• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Com a delicadeza de uma flor. Foi dessa maneira que Glacy Emilia Solieri conduziu tudo em sua vida – das relações humanas ao trabalho. Enquanto criança, na Curitiba dos idos de 1940, já mostrava que teria muitas habilidades manuais, explorando-as pouco a pouco. Logo que terminou o primeiro grau foi trabalhar em um ateliê de costura, pois queria ajudar nas despesas da casa onde morava com os pais e a irmã Gladi.

Habilidosa e inteligente, acabou desenvolvendo um gosto muito grande pela costura, e aprendeu a fazer modelagens. Quando começou a frequentar bailes de sociedades de Curitiba com a irmã, na adolescência, se encarregava de criar os modelitos de ambas.

Mudou de emprego, por volta dos anos 60, mas manteve a característica caprichosa. Foi trabalhar em uma gráfica, ramo em que permaneceu até se aposentar.

Em casa, o esmero se fazia presente na organização que mantinha. Das caixas de medicamentos aos armários de roupas, tudo era pensado nos mínimos detalhes. Cozinhava, bordava e cortava cabelos com maestria, sempre usando seus dons em favor das pessoas que gostava.

Quando a mãe, Margarida, adoeceu, no começo de 1981, não pensou duas vezes ao dedicar boa parte de seu tempo para cuidar dela, e moraram juntas por vários anos. Assim que Margarida faleceu, no fim do mesmo ano, foi morar com a irmã, e logo a convivência diária entre elas se mostrou harmoniosa. Se aproximou muito da sobrinha, Gladereza, e quando ela teve um filho, Gustavo, Glacy foi uma das pessoas que mais ajudou a cuidar do pequeno enquanto a mãe trabalhava.

Não chegou a se casar. Dedicou seu tempo livre principalmente à fraternidade espírita que frequentava - e que foi sua grande vocação. Foi levada até a instituição pela prima Jandira, que acabou se tornando sua melhor amiga. Juntas, participavam de reuniões e dezenas de viagens para encontros do grupo.

Caridosa, Glacy encontrou na religião um caminho para praticar as boas ações que eram parte de sua personalidade. Sempre com serenidade, sabia passar por cima de problemas com sabedoria e simplicidade. Ao longo dos quase 50 anos em que Glacy frequentou a instituição, acabou descobrindo o gosto por viajar: percorreu de pequenas cidades brasileiras, como Rio do Sul, em Santa Catarina, até outros países, como os Estados Unidos.

Conforme foi ficando mais velha, já aposentada, se dedicava muito aos estudos da fraternidade. Também passava muito tempo com a cachorrinha Luna, sua companheira por nove anos, e com a irmã. Adorava a lua, e em noites de lua cheia costumava acordar de madrugada para apreciá-la de sua janela. Manteve sempre sua maneira organizada e caprichosa, fosse cuidando das árvores e orquídeas da casa, fosse catalogando fotografias ou anotando seus afazeres.

Em 2013, foi internada com problemas no coração. Apesar de ter se recuperado em grande parte, começou a ficar com a saúde debilitada. Deixou de fazer tanto tricô quanto antes. Não realizou o sonho de fazer um curso de pintura – mais uma habilidade manual que tinha e queria aperfeiçoar.

Em janeiro deste ano, durante uma viagem da fraternidade para Parati, no Rio de Janeiro, passou mal. Apresentando problemas no estômago, teve de permanecer internada em um hospital em Angra dos Reis. Onze dias depois, em uma noite de lua cheia, descansou. Deixa a irmã, a sobrinha, o sobrinho-neto, a cachorrinha Luna e muitos amigos.

Dia 11 de janeiro, aos 82 anos, de parada cardíaca, em Angra dos Reis (RJ).

Colaborou: Cecília Tümler.

-

Lista de falecimentos

Airton Pereira, 84 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Luiz Pinto e Ana Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02.

Ana Izabel Pires, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amaro da Rocha Pires e Elena Glogenski Pires. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Agudos do Sul, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Ana Maria Soares Ribeiro, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Soares dos Santos e Dulcia Ribeiros dos Santos. Sepultamento ontem.

Ana Sydor do Amaral, 86 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: Estachio Sydor e Eva Sydor. Sepultamento ontem.

Antônio de Lima, 87 anos. Filiação: José de Lima e Maria da Conceição Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido, saindo da Capela São Rafael, no bairro CIC.

Carlos Eduardo Oliveira Duarte, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Valtin Antônio Duarte e Sandra Maria de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, EM Piraquara, saindo da capela mortuária do local.

Clybas Neri Gonçalves de Castro, 63 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Fleury Gonçalves de Castro e Josefa Kawalkiewcz de Castro. Sepultamento ontem.

Dalva de Andrade, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Martins Schuart e Eugenia da Silva. Sepultamento ontem.

Demerson Luís Furtado Levandoski, 45 anos. Profissão: advogado. Filiação: Ivo Levandoski e Maria de Deus Furtado Levandoski. Sepultamento ontem.

Diego C. Batista Correa, 21 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Heitor Batista Correa e Zilda Carolino. Sepultamento ontem.

Divonei Terna de Campos, 63 anos. Profissão: eletricista. Filiação: José Torres de Campos e Alice Terna de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Dolores Hossfeld Bergel, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Walter Hossfeld e Margarida Hossfeld. Sepultamento ontem.

Doralice Beserra de Franca, 88 anos. Profissão: professora. Filiação: Francisco Henrique Beserra e Quitéria Francisca Galindo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Eloir Ferreira de Araújo, 40 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Joaquim Ferreira de Araújo e Francisca Ferreira de Araújo. Sepultamento ontem.

Evanilde Augusto Malta, 57 anos. Profissão: autônoma. Filiação: Nicolau Augusto Malta e Ana Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Francisca da Conceição Araújo Vieira, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Garcia de Araújo e Maria Francisca da Conceição. Sepultamento ontem.

Gabriel Franco Machado, 15 anos. Filiação: Rafael Leal Machado e Lindacir Souza Franco. Sepultamento ontem.

Ivo Valério Krefta, 79 anos. Profissão: laboratorista. Filiação: Francisco Silvério Krefta e Martha Domakowski Krefta. Sepultamento ontem.

Jair Galdino Barbosa, 54 anos. Profissão: caseiro. Filiação: José Galdino Barbosa e Olivia de Oliveira. Sepultamento ontem.

Jandira Levandoski, 84 anos. Profissão: agricultora. Filiação: João Klostermann e Paulina Pimentel. Sepultamento ontem.

Júlio Antônio Klempe de Avila, 59 anos. Filiação: Pedro Ramos de Avila e Valdomira Klempe de Avila. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela número 02.

Laerse Ferreira de Veiras, 76 anos. Profissão: enfermeiro. Filiação: Pedro Ferreira de Veiras e Palmira Tibúrcio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Luíza Garcia dos Santos, 11 horas. Filiação: Sílvia Garcia dos Santos. Sepultamento ontem.

Manuel Henriques Alves, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: Manuel Alves e Ludovina Henriques. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Santos Franca, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfrides Biscaia dos Santos e Amália Simões dos Santos. Sepultamento ontem.

Mirna de Liz Holetz, 81 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: Hunger Figueiredo de Liz e Lassy Maia Figueiredo. Sepultamento ontem.

Nelson do Nascimento, 66 anos. Filiação: João Ferreira do Nascimento e Ana de Oliveira Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Nilson José da Costa, 66 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Licinio Costa Silva e Libia Correa da Silva. Sepultamento ontem.

Palmira Mantovan Vascao, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Mantovan e Adélia Trabuco. Sepultamento ontem.

Pedro Nelson Bisoto, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Bisoto e Erminia Palu Bisoto. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo da capela mortuária do local.

Pietro Karger Nunes de Lima, 8 dias. Filiação: Deyvson Guibson de Lima e Emanuelle Aparecida Karger Nunes de Lima. Sepultamento ontem.

Reinaldo Santos Vieira, 64 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Natalino Jorge Vieira e Lucilia dos Santos Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Stenio Mazzarolo, 93 anos. Profissão: técnico em mecânica. Filiação: Antônio Mazzarolo e Júlia Billo. Sepultamento ontem.

Sueli Aparecida Fernandes Pontes, 63 anos. Filiação: Darci de Oliveira Pontes e Alivercinda Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo da residência.

Tereza Maria Bernardo, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ciriaco Antônio da Costa e Leonides Maria Leite. Sepultamento ontem.

Terezinha Jacinto, 69 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Sebastião Jacinto e Maria Cardoso. Sepultamento ontem.

Vacilio Narok, 60 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: José Narok e Lídia Duma Narok. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Valdevir Balman, 75 anos. Filiação: Júlio Balman e Ermelinda Fernandes. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]