• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Dançar uma valsa com o genro na festa de 90 anos, alegre e cerimoniosa como uma debutante, revela um pouco do temperamento afável de Enydia Imthon Moreira. O brilho nos olhos e a alegria de viver cativaram muitos amigos nas duas cidades em que viveu Ponta Grossa, sua terra natal, e Porto Alegre, onde passou a maior parte da vida.

Filha caçula do casal Júlio e Luiza Imthon, nasceu, casou e teve três filhos na cidade paranaense. Apesar de ser registrada com o nome de Inny no documento de identidade por um erro no cartório, sempre foi a querida “Enydia” para familiares e amigos.

Em 1946, mudou-se para a capital gaúcha com o marido e os filhos pequenos. Lá, contava ela, sem conhecer ninguém, dedicava o dia aos cuidados dos filhos e do marido Ulisses. Após os anos iniciais de muito trabalho, quando a família já estava estabilizada pôde desfrutar de alguns prazeres, entre eles o jogo de bridge e a confecção de roupas de tricô para os netos. Entre os hobbies que desenvolveu durante sua vida estão a pintura em porcelana e a ioga. Era uma pessoa espiritual, que sempre abençoava com orações seus entes queridos.

Em 2015, duas bisnetas estavam trabalhando num projeto escolar e pediram para a bisavó escrever uma carta contando sobre a sua infância. Ela escreveu: “Tive uma infância muito feliz porque eu era a oitava filha e tinha cinco irmãs mais velhas e dois irmãos que sempre me trataram com muito carinho. As minhas três irmãs mais velhas me trataram como se fossem minhas mães, as três me fizeram um enxoval quando eu fiquei grávida pela primeira vez. Cada uma fez o enxoval do nenê de uma cor diferente – rosa, azul ou branco – porque, naquela época, não se sabia o sexo do nenê antes de nascer. Eu comecei a estudar piano quando tinha nove anos e meu pai sentava na sala para ouvir eu tocar. As lições do meu pai ficaram para toda minha vida e ele sempre dizia que tinha três coisas muito importantes que se deve aprender e sempre fazer no convívio com outras pessoas. Estas três coisas são: sempre dizer ‘por favor’, ‘desculpe’ e ‘obrigada’.”

Enydia, mesmo em momentos de desafios e dificuldades, sempre mostrou coragem a quem estava ao seu redor. A grande lição que deixou aos que a conheceram é que os momentos bons e alegres da vida são muitos, na simplicidade do dia a dia, e precisam ser aproveitados. Uma das suas grandes alegrias foi um acontecimento em família, receber a visita da filha Vânia e do genro Rodolfo, uma semana antes de sua partida.

Faleceu tranquilamente, aos 96 anos, em Porto Alegre, deixando a filha Vânia, casada com Rodolfo Rasche e o filho Júlio Antônio (o marido, a filha Vera e o genro Günther faleceram anteriormente). Deixou ainda sete netos e seus cônjuges, 16 bisnetos, um deles já casado e a amiga Elly, que está com a família há mais de 50 anos e acompanhou Enydia até seu último dia de vida.

----------------

Lista de falecimentos - 17/06/2017

Adam de Almeida de Souza, 2 dias. Filiação: Cleyton Fernando Pereira de Souza e Elizane Lopes de Almeida de Souza. Sepultamento ontem.

Alessandro Rodrigo Vaz, 37 anos. Profissão: pintor. Filiação: Irineu Vaz e Neoli Castorina Vaz. Sepultamento hoje, saindo do Cemitério de Capela Campo Magro (PR).

Antônio Carlos da Silva, 65 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Maria Iracema Artur da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Antônio Guedes de Pádua, 84 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Guedes de Pádua e Messias Batista de Souza. Sepultamento ontem.

Atalibio Macieski, 66 anos. Profissão: empresário. Filiação: Antônio Macieski e Antônia de Oliveira Macieski. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, em Quatro Barras, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula - capela 02.

Benjamin Ferreira de Lima, 86 anos. Filiação: Theodoro Ferreira de Lima e Francisca de Souza Marques. Sepultamento ontem.

Carlos Cezar de Paula Rodrigues, 48 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Carlos Coelho Rodrigues e Deusarina de Paula Rodrigues. Sepultamento ontem.

Cleomenes de Campos Filho, 73 anos. Profissão: bancário. Filiação: Cleomenes de Campos e Aurelia Magdalena Bertolotto de Campos. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Daniane de Morais, 38 anos. Profissão: atendente de telemarketing. Filiação: José Eli Jona Morais e Ana Luíza de Morais. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais), saindo da Igreja Assembleia de Deus, no Fazendinha.

Edena Emma Kalinowski, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gustavo Bernert e Frida Bernert. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula - capela 03.

Emelita Leonilda Koladicz, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Germano Schade e Elza Imthon Schade. Sepultamento ontem.

Ezau Barreto Xavier de Lira, 81 anos. Profissão: militar. Filiação: Vitor Xavier de Lira e Teilza Barreto Xavier de Lira. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do Cemitério Jardim da Saudade II.

Genilson Rodrigues de Lima, 44 anos. Filiação: Abílio Rodrigues de Lima e Maria da Luaz Antunes de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Associação Comunitária Tatuquara.

Ilza Maria Melezinski, 64 anos. Filiação: Jorge Araújo dos Santos e Benedita Soares dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Iracema Correa Skora, 43 anos. Profissão: do lar. Filiação: Waldemar Skora e Nair Correa Skora. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo de residência.

Irajá Gomes de Oliveira, 63 anos. Filiação: Aristoteles Gomes de Oliveira e Rosa de Barros. Sepultamento ontem.

Ivany Osório Wolff, 96 anos. Profissão: militar. Filiação: Marcolino Antunes Wolff e Balbina Osório de Santa Clara. Sepultamento ontem.

Ivo Baptista de Lima, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: Victor Baptista de Lima e Maria Osik. Sepultamento ontem.

Jheniffer Batista de Oliveira, 17 anos. Filiação: Edson Luís Ferreira de Oliveira e Solange Ferreira Batista. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Igreja Deus É Amor de Almirante Tamandaré.

João Elias dos Santos, 84 anos. Profissão: motorista. Filiação: Manoel Leôncio dos Santos e Maria Gertrudes Fonseca. Sepultamento ontem.

Madalena Liceski Agostinho, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Inácio Liceski e Luíza Liceski. Sepultamento ontem.

Malvina Rodrigues de Oliveira, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gonçalves Rodrigues da Silva e Delmira Teodora de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, em Curitiba, saindo do mesmo cemitério.

Márcia Regina Fragoso, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lourenço e Rosa Pandrak Fragoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 02 do mesmo cemitério.

Maria Aparecida Azevedo, 79 anos. Profissão: costureira. Filiação: Teófilo Pereira e Ana Rosa. Sepultamento ontem.

Maria Canedo da Silva de Melo, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Canedo de Melo e Jorgina Canedo da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo do mesmo cemitério.

Maria Gonçalves Martins, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sesinando Pedro Gonçalves e Alvina Domingues Gonçalves. Sepultamento hoje, Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária do Bairro Novo.

Maria dos Remedios Quintino Neves, 83 anos. Filiação: Cícero Quintino de Oliveira e Josefa Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Marlene Liberaldino Bohnke, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Genesio Liberaldino da Silva e Euridice Ferreira da Silva. Sepultamento ontem.

Miguel da Silva, 59 anos. Profissão: soldador. Filiação: Elville da Silva e Honorina Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Nanci Jucelia da Silva, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Airton da Silva e Josefina Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Orbanira Alves Pereira, 80 anos. Profissão: balconista. Filiação: Erasmo Alves Pereira e Laudelina Alves Pereira. Sepultamento ontem.

Oreste Bay, 92 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Nicolau Bay e Anna Bay. Sepultamento ontem.

Osmar Lorenzi, 77 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Ezio Francisco Lorenzi e Olivia de Brida. Sepultamento ontem.

Possiano Francisco Rodrigues, 85 anos. Profissão: classificador. Filiação: Francisco Elpidio Rodrigues e Rosenda Senhorinha Rodrigues. Sepultamento ontem.

Reni Gaio Dranka, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Santo Gaio e Maria do Carmo Gaio. Sepultamento ontem.

Roseli Aparecida de Souza, 52 anos. Profissão: confeiteiroa. Filiação: Cantilio Vilarino dos Santos e Maria Aparecida dos Santos. Sepultamento ontem.

Tereza Savi, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Stemack e Ana Stelmack. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 03 do mesmo cemitério.

Valmir da Costa, 54 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Leonil Leonardo da Costa e Maria Iluir da Costa. Sepultamento ontem.

Vicente Arcanjo de Sousa, 57 anos. Filiação: Josefina Arcanjo de Sousa. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]