• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

O trabalho no rádio exige paixão, profissionalismo, carisma e generosidade. Tudo que o paranaense Jauri Gomes tinha de sobra. Filho de Tereza Zierhut e Jair Gomes, Jauri se consolidou como um dos principais comunicadores populares do estado. Nascido em 12 de maio de 1969, veio com os pais de Santa Maria do Oeste para Guarapuava aos 18 anos. Trabalhou como empacotador e bancário até encontrar a vocação que o tornaria famoso na região.

A descoberta do rádio veio por acaso: a convite de um amigo que elogiou sua voz, em 1990, ele se tornou locutor na Rádio 92. Também fez carreira em emissoras como a Rádio Cultura, onde foi diretor, até chegar à Rádio Tropical, de Ponta Grossa. Gomes viveu entre as duas cidades em 2001 e 2002, e chegou a receber o título de cidadão honorário da cidade nos Campos Gerais.

O retorno a Guarapuava, no fim de 2002, foi motivada pelo nascimento do filho Pedro, fruto da união com outra radialista, Mônica Córdova. Os dois se conheceram logo no início da carreira dele no rádio. Atualmente, apresentavam juntos o programa “Manhã da T”, das 8 às 10 horas. “Tivemos um amor à primeira vista. Os dois apaixonados por rádio. E ele me ensinou muito, sempre gostava de passar esse dom. Tinha o coração e a mente abertos para ensinar quem quisesse aprender”, destaca. Em 2005, veio a segunda filha do casal, Valentina. Então se casaram oficialmente. A festa reuniu todos os amigos da família. “Ele era um grande marido, um homem apaixonado”.

Leia também: Paulo Carvalho: o sorriso e o trabalho como engrenagens da vida

Além dos dois filhos da união com Mônica, Jauri tem uma filha do primeiro casamento, Ana Laura, de 17 anos. Mônica também tem um filho de outra união.Ele era um pai atencioso e dedicado com os quatro. A esposa conta que a família tinha uma tradição: todo domingo era dia de pizza em casa. “Agora gente continua se reunindo aos domingos para comer pizza, mesmo sem ele”, conta.

Ao longo da carreira, como sempre foi popular e querido na região, Jauri se aproximou da política: foi candidato a prefeito de Guarapuava em 2012 pelo Partido Social Cristão (PSC). Embora gostasse muito da política e transitasse com facilidade neste meio, essa foi sua única tentativa eleitoral.

O radialista descobriu o câncer no intestino há pouco mais de três anos, e lutou para continuar fazendo o que amava. “Quem acompanhava o Jauri fora do ar sabia de todo o esforço que fazia para trabalhar nas últimas semanas. Ele se concentrava e dizia: ‘Preciso guardar as energias de hoje para levar para o ar o que tenho de melhor, para as pessoas que me aguardam’”, revela Mônica. “Diante da pior situação, ele não perdeu a fé, até o último momento. Acreditou e viveu cada minuto. Ele ia pro ar e aquilo o revigorava. Não parecia que estava mal”, salienta.

Durante o tratamento da doença, Jauri conheceu uma nova paixão: o golf. Fez aulas em Ponta Grossa e Toledo, depois de uma indicação médica. Por causa das dores, ouviu que a prática de esportes faria bem para a sua saúde. Ele chegou a participar de um campeonato oficial em Curitiba. A Federação Paranaense de Golf divulgou uma nota de pesar após a morte do radialista. “Federado desde junho de 2016, nos torneios em que participou, sempre manteve o bom humor e afirmava que encontrara no esporte uma forma de motivação para continuar a sua luta”, diz o texto.

Jauri também apresentava o “Bolicho da T”, junto com o parceiro Juca Bala, e o “Sabadão da T”. Ele já não conseguia entrar no ar todos os dias, mas fazia o possível para participar da programação. “Se ele soubesse que aquele seria seu último programa, com certeza ele diria aos ouvintes ‘Eu amo vocês’”, afirma Mônica. Depois de dias internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, Jauri morreu em 13 de abril. Deixa esposa, três filhos e um enteado.

Dia 13 de abril, aos 47 anos, por complicações do câncer, em Guarapuava.

-

Lista de falecimentos

Ady Petry Kaiser, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Emílio Petry e Frida Petry. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Altair Wenceslau Borcath, 89 anos. Profissão: policial civil. Filiação: Arthur Borcath de Lima e Júlia Wenceslau de Lima. Sepultamento ontem.

Altair de Paula, 77 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Alexandre de Paula e Maria Tereza de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Angelina Machado Contador, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Contador e Geraldina Machado Contador. Sepultamento ontem.

Anna Caetano, 92 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Fernandes Bich e Placedina Bich. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.

Antônia de Fátima Milanez, 58 anos. Profissão: corretora. Filiação: Messias José Granato e Alice Onofre Granato. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Antônio Gonçalves de Oliveira, 75 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Izidoro Gonçalves de Oliveira e Josefina Padilha Gonçalves. Sepultamento ontem.

Antônio Morimitsu, 94 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Kazutaro Morimitsu e Hisa Morimitsu. Sepultamento ontem.

Carlos Antônio de Asevedo Bemben, 45 anos. Profissão: mergulhador. Filiação: Ilson Ney Bemben e Sônia Mara de Asevedo Bemben. Sepultamento ontem.

Celso Malaquias, 33 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ezequiel da Costa Malaquias e Neuza Vitorino Malaquias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Mortuária do Sítio Cercado.

Clauria de Paula Schultz, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cláudio Rodrigues de Paula e Maria Elisa de Paula. Sepultamento ontem.

Daniele da Silva Oliveira, 23 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jaime L. de Oliveira e Maria Rita da Silva de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Curiúva (PR).

Edicleia do Carmo, 35 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Messias do Carmo e Vera Lúcia do Carmo. Sepultamento ontem.

Francisca Cabral de Andrade, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Alves Cabral e Ana Maria Ferreira Cabral. Sepultamento ontem.

Francisco Lopes Pereira, 98 anos. Profissão: militar. Filiação: Henrique Lopes Pereira e Maria Alice Lopes Pereira. Sepultamento ontem.

Gece de Castro Wille, 88 anos. Filiação: Genesco de Oliveira e Castro e Cecília de Andrade de Castro. Sepultamento ontem.

Geraldo Hasselmann, 64 anos. Profissão: empresário. Filiação: Darci Hasselmann e Paulina Elias Hasselmann. Sepultamento ontem.

Gilberto Jonas Balbo, 52 anos. Profissão: bancário. Filiação: Rubens Balbo e Lídia Zardi Balbo. Sepultamento ontem.

Gilda da Silva Otto, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Alves da Silva e Carmela Nogueira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti, na mesma cidade.

Irena Schnitzler Baroni, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Max Schnitzler e Maria Schnitzler. Sepultamento ontem.

Izabel Cristina Wiegert, 57 anos. Profissão: artesã. Filiação: Waldomiro Teixeira Weigert e Addy Pithan Weigert. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Ávila, em Castro.

Jahir Fortes Martins, 81 anos. Profissão: publicitário. Filiação: João Moura Martins e Dorvalina Fortes Martins. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Palmeira das Missões (RS).

Jahyr Fernandes Filho, 52 anos. Profissão: estivador. Filiação: Jahyr Fernandes e Arlinda Maia Fernandes. Sepultamento ontem.

Jonatan Cabral da Silva, 25 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Nilton Lima da Silva e Loide Cabral da Silva. Sepultamento ontem.

Jorge Luís Barbosa Floriano, 50 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Maria Beira Floriano e Jandira Barbosa Floriano. Sepultamento ontem.

José Ricardo Manfron, 51 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Tito Manfron e Faustina Stonoga Manfron. Sepultamento ontem.

José Sebastião Nunes, 84 anos. Profissão: operador. Filiação: Juventino da Silva Nunes e Jurema Maria Pereira. Sepultamento ontem.

Juliano Oliveira, 31 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Bernadete do Rocio Oliveira. Sepultamento ontem.

Juvenal Alves da Silva, 83 anos. Profissão: eletricista de manutenção industrial. Filiação: Antônio Raymundo da Silva e Maria Antônia dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Lavínia Lemanski Sicuro, 7 anos. Profissão: estudante. Filiação: Rafael Nerone Sicuro e Elizabeth Lemanski. Sepultamento ontem.

Ligia Oliveira Rother, 58 anos. Profissão: escriturária. Filiação: Larry Quadros de Oliveira e Nilta Severo de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre (RS).

Lucas Oliveira Rother, 32 anos. Profissão: estudante. Filiação: Remi Rother e Ligia Oliveira Rother. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre (RS).

Lucianne Ivanize Sanches, 46 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio Sanches e Ivanilde Maiolini Sanches. Sepultamento ontem.

Lucila Moreal Messias, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Moreal e Maria Martins. Sepultamento ontem.

Luís Antônio de Abreu Ribeiro Guimarães, 59 anos. Profissão: zelador. Filiação: Juvenal Ribeiro Guimarães e Maria Francisca de Abreu. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo do mesmo local.

Lurdes Nunes de Freitas, 85 anos. Profissão: professora. Filiação: Emílio N. de Freitas e Itália Adele P. Freitas. Sepultamento ontem.

Maria das Graças Siqueira de Lara, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Firmino de Campos e Lazara Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Nossa Senhora da Penha, em Colombo.

Mateus Henrique de Araújo Pedro, 20 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Jair Pedro e Elizete Angelina de Araújo. Sepultamento ontem.

Moacir Urai Paloschi, 70 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Henrique Paloschi e Angelina Possi Paloschi. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Parque da Saudade, em Brusque (SC).

Natália Razera Paloschi, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Razera e Benvinda Fortunata Bertoldi. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal Parque da Saudade, em Santa Catarina.

Nelsa Fidencio, 60 anos. Profissão: esteticista. Filiação: Maria Fidencio. Sepultamento ontem.

Neuza Maria Sperandio, 67 anos. Profissão: representante. Filiação: Raymundo José Sperandio e Ana Sperandio. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Nuno Fernando Dias, 61 anos. Profissão: engenheiro florestal. Filiação: Duarte Fernando Dias e Lucy Ritta Vallejo Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Olavo dos Santos, 88 anos. Profissão: dentista. Filiação: José Pereira dos Santos e Lazara de Souza. Sepultamento ontem.

Osirio Jaques, 76 anos. Profissão: bancário. Filiação: Otacílio Jaques e Dina Vargas Jaques. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02.

Rachel de Mello Torres, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Oliveira Mello e Mympha Neiva de Mello. Sepultamento ontem.

Reinaldo Brandão de Souza, 54 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Floramante Rodrigues de Souza e Maria da Luz de Souza. Sepultamento ontem.

Romeo Bregant, 73 anos. Profissão: engenheiro mecânico. Filiação: Pompeo Bregant e Onelia Braidot. Sepultamento ontem.

Roni Rosa de Lima, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Alves Ramalho e Avani Fernandes Ramalho. Sepultamento ontem.

Rosa Pruchak Martins, 78 anos. Filiação: Paulo Pruchak e Júlia Sawtczuk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.

Roseli Trezinha Cordeiro, 50 anos. Filiação: Marculino Luiz Cordeiro e Odirce Faria Cordeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo da capela do Pequeno Cotolengo.

Sandra Rita Incerti, 65 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Orlando Incerti e Maria José Incerti. Sepultamento ontem.

Sônia Maria Lubian, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Lubian e Albertina Lubian. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Monteiro Lobato.

Sophia Lemanski Bertagnolli, 14 anos. Profissão: estudante. Filiação: Marcelo Bertagnolli e Elizabeth Lemanski. Sepultamento ontem.

Teresinha do Menino Jesus Ribas Brandão, 82 anos. Profissão: artesã. Filiação: Euclides de Almeida Ribas e Ernestina Machado Ribas. Sepultamento ontem.

Tereza Ezilda Zahdi Lopes, 77 anos. Profissão: empresária. Filiação: Abílio Zahdi e Maria de Jesus Carneiro Zahdi. Sepultamento ontem.

Terezinha de Fátima dos Santos, 60 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Maria Trindade de Lima. Sepultamento ontem.

Vicente Gongra Filho, 60 anos. Profissão: empresário. Filiação: Vicente Gongra e Maria Ferreira Bueno Gongra. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]