• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Não é preciso muito esforço para descobrir qual era o trabalho – e maior paixão – de Jayme de Loyola e Silva. Fazendo uma busca rápida na internet, referências diversas sobre seus livros publicados, artigos orientados e histórico como docente e pesquisador despontam nos sites de busca. Também pudera. Ao longo dos mais de 60 anos como estudante e professor de biologia, Jayme foi um colecionador de méritos.

Com dedicação especial à zoologia, foi o criador de um dos primeiros e mais importantes livros do Brasil sobre o tema. Zoologia, de 1973, ajudou gerações de biólogos nos conhecimentos sobre os animais. Na mesma época, foi um dos responsáveis pela pesquisa que determinou os rumos do consumo de camarão no Paraná. A iniciativa estabeleceu as épocas ideais para pesca do crustáceo, levando em conta a reprodução e desova da espécie.

A lista de congratulações é extensa e começou nas salas de aula da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi ali que, nos anos 50, Jayme se tornou calouro do curso de História Natural. E incluiu ainda uma homenagem no museu de história natural de Londres a convite do oceanógrafo e explorador francês Jacques-Yves Cousteau para participar de um congresso.

O próprio ingresso na universidade já foi motivo de orgulho para a família humilde, que viu o quinto de nove irmãos ser o primeiro a cursar uma graduação. E desde a infância, passada entre brincadeiras nas ruas de Curitiba, Jayme já mostrava aptidão para a organização e dedicação – duas de suas principais características que o ajudaram no desempenho ímpar na vida acadêmica. Começou a lecionar na década de 60 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), até que, algum tempo depois, retornou à UFPR, dessa vez como professor.

Morou em Curitiba por toda a vida e adorava a praia. Era lá onde podia ter contato mais próximo com as microespécies de crustáceos que catalogava e estudava. Foi no Litoral que conheceu a esposa, Romilda, em um romance de verão que fugiu à regra do ditado popular e subiu a serra. Juntos, construíram um relacionamento de companheirismo e respeito ímpar, além de um amor profundo. Os dois filhos que tiveram, Lucio Antonio e Marco Aurélio, se admiram até hoje com o fato de nunca terem visto o casal brigar.

A união da família se manteve mesmo quando, nos anos 70, Jayme conseguiu a oportunidade de realizar pesquisas nos Estados Unidos: mudaram-se todos, de mala e cuia, para Washington D.C. Ao conhecer a cultura do país, o pesquisador se admirou com a maneira correta dos americanos, como seguiam as regras à risca. Se identificou, portanto, com a população de lá, já que sua integridade era uma qualidade notada e admirada por todos com quem convivia.

Depois de um ano, a família voltou para a casa no bairro Guabirotuba, em Curitiba, onde morava. Ali não havia cadeado no portão nem tranca nas portas que impedissem a chegada dos vizinhos, com quem Jayme construiu amizades e desenvolveu um convívio intenso. Esse foi mais um círculo em que era admirado por sua bondade e apoio incondicional – em aspectos que iam do emocional ao financeiro.

Era metódico e tinha uma biblioteca minuciosamente organizada em casa. Seus amados livros, os quais lia vorazmente, carregavam marcas de muito estudo, sempre feito com alegria. Esse sentimento, aliás, o acompanhava a todo momento: tanto seus filhos quanto seus alunos sentiam a positividade em suas atitudes.

Depois de se aposentar, aos 65 anos, não conseguiu deixar a universidade. Trabalhou na UFPR até por volta dos 85, orientando teses de doutorado. E, quando teve de deixar de frequentar o local por causa da idade, o reconhecimento foi incessante. O curso de pós-graduação em biologia e zoologia que fundou, por exemplo, continua recebendo nota máxima em avaliações educacionais mesmo depois de sua saída. O motivo, garantem os professores, é a organização esquemática da metodologia de ensino e funcionamento do curso deixados por Jayme.

Quando começou a ficar mais debilitado, há cerca de dois anos, contou com o companheirismo da família, que assistia com ele aos seus adorados programas esportivos na televisão. Por causa do desgaste da idade, Romilda, com quem estava prestes a completar 60 anos de casado, o amparava quando fosse preciso.

E quando descansou, em janeiro deste ano, foram muitas homenagens dos ex-alunos. Diziam que foi um professor que marcou vidas. Os filhos e a esposa nunca irão esquecer as palavras de apoio que Jayme lhes direcionava em qualquer tipo de situação. Deixa a esposa, dois filhos e dois netos.

Dia 20 de janeiro, aos 89 anos, de complicações do Alzheimer, em Curitiba.
Colaborou: Cecília Tümler.

Lista de falecimentos

Lista de falecimentos - 1°/04/2017

Alacyr Borges, 91 anos. Profissão: costureira. Filiação: Carolina Borges. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02.

Alexandra Scrowronski Drong, 96 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Alexandre Scrowronski e Maria Scrowronski. Sepultamento ontem.

Aloa da Silva, 84 anos. Profissão: gerente de vendas. Filiação: Sérgio Veloso da Silva e Dolores Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Álvaro Schafacheck, 52 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Lauro Schafacheck e Edith Grossl Schafacheck. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.

Antônio Lima de Souza, 69 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Maria Alexandrina de Souza. Sepultamento ontem.

Antônio Dal Comune, 66 anos. Profissão: estoquista. Filiação: Pedro Dal Comune e Maria Alves Lisboa. Sepultamento ontem.

Araci Peicho Wergenski, 52 anos. Profissão: militar. Filiação: João Peicho e Lucilda Hornick Peicho. Sepultamento ontem.

Arno Mário Simas, 66 anos. Profissão: gestor. Filiação: Mário Simas e Maria Cunha Simas. Sepultamento ontem.

Bertoli Felício de Jezuz, 36 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Dirceu de Jezuz e Beloni Felício de Jezuz. Sepultamento ontem.

Carla Rubia Tomelin Dardaque, 44 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio João Dardaque e Leonilda Tomelin Dardaque. Sepultamento ontem.

Célia Maria Ferreira Mateus, 59 anos. Profissão: camareira. Filiação: Antônio Francisco Ferreira e Severina Soares Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de Igreja Batista das Nações, no bairro Sítio Cercado.

Celso de Oliveira Campos, 82 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Abílio de Oliveira Campos e Alice Alves de Campos. Sepultamento ontem.

Cláudio Tavares Pereira, 88 anos. Profissão: empresário. Filiação: Carlos Domiense Pereira e Justina Tavares Pereira. Sepultamento ontem.

Dolvina Francisca Ribeiro, 87 anos. Filiação: Pedro Sampaio Crissostimo e Mariana Francisca de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande, saindo da Capela Mortuária Paroquial Orleans.

Elnira Hirsch, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Grunevald e Hilda Hirsch Grunevald. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

João Barreto Filho, 88 anos. Profissão: gerente. Filiação: Joa Batista Barreto e Maria Francisca de Carvalho. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela de Ferraria, em Campo Largo.

João Elias de Quadros, 77 anos. Filiação: Belarmino Pantaleão de Quadros e Juvelina Matilde de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Associação de Moradores do Jardim Califórnia.

João Majewski, 87 anos. Filiação: Leonardo Majewski e Magdalena Majewski. Sepultamento ontem.

João Maria Machinievscz, 63 anos. Profissão: motorista. Filiação: Jayr Machinievscz e Therezinha Afonso Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

José Krone, 48 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Romano Krone e Lenita Delanora. Sepultamento ontem.

Júlia Wisniewski Gonçalves, 55 anos. Profissão: agricultora. Filiação: Eduardo Wisniewski e Filomena Frankowski Wisniewski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Rio Azul.

Leopoldo Klosovski Filho, 67 anos. Profissão: engenheiro florestal. Filiação: Leopoldo Julian Klosovski e Maria Goba Klosovski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela número 03 do Cemitério Municipal Água Verde.

Luan Dominyque Pereira Schffer, 20 dias. Filiação: Hendrygo Augusto Scheffer e Miria Cristiane Furtuoso Pereira. Sepultamento ontem.

Lucival Gonçalves Padilha, 73 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Conrado Gonçalves Padilha e Eudoxia Moraes Padilha. Sepultamento ontem.

Maria Conceição Rodrigues, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Delair Oliveira de Lima. Sepultamento ontem.

Maria Helena Cunha de Macedo, 40 anos. Filiação: Antônio Fernando Schleder de Macedo e Helena Cunha. Sepultamento ontem.

Maria Neuza Reis, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Jocelina de Souza. Sepultamento ontem.

Maria da Conceição Amaral de Pontes, 66 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Cirilo Rodrigues de Lima e Ana Dias do Amaral. Sepultamento ontem.

Maria de Fátima Guimarães, 57 anos. Profissão: costureira. Filiação: Antônio Manoel Guimarães e Francisca Josefa Guimarães. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, saindo da Capela Mortuária Uberaba.

Mauro Fernandes da Cruz, 52 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Theodoro Fernandes da Cruz Neto e Flori Senger da Cruz. Sepultamento ontem.

Maxine Ariane dos Santos Lima, 25 anos. Profissão: embaladora. Filiação: Getúlio dos Santos Lima e Mirian de Lima Andrade. Sepultamento ontem.

Newton Antônio Cavet, 96 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Paulo Cavet e Angelina Parolim Cavet. Sepultamento ontem.

Otávio de Mira, 83 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Lúcio Patrício de Mira e Maria Otávia Maia. Sepultamento ontem.

Paulo Cezar dos Santos, 55 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Benedito Milao dos Santos e Maria Madalena Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Rafaelle Meretika Nunes, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Rafael Cezar Reizer Nunes e Elaine Cristina Meretika. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Reili Rodrigues de Souza, 50 anos. Profissão: estivador. Filiação: Paulo Souza e Santina Rodrigues Souza. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá.

Rosa Amaro da Silva, 84 anos. Profissão: professora. Filiação: Severiano Amaro da Silva e Clara Elydia dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Safira de Oliveira, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito José de Oliveira e Zulmira Adeleide de Oliveira. Sepultamento ontem.

Salete de Fátima Silva Machado Rezende, 49 anos. Profissão: do lar. Filiação: Natalino Machado e Ana Silva Machado. Sepultamento ontem.

Sebastião Francisco Machado, 87 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: José Francisco Machado e Stella Garcia Ferreira. Sepultamento ontem.

Shoki Yamamoto, 65 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Luiz Yamamoto e Eiko Yamamoto. Sepultamento ontem.

Sílvio Aparecido Leite, 42 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Lázaro de Paula Leite e Geni Elias Leite. Sepultamento ontem.

Sophia Bueno Gardin, 2 dias. Filiação: Fernando Arruda Gardin e Priscila Bueno da Silva Gardin. Sepultamento ontem.

Thereza Michelin Forckesatto, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Michelin e Vergínia Michelin. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]