• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Catarinense, Ignês Sandra Virmond de Lima chegou a Curitiba em meados da década de 60, aos 18 anos, depois de passar por inúmeras cidades do Sul do Brasil. Apesar do ‘vai e vem’ – motivado pelos diferentes empregos que o pai teve ao longo da vida –, foi na capital paranaense que estabeleceu residência e viveu grande parte de suas histórias mais significativas.

Casou-se com o médico Reinaldo Virmond de Lima em 1968, ano em que efetivou Curitiba como seu lar, o que prosseguiu até o fim da vida. A união foi motivo das principais alegrias e paixões de Ignês, que se envolveu a fundo nas atividades do marido. Dedicou-se especialmente ao trabalho voluntário no Hospital Cajuru. Arrecadava comida e objetos para os doentes.

O gosto pelo voluntariado era reflexo de duas de suas principais características: a preocupação com os outros e a necessidade de ajudar sempre que possível. Também era uma pessoa muito simpática. Essas particularidades a tornaram benquista nos círculos que frequentava.

Ignês e Reinaldo frequentavam grupos de baralho no Clube Sírio Libanês; compareciam diariamente. Nos encontros, no entanto, a catarinense também se dedicava aos enfermos. Arrecadava fraldas descartáveis, absorventes e mantimentos com os amigos para doação.

Outro interesse que os dois compartilhavam eram as viagens. A dupla transitou por cerca de 90 países, em roteiros que iam desde Buenos Aires, onde passaram a lua de mel, até lugares exóticos, como a Indonésia.

Em meio a essas experiências, em 1970, tiveram Rodrigo. Durante a gravidez, ela praticava yoga, prática que retomou 15 dias após o parto e que influenciou o gosto do filho pela atividade. Hoje, Rodrigo se tornou professor da modalidade.

Quando o marido faleceu, em 1984, a vida de Ignês mudou drasticamente. Ela decidiu fechar a loja de móveis que administrava, parou de viajar com tanta frequência e de jogar cartas.

Mas foi nesse período que encontrou o trabalho que foi a grande paixão de sua vida: tornou-se gerente de um antiquário no Aeroporto Afonso Pena. No local, que ficava na área de desembarque, pôde dar vazão à vontade de conversar e conhecer pessoas do mundo todo. A experiência trazia a recordação de quando ela mesma viajava. Também conheceu diversas celebridades –com as quais sempre puxava assunto. Nem o horário puxado, das 9h às 22h, e o local afastado do emprego impediram que ela aproveitasse aquela experiência.

Quando o aeroporto foi reformado, em 1996, o antiquário fechou e Ignês passou a trabalhar na sede da loja no Centro de Curitiba. No novo endereço, porém, não encontrou a mesma motivação de antes e decidiu se aposentar.

De lá para cá, dedicou-se à residência na Rua Vicente Machado, uma casa grande com um jardim em que passava muitas de suas tardes. Tinha a companhia dos dois gatos que adotou, Lílith e Lúcifer, com os quais era muito carinhosa e amável.

Umas de suas vitórias foi ter conseguido parar de fumar. Apesar de ser fumante desde a adolescência, um “susto” ocorrido há cerca de cinco anos fez com que deixasse o vício súbita e completamente. Internada com insuficiência respiratória, jurou que não colocaria mais nenhum cigarro na boca – e assim foi.

O cigarro, porém, deixou marcas que Ignês não pôde eliminar e foi a causa de mais uma crise respiratória neste ano. Depois de algumas semanas internada e de um estado debilitado, acabou não resistindo. Em seus últimos dias, reclamava de saudades do jardim de casa e de Lilith e Lúcifer, com quem imaginava estar brincando novamente. Deixa o filho e os dois gatos de estimação.

Dia 6 de julho, aos 73 anos, de insuficiência respiratória, em Curitiba.

Colaborou: Cecília Tümler.

-

Lista de falecimentos

Abel Saldanha Ojeda, 88 anos. Filiação: Eugênio Ojeda e Joana Evangelista Saldanha Ojeda. Sepultamento ontem.

Adelaide Amaral Francisco, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Alves dos Santos Amaral e Rainilda Amaral. Sepultamento ontem.

Adir Araújo de Oliveira, 83 anos. Profissão: zelador. Filiação: José Leopoldo de Araújo e Espirituosa Ribeiro de Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 02.

Allan Diego Franco, 29 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Jucelia Aparecida Franco. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Ana Clara da Cruz Ramos, 22 horas. Filiação: Allan de Souza Tavares Ramos e Aline da Cruz Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Ana Luíza da Cruz Ramos, 1 dia. Filiação: Allan de Souza Tavares Ramos e Aline da Cruz Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Antônio Alvaristo da Rocha, 88 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Salvador Alvaristo da Rocha e Auta Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Ariel Mexiko, 74 anos. Profissão: gerente administrativo. Filiação: Durval Mexiko e Nair Mexiko. Sepultamento ontem.

Arlinda Faria de Souza, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aurélio Gabriel Faria e Anália Cabral de Faria. Sepultamento ontem.

Berthold Schroeder, 78 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Andreas Schroeder e Anna Schroeder. Sepultamento hoje, em local a definir.

Débora Sofia Oliveira, 9 dias. Filiação: Juliana Oliveira de Lima. Sepultamento ontem.

Diego de Souza Vieira, 27 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Luís Antônio Vieira e Denise Cristina de Souza Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Dilson Nunes da Silva, 74 anos. Profissão: empresário. Filiação: Delfino Nunes da Silva e Maria Rodrigues da Silva. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

Edeval Gasparelo, 54 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Antônio Gasparelo Filho e Zeni Gasparelo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Ipiranga.

Emma Bonetto Palmerini, 99 anos. Profissão: do lar. Filiação: Orfeo Bonetto e Ernesta Brotto Bonetto. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Eugênio Lima dos Santos, 85 anos. Filiação: João Gregório dos Santos e Maria de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Fábio Alexandre Barbosa Massonetto, 24 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Cláudio Donizeti Massonetto e Elneli Gomes Barbosa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Taiuva (SP).

Gleidson Henrique Teixeira da Costa, 35 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Vera Lúcia Teixeira da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Ingo Peddinghaus, 85 anos. Profissão: motorista. Filiação: Ernesto Peddinghaus e Linda Hahnemann. Sepultamento ontem.

Izauro Kanuta, 74 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Albino Kanuta e Maria Puca Kanuta. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Jardim Graziela, em Almirante Tamandaré.

Jacob Debas, 80 anos. Filiação: Wadislau Debas e Josepha Augustyn Debas. Sepultamento ontem.

José Martins de Sousa, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Arlindo Mendes Nere e Arabela Martins de Oliveira Nere. Sepultamento ontem.

José Paulo Dias, 65 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Paulo Batista Dias e Tereza de Lara Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo.

José da Silva, 65 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Benedito da Silva e Maria Fernandes da Silva. Sepultamento ontem.

Kikue Tyoji Saito, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Kikuji Tyoji e Satsuki Tyoji. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Leonor Hanig Fernandes, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Otto Hanig e Otília Adamor Hanig. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de Santa Felicidade.

Luiz Fernando Rodrigues, 49 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Albino Rodrigues e Maria da Silva Rodrigues. Sepultamento ontem.

Luiz Henrique Ferreira Carvalho, 43 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lázaro Benedicto de Carvalho e Marina Ferreira de Carvalho. Sepultamento ontem.

Márcia Domingues Ribeiro, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Diamiro Soares Domingues e Olinda Domingues. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Maria Aparecida Gonçalves Nunes, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Gonçalves e Guilhermina Carvalho Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Maria Casturina dos Santos, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Orias Teixeira Guimarães e Carolina Maria Justino. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da residência.

Maria Henning de Souza, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduardo Henning e Faustina Vieira Machado. Sepultamento ontem.

Maria Luíza Borges de Castilhos, 1 mês. Filiação: Marco Antônio Borges de Castilhos Júnior e Camila Maria Pereira Machado. Sepultamento ontem.

Maria Ribas Ferreira, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Pires de Paula e Benedita Taborda Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Antonina, saindo da residência.

Maria de Lourdes Pereira Vietro, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Pereira e Maria do Carmo Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo da capela mortuária do local.

Maurício César de Carvalho, 39 anos. Profissão: empresário. Filiação: Willians Sebastião Carvalho e Aldemira dos Santos Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Mislaine Rodrigues da Silva Maia, 33 anos. Profissão: técnica de qualidade. Filiação: Mário Rodrigues da Silva e Maria Auxiliadora. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Tijucas do Sul, saindo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Joinville (SC).

Nedi Fronza Stelmack, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Germano e Marcelina Fronza. Sepultamento ontem.

Odocia Pastuchen Joly, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pastuchen e Maria Pastuchen. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Água Verde.

Paulette Teixeira Bastos, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Generoso do Nascimento Teixeira Filho e Izabel Bicca Teixeira. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Paulina Boico Krelling, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Boico e Catharina Boico. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Água Verde.

Paulo Roberti, 66 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Pedro Roberti e Alcina Samy Roberti. Sepultamento ontem.

Paulo Sérgio Santos Barreto, 69 anos. Profissão: professor. Filiação: Edgard Santos Barreto e Faride Assef Barreto. Sepultamento ontem.

Rai Gustavo de Lima, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Sérgio de Lima e Telma da Aparecida Vaz de Lima. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Ronaldo Cosmo da Rocha, 43 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Areolino Vicente da Rocha e Eva Cosmo da Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Monteiro Lobato, no bairro Tatuquara.

Sérgio Augusto Valles de Sá Mazzarotto, 44 anos. Profissão: professor. Filiação: Sérgio Roberto Mazzarotto e Zaide Enilza Valles de Sá Mazzarotto. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Presbiteriana localizada no bairro Tingui, em Curitiba.

Tereza Wilczcke, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Wilczcke e Catarina Wilczcke. Sepultamento ontem.

Thereza de Araújo Barboza, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Raul Alves de Araújo e Romalina Ferreira de Miranda. Sepultamento ontem.

Vanda Peixoto Neves, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ludovico Czinczik e Emília Czinczik. Sepultamento ontem.

Vinícius da Cruz Ramos, 1 dia. Filiação: Allan de Souza Tavares Ramos e Aline da Cuz Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Waldomiro Carvalho Maoski, 81 anos. Filiação: Pedro Carvalho Maoski e Maria Maoski. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Zelinda Venina Vigo, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Zeni e Thereza Maria Zeni. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]