• Carregando...
 | Arquivo da Família/
| Foto: Arquivo da Família/

Ajudar o próximo era o grande prazer da vida de Jaqueline Denker. Nascida em Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, a psicóloga atravessou o Paraná até firmar residência no Litoral, onde pode dar continuidade a sua entrega às pessoas. Por onde passou, fez muitos amigos e levou muita alegria. Tinha um grande cuidado com sua filha Ingrith, que ganhava boa parte da sua atenção.

Sua “travessia” pelo Paraná começou no início dos anos 1990, quando se mudou para Maringá para cursar Psicologia. Longe da família, Jaqueline se apoiou nas amizades para não se sentir sozinha. Junto com cinco amigas, também vindas de outras cidades, fundou uma espécie de república das meninas. Foi um período muito intenso e de muitas alegrias. A tão sonhada formatura na Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocorreu em 1996. Exerceu a profissão por pouco mais de uma década.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Em 2005, Jaqueline se mudou para Curitiba, onde ficou por dois anos. E foi 2007 que ela decidiu morar em Matinhos, no Litoral do Paraná. Lá sentiu o desejo de ajudar ainda mais as pessoas. Decidiu mudar de profissão e passou a atuar como agente comunitária de saúde. Tinha um carinho especial no cuidado com as pessoas, principalmente com os idosos, para os quais dedicava muitas horas de seu trabalho. “Nenhum motivo era desculpa para ela não cumprir suas visitas marcadas com os idosos em Matinhos. Mesmo com chuva, ela estava sempre presente”, lembra o pai, Jorge.

Com sua família, ela mostrava ainda mais cuidado e carinho. Cuidou de primos e sobrinhos sempre que foi necessário e tinha uma ótima relação com todas as crianças da família. Seu amor pelos pequenos aumentou ainda mais em 2005, quando sua filha, Ingrith, nasceu. Não poupava esforços para estar presente em todos os momentos da vida da menina. Por onde ia, gostava de mostrar todo o amor que sentia pela criança. Para ela, a filha era o seu grande tesouro, a quem carinhosamente chamava de “vida”.

A leitura e o artesanato eram suas grandes distrações. Gostava de ler um pouco de tudo, mas as obras sobre saúde sempre estavam entre suas preferências. Lia não só pelo prazer, mas também porque queria estar sempre atualizada sobre sua profissão. A agilidade com que realizava suas leituras era uma de suas características. Gostava de se envolver nas histórias e “devorava” os livros, como lembra o primo Jair.

Os trabalhos manuais também eram uma maneira de estar próxima da filha. Juntas, elas produziam pinturas, tapetes e muitas outras peças de artesanato. Sua especialidade era a confecção de bonecas. Presenteava muitos amigos e parentes com as suas criações. Jaqueline sonhava com o dia em que conseguiria abrir uma empresa própria e viver de suas confecções.

Católica, era devota de Nossa Senhora Aparecida. Além das missas, frequentava reuniões da paróquia e ajudava em alguns afazeres na igreja. Na devoção também tinha a filha como grande companheira. A pequena Ingrith se tornou coroinha e participava de grupos infantis da comunidade. Jaqueline sempre gostou de música e ouvia um pouco de todos os estilos. Na vida adulta, esse hobby aumentou a ligação com o catolicismo. Ela descobriu também a música sacra, que se tornou seu estilo favorito.

No fim do ano passado, Jaqueline descobriu um melanoma cervical e se mostrou ainda mais forte e confiante. Dizia aos familiares que não importava o que acontecesse, tinha garantido a cura da sua alma. Não resistiu ao avanço da doença e faleceu em 13 de abril. Deixa uma filha, o pai, a mãe, três irmãs, tios e sobrinhos.

Dia 13 de abril, aos 45 anos, de câncer, em Curitiba.

Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de Falecimentos - 24/04/2015

Aldair Pereira Niz, 37 anos. Profissão: operador de empilhadeira. Filiação: Antônio Pereira Niz e Enevalda Martins Niz. Sepultamento ontem.

Alvina Domingues de Oliveira, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Domingues de Oliveira e Elizia Rodrigues da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical

Ana Leticia Andreazza Negretto, 30 anos. Profissão: nutricionista. Filiação: Decio José Negretto e Vani Mari Andreazza Negretto. Sepultamento ontem.

Ana Maria Brum Vieira, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Machado Vieira e Naumy Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, capela 01.

Ana Nalepa Gogola, 78 anos. Filiação: Tomaz Nalepa e Rosália Muciat Nalepa. Sepultamento ontem.

Ana Ramos de Santana, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ramos e Narcilia Decenes Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da residência.

Arno Arlindo Lohmann, 74 anos. Profissão: motorista. Filiação: Paulo Lohmann e Ema Arnhold Lohmann. Sepultamento hoje, no Crematório Vaticano, e Campina Grande do Sul.

Athaide de Jesus Ferreira, 71 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Arnaldo Leal Ferreira e Santina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Benedito Bento dos Santos, 72 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sebastião Pedro dos Santos e Eduvirges Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Carlos Alberto Ferreira, 50 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Benedito Ferreira Sobrinho e Shirlei da Silva Ferreira. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Cecília Boiczuk Lacerda, 81 anos. Profissão: dentista. Filiação: Pedro Bojczuk e Magdalena Bojczuk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Celina Barreto Olmeido, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ana Cinturion Barreto. Sepultamento ontem.

Cristiano de Oliveira Costa, 36 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Antônio Costa e Benedita Evany Honoria de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela dos Vicentinos na Lapa.

Deise Maria Mazalli Momoli, 75 anos. Profissão: farmacêutica. Filiação: Hugo Momoli e Hermínia Mazalli Momoli. Sepultamento hoje, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul.

Eugenia Maria de Lima Rocha, 65 anos. Profissão: técnica de contabilidade. Filiação: Joaquim Belizário de Lima e Maria Victor de Lima. Sepultamento ontem.

Inácio Osbroski, 83 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Obroski e Conegunda Ostroski. Sepultamento hoje, na Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Ismail Muller, 73 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Roberto Muller e Leonor Muller. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Frei Miguel CIC.

Itor Aquino de Campos, 71 anos. Profissão: operador de rádio. Filiação: Higino Anacleto de Campos e Artulina Franzen de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

João Petrin, 90 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Miguel Petrin e Maria Petrin. Sepultamento ontem.

João Taras Seciuk, 67 anos. Profissão: soldador. Filiação: Paulo Seciuk e Jaraslava Seciuk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Igreja São Josafa, no Boqueirão.

Job Pedra da Silva, 50 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: João Pedra da Silva e Ester dos Santos da Silva. Sepultamento ontem.

José Ari Mendes Ramos, 62 anos. Profissão: gerente. Filiação: Oscar Ferreira Ramos e Rita Mendes de Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária I.

José Oscar Rebinski, 44 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: José Rebinsli e Agda Vidoti Rebinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

José Pereira de Souza Filho, 77 anos. Profissão: servente. Filiação: José Pereira de Souza e Severa Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

José Ricardo Lopes da Cunha, 45 anos. Profissão: empresário. Filiação: Sebastião Walter Lopes da Cunha e Maria Anna Nogueira Lopes. Sepultamento ontem.

Marco Antônio Salles, 63 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alineu Salles e Zilda Salles. Sepultamento ontem.

Marcos Alexandre da Silva, 30 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Cleci da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Madalena Dalmaz, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Giacomo Menegat e Rosa Stirmer. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss , em São José dos Pinhais.

Maria Ribeiro Schmidt, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Ribeiro e Velviria Garcia Ribeiro. Sepultamento hoje, na igreja Comuna Evangélica Luterana.

Maria de Lourdes de Sousa Machado, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Sousa e Maria Francisca de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.

Modesto Moura de Lima, 64 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Angelino Rodrigues de Lima e Paulina Colaco de Moura. Sepultamento ontem.

Morgane Linkoski Zimmer, 39 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Darci Linkoski e Clotilde Linkoski. Sepultamento ontem.

Nivaldo Lachowski Júnior, 34 anos. Profissão: tecnólogo. Filiação: Nivaldo Lachowski e Eliana do Rocio Miranda Lachowski. Sepultamento ontem.

Nory Albino Heck, 76 anos. Profissão: militar. Filiação: Jorge José Heck e Clementina Alvina Simon Heck. Sepultamento ontem.

Onilda Zem, 72 anos. Profissão: costureira. Filiação: Jacob Valentim Zen e Angelina Bortolli Zen. Sepultamento ontem.

Otávio Henrique de Almeida Martins, 1 ano. Filiação: Henrique Costa Martins e Aline Aparecida de Almeida. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.

Paulina Machowski Bassuma, 84 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Martin Machowski e Joana Machowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Raquel Pereira de Lima, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pereira de Lima e Alzira Costa de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Rodrigo Cotelig, 21 anos. Filiação: Pedro Cotelig e Neuza Gonçalves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.

Romilda Basso Menon, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Stefano Basso e Elza Ravisoni. Sepultamento ontem.

Ronaldo Alves Nogueira Júnior, 31 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Ronaldo Nogueira Alves e Evangilina Nogueira Alves. Sepultamento domingo, 26 de abril, às 11 horas, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Aracaju-SE.

Rubia Neves Ribeiro, 1 ano. Filiação: Claudemir César Ribeiro e Sirlene de Jesus Neves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Sitio Lageadinho , em Bom Jardim Sul , Ivaí .

Sara Barboza dos Santos, 36 anos. Profissão: encarregada. Filiação: Adrelino Barboza dos Santos e Aparecida Pereira dos Santos. Sepultamento ontem.

Sylvio Biaggi, 79 anos. Profissão: advogado. Filiação: José Biaggi e Mariana Palomares Biaggi. Sepultamento ontem.

Terezinha Siguel Bueno, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Siguel e Izabel Siguel. Sepultamento ontem.

Vendelin Tillmann, 83 anos. Profissão: agente penitenciário. Filiação: Manoel Tillmann e Elsa Tillmann. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]