• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A catarinense Eleonora Hilda Seidel era companheira para todas as horas. Gostava de estar sempre presente na vida de seus dois filhos, Rubens e Elvina, e também dos quatro netos. Como boa conselheira que era, ouvia com atenção os problemas de todos e estava sempre disposta a indicar um bom caminho. Quando Beatriz e Tiago, dois de seus netos, resolveram trocar a graduação que estavam cursando, ela foi a primeira a aconselhar e apoiar a decisão.

A avó, mesmo já com mais de 90 anos, topava participar de todas as aventuras que foram surgindo. Dava cambalhota com seus netos, apostava corrida de bicicleta e enfrentava os primeiros passeios dos novos motoristas. Por ser sempre muito confiante, ela era o porto seguro de toda a família. Ela era ainda a “tira dentes” oficial das crianças. “Nenhuma outra pessoa podia arrancar os dentes de leite dos netos de Eleonora”, conta a filha Elvina.

O amor de Eleonora também se estendia aos seus muitos animais. Na chácara da família, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, tinha um pouco de tudo: cachorros, galinhas e outros animais de fazenda. Cuidava de todos com muita atenção e carinho. Na casa em Curitiba, os companheiros eram seus três cachorrinhos: Babi, Willi e Frederico. Ela também se dedicava às plantas e às flores do jardim, em casa e na chácara. Enquanto plantava e cuidava do quintal, seus três cachorros aproveitavam para “ajudar” cavando a terra.

Filha do casal de alemães Margareth e Germano Bettge, ela chegou ao Paraná ainda criança. Seu pai foi um desbravador de novas cidades do estado. Antes, passou por todo o Brasil. Aos 16 anos, fixou residência com seus pais em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, c idade em que ficou por pouco tempo.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Eleonora tinha o sonho de se tornar uma grande pianista; a família então resolveu ir em busca desse objetivo. Meses depois de chegarem a Ponta Grossa, eles resolveram partir para a Alemanha para que a jovem pudesse estudar música. Mas eles não poderiam imaginar o que estava para acontecer: no dia em que o navio aportou em Hamburgo, a Segunda Guerra Mundial seria declarada. O período de guerra foi um dos mais complicados na vida de Eleonora. O sonho de se tornar pianista teve de ser deixado de lado; a relação com a música passou a ser um pouco mais distante, apenas como apreciadora. Durante a guerra, ela fez um curso de enfermagem e passou a atuar como enfermeira da Cruz Vermelha Internacional. Carregou as piores lembranças do conflito, mas sempre destacava a coragem que adquiriu naquele momento. E foi essa característica que a guiou durante toda a vida.

Mas ela não trouxe somente lembranças ruins da Alemanha. Lá conheceu o marido e companheiro de toda a vida, Helmuth Seidel. Já casados e com o primeiro filho, Rubens, eles retornaram ao Brasil assim que a guerra terminou. O casal e os pais dela vieram em buscas de novas oportunidades de emprego, já que restavam poucas na Europa.

Aqui, o pai, o marido e Eleonora abriram o negócio que se tornou o grande patrimônio da família: Germano Bettge & CIA, indústria de plástico. Com a morte do pai e, mais tarde, do marido, ela assumiu o controle da empresa. Ficou conhecida por conduzir a companhia com “mãos de ferro”, como todos caracterizavam o seu trabalho. Atuou por 49 anos como diretora da empresa, a qual durante a gestão dela passou a se chamar Artplastic Bettge Ltda.

A descoberta de um câncer no intestino, no início de 2015, fez com que Eleonora diminuísse o ritmo de todas as atividades. As complicações causadas pela doença fizeram com que ela não resistisse. Deixa os dois filhos: Rubens e Elvina; e os quatro netos: Rubens, Beatriz, Bianca e Tiago.

Dia 13 de junho, aos 93 anos, de câncer no intestino, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 02/07/2015

Admilson Pereira, 46 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Antônio Pereira e Josefa Braz Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da Capela Bom Pastor, no Tarumã.

Adrian Felipe da Cruz, 20 anos. Profissão: estudante. Filiação: Manoel Francisco da Cruz e Valdineia Pereira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da Capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Alfredo Horst, 93 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Pedro Horst e Amantina Alves Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Aluizio Ferreira de Souza, 68 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Antônio Soares Primo e Severina Ferreira de Araújo. Sepultamento ontem.

André de Paula Monte da Silva, 27 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Juarez Monte da Silva e Ivonete Alves de Paula Silva. Sepultamento ontem.

Anesio Doneda, 63 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Lisario Doneda e Cornelia Pagani. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Antenor Collodel, 91 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Moyses Collodel e Inglezina Collodel. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.

Antônio Carlos de Oliveria Godói, 3 dias. Filiação: Isaias Castorino Godói e Maristela Mello de Oliveira. Sepultamento ontem.

Antônio José Barbosa, 64 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Barbosa e Ana Maria Barbosa. Sepultamento ontem.

Carlos Alberto de Oliveira, 64 anos. Profissão: geológo. Filiação: José Paulino de Oliveira e Maria Francisca de Oliveira. Sepultamento ontem.

Cid de Andrade Carvalho, 82 anos. Profissão: corretor. Filiação: Augusto de Mesquita Carvalho e Cordolina de Andrade Carvalho. Sepultamento ontem.

Deomira Constantino Bonato Pereira, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Bonato e Maria Eufrásia Rossi Borguesani. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo de residência.

Dirce Brock, 83 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Cláudio Brock e Aracy Andrade Brock. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Água Verde.

Douglas Gonçalves Correia, 33 anos. Profissão: agente operações. Filiação: Iza Gonçalves Correia. Sepultamento ontem.

Emília Raczkoviak, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Lalik e Helena Boruch Lalik. Sepultamento ontem.

Estefano Klaine, 75 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Izidoro Klaina e Ana Klaina. Sepultamento ontem.

Evaldo Cezar Rodrigues, 40 anos. Profissão: professor. Filiação: Arnaldo Antônio Rodrigues e Zilda de Souza Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Everton Luís Pereira Lima, 21 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Osmar Pinheiro Lima e Rosemeri Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Francisco Censi, 84 anos. Filiação: José Censi e Florinda Censi. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

João Gonçalves dos Santos, 91 anos. Profissão: motorista. Filiação: Dinarte dos Santos e Otília Gonçalves dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

João Luiz Cardoso Araújo, 43 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Martins de Arauajo e Maria de Jesus de Araújo. Sepultamento ontem.

José Roberto Salles, 67 anos. Profissão: bancário. Filiação: Leovegildo Salles e Ainzara Rossi Salles. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

José Tanjoni, 86 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Tanjoni e Virgilina Ramos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Leda Soccio de Paula, 78 anos. Profissão: professora. Filiação: João Soccio e Maria Rocha Soccio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Leoni Maria Gubert Barbieri, 71 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Luiz Virgulino Gubert e Lygia Pinto Gubert. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Maria Aparecida dos Santos, 47 anos. Filiação: Julieta Garcia dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Maria Nelsi Moreira Alves, 67 anos. Filiação: Horácio Moreira e Maria Madalena Simões. Sepultamento ontem.

Maria de Araújo da Silva, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Herculano Pereira de Albuquerque e Maria Tereza de Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Maria de Lourdes Maidel, 88 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Fernando Schena e Alzira Dias Schena. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Mário Jardim Júnior, 58 anos. Profissão: engenheiro químico. Filiação: Mário Jardim e Leana Blum Jardim. Sepultamento ontem.

Odair Cooper, 86 anos. Profissão: empresário. Filiação: Alcebiades Cooper e Carolina Cooper. Sepultamento ontem.

Paulina Keller Stricker, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leopoldo Keller e Anna Keller. Sepultamento ontem.

Tomoe Furuoka, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Yaiti Furuoka e Tori Furuoka. Sepultamento ontem.

Vicente Belarmino, 77 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Joaquim Belarmino e Sebastiana Mendes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]