copa do Mundo, causando transtorno para o trânsito já caótico da Avenida Getúlio Vargas, pois impede que motoristas dobrem na quadra para fugirem do trânsito da via, assim como os motoristas que descem da Rua Buenos Aires em direção à Rua Brasílio Itiberê.

Mauro Lisboa

Resposta: O trecho bloqueado da Rua Buenos Aires em frente à Arena da Baixada, entre as ruas Getúlio Vargas e Engenheiros Rebouças, foi reaberto na quinta-feira passada (2/10), para a passagem de veículos e pedestres. A obra da cobertura da Arena da Baixada, que deveria ter sido finalizada em 30 de setembro, ainda não foi concluída. O clube informou que os trabalhos foram paralisados para solução de divergências contratuais com a empresa responsável pelo fornecimento e instalação da cobertura móvel do estádio. Por decisão conjunta entre prefeitura e o clube, ficou definido que, enquanto as obras não forem retomadas, o trecho ficará reaberto. Novo bloqueio ocorrerá quando as obras forem reiniciadas, o que deve acontecer até o fim de outubro. A previsão é de que a montagem da cobertura seja realizada em até 60 dias. O clube ainda informou que foram resolvidos os problemas de ruídos na Rua Maria Madre dos Anjos, causados por geradores de energia para os caminhões de transmissão de jogos.

Transporte coletivo

Os ligeirinhos são proibidos, segundo alguns motoristas, de transitar pelas vias exclusivas dos ligeirões e expressos. Os motoristas que fazem isso são multados pela Urbs. Em minha opinião, essa proibição é contra a modernidade desejada no transporte público. É uma contradição, pois em Curitiba está sendo implantado o sistema de vias exclusivas para ônibus, com o da XV de Novembro; então, como não permitir que os ligeirinhos trafeguem nas vias expressas e fiquem presos ao trânsito em vias paralelas, como a Marechal Floriano, por exemplo? Qual a posição da Urbs sobre esse assunto?

Ronald Pedro Catarino

Resposta: Para manter a regularidade, sempre que possível as linhas diretas estão autorizadas a usar as canaletas. Os trechos permitidos como itinerário alternativo dependem das definições dos pontos seguros de entrada e saída para acessar as estações-tubo intermediárias. No eixo Boquierão, os ligeirinhos que seguem no sentido bairro estão autorizados a usar a canaleta a partir da Rua João Viana Seiler e, no sentido Centro, como as saídas e conversões à direita são limitadas, para poder acessar a Estação-Tubo Paiol o local mais seguro é usar a saída do Expresso Circular Sul, um pouco antes do viaduto da Linha Verde. Nesse sentido de deslocamento o trajeto entre a Linha Verde e a Rua João Viana Seiler acontece pela via lenta.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]