• Carregando...
 | Reprodução/Arquivo da Família
| Foto: Reprodução/Arquivo da Família

Quando começou a trabalhar com representação comercial fonográfica, no fim da década de 1960, Alfredo Skroch não imaginou o quanto a venda de discos de vinil marcaria sua vida e engrossaria seu leque de histórias.

Conheceu e ajudou a impulsionar a carreira de muitos artistas. Dentre os nomes, ninguém menos que os lendários Secos e Molhados, conjunto comandado por Ney Matogrosso, e figuras de peso da música nativista, como Gaúcho da Fronteira e o grupo Os Serranos. A dupla Tonico e Tinoco, com quem Alfredo fez amizade, chegou até a visitar a casa da família Skroch durante uma passagem por Curitiba.

Com seu inseparável corcel, Alfredo rodou milhares de quilômetros pelo Paraná e por Santa Catarina. Não à toa conquistou por duas vezes consecutivas, em 1977 e 1978 , o título de melhor vendedor do ramo no Brasil. Como prêmio, ganhou dois fuscas zerinho.

“Raspa do tacho”, foi o quinto e último filho do casal Júlia e Francisco. Nascido na capital paranaense um dia após o réveillon de 1935, só foi registrado quatro dias depois, pois o pai ficou tão feliz com a chegada do temporão que tomou umas cervejas a mais para comemorar – pelo menos era isso que Alfredo gostava de contar.

Ele não conseguiu conviver durante muito tempo com o animado seu Chico, que faleceu quando Alfredo ainda era bebê. Por isso, começou a trabalhar muito cedo para ajudar a família. A mãe, que limpava túmulos no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, podia sempre contar com o apoio do pequeno.

Durante os mais de 80 anos de vida, ele trabalhou também em uma loja de tecidos, no moinho de fubá de seu irmão e tocou até uma mercearia – além, é claro, do marcante emprego como vendedor de discos.

Apesar da perda precoce do pai, teve uma infância feliz. Nas ruas do Pilarzinho, adorava empinar pipa, soltar balão e jogar bola. Ainda piá, teve a oportunidade de assistir, do alambrado, a um jogo da Copa do Mundo de 1950, no Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema.

Pouco tempo depois, serviu como bombeiro na Aeronáutica. Lembrava com emoção da vez em que ajudou a apagar um incêndio em uma fábrica de sapatos na Avenida João Gualberto, na capital, ou de quando precisava ir até o Aeroporto Afonso Pena, na RMC, para ficar de prontidão, pois um avião grande chegaria à cidade.

Em maio de 1959, bem no “mês das noivas”, deu outro passo importante: casou-se, na Igreja das Mercês, com a jovem Melita, que conheceu graças aos irmãos da moça, amigos de Alfredo no bairro. A recepção, daquelas mais animadas, foi na Sociedade Vasco da Gama.

Melita e Alfredo tiveram dois filhos: Cristina e James. O menino, aliás, nasceu prematuro, aos 6 meses, e o pai não mediu esforços para cuidar da criança – tanto no hospital quanto em casa, mais tarde.

Foi um pai muito presente, proporcionando todo o conforto emocional e material que os filhos mereciam. James não perdia a oportunidade de acompanhar Alfredo aos jogos de futebol no Clube 3 Marias, programa sagrado com os amigos aos domingos.

Também adorava fazer churrasco e assar uma boa costela. Comandava a churrasqueira com maestria. Sem reclamar, fazia as compras na tarde anterior e temperava a carne à noite. No dia da reunião, acordava já cedo, sempre acompanhado de uma boa cuia de chimarrão e ficava ao redor do fogo.

Quando completou oito décadas de vida, em 2015, ganhou um festão. A decoração teve como tema discos de vinil e fitas k-7, relembrando os áureos tempos com o corcel pelas terras do Sul. Alfredo ficou muito emocionado e pôde encontrar amigos que há tempos não via. No fim, foi uma despedida mais que honrada. Partiria meses depois por causas naturais. Deixa esposa, dois filhos, quatro netos e dois bisnetos.

Dia 4 de março, aos 81 anos, de insuficiência respiratória, em Curitiba.

Colaborou: Mariana Balan.

Lista de falecimentos

Ailton das Graças Stival, 67 anos. Profissão: empresário. Filiação: Nicolau Stival e Maria Parize Stival. Sepultamento ontem.

Aleixo Sandeski, 87 anos. Filiação: José Sandeski e Maria Sandeski. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo de Cemitério Paroquial Umbará.

Almir Carvalho, 65 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Heleodoro Carvalho e Maria Lisboa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Sítio Cercado.

Amador de Lima, 89 anos. Profissão: pintor. Filiação: Lourença de Lima. Sepultamento ontem.

Antônio Otávio Tosin, 72 anos. Profissão: empresário. Filiação: Agripino João Tosin e Luíza Guarese Tosin. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Antônio da Silva, 74 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José da Silva e Cecília Bueno dos Santos. Sepultamento ontem.

Antônio de Souza, 52 anos. Filiação: Armantino de Souza e Angelina de Souza. Sepultamento na segunda-feira (1°), às 14h30, no Cemitério Municipal Zona Sul.

Arlindo do Rosário, 77 anos. Profissão: auxiliar de montagem. Filiação: Artur Francisco do Rosário e Antônia Francisca do Nascimento. Sepultamento ontem.

Arminda Yooko Onuki, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Kiyo Abe e Mitsue Abe. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Benedito Ambrosio de Carvalho, 72 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Joaquim Ambrosio de Carvalho e Sebastiana Oliveira de Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo de residência.

Braz Rodrigues dos Santos, 66 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Anizio Rodrigues dos Santos e Maria Elvira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Santa Quitéria.

Dilair Barbosa Carneiro, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardo Barbosa e Leonarda Belino Barbosa. Sepultamento ontem.

Diva de Jesus Almeida, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antonio Roberto de Almeida e Maria Aparecida Maia de Almeida. Sepultamento ontem.

Durcia Miguel da Silva, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Brasílio Miguel e Maria Alves Marinho Miguel. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.

Everton Pires, 26 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Geneci Pires. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério São Pedro, em Pontal do Paraná.

Francisco de Assis Camargo, 51 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Nazilio Maximiano Camargo e Aparecida Bonini Camargo. Sepultamento hoje, Cemitério Vaticano, saindo da Capela Esmeralda.

Geraldo Simeão Campos, 50 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Fernando Rabelo Campos e Araci Damazio Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Vertical de Curitiba.

Gertrudes Martins Glade, 91 anos. Filiação: Theodoro Afonso Martins e Ângela Ricete Martins. Sepultamento ontem.

Iara Correa, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mulford Correa e Edi Maria Gazeta Cajueiro Correa. Sepultamento ontem.

Indalécio Alves Correia, 83 anos. Profissão: soldador. Filiação: Pedro Alves Correia e Izabel Moreira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Ivete de Lara Schinda, 81 anos. Profissão: professora. Filiação: Synfronio de Lara e Elisa Furquim de Siqueira. Sepultamento ontem.

Joana Telma, 68 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Vitor Telma e Angelina Telma. Sepultamento ontem.

Joana de Cristo Portes, 49 anos. Profissão: professora. Filiação: Ipolito Miguel Portes e Gasparina de Cristo Portes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.

João Roberto Borges Marques, 8 anos. Profissão: estudante. Filiação: Carlos Roberto Marques e Tanya Alvares Borges Marques. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Caracol (MS).

José Osvaldo Sutil, 44 anos. Profissão: borracheiro. Filiação: Maria de Lourdes Sutil. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo do mesmo local.

Kauã David dos Santos de Carvalho, 3 dias. Filiação: Deivid Jurandir de Carvalho e Jéssica dos Santos Lino. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Leonardo Brune Machado, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: José Neto Alves Machado e Jocinete Rosana Brune. Sepultamento ontem.

Lincoln Soares Proença Filho, 88 anos. Filiação: Lincoln Soares Proença e Amélia da Cunha Proença. Sepultamento ontem.

Manoel Lopes Ribeiro, 86 anos. Filiação: Clemencia Ribeiro Valieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo da Igreja Tatuquara.

Maria Isilia Cardoso, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Vicente Miguel e Isilia Antônia do Nascimento. Sepultamento ontem.

Maria Johanna Bertha Muller Vidal, 66 anos. Profissão: confeiteira. Filiação: Jan Antoon Muller e Maria Elizabeth Kollee Muller. Sepultamento ontem.

Maria Pazello, 87 anos. Filiação: Wadeco Watecoski e Maria Bara Watecoski. Sepultamento ontem.

Maria Terezinha Machado Liechocki, 74 anos. Filiação: Darci Machado e Anália Cordeiro Machado. Sepultamento ontem.

Maria de Jesus Estevinho, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Artur Xavier de Matos e Maria Cândida Rodrigues da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Faria, em Colombo, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Mário João Francisco Thomaszeck, 102 anos. Profissão: militar. Filiação: Alberto Thomaszeck e Antonieta Thomaszeck. Sepultamento ontem.

Miguel Lopes Xavier. Filiação: Samuel Francisco Xavier e Juliana Thiula de Oliveira Lopes Xavier. Sepultamento ontem.

Milton Marques, 89 anos. Profissão: militar. Filiação: Irineu Gonçalves Marques e Thelezila Freitas Marques. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Neusa Salete de Oliveira, 58 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Osvaldo Felipe de Oliveira e Maria da Luz Fragoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Olavo Tadayoshi Kato, 65 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Yoshinobu Kato e Tomiko Suzuki Kato. Sepultamento ontem.

Oswaldo Santiago de Oliveira, 80 anos. Profissão: contador. Filiação: José Mário de Oliveira e Miriam Munhoz Santiago de Oliveira. Sepultamento ontem.

Paulo Garcia Júnior, 51 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Paulo Garcia e Danuta Agnieszka Garcia. Sepultamento ontem.

Pulicena Lopes Nogueira, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lopes de Anevao e Maria de Anevao Castro. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo da capela da Igreja Comunidade São Francisco, no Bairro Novo.

Rafaela Gomes da Silva, 25 anos. Profissão: atendente. Filiação: Cláudio da Silva e Aparecida Pedro Gomes. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Eldorado (SP).

Rejane Teresinha Ferreira Gonçalves, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Sortica Ferreira e Horacelia Lucas Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do mesmo local.

Rosângela das Chagas Lima, 44 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amilton das Chagas Lima e Lizete Maria das Chagas Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo do mesmo local.

Ryan Nogarolli Cunha, 14 dias. Filiação: Jhonnatan Rosa Cunha e Lidiane Lais Nogarolli. Sepultamento ontem.

Wilma Marli Sandmann, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Evaldo Sandmann e Ulda Sandmann. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]