• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Exemplo de cavalheirismo, Nelson mantinha com garbo os valores aprendidos na infância. Se alguém fosse retratá-lo de corpo inteiro, o primeiro esboço já mostraria uma figura elegante, sempre usando chapéu – modelo Panamá, no Verão, ou de feltro, caso fosse Inverno. "Assim era o meu pai", conta orgulhosa a filha Ninon. Romântico, mantinha com a esposa Marlene um eterno cortejo de namorado mesmo depois de 56 anos de casamento. Nunca deixou passar uma data especial sem a entrega de um cartão. "Era um gentleman", define a filha. Para Nelson, todos eram seus "queridos".

Dialético, arte aprendida durante os tempos de professor e diretor da Escola Agrícola Augusto Ribas, em Ponta Grossa; vice-diretor do Colégio Estadual Guido Straube, e com cargos na Secretaria da Agricultura e Educação, por exemplo, era tido pela família, pelos amigos e por todos que cruzassem seu caminho como um bom conselheiro e incentivador de sonhos. "Estimulava as pessoas a mudarem suas atitudes e alcançarem seus objetivos", lembra Ninon.

O agrônomo tinha uma afeição pela natureza e, principalmente, pela praia de Guaratuba. Aos 77 anos, buscou aprender a pintar em tela, e muitos quadros encontram-se dispostos na casa de praia onde reunia os diversos amigos e familiares. Era um autêntico "festeiro". Nos carnavais, recorda-se Ninon, os pais participavam do bloco Zunidos da Donato, em alusão ao nome da rua em que moravam, agregando familiares e moradores para a diversão. E não parava com os projetos. Aos 84 anos, resolveu escrever um livro sobre a história do ensino agropecuário paranaense.

No dia do enterro, conta a filha, um amigo se antecipou e pediu aplausos para Nelson. Segundo ele, era uma justa homenagem ao homem que tinha conseguido manter seus valores, sem nunca perder a delicadeza e cortesia. Deixa a viúva Marlene, quatro filhos e dez netos.

Dia 23 de janeiro, aos 89 anos, de insuficiência respiratória.

* * * * *

CURITIBA

Ailton dos Santos Cordeiro, 28 anos, repositor, filha de João dos Santos Cordeiro e Ivone Aparecida Trizotti Cordeiro. Sep. ontem.

Carlos Alberto Richard Filho, 86 anos, bancário, filho de Carlos Alberto Richard e Georgina Bittencourt Richard. Sep. ontem.

Carlos Mazzetti Filho, 74 anos, bancário, filho de Carlos Mazzetti e Luiza Escoper. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Ourinhos, SP.

Carlos Novakoski, 81 anos, mecânico, filho de José Voche Novakoski e Josephina Falavinha Novakoski. Sep. ontem.

Guilherme Domingos Pazini, 84 anos, comerciante, filho de Valentim Pazini e Josephina Bortolotto. Sep. ontem.

João Carlos da Silva, 62 anos, contador, filho de José da Silva e Rosa da Silva. Sep. ontem.

João Masson, 86 anos, lavrador, filho de Victorio Masson e Maria Menegaco. Sep. ontem.

Maicon Rodrigo dos Santos, 18 anos, autônomo, filho de Sônia Regina Santos Damazio. Sep. ontem.

Marilda do Rocio Ramos, 19 anos, do lar, filha de José de Fátima Rosa Ramos e Terezinha das Graças da Silva. Sep. ontem.

Marina Neves de Brum, 38 anos, do lar, filha de Hugo Neves de Brum e Geni Batista de Brum. Sep. ontem.

Maxuel Alberto Cianfa, 31 anos, pedreiro, filho de Helena Maria Cianfa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Associação de Moradores Vila Amélia, em Pinhais.

Oceir Martins, 64 anos, instrutor, filho de Amélia Martins. Sep. ontem.

Rozana Figueira dos Santos, 48 anos, do lar, filha de Pedro Figueira dos Santos e Zilda Madureira Santos. Sep. ontem.

Sérgio Luiz da Silva, 53 anos, pedreiro, filho de Adair da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Comunitária do Uberaba.

Sueli Terezinha Correia, 61 anos, do lar, filha de José Geronsio Correia e Jovina Martins Correia. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela Frei Miguel – CIC.

Thiago Henrique da Silva, 19 anos, estoquista, filho de Abimar Paulo da Silva Filho e Roseli Ana Ritt da Silva. Sep. ontem.

Thomaz Namam, 85 anos, vendedor, filho de Salomão Namam e Ângela David. Viúvo de Edna Teresinha Naman. Sep. ontem.

Valdir Loch, 64 anos, autônomo, filho de Augusto Loch e Aurora Loch. Sep. ontem.

LONDRINA

Anita Gil Barbosa, 59 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Assai, saindo da capela do mesmo.

Jhonattan Carlos Leão, 24 anos. Sep. ontem em Londrina.

Katsiko Itimura, 80 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Aparecida de Souza, 61 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Alexssandro Jarra Dias, 17 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

José Maximiano Sotello, 73 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Laudelino Duminelli, 66 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Saturina dos Santos, 80 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Tiago Roberto Tagliaboa, 27 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]