• Carregando...
 | Arquivo pessoal
| Foto: Arquivo pessoal

Ao abrir a porta do apartamento do Centro de Curitiba, o barulho do sino pendurado atrás da porta é uma da tantas lembranças das histórias que Clara Iosef foi protagonista. O passado e o presente conviviam bem na sala enorme, de móveis antigos e cheiro amadeirado, que serve de vitrine para pequenos objetos e fotos. Foram 24 anos antes de entregar o imóvel para o uso comercial. Clara já estava calejada com as despedidas.

A primeira foi no dia que recebeu a noticia que a Segunda Guerra Mundial era uma certeza. Casada com Pascal Iosef, precisou esquecer das lembranças felizes da vida na pequena cidade de Botosani, na Romênia, para empreender a fuga com marido pelas montanhas. Clara estava grávida de seis meses. O casal dormiu em trens, caminhou quilômetros e encontrou soldados ingleses que o fizeram retornar à Romênia. Na segunda tentativa, finalmente, Clara e Pascal conseguiram chegar à Itália.

As más lembranças das mazelas da guerra nunca motivaram Clara a voltar ao país natal. Contava com tristeza das vezes que apanhou dos “camisas verdes” – movimento que surgiu junto com o nazismo – durante as perseguições em saídas de festas e bailes.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Alguns meses depois de chegar à Itália, viu o restante da família se reunir a eles e a Maurício, nascido em solo italiano. As fugas, porém, não tinham cessado. Dois anos depois, um ano após o fim da guerra, em 1946, precisou aportar no Chipre. A família viveu em barracões até conseguir seguir para Israel. Clara se arriscou muitas vezes. Passou por tubulações de ar para escapar dos soldados ingleses e conseguir comida para todos.

Somente quando conseguiram chegar ao território israelita, Clara conseguiu viver com um pouco de paz. Lá, nasceu Henia. Sete anos depois e com dois filhos, Clara e Pascal precisaram de mais um carimbo no passaporte. A ideia era ir para o Canadá, pois o restante da família estava lá , Mas a cota de imigração não permitiu. Optaram por São Paulo. Pascal veio sozinho para o Brasil, abriu uma loja, e meses depois mandou as passagens.

O terceiro filho, Hercílio, nasceu em solo brasileiro. Aos seis meses de gestação, Clara estava limpando a escada de casa quando escorregou e caiu. Além de prematuro, Hercílio nasceu com paralisia cerebral. Dois anos depois, em 1956, o primogênito Maurício morreu aos 11 anos, de causa desconhecida.

Com o objetivo de buscar a cura para o filho caçula, em 1962, todos foram para o Canadá. Sem novidades, os médicos orientaram o retorno ao Brasil. Optaram por não voltar para São Paulo e foram para Belo Horizonte. Hercílio passou por cirurgias e conseguiu andar. Para orgulho da mãe, ele se formou em Psicologia. Adorava futebol e morou com a mãe até 2012, quando faleceu.

A família chegou em Curitiba em 1969. Entre as histórias contadas das dificuldades com o idioma, Henia recorda-se da mãe lembrando do sufoco até conseguir aprender o português. A família ria muito quando Clara contava da vez que precisou comprar manteiga na mercearia. Chegou e pediu ao vendedor que queria “meio burro, por favor”. A resposta atravessada foi que nem burro, nem inteiro e nem pela metade era vendido naquele estabelecimento. Sem saber a palavra certa, Clara pediu a manteiga em italiano, que é “burro”.

Era doce, obstinada, quase teimosa, conta a filha Henia. Até os 90 anos, saia de casa para fazer compras; e aceitava todos os convites para passeios. “Ela era uma típica idishe mama, que significa mãe judia, fervorosa”, conta a filha. Era a dona de casa que adorava cozinhar. Fazia todo mundo se alimentar e sempre achava que os convidados sempre comiam pouco.

Dos pequenos objetos deixados, a filha destaca o relógio de Pascal, que Clara usava no pulso desde que ficou viúva; e a aliança do casal unida em um belo anel, com o qual Henia foi presenteada há algum tempo. Para a família, Clara Z”L – como traz a grafia em iídiche, que significa Zichroná Lebracha – fez com que “seu nome seja lembrado como uma bênção”. Deixa uma filha, três netos e duas bisnetas.

Dia 13 de abril, aos 95 anos, de infecção generalizada, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 23/04/2015

Adelina Prestes Gomes, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nocir Gomes Pinto e Adair Prestes Gomes. Sepultamento ontem.

Anderson Romulo Bondaruk, 55 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Valdomiro Bondaruk e Maria de Lourdes Benetti Bondaruk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 3.

Ângelo Teixeira da Silva, 68 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Luiz Teixeira da Silva e Maria Dorada da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo de residência.

Antônio Tocha, 75 anos. Filiação: Aleixo Tocha e Vitória Tocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo de residência.

Arlete Vieira, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Vieira e Aline Neves Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela São Miguel.

Arnaldo Venske, 62 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Arnoldo Venske e Ignes Venske. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.

Augusto Rodrigues Lacerda dos Santos, 1 dia. Filiação: Ângelo Augusto Lacerda dos Santos e Giseli Rodrigues Lacerda dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir.

Benigno Alves Fernandes, 85 anos. Filiação: Joaquim Alves de Freitas e Maria Fernandes da Silva. Sepultamento ontem.

Carlos Torrabo, 78 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Torrabo e Antônia Birne. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Associação de Bairros Tarumã.

Claudete Narcizo Saar, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Narcizo Bueno e Olivia Palhare Narcizo. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo do Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Dilson Gomes da Silva, 51 anos. Profissão: motorista. Filiação: Ermiro Gomes da Silva e Ester Maria da C. Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Elvira Cordeiro, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Cordeiro e Ophelia Cordeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela da Luz.

Euclides Moreira de Lima, 69 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Sebastião Franco de Lima e Cecília Moreira de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 2.

Everton Mocelin Lepeke, 26 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Ademir Lepeke e Claudinea Mocelin. Sepultamento ontem.

Francisco Pereira da Silva, 62 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio Pereira da Silva e Quitéria Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

Gabriel Rodrigues de Oliveira, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: Jonas Ramos de Oliveira e Roseli Barbosa Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos.

Gerson Henrique Gerken, 76 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Henrique Gerken e Inês Gerken. Sepultamento ontem.

Gerson Lúcio de Oliveira, 39 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Jesuína Lúcia de Oliveira. Sepultamento ontem.

Guilherme Rodrigues de Oliveira, 19 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Mário Rodrigues de Oliveira e Palmira Codognoto de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de São Marcos.

Idalha Joana de Oliveira, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Joaquim Xavier e Joana Firmina da Conceição. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Bom Jesus, em São Mateus do Sul.

João Maria de Paula, 87 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Antônio Carlos de Paula e Olinda de Araújo Farias. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária do Tatuquara.

Leoni Marques Tomaz, 67 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Pedro Marques e Odete Marques. Sepultamento ontem.

Levy Stern Kroos Charles, 3 dias. Filiação: Anthiocus Charles e Hermite Joseph Germeus. Sepultamento sexta-feira, 24 de abril, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Márcia Bello Costa Rosa, 23 anos. Profissão: estudante. Filiação: Antônio Costa Rosa e Arialba Bello de Andrade Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Maria Pires de Andrade, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Pires Pereira e Francisca Maria da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Maria Sebastiana Kania, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vergilio de Vietro e Maria de Lourdes Pereira de Vietro. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela número 1.

Marisa Edith Alberge Bedene, 75 anos. Profissão: recepcionista. Filiação: Antônio Bedene Netto e Elza Alberge Bedene. Sepultamento ontem.

Mauro Alxandre Schmitz, 23 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Pedro Vilson Schmitz e Maria Leonor de Castro Schmitz. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Associação do Bairro Weisópolis, em Pinhais.

Nadir Chibinski da Silva, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Rubens Chibinski e Oswaldina Chaves Chibinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Nair Valéria Pereira, 68 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: João Filakouski e Maria Cheminski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 2.

Newton César Alves Araújo, 46 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Milton Alves de Araújo e Dilacir Cesarina de Araújo. Sepultamento ontem.

Nicole Cristine dos Santos Guimarães, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Márcio Rogério Guimarães e Sílvia Cristina dos Santos. Sepultamento ontem.

Niva Khury, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Saboia Netto e Cloracil Ferreira Saboia. Sepultamento ontem.

Ramon Carneiro Brandão, 21 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Marcelo da Silva Falcão Brandão e Marilda Carneiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

Riade Kadri, 59 anos. Filiação: Abdulatif Kadri e Ickram Dib Kadri. Sepultamento ontem.

Rosimar Pinheiro de Oliveira, 50 anos. Filiação: Maria do Carmo Pinheiro de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Santo André, em São Paulo.

Sinosmar Alves de Araújo, 52 anos. Filiação: Antônio Manoel Bispo e Estelita Alves de Araújo. Sepultamento ontem.

Sofia Kosciuk, 79 anos. Profissão: doméstica. Filiação: João Kosciuk e Francisca Bianiszeuski. Sepultamento ontem.

Takayuki Shibuya, 85 anos. Profissão: empresário. Filiação: Jiro Shibuya e Mitsuku Shibuya. Sepultamento ontem.

Valdomiro da Silva, 85 anos. Filiação: Alziro Manoel da Silva e Ermilina Gonçalves Delgado. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]