• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Carlos Martins trabalhou muito e nunca reclamou disso. O motivo? O fotógrafo era apaixonado por cada detalhe da profissão. Nascido em 21 de outubro de 1950, em Rolândia, no Norte do Paraná, ele se mudou com os pais para Cianorte, no Noroeste , quando ainda era criança. Lá, o segundo dos nove filhos de dona Gessy e seu Antônio Martins decidiu procurar trabalho para ajudar a família. E foi assim que conheceu e se encantou com a fotografia.

No início, ele trabalhava junto com o irmão mais velho, Francisco Martins Neto, também fotógrafo. Em 1967, os dois começaram como aprendizes no Studio Fotolândia, ainda na cidade do Noroeste. Carlos se mudou para Curitiba em 1970 e foi trabalhar na loja “Foto Okamoto”. No ano seguinte foi para o laboratório fotográfico da Paranacolor e aí o gosto pela arte de fotografar só aumentou. “Ele se encantou pela técnica, dizia que era fantástico ver a foto aparecendo na sua frente”, conta a sobrinha Natália Martins.

A partir daí não tinha jeito. Carlos se deu conta de que a fotografia tinha vindo para ficar na sua vida. Trabalhou em parceria com o fotógrafo Mário Ichikawa e com o irmão Francisco antes de abrir o próprio estúdio, em 1980, no Clube Curitibano. O local tinha tudo a ver com seu estilo de trabalho: enquanto os colegas escolheram a fotografia cotidiana e a publicitária, Carlos tomou gosto por registrar eventos. No clube, fazia imagens dos bailes que aconteciam e montava a revista com as fotos das debutantes. Três anos depois, migrou para um estúdio próprio, Rua Vicente Machado, onde permaneceu por 27 anos.

No negócio próprio, ele se especializou, além dos eventos, em montagem de portfólios e ensaios pessoais. Ganhou muita visibilidade em uma época em que a fotografia digital ainda era uma realidade distante. “O trabalho dele era impecável. As pessoas o procuravam porque queriam se sentir profissionais, mesmo que o ensaio fosse para elas guardarem para si mesmas”, conta Natália. A sobrinha ressalta ainda que ele tinha como marca registrada o uso do fundo preto, no qual a luz deve ser trabalhada com mais cuidado para evitar erros.

O trabalho com as festas tinha seus altos e baixos. Teve a chance de participar de grandes eventos e fotografar celebridades, mas também tinha uma rotina cansativa, devido aos horários. Por isso, sempre contou com o apoio da família – tanto do lado do irmão e da sobrinha – também fotógrafos –, quanto da esposa, Dione.

A história de amor começou em 1972, de um jeito simples. Um dia, ele foi até a farmácia onde Dione trabalhava e se encantou pela atendente. Não perdeu tempo: esperou ela terminar o trabalho e perguntou se poderia acompanhá-la até em casa. Depois de nove meses, já estavam casados. Tempos depois, começaram a construir uma família. Tiveram três filhos: Marcelo, Raquel e Alexandre.

A sobrinha Natália foi a que mais se interessou por fotografia. Ela conta que teve a sorte de aprender quase tudo que o tio pôde passar. “Ele me ensinou demais, tudo que ele ia lembrando, me falava. Por mais famoso que ele fosse, nunca se colocou num lugar inatingível, nem se achava mais por isso. Gostava de ensinar, de se aproximar”, comenta. Para ela, essa foi a chave para o sucesso do tio, que conseguia descontrair até os mais tímidos nos ensaios e nos eventos tinha a capacidade de envolver e capturar a espontaneidade das pessoas em grandes momentos.

Na noite de 25 de outubro, Carlos sofreu uma cardiomiopatia dilatada enquanto dormia e faleceu. Deixa esposa, três filhos, uma neta, oito irmãos, 12 sobrinhos e o cachorrinho Tico, seu grande amigo.

Dia 25 de outubro, aos 66 anos, devido a uma cardiomiopatia dilatada, em Curitiba.

Lista de falecimentos

Adão Luiz dos Santos, 50 anos. Profissão: estofador. Filiação: Aroldo Ferreira dos Santos e Maria de Lourdes da Silva Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Alzira Munhoz da Silva, 77 anos. Filiação: Sebastião Munhoz e Conceição Cândido Munhoz. Sepultamento ontem.

Anísia Rocha de Lima, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Euclides Leandro Rocha e Eduvirges Maruiski Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Aparecida Ariete Wacherski, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Floriano Wacherski e Maria Belinda Wacherski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo da residência.

Cláudio Sgaraboto, 56 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Orlando Sgaraboto e Ana Antônia Gregório Sgaraboto. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo de local a ser designado.

Dante Bianco, 92 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: José Félix Maria Bianco e Emília Bianco. Sepultamento ontem.

Eduardo Brum Antônio, 41 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Pedro Otacílio Antônio e Maria Trindade Brum Antônio. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Eleuther de Alencar Guimarães Vianna, 90 anos. Profissão: designer. Filiação: João Rodrigues Vianna e Erina Alencar Guimarães Vianna. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 03.

Eloyr de George, 81 anos. Filiação: Paulo de George e Herondina de George. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Felipe Antunes de Oliveira, 22 anos. Profissão: pintor. Filiação: Joanito Mendes de Oliveira e Valdelice Antunes de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Ângelo, em Campo Largo, saindo da Igreja Liberdade, na mesma cidade.

Florisnaldo Gonçalves dos Santos, 45 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antenor Gonçalves dos Santos e Jurema Gonçalves dos Santos. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo de Capela Municipal de Pinhais.

Giancarlo Pareschi, 91 anos. Filiação: Gaetano Pareschi e Anita Gaiani. Sepultamento ontem.

Inêz Bertolla, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dorival Bertolla e Terezinha Melo Bertolla. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.

Iracema Antônia Pessatto Dela Betta, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Pessatto e Ângela Sperandio Tonin. Sepultamento ontem.

Jheniffer Emanuely de Moraes Duarte, 11 anos. Filiação: Cleverson Aurélio Duarte e Suelen Cristina de Moraes Gonçalves. Sepultamento ontem.

Joanita Antônia Chiminacio, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Chiminacio e Francisca Chiminacio. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo do mesmo local.

João Ariel Dea, 59 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Marcos Jacob Dea e Ezilda Amaro da Luz Dea. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Ângelo, em Campo Largo, saindo da Capela Municipal de Campo Largo.

José Coelho de Oliveira, 86 anos. Profissão: advogado. Filiação: Álvaro Cerqueira de Oliveira e Esmeralda Coelho de Oliveira. Sepultamento ontem.

Júlio César Ferreira, 39 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Rosi Conceição Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja Assembleia de Deus do bairro Tarumã.

Lorene Godinho Walski, 28 anos. Profissão: secretária. Filiação: Larry Caetano Walski e Marcina Regia Godinho Walski. Sepultamento ontem.

Mário Alfredo João Schmidt, 78 anos. Profissão: empresário. Filiação: Alfredo Schmidt e Cecília Schmidt. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Luterano de Pomerode (SC).

Marlene das Graças Pereira, 64 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Ibraim da Silva Oliveira e Belanizia da Silva Oliveira. Sepultamento ontem.

Michael Willian da Rocha Ramos, 30 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Amarildo da Luz Ramos e Marli da Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério da Colônia Murici, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Memorial da Vida, na mesma cidade.

Nair Ferreira da Fonseca Figueiredo, 81 anos. Filiação: Miguel Fonseca e Bermira Ferreira. Sepultamento ontem.

Nelcino Mazzo Sobrinho, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Mariano Mazzo e Maria Buzana Mazzo. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Santa Terezinha, no bairro Sítio Cercado.

Orlando de Freitas Santos Filho, 71 anos. Filiação: Orlando de Freitas Santos e Maria Cândida Freitas Santos. Sepultamento ontem.

Rafael Bruno Beraldin Martins, 36 anos. Profissão: escriturário. Filiação: Gilson Antônio Martins e Adiles Santina Beraldin Martins. Sepultamento ontem.

Reimar Schneider, 81 anos. Profissão: dentista. Filiação: Ricardo Schneider e Alice Schneider. Sepultamento ontem.

Sandra Lúcia de Moraes Camilotti, 65 anos. Profissão: salgadeiro. Filiação: Benedito de Moraes e Maria Eunice Machado Moraes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Silide del Sole, 91 anos. Filiação: Luiz Campana e Ida Callegari. Sepultamento ontem.

Tereza Dmenjon Borges, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Ribeiro Dmenjon e Silveria Teodora da Luz. Sepultamento ontem.

Zuleika Pastorello Tavares, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Florindo Pastorello e Antônia Metzker Pastorello. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]