• Carregando...
 | /
| Foto: /

Os números sempre fizeram parte da vida de Afonso Sochodolak. O primeiro emprego foi em um escritório de contabilidade em Ivaiporã, no Norte do Paraná, após deixar Prudentópolis, município onde nasceu, na região central. A oportunidade plantou no coração do jovem, de origem ucraniana, o desejo de se tornar contador.

O primeiro passo foi ingressar na faculdade de Contabilidade. Mesma época em que assumiu uma vaga de caixa em uma agência bancária da cidade. O saldo positivo no campo profissional contrastava com dilemas na vida pessoal. Namorava há anos, mas acabou se apaixonando por Rita -- uma amiga dessa antiga namorada -- em uma ida ao cinema.

Após meses subtraindo um sentimento e multiplicando outro, os dois começaram a namorar. Para alegria deles, Rita também conseguiu uma vaga no mesmo banco em que Afonso trabalhava. Cada vez mais próximos, os dois começaram a fazer planos.

A fórmula do namoro perfeito teve de ser recalculada quando ela foi transferida para uma agência em Apucarana, distante mais de 100 quilômetros. Um ano mais tarde, a bancária seguiu para Curitiba e permaneceu na capital por três anos, onde se formou em Letras. Ainda em Ivaiporã, Afonso engatou o curso de Direito. Após quatro anos de relacionamento, grande parte a distância, Rita retornou para a cidade natal.

Tempos depois, em uma viagem rápida à capital paranaense, casou-se com o namorado em uma cerimônia discreta e sem a presença da família. “Não queríamos festa, compramos uma casa e decidimos nos casar de uma hora para a outra. A mãe dele falou que só ia abençoar nossa união se o casamento fosse perante o padre. Para não contrariá-la, nos casamos na igreja seis meses depois”, conta Rita Maria Costa Sochodolak.

Meio ano depois, o casal já aguardava a primeira filha. Com a família crescendo, Afonso calculava mais ainda as finanças da casa. Decidiu que era hora de investir no próprio negócio e comprou o escritório de contabilidade onde havia conseguido o primeiro emprego. Outros três filhos nasceram. A dedicação com o ofício garantiu estabilidade à família. O patriarca investiu em propriedades rurais e descobriu uma nova paixão: multiplicar as cabeças de gado no pasto.

“Ele trabalhava muito, mas se esforçava para ter uma vida leve. Era muito brincalhão. Eu sempre disse que tinha cinco crianças em casa e ele era o mais terrível”, relembra a esposa.

Em agradecimento a tudo o que conseguiu na vida, Afonso nunca mediu esforços para ajudar quem precisava, garante Rita. As carteiras de trabalho de muitos jovens na cidade receberam o primeiro carimbo do escritório dele. “Teve gente que entrou com 16 anos e permaneceu por 25. Como também era advogado, ajudava em questões judiciais e muitas vezes, por opção, não recebia por isso.”

Fora isso, Afonso também se envolvia com a comunidade. Às segundas-feiras, participava do terço dos homens na igreja ucraniana. Toda terça-feira era vez das reuniões do Conselho de Segurança (Conseg) do município. Uma vez por mês, ajudava a organizar a “costelada beneficente”, arrecadando fundos para entidades da cidade. E por vários anos, ele foi o Papai Noel das crianças carentes.

Há um ano, a saúde do contador começou a dar sinais de que não ia muito bem. Os médicos encontraram um nódulo em um dos rins dele. O órgão foi retirado e a preocupação foi embora. Em junho deste ano, ele passou a se queixar de cansaço, o que não era normal. Ao mesmo tempo em que começou a ter lapsos de memória. O casal viajou a Curitiba e Afonso passou cerca de um mês fazendo uma bateria de exames. O resultado apontou que as veias do coração estavam calcificadas.

A indicação da equipe médica foi uma angioplastia de emergência. Não houve recusa do paciente e a cirurgia foi marcada para a semana seguinte.

Mesmo com a preocupação do caso, Afonso se mostrava bem, otimista, conta Rita, e decidiu aproveitar a estadia na capital para passear e visitar pontos turísticos.

Na manhã da cirurgia, ligou para os amigos, familiares e para o escritório de contabilidade; conversou com todos os funcionários, pediu orações e encerrou as ligações com um “até breve”.

Recebeu o último beijo da esposa e entrou na sala de cirurgia com um sorriso no rosto. Sofreu uma parada cardíaca no momento da operação e não resistiu.

Deixa mulher e quatro filhos. Dia 27 de agosto, aos 68 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

Lista de Falecimentos - 05/10/2015

Alex Sander Lisboa, 25 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Airton dos Anjos Lisboa e Jandira Lisboa. Sepultamento ontem.

Alexandre Glock Sobrinho, 83 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Fabiano Glock e Maria Glock. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Municipal Santa Cândida.

Alfredo Paschoal Ruaro, 102 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Raphael Ruaro e Ambrosina Ruaro. Sepultamento ontem.

Altevir Poratti, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: Estefano Poratti e Adelaide Poratti. Sepultamento ontem.

Ana Maria Elmograbi, 67 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Argemiro Almeida e Maria Joana Almeida. Sepultamento ontem.

André Rodrigues, 20 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Rodrigues e Leonilda Rodrigues. Sepultamento ontem.

Antônio Senetra, 44 anos. Profissão: servente. Filiação: Estanislau Senetra e Santina Cririneo Senetra. Sepultamento ontem.

Bertolino Lopes Cordeiro, 61 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Lino Lopes Cordeiro e Ivone Ramos de Assis. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Balsa Nova.

Camila Munhoz, 25 anos. Profissão: balconista. Filiação: Cristiane de Fátima Munhoz. Sepultamento ontem.

César Luiz Roussenq, 63 anos. Profissão: empresário. Filiação: Valdemar Roussenq e Margarida Rousseng. Sepultamento ontem.

Cleuza Matias dos Santos Marcinaki, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Nascimento dos Santos e Rosa Matias dos Santos. Sepultamento ontem.

Coracy Pellizzari, 92 anos. Filiação: Mário Pellizzari e Maria Gabardo Pellizzari. Sepultamento ontem.

Cristiano Felipini Sousa, 24 anos. Profissão: pintor. Filiação: Edson Luís da Silva Sousa e Jane Aparecida Felipini Sousa. Sepultamento ontem.

Cristiano Machado das Neves, 34 anos. Profissão: vidraceiro. Filiação: Natalio Machado das Neves e Jussara do Rocio Lopes das Neves. Sepultamento ontem.

Eliana Margarete de Araújo Londero, 61 anos. Profissão: operadora de caixa. Filiação: Hugo André Londero e Eloina Araújo Londero. Sepultamento ontem.

Emiliana Correa dos Santos, 81 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Ramalho e Ubaldina Oliveira Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ernesto Hiroaki Nakashima, 67 anos. Profissão: contador. Filiação: Hissami Nakashima e Tuka Nakashima. Sepultamento ontem.

Esther Pires Moreira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bento Pires de Oliveira e Anna Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Francisca Chechelski Rodcz, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Chechelski e Maria Chechelski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Gabriel Felipe Vieira, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Braulio de Jesus Vieira e Michele Franco Melo Vieira. Sepultamento ontem.

Gean Lucas Pires, 22 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Mário Geraldo Pires e Neuli de Lima Pires. Sepultamento ontem.

Geisa Alessandra Richter de Brito, 36 anos. Profissão: gerente. Filiação: Edson Luiz Guedes de Brito e Maria Luíza Richter de Brito. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

George Gonçalves Paiva, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Ramos Gonçalves e Laura Ana de Paiva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Gilberto Zanatta, 75 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Luiz Zanatta e Vergínia Carluci. Sepultamento ontem.

Hamilton Carneiro Fogaça, 91 anos. Filiação: Laurindo Fogaça de Almeida e Othalia Carneiro. Sepultamento ontem.

Iduvirges Zelak, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Constante Zelak e Rudolfa Zelak. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Ivam Antônio Azevedo, 62 anos. Profissão: advogado. Filiação: Orlando Azevedo e Vitória Azevedo. Sepultamento ontem.

Ivone Garcia dos Reis, 68 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Abílio José dos Reis e Inocência Constância Garcia. Sepultamento ontem.

Izaias de Oliveira, 61 anos. Profissão: motorista. Filiação: Maria Lopes de Oliveira. Sepultamento ontem.

Jackson Mathoso da Silva, 43 anos. Profissão: segurança. Filiação: Agnaldo Mathoso da Silva e Reny Mathoso da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de residência.

João Carlos Coronel, 59 anos. Profissão: professor. Filiação: Estevam Coronel e Perpetua Andrades Flores Coronel. Sepultamento ontem.

João dos Santos de Lima, 1 mês. Filiação: Fernando de Lima e Fernanda dos Santos. Sepultamento ontem.

Joraci Ribeiro Richter, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Ribeiro e Margarida de Mattos. Sepultamento ontem.

José Aparecido Vieira, 51 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Benedito Evaristo Filho e Adélia Isabel Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Sitio Cercado.

José Gomes, 84 anos. Profissão: massagista. Filiação: Manoel Gomes e Joaquina Martins de Campos. Sepultamento ontem.

José Luiz Ribeiro da Silva, 56 anos. Profissão: psicólogo. Filiação: José Barros da Silva e Maria Ophelia Ribeiro da Silva. Sepultamento ontem.

José Pedro da Cruz, 83 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Alfredo Machado da Cruz e Graculina Alves de Franca. Sepultamento ontem.

Lenita Santos Schunemann, 93 anos. Profissão: professora. Filiação: Manoel Bento dos Santos e Diva Siqueira Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo de Protestante.

Leônidas Postol, 66 anos. Profissão: empresário. Filiação: Orlando Postol e Aglacy de Oliveira Postol. Sepultamento ontem.

Lucas Queiroz Querino de Menezes, 7 anos. Filiação: Edivaldo Querino de Menezes e Jocimara Queiroz dos Santos de Menezes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Luciano Bastos, 53 anos. Profissão: advogado. Filiação: Reynaldo Sérgio Bastos e Edir Bastos. Sepultamento ontem.

Márcia Aparecida Pereira, 40 anos. Profissão: diarista. Filiação: Hildebrando Pereira e Maria da Conceição Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial N. Senhora do Rosário, em Colombo, saindo de Igreja Shallon, no Boqueirão.

Maria Gonçalves de Souza, 68 anos. Filiação: Filomeno Gonçalves de Souza e Maria Eugenia de Souza. Sepultamento ontem.

Maria Terezinha Barbosa Buhrer, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Olímpio Barbosa e Maria da Glória Massaneiro Barbosa. Sepultamento ontem.

Maria da Rocha Vieira, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Calixtra Vieira e Idalzira Ferreira da Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos.

Matheus Kenedy da Silva, 21 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Damião Soqueira da Silva e Darci de Jesus Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de Igreja Assembleia de Deus, em Colombo.

Milton Ferreira de Oliveira, 47 anos. Profissão: pintor. Filiação: Gelson Ferreira de Oliveira e Adelina Batista de Oliveira. Sepultamento ontem.

Natália Mocellin Rinaldin, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Mocellin e Santa Marcon Mocellin. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Nivaldo Galdino, 89 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: João Galdino e Maria Stock Schneider. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Olinda Malakia de Oliveira, 48 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Maria Marilina Malakia. Sepultamento ontem.

Osmair Francisco Laux, 42 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Hilario Edgar Laux e Leonilda Miloca Laux. Sepultamento ontem.

Patrick Fernando Bojaryn, 24 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Paulo César Bojaryn e Jacqueline Alves Bojaryn. Sepultamento ontem.

Rachel Lima Pugliese, 89 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Enock de Lima e Alice Boreli de Lima. Sepultamento ontem.

Roberto Carlos Braz, 50 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Américo João Braz e Azeli Terezinha Braz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Romes Abdo, 84 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Abdo Calixto e Rada Calixto. Sepultamento ontem.

Sarah Emanuelle da Cruz Camargo, 1 mês. Filiação: Dirceu Luís Ramos Camargo e Janete da Cruz Camargo. Sepultamento ontem.

Sawayo Igashiyama, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Sentaro Negano e Thoshie Nagano. Sepultamento ontem.

Sidnei Aparecido dos Santos, 34 anos. Filiação: Mário Casturino dos Santos e Laureni Casturina dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Ortigueira.

Soldi Binsfeld, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arnoldo Binsfeld e Jurema Olinda Binsfeld. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Tatiane Florêncio de Paula Camargo, 29 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio Carlos Camargo e Aparecida Florêncio de Paula. Sepultamento ontem.

Theo Henrique Siu, 20 horas. Filiação: Fernando Wei Man Siu e Janaina Schultz. Sepultamento ontem.

Vlasta Meloun, 94 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Carlos Sadila e Frederica Viskup Sadila. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]