• Carregando...
Ceres trabalhou na educação de crianças com sequelas de paralisia infantil | Arquivo da família/
Ceres trabalhou na educação de crianças com sequelas de paralisia infantil| Foto: Arquivo da família/

Diferente do pai, Salvador de Ferrante, Ceres de Ferrante não foi picada pela gana de fazer teatro. Como uma espécie de compensação, veias artísticas diferentes se manifestaram na mulher independente e objetiva, que ao longo de seus 88 anos de vida formou um currículo denso que incluía literatura e estudos para desenvolver a educação na primeira infância.

Ceres dividiu a dedicação em diferentes frentes e em todas elas conseguiu papel de destaque pela excelência que cobrava de si mesma. Lutou para que o trabalho da família e em especial do pai, patrono do teatro amador do Paraná e nome do pequeno auditório do Teatro Guaíra, o Guairinha, não fosse esquecido pelas futuras gerações. Agia como porta-voz da atuação pioneira dele no estado.

O ofício da literatura lhe rendeu cadeiras na Academia Feminina de Letras do Paraná e na Academia Paranaense de Poesia. Por sua obra, é possível perceber que a inspiração vinha de lugares distintos dentro de um mesmo eu. As crônicas afloravam o amor por Curitiba – da Praça Osório ao famoso ônibus “vermelhão” – e seu bom humor, que arrancava risadas dos presentes até na mais carrancuda das reuniões. Já na poesia o tom era mais melancólico e retratava de forma crítica as mazelas da sociedade.

O nome “De Ferrante” está espalhado pelo estado batizando instituições. Ceres de Ferrante, além de poetisa e professora, é uma escola municipal de ensino fundamental em Foz do Iguaçu (PR). A homenagem é resultado do trabalho na área educacional, com destaque para o aperfeiçoamento do ensino na pré-escola e para a organização da primeira escola especial no atendimento de crianças com sequelas de paralisia infantil do Paraná.

Foi influência na formação de uma geração de professoras do magistério por participar da coordenação pedagógica de várias escolas. Alunas do magistério eram enviadas para assistir as aulas que dava para as crianças a fim de observar seu método. Essa presença no crescimento de outras mulheres ganhou força nos últimos 40 anos de sua vida, quando passou a ser atuante no Centro Paranaense Feminino de Cultura.

Ao lado da presidente da instituição e grande amiga, Chloris Casagrande Justen, atuou como vice-presidente e participou da criação de uma programação semanal para as associadas e participantes, além de ajudar na organização da nova sede. O Centro, criado em 1933, busca o fomento da atividade cultural autônoma da mulher. Perfeccionista e crítica, exigia das envolvidas nesse trabalho a mesma dedicação aplicada por ela todos os dias.

Em uma de suas poesias, Ceres revela sua mais profunda parceria, que durou até sua morte, em dezembro do ano passado: “E vamos as duas velhas companheiras contando histórias e destilando contos (...) Mas que importa se estivermos juntas, eu e tu, eterna poesia”.

--------

Lista de falecimentos de 05/08/2017

Alderico Zadurski, 74 anos. Profissão: motorista. Filiação: Boleslau Zadurski e Durvalina Zadurski. Sepultamento ontem.

Alice Dutra Gallerani, 83 anos. Profissão: professor. Filiação: Theotonio Dutra e Maria das Dores Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Antônio Acir da Silva, 85 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Ildefonso da Silva Lisboa e Maria Ribeiro Lisboa. Sepultamento ontem.

Antônio Lineu Butkoski, 78 anos. Filiação: Leonardo Butkoski e Rosa Vidal Butkoski. Sepultamento ontem.

Benilda Aparecida dos Santos, 46 anos. Profissão: operador. Filiação: Sebastião Neves dos Santos e Elena Kozak. Sepultamento ontem.

Carmélia Pinton de Souza, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Atilio Pinton e Tereza Rosseto. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Frei Miguel, no bairro CIC.

Catarina da Luz Pacheco, 58 anos. Profissão: técnico em contabilidade. Filiação: Guaraci B. Marinho e Amazilda da C. Marinho. Sepultamento ontem.

Dario Jhon Carvalho da Cruz, 33 anos. Filiação: Joaquim Carvalho da Cruz e Maria Aparecida Augusto Carvalho da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 02 do mesmo cemitério.

Edeltudes Benicio Coelho, 64 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: José Benicio Filho e Olira Benicio Coelho. Sepultamento ontem.

Enzo Fabiano Camargo Gonçalves. Filiação: Juliano Gonçalves Machado e Bruna Camargo Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Guilherme José Pedroso de Moraes, 39 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Maria Pedroso de Moraes e Denise Fátima Gonçalves Pedroso de Moraes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Diamond Vip Room.

Helena Sumyk Segalla, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jan Sumyk e Maria Sumyk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela 02 do mesmo cemitério.

Hélio Fernandes, 72 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Francisco Fernandes e Francisca Pinheiro Maciel. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela São Rafael, na Santa Helena, no bairro CIC.

Isac dos Reis Coelho, 61 anos. Filiação: João dos Reis Coelho e Maria dos Reis Coelho. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo de Igreja Presbiteriana, na Av. Silva Jardim, 4155, no bairro Seminário.

Jandira Suardi Bertipalha, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Suardi e Silveria Bascio. Sepultamento ontem.

Jorge Wiegand Alves da Conceição, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dalvir Alves da Conceição e Ingelore Wiegand Alves da Conceição. Sepultamento ontem.

José Darci Gonçalves de Lima, 57 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Ana Gonçalves de Lima. Sepultamento ontem.

Josmar Alves da Cruz, 50 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Alves da Cruz e Guilhermina Alves Cardozo. Sepultamento ontem.

Leocádio das Chagas Moura, 79 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Manoel de Moura e Darci das Chagas Moura. Sepultamento ontem.

Lequeria Zdrojewski, 85 anos. Filiação: Franscisco Kossar e Sophia Regi. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da 1.ª Igreja do Evangelho Quadrangular, na R. Alberto Foloni, 143, no bairro Juvevê.

Lucas José Moreira Toniolo, 34 anos. Profissão: estudante. Filiação: Lenine Toniolo e Dariacy Helena Moreira Toniolo. Sepultamento ontem.

Luís César Galerane, 71 anos. Profissão: administrador de empresas. Filiação: Adelino Galerane e Benedita Boberg Galerane. Sepultamento ontem.

Maria Augusta Bernardo Gomes, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Bernardo da Silva e Antônia Alexandrina da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande, saindo do mesmo cemitério.

Maria Dias da Penha, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gandecio Dias da Silva e Carolina Dias da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Anjo da Guarda, em Almirante Tamandaré (PR).

Maria Helena Correa de Oliveira Magaton, 55 anos. Filiação: José de Oliveira e Nely Correa de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Ângelo, em Campo Largo, saindo do Cemitério Municipal de Campo Largo.

Maria da Conceição Ramos Velozo, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Braz Monteiro Ramos e Maria Luíza Valentim Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, em Curitiba, saindo do mesmo cemitério.

Miguel Vitor Cardoso da Costa Neto, 80 anos. Profissão: advogado. Filiação: Dermeval Altino da Costa e Maria do Carmo da Cunha. Sepultamento ontem.

Milede Manoel Neto, 48 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: João Tales de Lara Manoel e Carmem Lúcia Manoel. Sepultamento ontem.

Nadir Demarche Winkert, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ernesto Demarche e Helena Demarche. Sepultamento ontem.

Nair de Borda Duarte, 90 anos. Filiação: Elpidio Perira de Borda e Emília Freitas de Borda. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo do Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Neusa Passos Godoy, 76 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Pedro de Abreu Passos e Diamantina Rosa de Abreu Passos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Igreja Metodista, em Jaguapitã (PR).

Pedro Moreira Coutinho, 61 anos. Profissão: militar. Filiação: Antônio Moreira Coutinho e Lucinda Moreira Coutinho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela da Associação Vila Militar, em Curitiba.

Severino Jordão da Silva, 90 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Jordão Moisés da Silva e Severina Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Sidney Pinto, 82 anos. Profissão: empresário. Filiação: Moyses Pinto e Deolinda Assunpcao Pinto. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Grande Loja do Paraná, na Rua Brigadeiro Franco, 4173, no bairro Rebouças.

Valdir da Rocha, 66 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Valdemar da Rocha e Maria Espíndola da Rocha. Sepultamento hoje, Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal Água Verde - capela 01.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]