• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Durante o primeiro ano de funcionamento da Gazeta do Centro Oeste, na década de 1980, o jornalista Aroldo Tissot e sua companheira, Sônia Sekscinski, foram agredidos a socos, pontapés e coronhadas de revólver por três homens desconhecidos, quando chegavam em casa à noite, em Campo Mourão, no interior do Paraná. O ocorrido, que ganhou repercussão estadual, nunca foi esclarecido.

O episódio até parece cena de filme, mas foi real, e ajuda a mostrar como Aroldo, o crítico e polêmico fundador do periódico do Centro Oeste, daria a vida pelo jornalismo se preciso fosse. À profissão, dedicou quase sete décadas.

Nascido em 1933, em Curitiba, Aroldo Tissot foi o primeiro filho do casal Velvira e Javert. Sua infância, contudo, foi passada bem longe da capital paranaense. Por ser fiscal de renda do Estado, Javert precisava mudar de cidade com frequência. Apesar da constante movimentação, os primeiros anos de Aroldo foram felizes, especialmente a época passada pela família às margens do Rio Paranapanema, onde Javert pegava muito peixe e, ao lado da irmã caçula, Arilda, o menino brincava com as capivaras.

O gosto pelas letras surgiu logo cedo. Muito, talvez, pelo medo que tinha de se machucar em jogos com outras crianças, “trauma” adquirido aos três anos, quando tirou o osso da coxa do lugar em uma queda. Sofreu com dores resultantes do incidente até os 23 anos, quando foi operado. Por isso, no lugar da bola e pega-pega, devorava gibis. Um pouco mais velho, pegou gosto pelas palavras-cruzadas, e chegou a desenvolver algumas e enviar para jornais e revistas. Foi um leitor bastante ávido e dedicado.

O primeiro contato com o jornalismo profissional veio aos 15 anos, quando começou a trabalhar com coberturas esportivas. Um ano antes, com a família de volta à capital, já havia se envolvido com a publicação estudantil do Colégio Estadual do Paraná (CEP).

Leia também: Billy John Zonta Gabardo: 26 anos de exemplo em forma de força e alegria

Aroldo cultivou com a irmã, Arilda, amizade muito bonita. Tanto é que ela teve muita influência na mudança de Aroldo de Curitiba para Campo Mourão, em meados da década de 1950. É que Arilda havia se instalado no Centro-Oeste paranaense com o marido, Olivier. Ao visita-los, Aroldo se encantou pela cidade, à época um “bebê” com menos de uma década de existência, e resolveu adotá-la para si.

E foi em Campo Mourão que Aroldo desenvolveu a principal parte de sua carreira jornalística. Lá, em 1959, assumiu a direção jornalística da Rádio Colmeia, onde produziu e apresentou o jornal falado “O Mundo em Foco”. Também fundou o Jornal do Campo, em 1960, que circulou durante três anos, e o “Perfil”, em 1975.

Entre 1980 e 1981, dirigiu o jornal Tribuna do Interior, e no ano seguinte deu o passo mais importante de sua carreira, ao fundar, ao lado de Sônia Sekscinski, sua companheira por 38 anos, a Gazeta do Centro Oeste.

À Gazetinha, como o jornal ficou conhecido, foi dedicação total. Sem férias, sem descanso. Era repórter, editor, fotógrafo – paixão que adquiriu ainda cedo, ao ganhar a primeira máquina de presente de seu padrinho, o jogador de futebol Ari Carneiro – e negociava os anúncios que sairiam na publicação. Nas páginas do jornal, Aroldo e Sônia registravam a vida mourãoense, os acontecimentos que marcariam a história da cidade durante três décadas.

O esforço foi coroado e reconhecido publicamente em abril de 2005, quando lhe foi outorgado o título de Cidadão Benemérito de Campo Mourão. No mesmo ano, foi eleito para a Academia Mourãoense de Letras, fundando a cadeira 18. De 2006 a 2008, presidiu a entidade.

Os anos passavam e Aroldo não dava sinais de cansaço. Logo no começo de 2013, porém, um golpe do destino o desestabilizou: Sônia faleceu. Apesar de todo o apoio e carinho recebido de Arilda, Olivier e do grande amigo Jair Elias, começou a ceder. A Gazeta do Centro Oeste parou de circular naquele mesmo ano, sendo que sua última edição foi dedicada à memória da companheira.

Morreu quatro dias antes de completar 84 anos. Mas os 83 que ficaram foram vividos exatamente da forma como gostaria. Deixa três filhos, nove netos e dois bisnetos.

Dia 11 de fevereiro, aos 83 anos, por complicações decorrentes de um enfarte sofrido meses antes, em Campo Mourão (PR).

Colaborou: Mariana Balan.

-

Lista de falecimentos

Aderval Antônio dos Santos, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ataíde Antônio dos Santos e Senhorinha Soares dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Alex Adriano de Oliveira, 34 anos. Profissão: pintor. Filiação: Maria Elena de Oliveira. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Igreja de Pinhais.

Aline Fernandes Andrade, 22 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adilson Maia Fernandes e Regineide da Silva Fernandes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Santa Cecília, em Campo Magro.

Antônio Telecesque, 77 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Lázaro Telecesque e Ana Telecesque. Sepultamento ontem.

Bruno de Barros, 98 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Antônio de Barros e Aristotelina de Barros. Sepultamento ontem.

Calina Pacheco Zalesky, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Sebastião e Maria Antônia Pacheco. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem.

Carlos Alberto Marques, 70 anos. Profissão: corretor. Filiação: Eneida Maria Marques e Izolde Santos Marques. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Claudiomiro da Silva de Jesus, 42 anos. Profissão: instalador. Filiação: Antônio de Jesus e Idalina da Silva de Jesus. Sepultamento ontem.

Daniel Macedo Lima, 87 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Macedo Lima e Maria Bastos de Macedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Deassis Franco da Costa, 93 anos. Profissão: costureira. Filiação: Secundina Franco. Sepultamento ontem.

Djanira Dias de Paula, 59 anos. Profissão: servente. Filiação: Francisco Dias de Paula e Donaria de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da Capela Maracanã, na mesma cidade.

Edith Guedes Soares, 89 anos. Profissão: professora. Filiação: Joaquim Guedes e Dolores Guedes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Emílio Pereira, 82 anos. Profissão: apontador. Filiação: Júlio Pereira e Maria Krol. Sepultamento ontem.

Fabrizzio Machado da Silva, 34 anos. Profissão: empresário. Filiação: Gilberto da Silva e Rosemary Waiss Machado da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Geny Carvalho de Oliveira, 91 anos. Profissão: professora. Filiação: Tertuliano Carvalho de Oliveira e Francisca Linhares de Carvalho. Sepultamento ontem.

Heitor Herbert Soares, 58 anos. Profissão: motorista. Filiação: Laudelino Soares e Maria Leni Soares. Sepultamento ontem.

Helena Kinczel Selhorst, 94 anos. Profissão: professora. Filiação: Francisco Kinczel e Tereza Kinczel. Sepultamento ontem.

Ilka Nardone Ximenes, 85 anos. Profissão: psicopedagoga. Filiação: Paschoal Nardone e Jovelina Rosa Nardone. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Jonathan Biscaia de Franca, 25 anos. Profissão: pintor. Filiação: Claudinei de Franca e Dolores Biscaia de Franca. Sepultamento ontem.

Jorge Roberto Scremin, 65 anos. Filiação: Ideberto Scremin e Odina dos Prazeres Scremin. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Morretes, saindo da capela mortuária do local.

Josina Francisca da Conceição, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Machado de Oliveira e Ana Francisca da Conceição. Sepultamento ontem.

Leonides Woidela Barreto Silva, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Voidela e Angelina Voidela. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 04 do Cemitério Municipal Água Verde.

Livia Vitória Harenza Ribeiro, 3 dias. Filiação: Jairton Ribeiro e Aline Márcia Harenza. Sepultamento ontem.

Lúcia Mudryk, 43 anos. Profissão: auxiliar de cozinha. Filiação: Milao Mudryk e Rosália Mudryk. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Ferraria, em Campo Largo.

Marcos Evangelista de Oliveira, 35 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Raulino Tomais de Oliveira e Maria das Neves Moraes de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.

Marcos Gabriel Sesque, 25 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Valdir Sesque e Roselange Maria Keil. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Bom Jesus, em Guaratuba.

Maria Aparecida Jeronimo Silva, 68 anos. Profissão: chefe de cozinha. Filiação: João Miguel Jeronimo e Maria da Conceição Baseli. Sepultamento ontem.

Maria Gonçalves Cavali, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Gonçalves dos Santos e Ana Fontoura dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria Izabel Ribeiro, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ferreira de Almeida e Rosa Castorina Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Maria Luíza do Nascimento, 80 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Manoel Luíza Batista e Rosa Tressoldi. Sepultamento ontem.

Nair Hoffelder, 70 anos. Profissão: costureira. Filiação: João Balduino Hoffelder e Anita Muhl Hoffelder. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Nedio Correa, 44 anos. Profissão: analista de qualidade. Filiação: Lourenço Correa e Maria Sebastiana Lima Correa. Sepultamento ontem.

Ondy Rodrigues, 79 anos. Profissão: garçom. Filiação: Fermino Rodrigues e Rosalina Lúcio Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Onezia de Paula Cruz, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião de Paula Almeida e Augusta Maria de Sousa. Sepultamento ontem.

Saulo Braz, 74 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Francisco Braz e Maria José da Conceição. Sepultamento ontem.

Siegfried Jurgen Buddemeyer, 84 anos. Profissão: empresário. Filiação: Friederich Benhard Buddemeyer e Frieda Kraemer Buddemeyer. Sepultamento ontem.

Silvanita Ferreira, 79 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Carlos Ferreira e Francisca Santos Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02.

Talita Germano Fagundes, 28 anos. Profissão: operadora de telemarketing. Filiação: Juarez Ari das Neves Fagundes e Lenir Terezinha Germano Fagundes. Sepultamento ontem.

Verolin Belao, 73 anos. Profissão: supervisor. Filiação: Walfrido Belao e Vitória Jess Belao. Sepultamento ontem.

Zilon Bertrand Camus, 69 anos. Profissão: advogado. Filiação: Soraya Camus. Sepultamento ontem.

Zoety Constância Samvais Tavares, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: David Samvais e Leocadia Didimo Samvais. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]