• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Todas as vezes que um dos netos de dona Alzira Barbosa de Gusmão chegava em casa e pedia: “bença (sic), vó”, ouvia: “bençoi (sic)”. Esse era o jeito simples e carinhoso com que ela abençoava aqueles que amava. O “Deus te abençoe” abreviado tornou-se a marca de Alzira e o motivo de muitos sorrisos e brincadeiras. Um dos netos – o que gostava de “pegar no pé” e fazer gracinhas para ver a avó sorrir – deu o apelido de “bençoizinha”; logo a família toda adotou.

A voz era aguda e delicada e as mãos já estavam trêmulas por causa do Parkinson, mas quem a via, aparentemente frágil, de bengala e com a coluna bem curvada talvez não soubesse das tempestades pelas quais dona Alzira passou e do legado de força e serenidade que deixou para os filhos e netos.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

“Bençoizinha” perdeu o “amor de sua vida” no ano 2000. Três meses após o falecimento de seu esposo, com quem foi casada por quase 50 anos, sofreu um grave acidente de carro com parte de sua família. Era fevereiro de 2001, Alzira, a filha Eli, um genro, três netos e uma bisneta viajavam em uma caminhonete em direção a Curitiba quando o eixo da roda quebrou e o veículo, sem direção, foi capotando em uma ribanceira na serra. Alguns deles foram arremessados para fora do carro e, mesmo assim, sofreram arranhões. O genro fraturou algumas costelas, uma das netas teve um leve traumatismo craniano e Alzira precisou passar algumas horas com um balão de oxigênio. Quem se feriu com gravidade foi a outra neta, Érica Letícia, que tinha 15 anos na época. Os médicos chegaram a dizer que ela poderia ficar em estado vegetativo e essa notícia, além de toda a dor do acidente, causou uma enorme preocupação na família. Os anos se passaram e hoje Érica Letícia está bem. É formada em Nutrição e aprendeu a conviver com a cadeira de rodas.

Logo após o acidente, Alzira teve de cumprir o que dizem ser o papel de avó: ser mãe duas vezes. Certa vez, por causa dos cuidados que a neta precisava, Eli precisou viajar e deixou o caçula, Alisson, com ela. Para amenizar a saudade que o pequeno sentia da mãe e da irmã, “Bençoizinha” enchia o neto de paparicos, o que incluía bolinhos de chuva, doces e salgados.

Novamente a matriarca precisou ser forte para enfrentar situações em que se inverte a “ordem natural das coisas”. Nos últimos cinco anos, já com o Parkinson em estágio avançado e com a debilidade física – devido à idade e às lesões na coluna adquiridas no acidente de carro –ela se despediu de dois filhos em um intervalo de apenas sete meses. Geraldo, o primogênito, teve um derrame durante uma sessão de hemodiálise e não resistiu; Eli, a filha caçula, morreu durante o segundo transplante de fígado. Mais tarde ainda recebeu a notícia da morte de um neto que ela criou, vítima de morte violenta. Era impossível não se abalar ou não sofrer.

Dona Alzira não era de falar muito. As lições que ela ensinou nem sempre foram ouvidas, mas, sem dúvida, foram vistas e sentidas. “Com a história da minha avó, aprendi o quão forte podemos ser se quisermos. Aprendi a ter fé, coragem, a não desistir e amar incondicionalmente”, afirma Alisson.

De vez em quando a avó até dizia um: “eu te amo” ou “estava com saudade”, mas tinha um jeitinho tímido. O amor que tinha pelos seus ficava subentendido e nas entrelinhas do dia a dia. As palavras até poderiam não ser ditas, mas o amor era demonstrado nos gestos concretos e no cuidado com a família.

Aos domingos, gostava de ouvir a neta Solange, que é locutora, no rádio. Dizia que ela tinha uma voz linda e até dançava, quase que sem querer, com Alisson. O rapaz se desdobrava para vê-la sorrir. “Quando eu fazia palhaçadas, ela dava um sorriso de canto de boca. Tentava disfarçar que achava graça, mas às vezes não aguentava e caía na risada”, conta o neto.

Evangélica e membro da Congregação Cristã do Brasil, Alzira participava de todos os cultos e atividades da igreja, quando a saúde ainda a permitia. Morreu em casa, em 29 de junho, nos braços dos filhos Avelina e Marcelino e da neta Solange. Pediu que a guardassem no coração, que Jesus perdoasse os pecados dela e que abrisse os caminhos para a salvação. Deixa cinco filhos, 18 netos, 11 bisnetos, seis irmãos e muitos sobrinhos.

Dia 29 de junho, aos 83 anos, após complicações devido a uma queda, em Sarandi.

Lista de Falecimentos - 14/07/2015

Adel Vieira Ribas, 96 anos. Profissão: professor. Filiação: Miguel Antônio Vieira e Maria Gertrudes Vieira. Sepultamento ontem.

Adelmari Nassar dos Santos, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduardo Jorge Nassar e Maria Viana Nassar. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Estadio Couto Pereira.

Adir Alves Maciel, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Alves Maciel e Amélia Antunes da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Vertical.

Amarildo Elias Teixeira, 37 anos. Profissão: agente de segurança. Filiação: Davi Nicanor Teixeira e Carmelina Soares do Nascimento Teixeira. Sepultamento ontem.

Antônio Alves de Almeida, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: Idalina Euflauzino de Souza. Sepultamento ontem.

Antônio de Medeiros, 78 anos. Profissão: pintor. Filiação: Cirino de Medeiros e Roginda Gonçalves de Medeiros. Sepultamento ontem.

Aurora Maria Ribeiro, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Pedro Ribeiro e Maria Luíza Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Rubi.

Carlos Eduardo Hidetada Miyamura, 58 anos. Filiação: Masayuki Miyamura e Torio Miyamura. Sepultamento ontem.

Catharina Bley Matos, 104 anos. Profissão: dentista. Filiação: Ernesto Bley e Catharina Lezan Bley. Sepultamento ontem.

Edson Antunes Amorim, 61 anos. Profissão: segurança. Filiação: Matias Miguel Amorim e Inêz Alexandrina Antunes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de São Bento do Sul- SC.

Edson Luiz Costa Gouveia, 66 anos. Profissão: empresário. Filiação: Jayme Costa Gouveia e Jacyra Costa Gouveia. Sepultamento ontem.

Élcio Ferreira dos Santos, 35 anos. Profissão: técnico em manutenção. Filiação: Pedro Ferreira dos Santos e Maria Nilsa Hoffamann dos Santos. Sepultamento ontem.

Eloísa Helena Ruppel Gluck, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Carmeliano Gluck e Silvira Ruppel Gluck. Sepultamento ontem.

Genesio Cesário dos Santos, 84 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Horácio Cesário dos Santos e Jovelina Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Genoveva Carmelita da Silva, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hermenegildo Schott e Maria da Conceição Schott. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Igreja Evangélica do Pilarzinho .

Geny Adams, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lourenço Beggi e Guilhermina Beggi. Sepultamento ontem.

Hamilton Sabino, 81 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Antônio Sabino e Maria Sabino. Sepultamento ontem.

Haroldo José Amaro de Souza, 51 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Floresval Amaro de Souza e Railda Messias de Souza. Sepultamento ontem.

Herbert Schlossmacher, 84 anos. Filiação: Leonhard Schlossmacher e Alma Schlossmacher. Sepultamento ontem.

Hortência da Silva Campos, 82 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Florinda da Silva. Sepultamento ontem.

Iguatemy Vinícius Silva, 35 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Maria Helena da Silva. Sepultamento ontem.

Isaac Padia Fanese Ribeiro, 2 dias. Filiação: Calir Ribeiro Júnior e Bruna Padia Fanese Ribeiro. Sepultamento ontem.

Ivete Catarina Facchi, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Garduino Facchi e Angelina Vezaro Facchi. Sepultamento ontem.

João Carlos de Miranda, 79 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Pedro de Miranda e Eurides Anatalia de Miranda. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

João Meister, 77 anos. Profissão: inspetor de educação. Filiação: Bronislau Meister e Eva Meister. Sepultamento ontem.

João Roika, 61 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Brásílio Roika e Ana Ivankio Roika. Sepultamento ontem.

Jocelino Jorge Leite, 59 anos. Profissão: protético. Filiação: Coaci Jorge Leite e Maria José Leite. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Funerária Milani, na Cidade de Loanda-PR.

Jocir José de Melo, 44 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Acendino Jaco de Melo e Sofia de Melo. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial do Umbará.

Jonas Dias Batista, 29 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Luiz Carlos Pereira Batista e Terezinha de Fátima Souza Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Igreja Evangelho Quadrangular , no Jardim Osasco , em Colombo.

Leandrina Rosa Dina, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastiana Maria Rosa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Paranaguá.

Leoni Ferraz, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Francisco Ferraz e Izolina Ferraz. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Turquesa.

Leônidas Rodrigues Roesler, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Elpidio Rodrigues Martins e Sebastiana Alves Fernandes. Sepultamento ontem.

Manrique Gandara Filho, 85 anos. Profissão: procurador. Filiação: Manrique Gandara e Luíza Goulart Gandara. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela 01.

Margarida Maurícia de Paiva, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dorvalino Satiro de Paiva e Aparecida Angelica de Paiva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Maria Alice Demétrio Mendes, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Demétrio e Maria Talachinski Demétrio. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Maria Cristina Ferreira de Paiva, 51 anos. Profissão: fonoaudióloga. Filiação: José Henrique de Paiva e Vanira Ferreira de Paiva. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Jade.

Maria Elisa Schmitz Gazda, 65 anos. Profissão: preparadora. Filiação: Waldemiro Schmitz e Hildegard Leutprecht Schmitz. Sepultamento ontem.

Maria Luíza Szzfeldt, 1 mes. Filiação: Deborah Evelin Santos Szzfeldt. Sepultamento ontem.

Maria Pereira Lacerda, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Avelino Pereira e Vitalina Rodrigues dos Santos. Sepultamento ontem.

Mathilde de Oliveira Paes Demarchi, 69 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Abílio Leão Machado e Sinhorinha Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Ângelo em Campo Largo, saindo da Igreja Deus É Amor.

Meire Liane Alves da Silva, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nelson da Silva e Alice Alves da Silva. Sepultamento ontem.

Miguel Braz Machado, 72 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Manoel Braz Machado e Francisca Braz Machado. Sepultamento ontem.

Oity Ferreira Ferraz, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Valladao Ferreira e Virgínia Ferreira. Sepultamento ontem.

Olivia Modesto da Silva Mira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Modesto e Joaquina F. de Jesus. Sepultamento ontem.

Roberto Ferraz Medeiros, 66 anos. Profissão: pintor. Filiação: Gabriel Ferraz de Medeiros e Olivia de Oliveira Ferraz. Sepultamento ontem.

Rose Mari de Meira Assunção, 71 anos. Filiação: João de Meira Neto e Anália da Silveira Meira. Sepultamento ontem.

Rosselini Carneiro, 53 anos. Profissão: juiz. Filiação: Murilo de Jesus Carneiro e Eva Carneiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Marmeleiro - PR.

Sebastião dos Santos Rodrigues, 58 anos. Profissão: contador. Filiação: João Domingos Rodrigues de Lima e Marciana Olegaria de Mello. Sepultamento ontem.

Servina Ferreira, 88 anos. Filiação: Justimila de Oliveira. Sepultamento hoje, Cemitério da Colônia Faria, em Colombo, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Silvério Anisio Macedo, 52 anos. Profissão: técnico em mineração. Filiação: João Leôncio Macedo e Maria das Dores Macedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal da Cidade de Ervalia, em Minas Gerais.

Sirley de Fátima Lamaga Farias, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos de Faria e Odila Lamaga de Farias. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Taylor Gefune Ferreira, 7 anos. Filiação: Elias Ferreira Evangelista e Patricia Gefune Rosa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Terli Taborda Ribas, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Torido Trevisan e Hortência Trevisan. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Waldemar Vieira, 70 anos. Profissão: motorista. Filiação: Abrão Júlio Vieira e Benta Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]