• Carregando...
Adelar Miecoanski | Arquivo da família
Adelar Miecoanski| Foto: Arquivo da família

Cada professor adota uma metodologia específica de ensino em sala de aula. No caso de Adelar Miecoanski, o jeito de ensinar renderia um roteiro de filme americano. Amante do clássico rock’n’roll, encontrou na música um canal de comunicação com os estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Curitiba. Para ele, a música dialogava perfeitamente com o aspecto libertador possibilitado pela educação.

Filho dos agricultores João Miecoanski e Leocadia Opolski Miecoanski, Adelar nasceu em 26 de setembro de 1961, na cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, e cresceu ao lado dos cinco irmãos. A herança musical foi transmitida pelo seu pai, que, em tempos antigos, animava os bailes da cidade ao som do acordeom. Quando criança, Adelar acompanhava o pai nos bailes. Mas na adolescência descobriu o rock nas canções de artistas como The Beatles e Elvis Presley, ídolos que curtiu a vida inteira.

Adelar Miecoanski e a esposa Cristina Lúcia Arquivo da família

Em 1983, Adelar ingressou no curso de Educação Artística/Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Com a euforia daqueles que estão prontos para aproveitar a fase da juventude, fazia parte da turma que não dispensava um violãozinho e voz em apresentações improvisadas na cantina da faculdade, característica primordial dos estudantes de música.

Nos corredores da faculdade, uma moça atraiu a sua atenção despretensiosamente. Centrada e discreta, ela não percebia a sua presença. Com a persistência de quem acredita no ditado de que os opostos se atraem, Adelar ficou admirando a jovem em ações cotidianas por cerca de dois anos. Cristina Lúcia Miecoanski era estudante de Artes Plásticas e, em uma montagem de um espetáculo, os dois finalmente se conheceram. Depois de aproximadamente dois anos de namoro, eles decidiram se casar.

Juntos, enfrentaram a dificuldade financeira do início do casamento e tiveram três filhos: Ellen Cristina, de 29 anos, Jean Felipe e Leon Fernando, os gêmeos de 24 anos. Na casa da família localizada no bairro Fazendinha, em Curitiba, Adelar fez questão de construir um estúdio impecável com isolamento acústico para não atrapalhar a vizinhança. Uma parede é dedicada aos quadros do Elvis Presley e a outra com os quadros dos Beatles. Nesse espaço em que pai e filhos se divertiam fazendo um som, Adelar chegou a montar uma banda com Jean Felipe na bateria e Leon Fernando na guitarra.

Antes de assumir a carreira de professor, ele tocou com muitas bandas e participou de vários shows e eventos na capital paranaense. Adelar gostava de tocar o rock dos anos 50 e 60 e sempre dava um jeito de colocar umas três ou quatro músicas dessa época durante as apresentações.

Mas foi na educação que ele se encontrou como profissional. Como uma pessoa idealista, acreditava no direito à liberdade e na educação como ferramentas de transformação do mundo. Em 29 de abril de 2015, estava entre os professores que enfrentaram spray de pimenta bombas e balas de borracha atirados por policiais contra os educadores na manifestação que ocorreu na Praça Nossa Senhora de Salete.

Nos últimos anos de vida, adquiriu o hábito de comemorar o aniversário com uma festa temática para reunir todos os amigos e familiares. Neste ano, o tema já estava escolhido: faria uma festa embalada pela Disco Music para comemorar os 55 anos. O tempo também não foi suficiente para a comemoração dos 30 anos de casamento que Adelar e Cristina iriam completar em 2016.

Nas últimas semanas de novembro do ano passado, Adelar foi diagnosticado com linfoma em estágio avançado. O tratamento para combater a doença não surtiu efeito. Faleceu em 29 de dezembro no Hospital do Pilar, em Curitiba. Para homenageá-lo, os professores do Colégio Estadual Ivo Leão cantaram a música Yellow Submarine, dos Beatles. Como diz a música que ouviu inúmeras vezes ao longo da vida, Adelar Miecoanski é um homem que partiu para o mar em um submarino amarelo. Deixa a esposa Cristina Lúcia, os filhos Ellen Cristina, Jean Felipe e Leon Fernando, além dos familiares, amigos, colegas e alunos.

Dia 29 de dezembro de 2015, aos 54 anos, em decorrência de um linfoma, em Curitiba.
Colaborou: Larissa Mayra.

Lista de falecimentos:

Agnese Susin Stedile 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Susin e Antônia Vanin. Sepultamento ontem.

Aldo de Souza 59 anos. Profissão: representante. Filiação: João de Souza Filho e Ana Maria de Souza. Sepultamento ontem.

Alice Barbosa da Silva 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Zeferino da Silva e Ana Tereza Barbosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Amonica Kuss 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Albino Lechenacoski e Maria Lechenacoski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Boqueirão.

Ana Cristina Ravaglio Lavalle 49 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: João Luiz Ravaglio e Leida Rodrigues de Almeida. Sepultamento ontem.

Anaja Loureiro de Lima 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Loureiro de Lima e Rodolfa Ferreira de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo do mesmo local.

Anália Cordel Folmann 80 anos. Filiação: Leonardo Cordel e Victória Cordel. Sepultamento ontem.

Bernadete Gowatiski 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardo Zinier e Rosa Zinier. Sepultamento ontem.

Carlos Perotti 77 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Carlos Gino Perotti e Dinart Medina Perotti. A cerimônia acontece na segunda-feira (1°), às 17h, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Turquesa.

Daniel Ivair de Oliveira Deniski 50 anos. Filiação: João Deniski e Ivani de Oliveira Deniski. Sepultamento ontem.

Daniel Wichert 74 anos. Filiação: Adolfo Wichert e Olivia Diva Wichert. Sepultamento ontem.

Dari José Maciel dos Santos 74 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Domingos Maciel dos Santos e Delair Martins da Silva. Sepultamento no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Edmundo Topolski 81 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Ladislau Topolski e Ernestina Topolski. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Elizabete Cláudia Medeiro Barbosa 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benjamim Medeiro e Alzira de Medeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Evangélica de Piraquara- PR.

Emmy Júlia Pereira Olivier 95 anos. Profissão: empresária. Filiação: Frederico Henrique Gofferje e Maria Harloff Gofferje. Sepultamento ontem.

Etos Machado da Silva 43 anos. Profissão: operador. Filiação: Anair Gonçalves Lourenço Silva e Anair Gonçalves Lourenço Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Cerro Azul, saindo da residência.

Francisca Contte 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Pereira Pinto e Antônia Sales dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Gustavo Heitor John 84 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Alfredo John e Maria Alves da Luz. Sepultamento ontem.

Ilda Gomes de Oliveira 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Ferreira e Maria Otília Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Ivanir Barboza 32 anos. Filiação: Jesus Barboza e Santa de Oliveira Barboza. Sepultamento ontem.

Janete Ferraz Furquim 75 anos. Filiação: Manoel Ferraz Furquim e Emídia Rodrigues de Melo. Sepultamento ontem.

Jeferson Roger Santos 43 anos. Profissão: psicólogo. Filiação: Osvaldo Santos e Matilde de Jesus de Paula Santos. Sepultamento ontem.

Joacir de Paula Ribas 60 anos. Filiação: João Kuss Ribas e Anahir Bueno Kuss. Sepultamento ontem.

João Rodrigues Gomes 78 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Rodrigues Gomes e Guilhermina Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

Jorge Cavichioli , 57 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Orlando Cavichioli e Ercília Amaro Cavichioli. Sepultamento ontem.

José Lima da Costa 63 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Hermelino Pires da Costa e Helena Lima Cerqueira. Sepultamento ontem.

Juarez Ferreira da Silva 90 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Eugênio Ferreira da Silva e Celina Leandro Bezerra. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Parque Cerejeira.

Karoline Koczkodai de Andrade 4 dias. Filiação: Elizandro Meire de Andrade e Aliciane Cristina Koczkodai de Quadros Andrade. Sepultamento ontem.

Laura Rocha Pereira 5 horas. Filiação: Leonardo da Silva Pereira e Anne Caroline Rocha. Sepultamento ontem.

Leandro Nunes da Veiga 25 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Luís Carlos Cândido da Veiga e Cleusa Nunes Cordeiro. Sepultamento ontem.

Livia Gonçalves de Gouveia 8 dias. Filiação: Márcio Fernando de Gouvea e Katiuscya Alinne Gonçalves. Sepultamento ontem.

Luciano Souza Pepe 14 anos. Profissão: estudante. Filiação: Elizeu Gomes Pepe e Edilena Maria de Souza. Sepultamento ontem.

Luiz Antônio Lourenço 50 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Luiz Carlos Lourenço e Natália Siqueira Lourenço. Sepultamento ontem.

Maria Helena Deitos 61 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Braz Theodoro Ribeiro e Antônia Peixoto Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela Santa, em Irati - PR.

Maria José Fernandes de Oliveira 64 anos. Profissão: auxiliar de cozinha. Filiação: Adolfo Fernandes e Maria José Palma. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz, em Curitiba.

Maria de Jesus Sopa 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amâncio de Souza Santos e Ana da Cruz Santos. Sepultamento ontem.

Mirtes Lazaroto de Sertorio 83 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Rosa Bonadiman. Sepultamento ontem.

Mônica Maria Alves Cardoso 50 anos. Profissão: empresária. Filiação: Mário Alves Cardoso e Maria Batistel Cardoso. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Rubi.

Raul Dante Chiqueto 72 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Chiqueto e Francisca Valdera Chiqueto. Sepultamento ontem.

Rosa Ferreira de Morais 78 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Constantino Ferreira de Morais e Anália Francisca de Oliveira. Sepultamento ontem.

Sandra Mara do Amaral 56 anos. Profissão: copeira. Filiação: Aziz Reis do Amaral e Hercilia Alves do Amaral. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 01.

Sebastião Thoaldo 78 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Thoaldo e Margarida Theodolina de Oliveira Thoaldo. Sepultamento ontem.

Tereza Alves de Mello 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valdenor Alves de Mello e Anália Alves de Mello. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Quatro Barras.

Viviane Vieira dos Santos 39 anos. Profissão: empresária. Filiação: Valdomiro Leal Barbosa e Roseli Leal Barbosa. Sepultamento ontem

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]