• Carregando...
Emílio Stlader | Arquivo da família
Emílio Stlader| Foto: Arquivo da família

Com a mãozinha fechada, a bisneta Flávia, de 5 anos, pedia a bênção para o “biso” toda vez que o encontrava. Emílio Stadler alegrava-se em presenciar o amor, a consideração e o respeito que a família Stadler mantinha por ele. “Ele era um avô para lá de especial”, conta a neta Suelen. Para ele, a família era a sustentação. “Os meus corações”, brincava.

Além de “meus corações”, referência aos netos e bisnetos, o “que maravilha” era outra das expressões usuais de Emílio. Só mudava o tom conforme a gravidade da história. Era um homem simples, do campo, que primava pelas boas relações, comenta a neta. A história dele começou em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, e passou pelos municípios paranaenses de Pitanga e Campo Mourão. Foi então que escolheu viver definitivamente em Curitiba.

Ganhou o apelido de “Serelepe” no interior do estado devido à miudeza de corpo e à rapidez em fazer tudo. Trabalhou na lavoura e depois se tornou comerciante – comprou uma venda de um tio. Virou empresário bem-sucedido, construiu um patrimônio e conseguiu educar os filhos.

Ao chegar em Curitiba, na década de 1970, desistiu do negócio de ser empresário. Dava muito trabalho. Resolveu vender pastas para guardar documentos de porta em porta. Nunca se arrependeu. O primeiro endereço da família virou o único. A história com o Parque Industrial, próximo ao Quartel do Exército do bairro Pinheirinho, vem de longe.

O cabelo espetado era marca registrada de EmílioArquivo da família

Emílio não ficava parado – tal qual o apelido de “Serelepe” – e assim seguiu até a velhice. Nos últimos tempos, somou ao apelido de infância o de “Moicano”. Esse foi dado pelos netos em razão dos cabelos brancos que dia e noite viviam espetados. “Adorava!”, conta a neta Suelen, rindo.

Mas Emílio tinha seu lado sério. Não gostava que mudassem nada em casa. Viúvo de Roza desde 1986, mantinha tudo do jeito que estava naquela época. Só trocava alguma peça em casa quando estragava. A bolsinha em que a esposa guardava os documentos ainda continua pendurada na parede do quarto. E na mesinha de telefone, o aparelho ainda se mantém . Nem pensar trocar o fogão à lenha, com um caixote que fazia a função de banco, por um fogão moderno. “Era tradicional”.

Muitos momentos da trajetória de Emílio não foram fáceis, destaca Suelen. Sofreu com a perda de quatro dos dez filhos, da esposa, e ainda de dois netos. Um dos casos ocorreu recentemente. O neto Renato Stadler, policial civil, faleceu no dia 7 de janeiro, aos 40 anos, em um confronto com assaltantes. Emílio ficou muito abalado. Tinha orgulho de ter um neto do Centro de Operações Especiais (Cope). Enchia a boca ao falar de Renato. “Era seu herói”, dizia. Além de avô, Emílio também foi padrinho de casamento dele. A cerimônia ocorreu há cerca de um ano.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Nada mais foi igual para Emílio, mas seguiu gostando de música, flores e perfumes. Ouvia o rádio todo o dia e gostava das músicas antigas, principalmente as caipiras. Também acompanhava a programação da televisão e enchia a casa de flores. Adorava quando os presente de aniversário eram um ramo de flor ou um vidro de perfume. Ele sempre andava bem arrumadinho: de camisa e paletó, sempre social, segundo a neta. Nem para ir ao médico ou para as muitas visitas que fazia aos filhos vestia nada esportivo. Ficava bravo quando o contrariavam e pediam para mudar seus hábitos. No início da noite, já estava deitado e esperava o sono chegar.

A partir dos 80 anos, as festas de aniversário se transformaram em eventos grandiosos. O neto Ricardo era o organizador oficial. O encontro começava no almoço e seguia tarde adentro. Os últimos tinham sido realizados em chácaras.Emílio se divertia ao lembrar do tempo que morou no interior. A festa dos 93 anos aconteceria em 21 de junho e já estava organizada.

Mantinha a lucidez mesmo com 92 anos. Foi ficando debilitado depois de uma cirurgia de vesícula, a qual havia sido submetido recentemente. Emílio cumpriu o que havia prometido no velório do neto Renato. Nos últimos minutos da despedida, ele afirmou: “vai com Deus, meu ‘netão’. O vô já está chegando”. Deixa seis filhos, 24 netos, 33 bisnetos e dois trinetos.

Dia 4 de maio, aos 92 anos, de parada cardiorrespiratória, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 2505/2015

Abigail Gonçalves Cordeiro, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Emílio Gonçalves Cordeiro e Maria Leganoski Cordeiro. Sepultamento ontem.

Adelio Ribeiro, 74 anos. Profissão: militar. Filiação: Maria de Lourdes Ribeiro. Sepultamento ontem.

Aldo Ribeiro da Silva, 88 anos. Profissão: bancário. Filiação: Belmiro Ribeiro da Silva e Alice Ribeiro da Silva. Sepultamento ontem.

Altair Colle Júnior, 34 anos. Profissão: artista plástico. Filiação: Altair Colle e Lucélia Maria Colle. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais.

Anirce do Nascimento Biscaia, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Laurentino Marques do Nascimento e Thereza Alves do Nascimento. Sepultamento ontem.

Antônio Pereira Neves, 52 anos. Profissão: encanador. Filiação: Valentin Pereira Neves e Arcanja Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Aparecido Carlos Romão, 63 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Manoel Romão e Geralda Cardoso Romão. Sepultamento ontem.

Áurea da Cunha Cordova, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: João de Paula Cunha e Hercilia Saboia de Paula. Sepultamento ontem.

Celma Brotto, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Brotto e Anita Maria Margarida Baggio Brotto. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Cláudio Guimarães, 48 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Cecília Batista Guimarães. Sepultamento ontem.

Clevis Tadeu Leodoro, 34 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Luiz Carlos Leodoro e Jandira Romualdo Leodoro. Sepultamento terça-feira, 26 de maio, às 10h, no Cemitério Contenda, saindo da Capela Berti, em São José dos Pinhais.

Dayana Lopes Silva Cardoso, 24 anos. Profissão: do lar. Filiação: Celso Santana Silva e Minias Lopes Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja Pedra Branca, Santa Inês, MA.

Diogo Crystian Stopa, 26 anos. Profissão: advogado. Filiação: Johnny Elizeu Stopa e Rosana Maria Stopa. Sepultamento ontem.

Douglas de Vito, 30 anos. Filiação: Neuza de Vito da Costa. Sepultamento ontem.

Eclair Bettiol da Silva, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Bettiol e Anna Laurinda Bettiol. Sepultamento ontem.

Edvaldo de Lima, 46 anos. Profissão: servente. Filiação: Joana Francelina Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial do Campo Comprido, saindo da Capela Mortuária.

Eloina Bueno Kotviski, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Bueno Afonso e Francisca de Araújo Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Ester Mendes dos Santos, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Mendes dos Santos e Darci Cotrin dos Santos. Cerimônia no Cemitério Vaticano, saindo da Capela 1, do Cemitério Municipal do Água Verde.

Floriza da Silva Ferreira, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hemogenes Nicolau da Silva e Ana Teixeira da Silva. Sepultamento ontem.

Gabriel Dias Camargo, 75 anos. Profissão: segurança. Filiação: Joana Dias Camargo. Sepultamento ontem.

Geraldo Ronzel de Souza, 63 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Alberto Serafim de Souza e Raimunda José de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Ressurreição, em Almirate Tamandaré.

Irahydes Cantarelli, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Inocêncio Simão Ferreira e Leonidia Neves Ferreira. Sepultamento ontem.

Irma Bugmann, 88 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: José Bugmann e Ilda Anderle Bugmann. Sepultamento ontem.

Isac Pereira da Silva, 51 anos. Profissão: latoeiro. Filiação: David Pereira da Silva e Cleuza Lopes Ferreira. Sepultamento ontem.

Ivana Belotti Baldanzi, 42 anos. Filiação: Salvador Belotti e Justina Belotti. Sepultamento ontem.

Jeso da Silva, 62 anos. Profissão: guardião. Filiação: Osvaldo da Silva e Antônia Francisca da Silva. Sepultamento ontem.

João Kuibida, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Demétrio Kuibida e Antônia Kuibida. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal Boqueirão, Capela nº 2.

João Ramos da Silva, 80 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Valdomiro Ramos da Silva e Maria Ferreira Torres. Sepultamento ontem.

João Rodrigues Prestes, 53 anos. Profissão: mecânico. Filiação: José Prestes e Avelina Rodrigues Prestes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campina Grande do Sul, saindo da residência.

Josemeri do Rocio de Souza Soares, 54 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Ulisses de Souza e Edirlene Gonçalves de Souza. Sepultamento ontem.

Lauro Domingues Furquim, 77 anos. Profissão: técnico de refrigeração. Filiação: José Domingues Furquim e Juvinira Soares Domingues. Sepultamento ontem.

Leonardo Gadotti Perlin, 5 dias. Filiação: Rafael Panosso Perlin e Daniela Gadotti Perlin. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos Vincoski, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Constante Vincoski Fiho e Lydia Vitek Vincoski. Sepultamento ontem.

Luzia Robert de Oliveira, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito José Robert e Laura das Neves Robert. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Manoel Barboza Lucena, 92 anos. Profissão: servente. Filiação: Jovencio Barboza e Luíza Barboza. Sepultamento ontem.

Manuel Luiz Lopes, 93 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Manuel Luiz e Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida dos Santos, 41 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Teixeira dos Santos e Maria Cecília Caffi. Sepultamento hoje, em local a definir, o velório será realizado em Apucarana.

Maria Ferreira Suares da Silva, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Suares de Albuquerque e Francisca Ferreira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Unilutus.

Maria Helena Mourão de Andrade, 63 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio Mourão de Andrade e Eunice Rodrigues de Andrade. Sepultamento ontem.

Maria Ibraina Penteado Vaine, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luderites Penteado e Orlanda Maingue Penteado. Sepultamento ontem.

Maria Joana Rodrigues Luciano, 87 anos. Profissão: encarregada de limpeza. Filiação: Pedro Rodrigues dos Santos e Valentina Padilha dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria Santana de Gouveia, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Inocêncio de Carvalho e Maria Aparecida. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Machado, 69 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: João Machado e Minervina Pereira de Lara Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Marilda Pilati, 54 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: José Darci Pilati e Margarida Júlia Pilati. Sepultamento ontem.

Mirian Alves de Lima, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Alves de Lima e Maria Tereza de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da residência.

Nathalia Kmita, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Koynatiski e Agneska Koynatiski. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Nilsa Less Schmaland, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Less e Augusta Less. Sepultamento ontem.

Odilon Bertinatto Michels, 65 anos. Profissão: médico. Filiação: Inocêncio Michels e Rosa Bertinatto Michels. Sepultamento ontem.

Olga Pinheiro do Rosário, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jorge Pinheiro e Dalvina Alves Pinheiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Orides Costa da Luz, 68 anos. Profissão: servente. Filiação: Pedro da Luz e Mercedes Costa Rosa de Lara. Sepultamento ontem.

Paulo Pedro Semmer, 63 anos. Profissão: psicólogo. Filiação: Miguel Semmer e Florentina Semmer. Sepultamento ontem.

Paulo Roberto von Klig, 50 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Margarete von Klig. Sepultamento ontem.

Paulo Sérgio dos Santos Melo, 40 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Paulo Vilmar Boeira de Melo e Vicentina dos Santos Melo. Sepultamento ontem.

Pedro Marchiori, 82 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Victaliano Marchiori e Amália Pazelli. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Cianorte.

Pedro Vieira dos Santos, 76 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Vieira dos Santos e Adelaide Figueiredo. Sepultamento ontem.

Robson Luiz Prado de Siqueira, 28 anos. Profissão: repositor. Filiação: Luiz Antônio Cidral de Siqueira e Keli Terezinha Veiga do Prado. Sepultamento ontem.

Rosa Festa Vidal, 88 anos. Profissão: secretária. Filiação: Paschoal Festa e Antonietta Cataldi. Sepultamento ontem.

Sandro Cieslak, 44 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Artur Cieslak e Glaci Chaves Cieslak. Sepultamento ontem.

Santina dos Santos, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Silveria Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo de São Marcos.

Simião Firmiano de Abreu, 60 anos. Profissão: segurança. Filiação: Geraldo Firmiano de Abreu e Maria Alves de Abreu. Sepultamento ontem.

Vanilda Marcondes, 47 anos. Profissão: diarista. Filiação: João Marcondes e Maria Casturina Marcondes. Sepultamento hoje, em São Roque, em Piraquara, saindo de Igreja de Deus Planta.

Vicente Barbosa, 60 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Pedro Lucas Barbosa e Jardilina Antunes Barbosa. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]