• Carregando...
Durval Monteiro Castilho | Arquivo da família
Durval Monteiro Castilho| Foto: Arquivo da família

A positividade de Durval Monteiro Castilho era contagiante. Ele conseguia ver o lado bom de todas as coisas e festejava todos os bons momentos – por mais simples que fossem. As reuniões de família e a ida para o litoral paranaense eram os episódios mais felizes para o radialista.

Natural de Rolândia, no Norte do Paraná, Durval veio de uma família humilde, e por causa disso se orgulhava de tudo aquilo que conquistou durante seus 72 anos de vida. Ainda jovem mudou-se para Astorga, também no Norte do estado, e lá estudou até o antigo ginásio, atual Ensino Fundamental. Para continuar os estudos, foi para outra cidade. Dessa vez o destino era Arapongas. Com a separação de seus pais, Durval começou a trabalhar cedo. Aos 16 anos era auxiliar de dentista. Mostrou habilidade na função e todos acreditavam em um grande futuro na odontologia.

A plenos pulmões vivi minha vida.

Assim, conheci a Elce, minha mulher, esposa e companheira.

Tive filhos e netos, os quais amei e por eles fui amado.

Colecionei amigos em peladas, na rádio e na praia.

A brados pulmões gritei gols, gozei a vida.

Nunca vivi uma meia-paixão.

Sempre fui intenso; grande na acepção da palavra.

Tive várias paixões: minha família, o futebol, a praia, meus amigos.

Fui muito feliz e espero que seja lembrado:

Quando se ouvir um grito de gol;

Quando se ouvir uma onda batendo na areia;

Quando se ouvir um brinde entre amigos.

Nunca os abandonarei, pois hoje vocês são meus olhos, minhas mãos e meu coração.

E assim, espero que sejam felizes como eu fui!

Fabiano Vieira Monteiro*

Este texto foi escrito pelo filho Fabiano e lido no velório em homenagem ao pai.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

No início dos anos 1960, voltou para Astorga e deu início a sua trajetória no rádio. Na emissora da cidade, comandava um programa chamado Qual é a música?, no qual atendia aos pedidos musicais dos ouvintes. Entre inúmeras ligações, uma foi muito especial: o pedido de Elce Vieira. A jovem pediu a música I want to be free, cantada por Elvis Presley. Enquanto o hit tocava, Durval e Elce conversavam. O papo evoluiu e os dois namoraram por cinco anos. Casaram-se em 1968 e tiveram três filhos: Alessandra, Durval Jr. e Fabiano.

Formou-se em 1971 em Direito.Foi eleito o orador de sua turma pela habilidade que tinha com as palavras. Quando se encontravam, os amigos de faculdade relembravam-se das palavras de Durval naquela data.

Em todas as oportunidade que tinha, era ele o porta-voz oficial. Puxava discursos em aniversários, almoços e festas. Por essa facilidade em se comunicar, tornou-se o conselheiro da família. “Além de falar bem, ele também era um ótimo ouvinte e dava bons conselhos”, conta Alessandra.

Seguiu no rádio. O comunicador passou por diversas emissoras, entre elas Paraná e CBN. Ficou conhecido pelo comando do programa esportivo A caminho do gol, do qual foi apresentador por 33 anos. Trabalhou no rádio até seus 70 anos. Além de comentarista, era um grande estudioso do esporte e até ganhou a alcunha de “enciclopédia do futebol”, conta a filha Alessandra. Ele era apaixonado por futebol e assistia ao maior número de jogos que podia. Torcedor do Coritiba, acompanhava todas as partidas do time. Quando não podia ir ao Estádio Couto Pereira, assistia aos jogos pela televisão ou ouvia pelo rádio.

Durval teve também uma rápida carreira política. Assumiu parte de um mandato como vereador, quando era suplente em Astorga. No fim dos anos 1970, foi candidato a prefeito da cidade. Fez parte do Rotary Club local, no qual cumpriu a função de presidente. Pelos seus feitos, foi nomeado cidadão honorário de Curitiba, em 1996, e também comendador de Astorga, em 2014.

Sempre foi muito presente na família e gostava de comemorar cada minuto passado ao lado dos filhos. Os fins de semana juntos eram de festa para ele. Ele amava frequentar a praia, principalmente com os seus queridos familiares.

Depois de se aposentar, finalmente, pôde aproveitar o Litoral. Mudou-se com a esposa para Guaratuba, onde morou até o fim de sua vida. Mesmo assim, mantinha compromissos “sagrados” em Curitiba. Um deles era o jantar mensal dos amigos que trabalharam na rádio. Eles formavam o grupo chamado Confraria da bola.

Sempre perfeccionista, Durval mantinha por perto sua caixa de ferramentas. Não gostava de ver nada fora do lugar. Se via algo estragado, logo parava para consertar. Depois de aposentado, criou também o habito de cultivar uma horta em casa.

Sua vida foi interrompida pelo avanço de uma pneumonia intersticial aguda, grave doença nos pulmões. Prestes a completar 73 anos, Durval deixou a esposa Elce, os três filhos, netos, amigos e colegas de profissão.

Dia 1º de abril, aos 72 anos, de pneumonia intersticial aguda, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 20/04/2015

Abdal de Oliveira Arantes, 78 anos. Filiação: Aristides de Oliveira Arantes e Alexandrina Barreto Arantes. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ada Banzzatto, 96 anos. Profissão: artesã. Filiação: Anacleto Garbaccio e Maria Garbaccio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Adélia Zulei de Souza Cordeiro, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adelino Maria de Souza e Natália Ribas Cordeiro de Souza. Sepultamento ontem.

Alberto Roncato, 63 anos. Profissão: taxista. Filiação: Demétrio Roncato e Sílvia Bagio Roncato. Cerimônia na terça, 21 de abril, às 16h, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Alessandro Ruppel Silveira, 44 anos. Profissão: artista plástico. Filiação: Antônio Moreno Silveira e Corina Jacomelli Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 02 do Cemitério São Francisco de Paula.

Alfredo Suplicy D Almeida, 78 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Lisandro D Almeida e Olga Suplicy D Almeida. Sepultamento hoje, saindo da Capela Associação da Vila Militar.

Alina Montegutti, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Querino Ribeiro e Irondina Ribeiro de Freitas. Sepultamento ontem.

Alisson Sérgio Silva, 28 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Esmeralda Silva. Sepultamento ontem.

Américo Iacobacci, 76 anos. Profissão: motorista. Filiação: Innocenza di Nicola Iacibacci e Archieri Iacobacci. Sepultamento ontem.

Aparecida Garcia Vieira dos Reis, 65 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Jozias Garcia e Izoldina Balieiro Garcia. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Azimir dos Santos, 58 anos. Profissão: operador. Filiação: Jorge dos Santos e Maria Amaro dos Santos. Sepultamento ontem.

Brenda Vitória Camargo dos Santos, 6 dias. Filiação: Ademir Atanazio dos Santos e Fátima Aparecida Ortiz de Camargo. Sepultamento ontem.

Caudio Maria Bore, 63 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Antônio Maria Bore e Maria de Souza Bore. Sepultamento ontem.

Diego da Silva Barbosa, 20 anos. Profissão: servente. Filiação: José Carlos Alves Barbosa e Irenilda Marcondes da Silva. Sepultamento ontem.

Divair do Rocio Grunert, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amadeu Ambrozio dos Santos e Venina do Rocio Grunert. Sepultamento ontem.

Dorotea Ramm Konchiski, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ervino Ramm e Leonor Ramm. Sepultamento ontem.

Duilio Luiz Bento, 72 anos. Profissão: economista. Filiação: Idalina Bento. Sepultamento ontem.

Eliane de Oliveira, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: Salvador Rodrigues de Oliveira e Sebastiana Silva de Oliveira. Sepultamento ontem.

Erminio Huhaia, 66 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Augusto Huhaia e Anna Jaskiewicz Huhaia. Sepultamento ontem.

Ernesto Kosak, 76 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Felipe Kosak e Tecla Turchin Kosak. Sepultamento ontem.

Eugenia Milek Prestes, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardo Milek e Rosalina Milek. Sepultamento ontem.

Francisco Vieira Fonteles, 62 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Batista Fonteles e Albertina Vieira Fonteles. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Ivete Vendrametto Stange, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Vendrametto e Maria Bozza Vendrametto. Sepultamento ontem.

Jandira Ricardo, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Fagundes dos Santos e Rita de Melo Santos. Sepultamento ontem.

João Maria Rovinski, 47 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Alexandre Rovinski e Tereza Kulka Rovinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Balsa Nova (PR).

João Sabino Adão, 70 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Goncalino Adão e Benedita Maria Adão. Sepultamento ontem.

José Aparecido Garbo, 59 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Antônio Garbo e Thereza Mariano Garbo. Sepultamento ontem.

José Heuko Sobrinho, 66 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Theodoro Heuko e Geni Cavallari Heuko. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo de igreja católica na Fazenda Rio Grande.

José Ilmar Raimundo, 56 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Lourenço Raimundo e Zeli da Silva Raimundo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Câmara Municipal de Rio Branco do Ivaí (PR).

Leonor de Aquino, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Raimundo Nascimento de Souza e Sebastiana Alves de Souza. Sepultamento ontem.

Luís Fabiano Olímpio, 40 anos. Profissão: servente. Filiação: Josué Olímpio e Graci Marques Olímpio. Sepultamento ontem.

Luiz Carneiro, 86 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Guilherme Carneiro e Paula Francisca Leite. Sepultamento ontem.

Macir Sebastião de Paula, 76 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Sebastião de Paula e Gumercinda Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Manoel Lourenço de Araújo Filho, 70 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Manoel Lorenco de Araújo e Lourdes Souza Araújo. Sepultamento ontem.

Manoel Saturnino de Medeiros, 79 anos. Profissão: militar. Filiação: Saturnino Paulino da Silva e Marcelina Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Maria Cristina Ferreira Biernaski, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Ferreira e Judite Aparecida Gualberto Ferreira. Sepultamento ontem.

Maria Geni Ribeiro Cubas, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afonso Ribeiro e Nair Miranda Ribeiro. Sepultamento ontem.

Maria Ime Borgo, 88 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Hermenegildo Borgo e Anna Nicco Borgo. Sepultamento ontem.

Maria José de Araújo, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Antônio dos Santos e Rosa Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Maria Nersina Ferreira, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz dos Santos Sobrinho e Erotides Bueno de Góes. Sepultamento hoje, saindo de Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Barrinha-Reserva (PR).

Maria Ososki Langa, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Ososki e Martha Ososki. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Lopes Ferreira, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Baldoino Ferreira Lopes e Maria do Carmo de Jesus. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Maria de Lourdes Zanardini de Camargo, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Eugênio de Camargo e Maria Josepha Zanardini de Camargo. Sepultamento ontem.

Maria do Carmo de Souza, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Cardoso de Souza. Sepultamento ontem.

Marlene Bevilaqua Vital, 81 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Miguel Bevilaqua e Norma Bevilaqua. Sepultamento ontem.

Milton Fernando Barbosa Rocha, 28 anos. Profissão: pintor. Filiação: Eliu Francisco da Rocha e Iracema Barbosa da Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais, saindo de Igreja Evangélica Sã Doutrina Espiritual do 7º Dia, no Cajuru.

Nelson Ferreira, 63 anos. Profissão: chaveiro. Filiação: Genezio Ferreira e Orminda Ferreira. Sepultamento ontem.

Norma de Moraes Figueiredo, 73 anos. Profissão: artesã. Filiação: Marcos Pereira de Moraes e Marta Pereira de Moraes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Unilutus.

Odinei Vieira Lauber, 36 anos. Profissão: gerente. Filiação: Basílio Lauber Primo e Benedita Vieira Lauber. Sepultamento ontem.

Orival Coelho de Souza, 93 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Jeremias Coelho de Souza e Maria de Araújo Souza. Sepultamento hoje, Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Otacílio Custodio da Silva, 101 anos. Filiação: Marciano José Custodio e Rita Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Paulina Butkowski Klos, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Butkowski e Catharina Butkowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Paulo Argeu Lopes, 49 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: João Maria Lopes de Medeiros e Maria Luíza Prudente Medeiros. Sepultamento ontem.

Sebastião Fagundes, 77 anos. Profissão: motorista. Filiação: Arzilio Fagundes e Inocência Fagundes. Sepultamento hoje.

Sérgio Sparvieri, 84 anos. Profissão: administrador de empresas. Filiação: Ferruccio Sparvieri e Adelaide Iecco Sparvieri. Sepultamento ontem.

Sophia Konfidera, 77 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio Ksiazkiewcz e Josepha Ksiazkiewicz. Sepultamento ontem.

Suely Tereza Souza, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Eloy de Souza e Alzira Pereira de Souza. Sepultamento ontem.

Tereza Agostinho Soares, 76 anos. Profissão: professora. Filiação: Lucidorio Agostinho Júnior e Maria Rosa Agostinho. Sepultamento ontem.

Terezinha de Jesus Camargo Bonato, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Ribeiro de Camargo e Maria da Luz Falavinha de Camargo. Sepultamento ontem.

Vespasiano Euclides de Mello, 74 anos. Profissão: contador. Filiação: Pedro Ignácio de Mello e Josepha Vedan de Mello. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul, saindo da Capela Vaticano.

Vilma Terezinha Bueno Batista, 58 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: José Ribeiro Bueno e Divanir de Lima Bueno. Sepultamento hoje, saindo de Câmara Municipal de Iretama (PR).

Waldomiro Pizatto, 82 anos. Profissão: motorista. Filiação: Bortolo Pizatto e Rosa Zaramella Pizatto. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Wilson Ciliao Ferraz, 57 anos. Profissão: administrador. Filiação: Wilson Ferraz e Lurdes Ciliao Ferraz. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]