• Carregando...

Por que a prefeitura não dispõe de uma pista exclusiva para ônibus na Avenida Arthur Bernardes? Temos um enorme canteiro que, com raras exceções, só serve para plantação de grama. Toda tarde é aquele sufoco para se chegar do bairro Portão ao Campina do Siqueira.

Hermes Carlos Bollmann

Resposta: A Avenida Arthur Bernardes está incluída no projeto de ampliação da capacidade da linha Inter II. Em toda a extensão da avenida será criada uma faixa exclusiva de ônibus. As obras fazem parte do PAC II, do governo federal, e a prefeitura está preparando a licitação para execução do projeto.

Ciclistas

Diariamente os ciclistas trafegam no meio de pedestres na Praça Osório, na região central, e seguem na Rua das Flores, fazendo zigue-zague e gritando com as pessoas que circulam para dar espaço. Mesmo sabendo da existência de placas indicativas no início da Avenida Luiz Xavier e em outras quadras, como em frente da Associação Comercial, avisando que é permitido o trânsito de ciclista desmontado, não há o cumprimento da sinalização. Sou totalmente a favor das bicicletas, assim como das pessoas que utilizam esse meio de transporte; no entanto, os ciclistas devem ter respeito pelas leis de trânsito, com tráfego seguindo o fluxo dos demais veículos, respeito à sinalização e sem circulação nas calçadas.

Jaques R. Rigler

Resposta: A Coordenação de Mobilidade da Setran vai monitorar o local para orientar os ciclistas e coibir a prática irregular relatada pelo senhor Jaques.

Estacionamento

Já recorri várias vezes ao 156 relatando irregularidades sobre estacionamento em via pública e nunca fui atendido. Na Rua Tenente João Gomes da Silva, 914, binário com a Rua Júlio Perneta, entre as ruas Teffé e Roberto Barrozo, é recente o funcionamento de um bar, que permanece aberto até de madrugada. Os carros estacionam na contramão, sobre as calçadas, e muitas vezes impedem o livre acesso de moradores às suas casas. A culpa não é somente da Setran, que não fiscaliza, mas também do Setor de Alvarás da Prefeitura e, principalmente, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que autoriza o funcionamento de bares em região residencial.

Altevir Rocha Andrade

Resposta: Periodicamente a prefeitura atua em parceria com órgãos do governo do estado, através das operações da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), para coibir os abusos na área mencionada pelo leitor. Novas operações estão sendo programadas para a região.

Banheiros

No Centro de Atividades para Idosos (Cati, local de lazer de idosos onde há aulas de canto e ioga) da Vila Camargo, no Cajuru, os banheiros passaram por reformas, impossibilitando o uso. Eu tenho 87 anos e 1,50 m de altura, sinto muita dor na coluna e não consigo usar o novo lugar. Tentei usar o banheiro no Terminal Santa Felicidade e os funcionários informaram que os banheiros estão sem limpeza, porque não houve repasse de manutenção da prefeitura. Além disso, reclamaram que estão sem material de escritório.

Maria do Carmo Ferreira Alves

Resposta: O Cati Camargo tem dois banheiros para uso dos frequentadores do local. Há cinco anos, um deles foi adaptado para atender pessoas portadoras de deficiência, mas também é usado por outras pessoas, algumas até com menor estatura do que a senhora Maria do Carmo. A leitora tem a opção de usar o outro banheiro do Cati. Quanto aos banheiros dos terminais, todos são lavados três vezes por dia e, nos intervalos, pela manhã, à tarde e à noite, recebem serviços de higienização e coleta de lixo. Os banheiros permanecem abertos e limpos. Estão em fase de licitação os serviços de limpeza e manutenção dos banheiros das Ruas da Cidadania, os quais deverão reabrir no início da próxima semana.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]