• Carregando...
Daiane Aparecida de Souza | Divulgação/Fabiely Sokolowski
Daiane Aparecida de Souza| Foto: Divulgação/Fabiely Sokolowski

Dos 16 anos vividos por Daiane Aparecida de Souza, 14 deles ela passou dentro de um hospital. A adolescente nasceu com o coração invertido. Tinha o mesmo problema em outros órgãos. A doença grave foi descoberta precocemente, aos 4 meses. Submeteu-se a seguidas cirurgias, mas elas não trouxeram a solução tão esperada pela família de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. “Ela cresceu no hospital e sabia da verdade; talvez por isso nunca tivemos medo da morte”, conta Gislaine, mãe da menina.

A vida não foi fácil, mas o sorriso constante de Daiane ajudou a esquecer da doença e dos prognósticos desfavoráveis. A luta pela vida teve início poucos dias após o nascimento. Ela veio ao mundo com 2,6 quilos, mas com cinco dias de vida já estava com cinco. O inchaço foi um alerta, indica a mãe. Foram dois anos de internação na Unidade de Terapia Intensivo (UTI) do Hospital Pequeno Príncipe.

“Eu fui uma das primeiras mães com acesso livre ao hospital”, lembra-se Gislaine. Ela não arredou pé do lado da filha durante os anos de internação. A família e a equipe de médicos e colaboradores tentavam manter a rotina de Daiane como de uma criança fora do hospital. Estudou regularmente, leu os muitos livros recebidos de presente e brincou de boneca. Atualmente os pacotes que mais gostava de abir eram aqueles com maquiagem e roupas da moda.

Chegou a ser crismada dentro da UTI. Esperta, falante e com muitos amigos, chegou a dar aulas para os residentes sobre o seu caso. Se deixassem, passava o dia conversando com um e com outro que encontrava nos corredores. Recebia o carinho dos profissionais que a atendiam 24 horas por dia; eram seus verdadeiros amigos.

Festa de 15 anos de DaianeArquivo da família

Daiane teve tudo, dentro das possibilidades, recorda a mãe. “Estive sempre ao lado dela; e fiz todas as vontades”. Certo dia, ela disse que queria ser atriz. “Fomos atrás daquele sonho”. Ao participar do programa da Ana Maria Braga, a menina recebeu o convite para participar de uma cena de Malhação. Em 2012, mãe e filha passaram três dias no Projac, da Rede Globo, no Rio de Janeiro. “Foi a realização do sonho.” A mãe conta que aquele também foi o ano em que Daiane venceu um concurso de redação no Colégio da Polícia Militar, local onde estudava quando era possível. O ano de 2014 foi passado em casa. A adolescente teve uma festa de 15 anos, na Associação do Boticário, com centenas de pessoas presentes.

Popular, tinha milhares de fãs na página do Facebook Sorriso de Menina. As amigas da escola foram as responsáveis por colocar no ar o conteúdo que mostrava o dia-a-dia de Daiane, a evolução do caso e os eventos que a menina participava. Ela acompanha tudo diariamente, curtia e postava. “Ficava brava quando não publicava nada”, diz Gislaine. Em maio deste ano, concretizou outro de seus poucos sonhos. Esteve na “Cidade Maravilhosa” para conhecer o Cristo Redentor e fazer todos os passeios turísticos no Rio de Janeiro.

Mantinha com a mãe uma cumplicidade de amiga. Foram muitas horas passadas juntas. Gislaine lembra-se de que saiu do lado da filha somente para o nascimento dos outros quatro filhos: Leandro, de 10 anos, Leonardo, de 6, Lucas, de 3, e Luigi, de apenas quatro meses.

Foram poucas as vezes que Daiane saiu do hospital e pode usufruir do aconchego de sua casa. Quando o fazia, três coisas a deixavam mais feliz: cozinhar para a família – a batata suíça era a sua especialidade –, ir para a escola e brincar com os irmãos. Frequentava o 8.º ano no Colégio da Polícia Militar do Paraná. Era independente e vivia intensamente. A mãe ensinou que ela tinha de aproveitar um dia de cada vez; como se fosse o último. A morte não era tabu para a família católica.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Entre as histórias marcantes, a mãe destaca a última cirurgia, que foi feita há quatro anos. “Foi a mais emocionante”. Gislaine tinha recebido a informação de que a intervenção deveria durar cerca de sete horas. Estendeu-se para 13 horas, sendo duas horas com um quadro hemorrágico. A menina precisou de 25 bolsas de sangue. Os médicos avisaram que Daiane não iria resistir. “Quando entrei na UTI, às 23 horas, os órgãos estavam parando. Fiquei ao lado dela e fiz uma oração. Às 24 horas, ela voltou. Tiraram os aparelhos às 6 horas da manhã seguinte. Às 8, Daiane estava falando e às 10 horas já estava comendo”. Situações como essa mostravam a força de vontade da adolescente.“Viver é fácil, os adultos é que complicam tudo”, dizia ela recorrentemente. Para a mãe, a menina veio para ensinar muita gente.

Outro fato marcante foi o nascimento do irmão caçula. Luigi foi um presente para Daiane, pois nasceu no dia do aniversário da irmã, em 2 de fevereiro, mesmo estando previsto para 2 de março. Ela amava os irmãos e cuidava deles com os olhos de irmã mais velha. Tinha uma relação especial com Luigi. No ano passado, Gislaine sonhou que estava grávida e que Daiane sofria de leucemia. O nascimento do irmão iria salvá-la. “Quando acordei e contei do sonho estranho, Daiane sorriu e disse que o bebê era bem-vindo, mas a doença não”.

No dia 12 de junho, a direção do Hospital Pequeno Príncipe fez algo inédito: liberou totalmente a ala da cardiologia para que Daiane recebesse visitas. Ela pôde se despedir de todas as pessoas que amava. “Eu morri por dentro com a partida da minha filha, mas parei de chorar. Estou confortada. A dor que ela sentia na carne, eu sentia na alma”, conta a mãe ao relembrar do dia em que acolheu a filha nos braços pela última vez. “Hoje, ela é um anjo”. Deixa os pais Laurito e Gislaine Aparecida, os quatro irmãos e muitos amigos.

Dia 14 de junho, aos 16 anos, de insuficiência cardíaca, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 29/06/2015

Amélia Prado, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Prado de Oliveira e Ângela Gonçalves de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da Capela Municipal.

André Martins, 46 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Pedro Martins e Senhorinha Martins. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Andrelino Alves de Lima, 78 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Manoel Alves de Lima e Donaria Pereira Lima. Sepultamento ontem.

Antônio Marcos de Franca, 44 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Ivone de Franca. Sepultamento ontem.

Arivelto Gonçalves dos Santos, 26 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Marli Gonçalves dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Tranqueira, saindo de Capela Mortuária em Almirante Tamandaré.

Augusto César Antoniacomi, 39 anos. Filiação: Silo Antoniacomi e Eloísa Marta Antoniacomi. Sepultamento ontem.

Bernardina Vieira Ribeiro, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Vieira e Severina Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana.

Camila Sovinski Voitack, 91 anos. Profissão: auxiliar de limpeza. Filiação: Miguel Sovinski e Francisca Sovinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Mortuária de São José dos Pinhais.

Carlos Roberto Vitalino, 47 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: José Vitalino Neto e Yolanda do Nascimento Vitalino. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da Capela Nossa Senhora da Penha, em Colombo.

Clarice Matheus dos Reis, 60 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: João Matheus e Venancia Matheus de Jesus. Sepultamento ontem.

Cristina Bruner de Lima, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Bruner e Rosalina Bruner. Sepultamento ontem.

Daiana de Lima Coutinho, 17 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ailton José Lopes Coutinho e Vanessa de Cássia de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Dilson Piasseta, 76 anos. Profissão: instalador. Filiação: Ângelo Miguel Piasseta e Serafina Piasseta. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Divair Gualdessi, 75 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Júlio Colaco e Ema Maria Valêncio Colaco. Sepultamento ontem.

Eduardo Lange, 93 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Zacarias Lange e Natália Lange. Sepultamento ontem.

Enelzita Olinisky, 83 anos. Profissão: bancária. Filiação: Antônio Olinisky e Estacia Olinisky. Sepultamento ontem.

Ermelinda Brusamolin Christensen, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Humberto Brusamolin e Amélia Zaninelli. Sepultamento ontem.

Estela Kogut, 81 anos. Profissão: datilógrafa. Filiação: João Kogut e Helena Sivek Kogut. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Ezequiel Carlos Schimidt, 51 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Arlindo Carlos Schimidt e Adelaide Vitória Schimidt. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade.

Fernando Dias Brito, 76 anos. Profissão: auditor. Filiação: Cornélio Vicente Martins de Brito e Ângela Dias Brito. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Flávia Augusta Baule, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Américo Deodato da Silva e Antonietta Deodoro da Silva. Sepultamento hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais.

Geni de Lima Oliveira, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Silvestre Caetano de Lima e Calindra Ferreira de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Gilcindo de Castro Correa Filho, 75 anos. Profissão: topógrafo. Filiação: Gilcindo de Castro Correa e Amália Dourado de Araújo Correa. Sepultamento ontem.

Ivo Carlos Arnt, 80 anos. Profissão: médico. Filiação: Rubens Ernesto Arnt e Brunhilde Herrmann Arnt. Sepultamento ontem.

Izaquiel Ramos de Azevedo, 45 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Geraldo Floi de Azevedo e Vicensa de Azevedo. Sepultamento ontem.

Jackson Luís da Silveira, 33 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Luís Carlos da Silveira e Sirlei do Espírito Santo. Sepultamento ontem.

Jandyra Joly Cardoso Alves, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio José Joly e Maria Becker Joly. Sepultamento ontem.

Jesus Maria Osório Boutin, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Bento Osório e Rita Osório de Cristo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

João Carlos Rezende, 61 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: João Pereira Rezende e Tereza Luíza Rezende. Sepultamento ontem.

José Martins Moncayo, 79 anos. Profissão: motorista. Filiação: Joa Martins Moncayo e Maria Paletta. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

José Roberto da Silva Filho, 54 anos. Profissão: vigilante. Filiação: José Roberto da Silva e Ilma Camacho da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Tomas Coelho, em Araucária.

Leoni Adolfina Hain, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Hain e Helena Borosch Hain. Sepultamento ontem.

Leonor Longobardi Sanches, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Edu Marques Longobardi e Elfrida Longobardi. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Luíza Maria Pereira Vallim, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Belmiro Toniel Alves Pereira e Olinda Stahlschidt. Sepultamento ontem.

Márcio Iziel de Oliveira, 20 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Francisco Milton de Oliveira e Antônia Ferreira da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Badoch Barberan, 96 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Joaquim Badoch Perales e Ramona Barberan Queralt. Sepultamento ontem.

Maria Luíza Rocha de Souza Sponholz, 65 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Joaquim Camillo de Souza e Wanda Rocha de Souza. Sepultamento ontem.

Maria Terezinha Leutz, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Marquetti e Maria Rocha Marquetti. Sepultamento ontem.

Matheus Trevizan Gonçalves Lins, 19 anos. Profissão: servente. Filiação: Irineu Gonçalves Lins e Marilza Aparecida Trevizan. Sepultamento ontem.

Mauri Rodrigues dos Santos, 45 anos. Profissão: servente. Filiação: Lázaro Rodrigues dos Santos e Zulmira Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Mickerson Charles, 23 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Ndelicien Charles e Rosette Delucien. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Norma Thereza Trento Mendes, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Trento e Maria Pazin. Sepultamento ontem.

Olga Ferreira Proch, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jocelin Ferreira da Silva e Francisca do Pinho e Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Unilutus.

Otília de Castro Nassimento, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ortencio Antônio de Castro e Maria Cordeiro de Castro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Palmyra Maria Strapasson Bonato, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Strapasson Costa e Angelina D Agostin Strapasson. Sepultamento ontem.

Renato Luiz Geronazzo, 74 anos. Profissão: motorista. Filiação: Miguel Geronazzo e Leonor Geronazzo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Ricardo Mariano, 30 anos. Profissão: agente. Filiação: Sônia Catarina da Luz Mariano. Sepultamento hoje, no Cemitério São Roque, em Piraquara, saindo da Capela Bom Jesus.

Ruy Cleverton Lass Stankievicz, 36 anos. Profissão: professor. Filiação: Ruy Henrique Stankievicz e Dalila Stankievicz. Sepultamento ontem.

Sebastião Rodrigues, 74 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Francisco Rodrigues e Júlia Afonsa. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Sérgio Miguel Ziomek, 35 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Miguel Ziomek e Vitória Ziomek. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quitandinha, saindo de residência.

Silvana Albino, 47 anos. Profissão: copeira. Filiação: Antenor Albino e Florentina Collaco Albino. Sepultamento ontem.

Tamotsu Abe, 77 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Katsussaburo Abe e Thosi Abe. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Teresinha Ramiro dos Santos, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Ramiro dos Santos e Maria Carvalho dos Santos. Sepultamento ontem.

Tereza Crispim de Godoy, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Crispim e Helena Castro. Sepultamento ontem.

Theresa Antônia Cores, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Melchiades Martins de Oliveira e Tecla Gorne. Sepultamento hoje, no Cemitério Ferraria. em Campo Largo.

Vinícius da Cruz, 21 anos. Profissão: servente. Filiação: Waldir da Cruz e Odete de Avelar Pinto da Cruz. Sepultamento ontem.

Zelly Cordeiro Severino, 88 anos. Profissão: professora. Filiação: Manoel Canuto Cordeiro e Luíza Severino Cordeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]