• Carregando...
Ary Amâncio Mathias | Arquivo da família
Ary Amâncio Mathias| Foto: Arquivo da família

Sempre com uma piada na ponta da língua, Ary Amâncio Mathias espalhava seu bom humor por onde passava. Nascido em Antonina, veio ainda criança para Curitiba, mas nunca deixou para trás o amor por sua terra natal. Na capital paranaense estudou e fez carreira como dentista. Por muitos anos espalhou e cuidou de sorrisos.

Em Curitiba, morou e estudou no Internato Paranaense, no bairro Seminário. Ficou na instituição até completar o ginásio, e então se mudou e passou a residir em uma pensão no Centro da cidade. Completou seus estudos no Colégio Novo Ateneu e, com muita dedicação, conseguiu uma das vagas para cursar odontologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Após formado, dividiu sua carreira entre o Hospital Adauto Botelho e seu consultório particular, na Galeria Tijucas. Nesta dupla jornada fez muitos amigos em virtude de seu bom humor. Ficou tão querido no hospital que em sua homenagem foi criada a AAA – Associação dos Amigos do Ary –, organização fictícia fundada por seus amigos.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Em 1998, depois que se aposentou, Ary descobriu um novo dom: a pintura. Por convite de uma amiga, iniciou as aulas de pintura no Atelier Pró-Criar. Seus quadros sempre tinham como temática a natureza; nas obras gostava de retratar as paisagens de Antonina. Apesar de sua especialidade, o quadro que mais chama a atenção é o retrato da esposa. Dava de presente aos muitos amigos todas as pinturas. “Brincava que era um artista internacional, pois um de seus quadros foi para os Estados Unidos, quando um amigo se mudou”, conta a filha Maria Helena.

Tinha uma relação muito forte com o Centro. Antes do trabalho, parava para conversar com os conhecidos e tomar seu café na Boca Maldita. Ary contava piadas mesmo quando estava em um local em que não conhecia ninguém. Foi também no Centro que conheceu sua esposa. A jovem Roselir participava de uma procissão pelo Calçadão da Rua XV, em 1947, e, para ele, foi amor à primeira vista. Descobriu que a moça era filha dos proprietários da Confeitaria Cometa, e, por insistência de Ary, conseguiram se aproximar. Namoraram escondido da família de Roselir por alguns meses, pois o relacionamento não era bem visto pelo pai da menina. Em 1953, já com o consentimento dos sogros, casaram-se. Para Ary, a esposa era uma das pessoas mais especiais do mundo e sempre tinha orgulho de falar sobre “sua alemã”, como carinhosamente a chamava.

Tiveram quatro filhos, três meninas e um menino. Outro grande orgulho da vida de Ary era ter conseguido guiar seus filhos pelo caminho da educação. Todos eles concluíram os estudos.

Em casa mantinha a mesma personalidade: era muito brincalhão e bom de conversa. Gostava de contar aos filhos as histórias dos apelidos dos moradores de Antonina. Na cidade é costume que todos tenham um apelido; e seus causos eram geralmente sobre a origem desses nomes.

Gostava de dançar ao som do bolero com Roselir. Sempre que tinham a oportunidade, arriscavam alguns passos juntos. Também era grande a alegria de estar com os netos. Quando eles nasceram, era comum vê-lo carregando as crianças no colo pelo jardim da casa.

Mantinha o bom humor também no mundo virtual. Era conhecido por seus e-mails, já que encaminhava mensagens engraçadas aos amigos e conhecidos. Passava horas em frente ao computador compartilhando os textos divertidos que recebia. Levantar o dedo mínimo na hora de segurar a xícara e o pincel era outra marca registrada.

Um câncer de próstata dificultou o fim de sua vida. Ary também tinha problemas cardíacos, o que impediu um processo cirúrgico para conter o avanço do tumor. A doença se agravou rapidamente e ele não resistiu. Ary deixa a esposa, quatro filhos, 11 netos, quatro bisnetos, um irmão e uma irmã, além de muitos amigos.

Dia 10 de abril, aos 87 anos, de câncer, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 22/04/2015

Adão Merniski dos Santos, 61 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Palminor Rodrigues dos Santos e Victória Merniski dos Santos. Sepultamento ontem.

Aguinaldo Albuquerque, 65 anos. Profissão: padeiro. Filiação: Astrogildo Margraf de Albuquerque e Eluina Gomes de Albuquerque. Sepultamento ontem.

Ana Eleones Fernandes, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Borges e Maria Borges. Sepultamento ontem.

Antônio Belao, 79 anos. Profissão: técnico em refrigeração. Filiação: Alberto Belao e Paula Belao. Sepultamento ontem.

Antônio Chaves Dias, 73 anos. Filiação: Sebastião Vieira Dias e Leonor Ribas Chaves. Sepultamento ontem.

Antônio Ferraz de Araújo, 85 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Henriqui Ferraz de Araújo e Izabel Ferraz de Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária, na Vila Monteiro Lobato, no Tatuquara.

Antônio Ivan Bastos, 71 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Joaquim Luck Bastos e Julieta Veiga Bastos. Sepultamento ontem.

Aparecida de Lima Santos, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Luiz de Lima e Francisca de Lima Vieira. Sepultamento ontem.

Aparecido Cedran Paulino, 69 anos. Profissão: caseiro. Filiação: Domingos Paulino e Maria Cedran. Sepultamento ontem.

Celso Ivaldecir Cabreira, 56 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Neracy Maria Cabreira. Sepultamento ontem.

Cleverson Ribeiro Pinto Júnior, 1 anos. Filiação: Cleverson Ribeiro Pinto e Janaina dos Santos Correa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Rio Branco do Sul, saindo de Igreja Evangélica Visão Missionária, na mesma cidade.

Daniel Alves de Carvalho, 60 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Luiz Alves de Carvalho e Anália da Rocha Farias. Sepultamento ontem.

Eliston Passaura do Prado, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Sebastião do Prado e Otília Passaura. Sepultamento ontem.

Eloina Martins Santos, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mamede José Martins e Leonor de Lima Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Elza Rinaldi Stopassoli, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Rinaldi e Italina Rinaldi. Sepultamento ontem.

Erick Willian Barbosa Aragao, 3 meses. Filiação: Wilian Diego Aragao e Carla Raissa Leal Barbosa. Sepultamento ontem.

Evaldinir Luiz Piancini, 56 anos. Profissão: corretora. Filiação: Eduardo Luiz Piancini e Hilda Muhl. Sepultamento ontem.

Genilson Augusto de Almeida, 33 anos. Profissão: soldador. Filiação: João Baptista de Almeida e Irene Maria Vagner de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária.

Guilherme José Assunção, 75 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Fostino Assunção e Laura Sales Assunção. Sepultamento ontem.

Harved João Schlenker, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Carlos Schlenker e Margarida Schlenker. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.

Hermenegildo Lucas, 88 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Augusto Lucca e Augusta Pollini. Sepultamento ontem.

José Antônio de Souza, 58 anos. Profissão: lavador de carros. Filiação: Baltazar de Souza e Divina Claudina de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

José Maria Lemes, 53 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Lemes e Nair Moisés. Sepultamento hoje.

Laura Gogola Cunha, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Gogola e Marta Gaedeski Gogola. Sepultamento ontem.

Leandra Caboclo de Oliveira, 34 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Caboclo de Oliveira e Júlia Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

Leônidas Soares da Silva, 66 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Izaultino Soares da Silva e Maria Cândida Rodrigues da Silva. Sepultamento ontem.

Lourdes Monteiro Lopes, 71 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Monteiro e Maria Taborda Monteiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Cerro Azul, saindo de residência.

Luiz Fernando Kaminski, 65 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Félix Kaminski e Nair Kaminski. Sepultamento ontem.

Maria Gomes da Silva, 67 anos. Profissão: auxiliar de cozinha. Filiação: Vitalina da Cruz de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Maria Thereza Kinast Brites, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Kinast e Geny Nakle David. Sepultamento ontem.

Maria da Luz Rosa Cavalheiro Teixeira Lima, 53 anos. Profissão: auxiliar de cozinha. Filiação: José Vidal Cavalehiro e Sebastiana Rosa Cavalheiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Maurício Gomes de Andrade, 60 anos. Profissão: professor. Filiação: Antônio Nunes de Andrade e Maria Cândida Gomes de Andrade. Sepultamento ontem.

Neuri Ortiz dos Santos Furtozo, 49 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Jocelim Ortiz dos Santos e Maria Cândida Macedo dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela 1.

Olquita Vitor de Oliveira, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Vitor de Oliveira e Carolina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Oslin Roters, 59 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Curt Roters e Zilda Roters. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Pedro Edson Padilha, 47 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ernesto Rodrigues Padilha e Rita Padilha. Sepultamento ontem.

Renato Kania, 60 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Estanislau Kania e Maria Kania. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 2.

Ronauro Ribeiro de Castro, 34 anos. Profissão: estudante. Filiação: Arli Ribeiro de Castro e Vilma Regina Hubie Mass Ribeiro de Castro. Sepultamento ontem.

Tarcisio Henrich, 70 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Arlindo Henrich e Joana Guilhermina Henrich. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Vera Lúcia Paula, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Paula e Maria da Luz Lopes Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Victor Gabriel de Souza Ribeiro Machado, 11 anos. Profissão: estudante. Filiação: Marcos Ribeiro Machado e Daiane Cristina de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo de Igreja Cristã Remanescente Primitiva, no Tatuquara.

Victória Gabardo Fernandes, 2 anos. Filiação: Willian Gabardo Fernandes e Jéssica Cristina da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo.

Willian Alves Farias, 24 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Sebastião Alves Farias Neto e Marisa do Prado. Sepultamento ontem.

Zalmen Labkowski, 1 mês. Filiação: Mendel Labkowski e Eida Labkowski. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]