• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Se Frederico Blanco Horst usava o cabelo penteadinho, com gel e um relógio promocional roxo na 2ª série do colégio, com o passar dos anos a autenticidade de Fredão – como era conhecido em Umuarama, no Noroeste do Paraná – se tornou mais alternativa. Aos 30 anos, já havia adotado o nome artístico de Freddy Blank Horst e, além do cabelo comprido, mantinha um estilo de vida todo voltado para o rock’n roll. E foi isso o que deu a ele o status de ícone no rock regional.

Era uma figura constante nas festas da cidade; agitava – ou “batia cabeça” como se diz no mundo do rock” – e colecionava muitas histórias. Freddy adorava “causar”, o que talvez justifique a comunidade no Orkut feita pelos amigos para reunir as histórias dele. Também tinha uma tatuagem no peito: “Rock’n Roll Fiasco”, uma referência ao estilo de vida desregrado dos integrantes da banda norte-americana Mötley Crüe. Uma das histórias que a galera do rock de Umuarama lembra-se foi de uma viagem para Paulínia, no interior de São Paulo, quando foram curtir o Festival SWU, em 2011. Ele tomou chuva e dormiu no chão da rodoviária para poder assistir ao show do Megadeth.

As peripécias de Freddy nunca passavam despercebidas. Era comum que ele fosse entrevistado nas viagens que fazia para shows de rock. “O Freddy atraia os repórteres”, conta o irmão Guilherme Blanco Horst. “As histórias dele são diversas, mas devo me privar de contar algumas. Não sei se ele gostaria que fossem publicadas no jornal (risos)”.

Na infância, Freddy teve a liberdade de brincar na rua, jogar bola e bets. Também frequentava um dos clubes da cidade, mas foi suspenso algumas vezes por pular do trampolim sem roupas. A irreverência era uma de suas marcas e isso o tornava uma espécie de lenda. Era uma referência na cena do rock umuaramense.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

O interesse pelo estilo musical começou no início da adolescência, na década de 90, quando ouvia o álbum Big Ones, do Aerosmith. Egon Horst, pai de Freddy, comprou o CD sem saber direito qual era o som da banda. Mas aquele álbum despertou a curiosidade do menino. Algum tempo depois, o pai levou os dois filhos em uma loja e deixou que cada um escolhesse um CD. Freddy escolheu outro do Aerosmith. Mais tarde a banda se tornaria a preferida dele.

O pai do rock de Umuarama, como também era conhecido, tocava guitarra e foi vocal em duas bandas: a Horus e a Afire, mas seu sonho mesmo era ser famoso com a Armed Sinners – que não chegou a existir. Foi nessa época que adotou o nome artístico. Achava mais interessante Freddy Blank Horst do que Frederico Blanco Horst.

Começou a cursar Publicidade e Propaganda, em Umuarama, mas depois foi estudar Marketing. Não chegou a exercer a profissão. Atualmente fazia propaganda com carro de som e trabalhava como caixa na loja de calçados do pai.

Os planos do roqueiro foram abreviados no início de junho. Freddy saía de uma festa universitária no Parque de Exposições de Umuarama, às margens da PR-332, na madrugada de 7 de junho, quando foi atropelado. O motorista fugiu do local sem prestar socorro. O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, por volta do meio-dia do dia 8. Deixa pai, mãe e um irmão.

Dia 8 de junho, aos 30 anos, devido a um atropelamento, em Umuarama.

Lista de falecimentos - 26/06/2015

Adelina Marcon Carvalho, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ricardo Marcon e Margarida Mascarello. Sepultamento ontem.

Ademir Tonon, 70 anos. Profissão: técnico em eletrônica. Filiação: Amadeu Tonon e Nazira Tonon. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Albino Czarnecki, 79 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: José Czarnecki e Catarina Czarnecki. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo da Capela Municipal Santa Cândida.

Álvaro Antunes de Campos, 67 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Ozório Antunes de Campos e Eulália Piaceny de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Amazonas Gomes, 82 anos. Profissão: motorista. Filiação: Alfredo Gomes e Marcilia Maria Colaco. Sepultamento ontem.

Anna Valentina Colaco, 3 meses. Filiação: Valéria Thais Colaco. Sepultamento ontem.

Antônio Lopes Ferreira, 54 anos. Filiação: Joaquim Jacinto Ferreira e Altamira Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Arabel Simone de Oliveira Freitas, 45 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos dos Reis de Freitas e Dileta de Oliveira Freitas. Sepultamento ontem.

Áurea de Lima Bronoski, 41 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Pedro Ferreira de Lima e Lídia Stempniak de Lima. Sepultamento ontem.

Caroline Flores Pereira, 28 anos. Profissão: técnico enfermagem. Filiação: Tânia Pires Flores. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Funerária Santo Inácio Luiz Gonzaga.

Celso Manoel Piano, 66 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio Piano e Maria Gemilia Piano. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Claudineia Pereira Ribeiro, 40 anos. Profissão: diarista. Filiação: Anelson Celeste Pereira e Aparecida do Carmo Figueira Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Davi Pietro dos Santos, 16 horas. Filiação: Everton Coutinho dos Santos e Raiana Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.

Deneir Maria Coelho, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Alfredo de Queiroz e Dorcelina Pires de Souza. Sepultamento ontem.

Dirceu Vagner dos Santos, 39 anos. Filiação: Manoel Augusto dos Santos e Maria Conceição dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Domingos Marques de Oliveira, 78 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Joaquim Marques de Oliveira e Eva Marques de Oliveira. Sepultamento ontem.

Edevaldo Carlos Soares da Silva Silveira, 36 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Silva Silveira e Oridia Machado Silveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Ômega, em São José dos Pinhais.

Eli de Castro Stocchero, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: Henrique Luiz Stocchero e Esme de Castro Stocchero. Sepultamento ontem.

Eloísa Marta Antoniacomi, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luís Pereira de Sousa e Francisca Roques de Matos Sousa. Sepultamento ontem.

Eurides Nery de Lima, 81 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Ingracio Nery de Lima e Joaquina Maria Cardoso. Sepultamento ontem.

Fábio Júnior Ribeiro Vicensoti, 36 anos. Profissão: empresário. Filiação: Luís Aparecido Vicensoti e Eunice Ribeiro Vicensoti. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo..

Gladis Maria Pasetti, 54 anos. Filiação: Domingos Pasetti e Lourdes Ieda Rigatti Pasetti. Sepultamento ontem.

Iolanda Judith Pellanda, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Gabardo e Maria Gabardo. Sepultamento ontem.

Iracema Brenner, 94 anos. Profissão: professora. Filiação: Emílio José Brenner e Amália Brenner. Sepultamento ontem.

Jorge Ildefonso Diaz, 96 anos. Profissão: marinheiro. Filiação: Joe Diaz e Juana Rosa Diaz. Sepultamento hoje, em local a definir.

José Alberto Andreiczuk, 64 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Demétrio Andreiczuk e Jovita Maier Andreiczuk. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela São José, em Ponta Grossa.

José Luiz Soares Ferreira, 50 anos. Profissão: madeireiro. Filiação: Sebastião Faria Ferreira e Josefina Soares Ferreira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Palmital da Lapa.

José Martins de Souza, 89 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Domingos Martins de Souza e Maria Pacheco de Abreu. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

José Quintiliano, 71 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Quintiliano e Guilhermina Antunes Fogaça. Sepultamento ontem.

Josiane Ferreira de Lima, 40 anos. Profissão: professora. Filiação: Dinarte Ferreira de Lima e Eva Elizabeth Cordeiro de Lima. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Anjo da Guardam em Almirante Tamandaré.

Jovino Pereira de Santana, 93 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francisco Sodre de Santana e Maria Pereira de Santana. Sepultamento ontem.

Jovita Olstan, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Olstan e Maria Olstan. Sepultamento ontem.

Lúcio Gapinski, 68 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Leonardo Gapinski e Ana Gapinski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Cemitério Municipal de Rio Azul.

Luíza Literoni Rocha, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Literoni e Graciosa Volpi Literoni. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela da Igreja Nossa Senhora da Paz, no Boqueirão.

Luzia Borges Rodrigues, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vitor Teodoro Borges e Maria José Borges. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de São Manoel do Paraná.

Manoel Maria Barbosa, 85 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Manoel Barbosa Pontes e Maria Ribeiro Pontes. Sepultamento ontem.

Maria José Dias, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Otávio Joaquim da Luz e Maria Vicente da Luz. Sepultamento ontem.

Maria Schneider, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bonifácio Schneider e Rosa Schneider. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Maria do Carmo Góes, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Soares de Campos e Francisca Maria da Conceição Campos. Sepultamento ontem.

Martina Gomes Tsilfidis, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Espectacion Gomes. Sepultamento ontem.

Mary Mireya Pereira Caballero de Rossi, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arturo Artigas Pereira e Juana Caballero. Sepultamento ontem.

Massamiti Kano, 53 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Itiro Kano e Aiko Kano. Sepultamento ontem.

Nilza Maria Caneparo, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Braulina Maria dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ozides Alves, 74 anos. Profissão: despachante. Filiação: Alcides Alves e Ozira Miranda Alves. Sepultamento ontem.

Ruben Pereira Ganzo, 74 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Sebastiana Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Sandra Mara dos Santos Cora, 38 anos. Profissão: auxiliar limpeza. Filiação: Luiz Carlos Cora e Maria dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Sebaldo Ruthes, 78 anos. Profissão: motorista. Filiação: Octávio Ruthes e Djanira Valério Ruthes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo de residência.

Shusley Emerenciano, 54 anos. Profissão: encanador. Filiação: José Emerenciano e Maria Nazaré Emerenciano. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Sílvio Bueno, 85 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Antônio Batista Bueno e Clarinda Alves Ferreira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Piraí do Sul.

Stella Ravedutti Santos, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ravedutti e Leonina Passos Ravedutti. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Cemitério São João Batista, em Santo Antônio da Platina.

Teodoro Zyla, 75 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Iginorado e Joana Zyla. Sepultamento ontem.

Valdemir do Carmo da Silva, 67 anos. Profissão: advogado. Filiação: Sebastião Antônio da Silva e Brazilina Senhorinha da Silva. Sepultamento ontem.

Vanderleia Chaves de Paula, 39 anos. Profissão: balconista. Filiação: Benedito Chaves de Paula e Zilda Maria Santos de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo de residência.

Victor Hugo Barbosa, 12 anos. Filiação: Maria de Fátima Barbosa Machado. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]