• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

“Quando um não quer, dois não brigam.” O ditado popular acompanhava o dia a dia de Jandyra Joly Cardoso Alves como uma filosofia de vida. Bastava ela perceber que os ânimos estavam se acirrando e já entrava em campo na tentativa de acabar com a discussão. Com seu jeitinho calmo, já vinha oferecendo alguma comidinha aos brigões, ou desviando a conversa para outro rumo. Normalmente dava certo e a discussão acabava sem danos graves. Era uma pacificadora.

Nasceu em Rio Negro, na divisa com Santa Catarina, mas veio com a família para Curitiba. Seu pai, Antônio, era comerciante, na verdade um “vendedor-viajante” e estava buscando novos ares. Na capital, a família logo se estabeleceu. O pai esteve à frente do Bar Pigalle, na Praça Zacarias, por muitos anos. O local, comprimido entre outras casas comerciais, ganhou o apelido carinhoso de Espremidinho. Mas Jandyra jamais comprovou a exiguidade do bar, assim como sua mãe, Maria; aquele era um território proibido para as mulheres daquela Curitiba, que ainda tinha ruas de terra e bondinhos como transporte.

Mocinha, ela dedicou-se a aprender as artes das prendas domésticas. Frequentou aulas de tricô e crochê, aprendeu a costurar, aprimorou-se na arte na cozinha. Quando se casou com Rubens, seu grande amor, já tinha um bom conhecimento de como administrar e lidar com os afazeres diários de um lar. A habilidade com as mãos se manifestava nos casaquinhos, sapatinhos, toucas de lãs feitos ponto a ponto e nos vestidinhos que costurava para a filha – toda semana fazia questão que a pequena vestisse uma nova criação nas matinês de cinema com a família.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Como não poderia deixar de ser, também fazia sucesso na cozinha. A neta Izabella lembra-se de que a avó fazia lasanha, macarrão, cuques de encher os olhos e a boca d’água. Adorava cozinhar, principalmente quando a casa estava cheia. E não era apenas nessas atividades mais delicadas que Jandyra se destacava. Vigorosa, a senhora prendada também colocava azulejos, trocava telha, cuidava da horta e das flores do jardim. Fazia o que fosse preciso para manter a casa em ordem, sempre com prazer e boa disposição. Afinal, era aquele o seu lar.

Jandyra conheceu o marido durante um baile de carnaval. Nos passos e rodopios da dança, a cumplicidade dos dois era total e isso se refletiu durante as décadas em que permaneceram lado a lado. Na comemoração das Bodas de Ouro do casal, Rubens chamou Jandyra de sua “companheira de vida”. Era verdade. Após o falecimento do marido, ela passou a usar a aliança dele junto com a dela. Era um jeito de mantê-lo por perto. Foi com Rubens que ela fez uma das viagens mais marcantes da vida, um cruzeiro pelo sul do continente americano. Foi assim que conheceu a Argentina e o Uruguai.

No tempo livre, Jandyra – que também era chamada de “Janda” pelos mais próximos – estava sempre acompanhada da revista de palavras cruzadas A Recreativa e de um dicionário. Os desafios não eram para qualquer um e as soluções só eram publicadas no número seguinte da publicação. Exigiam alta concentração e um vocabulário apurado, coisas que ela – mesmo não tendo passado muito tempo nos bancos escolares – tinha de sobra. Leitora assídua de Seleções, adorava as reportagens sobre viagens e culturas diferentes. Isso alimentava sua sede de conhecer coisas novas, além de servir para ótimas e longas conversas.

Outro divertimento era a música. Ouvia Frank Sinatra, clássicos italianos, Nelson Gonçalves e Sérgio Reis. Era eclética. Sempre se emocionava com Saudades de Matão. A canção trazia a recordação do pai e não eram raras as vezes que a fazia chorar de emoção. O amor pela família era tanto que Jandyra reservou uma parede inteira da casa para os retratos daqueles que amava. Nas fotos em que ela aparecia, normalmente estava feliz, radiante por estar cercada dos seus. Em uma das imagens aparece após o casamento de um dos netos.

Jandyra partiu por causa de problemas respiratórios. Viúva, deixa os filhos Roberto, Ricardo e Sonia, oito netos e oito bisnetos.

Dia 27 de junho, aos 87 anos, devido a problemas respiratórios, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 20/07/2015

Adão Ferreira Barbosa, 64 anos. Profissão: pintor(a). Filiação: Francisco Ferreira Barbosa e Emília Teixeira Barbosa. Sepultamento ontem.

Adelina Maria de Queiroz, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Barbosa de Brito e Clementina Joaquina de Brito. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo de Paroquial Umbará.

Ademir Santi Bonato, 57 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Antônio Bonato Neto e Rosalina Santi Bonato. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Cap. 01 do Água Verde.

Adnilson José de Souza, 33 anos. Profissão: segurança. Filiação: Claudino José de Souza e Marli Guimarães de Souza. Sepultamento ontem.

Adriana Aparecida da Silva, 39 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Tobias da Silva e Luci Maria de Mello Silva. Sepultamento ontem.

Alceu Francisco Lins, 75 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Gabriel Lins Machado e Maria de Faria Machado. Sepultamento ontem.

Alexandre Augusto Ferreira dos Santos, 23 anos. Filiação: Ideraldo Luiz dos Santos e Roseli Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Antônio Ferreira, 79 anos. Profissão: operador(a) máquinas. Filiação: Antônio Ferreira e Agueda Ananias Ferreira. Sepultamento ontem.

Armando Antônio Zitta, 68 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Laura Gomez Zitta e Laura Gomez Zitta. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 02.

Benedita Falcão, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Bernardo Filho e Irene Amélia Bernardo. Sepultamento ontem.

Cláudia de Souza Nogueira, 30 anos. Profissão: balconista. Filiação: Maria Darc de Souza Nogueira. Sepultamento ontem.

Dirceu Melo de Faria, 43 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Joanas Melo de Faria e Maria Madalena Melo de Faria. Sepultamento ontem.

Dora Leão Rego Gonçalves, 2 mes(es). Filiação: Rodrigo Tadeu Gonçalves e Gabriela de Azevedo Leão Rego. Sepultamento ontem.

Doraci Ferreira Mariano, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Laurentino Ferreira da Costa e Dorvalina Sene da Costa. Sepultamento ontem.

Edely Rezende, 53 anos. Profissão: secretária. Filiação: Edevaldo Paulo da Silva e Marli Pucci da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Telêmaco Borba PR.

Elizabeth Gomes dos Santos, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Gomes e Faustina de Oliveira Gomes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Igreja Presbiteriana do Hauer, Rua Anne Frank, 845..

Elvira Denise Pegoraro Dissenha, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Pegoraro e Maria Kahel Pegoraro. Sepultamento ontem.

Everton dos Santos, 23 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Osvaldo Maia dos Santos e Eloiza Aparecida dos Santos Cordeiro. Sepultamento ontem.

Fábio Machado, 32 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Acir Machado e Solange Buch Machado. Sepultamento ontem.

Fantor Messias de Lima, 82 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Antônio Franco Messias e Beatriz Aurora de Lima. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de residência.

Fernando Rodrigues, 29 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Adir Rodrigues e Nadir da Silva Rodrigues. Sepultamento ontem.

Francisca Jambiski, 83 anos. Profissão: auxiliar enfermagem. Filiação: Simão Jambiski e Genoveva Jambiski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Francisco Soares Neto, 51 anos. Profissão: artes plásticas. Filiação: Francisco Soares Filho e Inêz de Lima Soares. Sepultamento ontem.

Gerson Lopes, 45 anos. Profissão: micro-empresário. Filiação: Nelson Santa Ritta Lopes e Maria de Jesus Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Gislaine Marques Lopes, 38 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Joel Souza Lopes e Helena Marques Lopes. Sepultamento ontem.

Godofredo Escolastico, 74 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Egídio Escolastico e Anacleta Escolastico. Sepultamento ontem.

Hélio dos Santos, 73 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Juvêncio André dos Santos e Dolores dos Santos. Sepultamento ontem.

Hilda Therezinha Jordão Langovski, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Gregório Jordão e Maria Happel Jordão. Sepultamento ontem.

Holandina Brandina Goin, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Goin e Lúcia Ferro. Sepultamento ontem.

Iolita Margarida de Souza Silva, 64 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Vidal Calixto de Souza e Vericima Padilha de Souza. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Irena Niepsuj Wolff, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Josef Niepsuj e Anny Niepsuj. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Cap. 03 do Água Verde.

Itila de Mio Carvalho, 96 anos. Filiação: Ricardo de Mio e Carolina Moletta de Mio. Sepultamento ontem.

Izaltina Gonçalves de Andrade, 83 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Mateus Gonçalves e Madalena Staniske Gonçalves. Sepultamento ontem.

Joacir Taborda dos Santos, 43 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Albarino Vieira dos Santos e Ana Clara Taborda dos Santos. Sepultamento ontem.

João Godói, 83 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Antônio Dias de Godói e Malvina Rosa Bonete. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Capela Municipal do Água Verde - Cap. 02 do Água Verde.

João Teixeira Gomes Filho, 85 anos. Profissão: técnico. Filiação: João Teixeira Gomes e Nathalina Cardoso Gomes. Sepultamento ontem.

Joel Everaldo Vieira, 63 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: José Brásílio Vieira e Delfina Afonso Portes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande), saindo da Capela Municipal de Fazenda Rio Grande.

Jorge Luiz da Silva, 52 anos. Profissão: administrador(a). Filiação: João Manoel da Silva e Edir Sueli Correia da Silva. Sepultamento terça-feira, 21 de julho de 2015 às 10hh, em local a definir, saindo da Capela Mortuária da Capela Angelus - Uruguaiana - Rs.

José Correa do Vale, 82 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Maria Ferreira do Vale. Sepultamento ontem.

José Dirceu Ferreira de Franca, 52 anos. Filiação: Manoel Ferreira de Franca e Adelaide Ferreira de Franca. Sepultamento ontem.

Joventina Santos Sobrinho, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Laurindo Santos Sobrinho e Maria da Luz dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 01.

Linda Muller, 83 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Emílio Schunimann e Rosa dos Santos Schunimann. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 04.

Lindaura Conceição da Silva, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alixandrino Romão da Silva e Sarafina Fernandes da Silva. Sepultamento ontem.

Luiz Antônio de Siqueira, 2 mes(es). Filiação: Robson Borges de Siqueira e Leandra de Lourdes dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Clevelandia.

Luiz Gonzaga Ramon, 86 anos. Profissão: bancário(a). Filiação: José Ramon e Dalila Loureiro Ramon. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Marcos Vinícius Batista Pio, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Márcio Pio e Iolanda Batista Pio. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Capela do Cemitério Padre Pedro Fuss. São José dos Pinhais..

Maria Eufemia Saladini Alcântara, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Euclides Saladini e Alice Honorato Saladini. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Maria José da Silva, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geraldo Leopoldino Soares e Antônia Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Maria do Carmo Silva, 86 anos. Filiação: Anicleto Ferreira Paulino e Auta Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Miltes de Oliveira Novak, 86 anos. Profissão: costureiro(a). Filiação: Pompeu de Oliveira e Helena de Oliveira. Sepultamento ontem.

Misako Miyamae, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gunichi Miyamae e Mitsu Miyamae. Sepultamento ontem.

Nicolao Túlio, 82 anos. Filiação: Francisco Túlio e Paolina Daru. Sepultamento ontem.

Octacilio Gobbi, 90 anos. Filiação: Ernesto Gobbi e Tereza Bertanho. Sepultamento ontem.

Pedro Pereira de Mello, 75 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Izidio Pereira de Mello e Maria Cândida Souza. Sepultamento hoje, São Roque (Piraquara), saindo de residência.

Petronilia Caetano Ferreira, 70 anos. Profissão: atendente. Filiação: José Roque Ferreira e Jeorgina Caetano Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal Santa Cândida - Capela 01.

Ricardo Mansur Dudas, 58 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Eloy Dudas e Zilma Maria Mansur Dudas. Sepultamento ontem.

Rina Santini, 91 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Vicente Santini e Helena Santini. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

Ronaldo Gomes dos Santos, 62 anos. Profissão: empresário. Filiação: Arnaldo Gomes dos Santos e Maria de Lourdes Coelho dos Santos. Sepultamento ontem.

Severino Maximiliano Tiepolo, 82 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Lourenço José Tiepolo e Ana Boarona Catapan Tiepolo. Sepultamento ontem.

Shizuko Yuki, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Nobujiro Hashimoto e Sue Hashimoto. Sepultamento ontem.

Victória Spaki, 79 anos. Profissão: religioso (a). Filiação: Luiz Spaki e Martha Spaki. Sepultamento ontem.

Wilhelm Brodhage, 91 anos. Profissão: gerente técnico. Filiação: Heinrich Brodhage e Ella Brodhage. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]