• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo

A curitibana Bianca De Mio Ferraz bem que tentou resistir às alegrias da boa mesa. Depois de passar pelos tradicionais colégios Tistu e Nossa Senhora Medianeira, ingressou no curso de Engenharia Florestal da UFPR, disposta a seguir os passos do pai – Lívio – também engenheiro. Até que se viu, aos 23 anos, passaporte nas mãos, com embarque marcado para Paris e matrícula feita no conceituado Le Cordon Bleu, de alta gastronomia.

Voltou quatro anos depois, em vias de se tornar a chef Bianca De Mio, uma das mais respeitadas profissionais de gastronomia do Paraná, com nome inscrito no circuito nacional. Nunca se deixou seduzir pela fama, como atestam os que provaram de sua intimidade. Era comum, algum de seus irmãos, em viagem, se deparar com os créditos dados a ela em menus de restaurantes estrelados. Soltavam de traques a fogos. Ela se portava igual, um tipo italianíssimo, despachada, azeitada em humor e ironia, “dona de uma firmeza carinhosa”, como define a mãe, Iva De Mio, 79 anos.

Mesmo ao se transformar numa grife – com pedidos de consultorias aqui e ali – Bianca manteve por tempos uma cantina no fundo do endereço em que foi criada, na Avenida Água Verde. O local era infinitamente menor do que os espaços criados por seu antepassado famoso, o construtor João de Mio – autor de igrejas como a Santa Terezinha e a Nossa Senhora das Mercês. A escala diminuta lhe agradava. Recebia não mais de 20 pessoas por vez. Para ela, tinha de ser serviço completo: estar à mesa com tempo, comer bem e conversar.

Num desses petit comité uma amiga lhe apresentou o educador Marco Ferraz – a quem amou e foi correspondida. Tinha 36 anos e deixou Curitiba para acompanhá-lo, adotando o bairro Higienópolis, em São Paulo, como seu novo lugar no mundo. Passaram uma década juntos – pelo que se conta, a melhor de suas vidas.

Bianca cresceu numa casa com cozinha barulhenta, apinhada de tias e nonnas aptas a dar cabo das melhores receitas – sem margem de erro. Para sua tristeza, desfrutava pouco dessas refeições. Foi menina e adolescente com problemas crônicos de saúde – o que a proibia de se entregar aos melhores quitutes. Na vida adulta – contra todas as evidências – revelou-se dona de um paladar aguçadíssimo. Era um desafio à ciência. “Esta bolacha da torta está passada”, avisava, para surpresa dos que se fartavam, sem nada perceber. Quando trocou a engenharia pela cozinha, à sua volta ninguém discutiu. A gastronomia a tinha salvado de um longo inverno.

O reconhecimento veio a galope – no Capoani Caffé, do qual foi dona, ou em Brasília, onde trabalhou. Caberá aos pesquisadores de alimentação calcular as inúmeras citações a Bianca De Mio nos jornais, revistas e publicações especializadas. Difícil será calcular a extensão de seu carisma. “Como ela era? Ora, só alegria”, resume Iva, tirando das estantes os porta-retratos em que filha é sempre a feição mais radiante em meio a salas e refeitórios tomados de gente, nas muitas viagens que fez ou em meio à programação cultural da cidade – uma de suas paixões. Convidá-la para preparar um casamento ou evento era sinônimo de saber que seria mais cumprimentada que os noivos ou os anfitriões.

Uma de suas últimas fotos data de 21 de julho de 2014, com Marco, em Paris. Na imagem, oferece um brinde. Os tempos seguintes seriam de luta. Passou por um ano e oito meses de provações. Perguntava-se “por que eu?”, para em seguida voltar às raias da cordialidade, sua marca registrada. Mãe e filha ficaram 45 dias de mãos dadas – na longa vigília dos hospitais. Nesse tempo, Iva ouviu os mais belos depoimentos que poderia esperar sobre sua Bianca. “E eu que nem imaginava que era tão amada”, confidenciou, diante do banquete de palavras que os seus lhe reservaram ao fim.

A chef só aceitou remédios para conter a dor oncológica nos dois últimos dias. As declarações continuaram, apesar de seu silêncio. Os médicos asseguraram que estava ouvindo o que lhe diziam amigos e parentes. Todos eram só gratidão à mulher que lhes fez sentir figurantes de uma Festa de Babette.

Deixa marido, pai e mãe, quatro irmãos, oito sobrinhos e duas enteadas.

Dia 28 de abril, aos 46 anos, de complicações de um câncer, em São Paulo.

Lista de falecimentos

Acir Porpires da Silva, 74 anos. Filiação: Raimundo Porpires da Silva e Idalina Soares da Silveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.

Adelaide Andretta Figueiredo, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Attilio Andretta e Thereza Stocco Andretta. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal Água Verde.

Ademir Sidra dos Santos, 43 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Servino Sidra dos Santos e Idalina Mainardes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da residência.

Adilson Dionísio de Paula, 35 anos. Filiação: Antônio de Paula e Madalena Rosa de Paula. Sepultamento ontem.

Aleixo Knopik, 85 anos. Profissão: bancário. Filiação: Luiz Knopik e Anna Knopik. Sepultamento ontem.

Alesson de Deus Belém, 22 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Nelson de Matos Belém e Rosane Santana de Deus. Sepultamento ontem.

Alzemiro Almeida de Oliveira, 58 anos. Filiação: Joaquim Anselmo de Oliveira e Brazilia Almeida de Oliveira. Sepultamento ontem.

Amabila Nascimento Pupo, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Cândido do Nascimento e Rachel Ribeiro do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária, saindo da residência.

Ana Maria Vieira Furtado, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jair Vieira e Terezinha Franco Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Boqueirão.

Anildo Verlindo de Matos, 68 anos. Filiação: Atos Verlindo de Matos e Maria Erminia de Jesus. Sepultamento ontem.

Arnaldo Florêncio Dias, 67 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Domingues Tales de Abreu e Ana Florêncio Dias. Sepultamento ontem.

Bernardir de Fátima Soares, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gerson Galvão Pinheiro e Maria Aparecida Ribeiro Pinheiro. Sepultamento ontem.

Carlos Mário Marucco, 69 anos. Profissão: corretor. Filiação: Mário Bettega Marucco e Arlette Marucco. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela da Luz.

Celso Marcelo da Silva Rocha, 45 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Antônio Celso da Silva Rocha e Eunice da Silva Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo da capela da Paróquia São Rafael, no CIC.

Donizete Lopes, 52 anos. Profissão: padeiro. Filiação: Sebastião Santiago Lopes e Lourdes de Souza Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Fortunato Destro, 87 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Angelino Destro e Filomena Turcato. Sepultamento ontem.

Francisca Falcão da Luz, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Falcão e Josephina Falcão. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Francisco Joventino dos Santos, 49 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Manoel Joventino dos Santos e Maurina Teresa dos Santos. Sepultamento no dia 25 de julho (segunda-feira), às 17h, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Paroquial Abranches.

Gabriel Antônio Henke Neiva de Lima, 83 anos. Profissão: administrador. Filiação: Moacyr Muller Neiva de Lima e Antonietta Henke Neiva de Lima. Sepultamento ontem.

Ironilde do Amaral Almeida, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Anatalicio Antônio do Amaral e Vidalvina Ramos do Amaral. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da residência.

Isabel Barbosa Braga, 55 anos. Profissão: auxiliar de cozinha. Filiação: Joaquim Barbosa Lima e Orlanda Miguel Lima. Sepultamento ontem.

Jomar Ribeiro dos Santos, 43 anos. Filiação: Lourival Boava dos Santos e Vera Soares Ribeiro. Sepultamento ontem.

Josefa Dorcelina da Silva, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cândido Leão de Sousa e Dorcelina Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Julieta Farinhaque Kachuba, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Theodoro Farinhaque e Júlia Farinhaque. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 02.

Júlio Borges da Silveira, 86 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Juvenal Borges da Silveira e Cassiana Nunes Moreira. Sepultamento ontem.

Lourdes Simon Paz, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Felipe Simon e Carmelina de Freitas Palma. Sepultamento ontem.

Luan Maciel Borba, 20 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Cleverson Macedo Borba e Márcia Maciel. Sepultamento ontem.

Luiz Donizeti Vieira, 49 anos. Profissão: pintor. Filiação: Constantino Vieira e Maria Aparecida Vieira. Sepultamento ontem.

Madalena Lemes da Silva, 50 anos. Profissão: vendedora. Filiação: João Lemes da Silva e Luzia dos Santos Silva. Sepultamento ontem.

Marci Ailett Caneparo, 81 anos. Profissão: secretária. Filiação: Eloi Caralpe e Zulmira Caralpe. Sepultamento ontem.

Maria Abreu de Souza, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Antônio de Abreu e Serafina de Abreu. Sepultamento ontem.

Maria Izabel de Andrade de Souza, 51 anos. Profissão: empresária. Filiação: Floresval Vieira de Andrade e Rosa Rogal de Andrade. Sepultamento ontem.

Maria Lúcia de Melo, 80 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Manoel João Batista e Ana Habitzreiter Batista. Sepultamento ontem.

Maria Olga Torrens, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Schlachta e Ianina Schlachta. Sepultamento ontem.

Maria Silva Anacleto, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Luiz da Silva e Guilhermina Clarinda de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de Santa Felicidade.

Marlene Alves Ferreira, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Alves Moreira e Geracina Alves Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da capela mortuária do local.

Mercedes Cela Martelli, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marcelino Cela e Albina Cela. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela da Igreja Maria Mãe dos Migrantes, em Ji-Paraná (RO).

Moacir Fernandes, 44 anos. Profissão: motorista. Filiação: Valdomiro Vidal Fernandes e Carolina Fernandes. Sepultamento ontem.

Nelson Munhoz, 69 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Munhoz Filho e Manoela Estevam. Sepultamento ontem.

Olga Alves Stucchi, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Alves e Maria Galasini. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária da Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro Boqueirão.

Otacílio Mariano, 79 anos. Profissão: militar. Filiação: José Mariano Valente e Delfina Afonsa da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da capela mortuária do local.

Ozoni dos Anjos de Lima, 65 anos. Profissão: técnico em telecomunicações. Filiação: José de Lima e Catarina Ferreira de Lima. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Turquesa.

Pedro Cortes, 94 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Pedro Antônio Cortes e Julina Delfina de Castro. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Esmeralda.

Renato Reginaldo Tortato, 76 anos. Profissão: analista de transportes. Filiação: Fausto Tortato e Maria Tortato. Sepultamento ontem.

Renato da Rocha Monteiro, 2 meses. Filiação: Jackson Wesley Monteiro da Silva e Cristiane da Rocha Simões. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Igreja Metodista de Guaratinguetá (SP).

Sebastiana Eva Alves, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Raimundo Alves da Conceição e Ernestina Ferreira da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Campo Magro.

Zoraide dos Santos, 56 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Diomar Roque dos Santos e Inácia Pereira dos Santos. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]