• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Uma guinada do destino fez o professor norte-americano John Robert Schmitz, nascido em 1936, partir da rica cidade de Nova Iorque, em ascensão econômica na década de 60, para uma viagem pelos territórios semiáridos e subdesenvolvidos do interior da Bahia. Percurso que mudou sua vida para sempre.

Após ganhar uma bolsa de estudos para estudar o livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, decidiu percorrer o mesmo caminho relatado pelo autor para descrever a Guerra de Canudos. Usando o pau de arara, o transporte típico da região– onde dezenas de pessoas são levadas de um lugar para o outro na traseira de um caminhão – tentou ver o homem, a terra e as travessias com olhos do fim do século 19. Durante esse tempo, participou da “Semana Euclidiana”, em São José do Rio Preto, em São Paulo, onde “se misturou” de vez na cultura brasileira, fez o perfeito “blend in”, como costumava dizer em inglês, e se apaixonou pela jovem Maria Lúcia.

Ao concluir o estudo, retornou para os Estados Unidos, casou com Maria Lúcia e teve os três primeiros filhos (Marcia, Edward e Robert). Mas a aventura brasileira ainda batia forte no seu coração. Anos depois, outro convite, dessa vez para ser professor em São Paulo, trouxe definitivamente o gringo para o país em 1971. Trabalhou nos departamentos de Letras e Linguística na PUC-SP, na Unesp e depois na Unicamp. Aqui teve o quarto filho (Paul) e se tornou um desbravador da cultura local.

Amava a culinária brasileira, a caipirinha e as praias brasileiras. Arriscou-se até no samba, participando com fantasia e tudo de um desfile durante o carnaval. Depois de um tempo, nem o sotaque denunciava o gringo. Tropeçava em poucas pronúncias como da palavra sanduíche, que John dizia “sandwich”.

O bom humor e a gentileza também ajudaram John nesse “blend in” pelo Brasil. Não perdia uma oportunidade de conversar com desconhecidos (que logo passavam ao status de conhecidos). Era rápido na hora de conquistar a simpatia de estranhos. Uma vez, por exemplo, em uma viagem de avião, encontrou um homem com uma vara de pescar, que não coube no compartimento de bagagens. O passageiro acomodou o item ao lado do banco com a ponta bem próxima de onde John estava sentado. O professor tirou papéis da mala, uma tesoura sem pontas, recortou pequenos peixes e os colocou na linha do passageiro. No desembarque, a iniciativa terminou em muitas risadas do próprio pescador e dos presentes. “Já conseguiu pegar alguns peixes. Boa pescaria”, disse com simpatia.

E John era melhor ainda em casa. Não perdia uma oportunidade de sentar no chão para divertir as crianças. Os filhos lembram que, nos períodos difíceis da adolescência, contavam com o pai sempre alegre, em diálogos e passatempos. Com a chegada dos cinco netos, John manteve o ritmo, inventava casas e castelos com caixas de papelão, barquinhos de papel para “navegar” na chuva e não pensava duas vezes em rolar pelo tapete da casa com os pequenos.

“Ele era mais criativo do que o comum. Qualquer coisa virava uma grande brincadeira”, conta o filho Edward, que mora em Curitiba. Em festas e jantares o “daddy” (papai, em inglês, como eles o chamavam) sempre levava uma miniatura de carro para “passear” entre os copos e pratos da mesa. O entretenimento, sem muito propósito, quase se transformou em uma tradição. Todos da família começaram a levar os carrinhos para disputar corridas na mesa.

John estava sempre preocupado com o bem-estar dos filhos, mesmo quando não moravam mais com ele. Expressões em inglês, misturadas com suas sugestões em português, nunca faltavam: “take care” (se cuide), ao se despedir, e “just in case” (só por precaução), na hora de oferecer uma ajudinha. Também não se esquecia dos amigos e daqueles que lhe prestavam algum serviço: sempre que pedia pizza levava fatias ao porteiro ou, quando viajava de van, preparava sanduíches para os motoristas.

Era “sisudo” só na leitura. Em geral, não se detinha nos best-sellers. As escolhas eram sempre os clássicos como “O apanhador no campo de centeio”, de J. D. Salinger, ou trabalhos acadêmicos. Amava comparar versões com traduções diferentes e se orgulhava das suas pesquisas acadêmicas. Incentivava não só a leitura, mas também a escrita. “Ficou orgulhoso quando saiu meu primeiro texto na Folha de S. Paulo, jornal que lia religiosamente”, conta a jornalista Maria Sandra Gonçalves, casada com Edward. Foi também no jornal favorito que publicou muitos artigos de opinião, além de contribuir com diversas revistas e escrever alguns livros.

A leitura também era uma “mania” que passou para toda a família. Usava qualquer tempo livre, como a fila de banco ou a sala de espera de consultas médicas, para ler. Hábito seguido por filhos e netos. “Sempre que tenho que ir ao banco levo um livro ou passo em uma banca para comprar um. Em casa, meu filho Daniel também acompanha o avô e já tem mais de 400 livros”, conta Edward.

Sua morte abrupta em abril, aos 81 anos, deixou muitas saudades de familiares e amigos. Mas a parte principal já estava preparada: o exemplo de John havia treinado o coração de todos os que conheciam a enfrentar a dor com um sorriso nos lábios e com força para seguir a vida com alegria.

----

Lista de falecimentos: 10/06/2017

Adélia de Fátima de Oliveira, 35 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Vicente Geraldo de Oliveira e Dagmar Silva de Oliveira. Sepultamento ontem.

Adjair Rodrigues dos Santos, 66 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Carolinda Rodrigues dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Agostinho Ceschin Vasco, 85 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Miguel Vasco Filho e Ângela Ceschin Vasco. Sepultamento em 9 de julho de 2017 (domingo), às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Ana Cordeiro de Campos, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Cordeiro da Cruz e Dulcia dos Santos da Cruz. Sepultamento ontem.

Angelica Nadolny, 78 anos. Filiação: André Nadolny e Martha Doska Nadolny. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 02 do mesmo cemitério.

Anna Fonseca Pinto, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Liberato Fonseca e Maria Gomes Fonseca. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Pelotas.

Cacilda dos Santos, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Milao Pires de Camargo e Adelaide Pires de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da capela do cemitério.

Carlota Aparecida Pereira, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ferreira Quintal e Maria da Luz Quintal. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 01 do mesmo cemitério.

Cecília Guebur Vieira, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Guebur e Anna Gebur. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal de Maringá (PR).

Delcio Carlos Alessio Heinsch, 69 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Benno Heinsch e Clara Alessio Heinsch. Sepultamento ontem.

Diego Matozo de Souza Mangger, 32 anos. Filiação: Amilton de Souza Mangger e Dirce Matozo de Souza Mangger. Sepultamento ontem.

Domingos Nogueira de Oliveira, 87 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Reinaldo de Oliveira e Conceição Nogueira de Oliveira. Sepultamento ontem.

Edine Camargo, 92 anos. Profissão: professora. Filiação: Plinio de Camargo e Lucilia Carneiro Camargo. Sepultamento ontem.

Egídio Soares Justo, 86 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Sores Justo e Maria Cândida de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo cemitério.

Elsa Pipino Maciel, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Pipino e Virgínia Corazzini. Sepultamento ontem.

Emanuele Vitória Teodoro Vaz, 2 meses. Filiação: Júlia Teodoro da Silva e Mauro Mateus Brito Vaz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Eurico Costa Rosa, 73 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Augusto Costa Rosa e Cermira Gonçalves de Farias. Sepultamento ontem.

Fernando Pereira Rios, 92 anos. Profissão: militar. Filiação: Joaquim Pereira Rios e Eudoxia de Figueiredo Rios. Sepultamento ontem.

Fernando Quirino da Silva, 63 anos. Filiação: Pedro Quirino da Silva e Severina Ramnos Quirino. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias, no bairro Novo Mundo.

Geny Bordin, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Honorato Bordin e Eleonora de Carli. Sepultamento ontem.

Graciele Jorge Depa, 25 anos. Profissão: professora. Filiação: José Cláudio Depa e Maria Glaci Jorge Depa. Sepultamento ontem.

Hamilton Vilela de Magalhães, 82 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: José Vilela de Magalhães e Marieta Castanheira Magalhães. Sepultamento ontem.

Harlison Jorge Bueno, 32 anos. Profissão: pintor. Filiação: Nadir do Rocio Bueno. Sepultamento hoje, Cemitério de Contenda, saindo de residência.

Hilda Maciel, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Volpi e Justina Volpi. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal de Taió (SC).

Ideia Amadei Paglarini, 100 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vitório Amadei e Romilda Prevideli. Sepultamento ontem.

Ilson Eloy da Silva, 57 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Antônio Eloy da Silva e Suzana de Almeida e Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Irene Nogueira de Castro, 93 anos. Profissão: professora. Filiação: Francisco Nogueira de Castro e Benedita Nogueira de Castro. Sepultamento ontem.

Jean Carlos Grick, 44 anos. Filiação: Arvid Godfrid Grick e Joraci Adriana Grick. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo de Igreja Evangélica Brasil Para Cristo, em Colombo (PR).

João Alves da Cruz, 71 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Pedro A. da Cruz e Dalvina A. da Cruz. Sepultamento ontem.

Jocelina Moreira, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Moreira e Maria Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal do Água Verde, capela 01.

José Bine Natal, 83 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Pedro Natal e Amália Bine Natal. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo do Cemitério Paroquial do Abranches.

José Maurício de Oliveira, 58 anos. Filiação: José Rosade Oliveira e Maria de Lourdes Oliveira. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária no Uberaba, na Rua Zacarias Gomes de Souza, 880.

José Olicio Dias, 54 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Aurélio José Dias e Francelina Maria Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da Capela São Lucas, em Piraquara.

Lucimara de Fátima Garcia, 56 anos. Filiação: José Pereira Garcia e Dulce Maria Werne Garcia. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos Mehl, 64 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Albano Celestino Mehl e Antônia Lopes Mehl. Sepultamento ontem.

Maicon Luiz Alves Fernandes Parava, 22 anos. Profissão: serigrafia. Filiação: Roberto Ramos Parava e Márcia Regina Alves Fernandes. Sepultamento ontem.

Márcio Fernando Soares Pereira, 38 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Dironir Soares Pereira e Vera Lúcia Pereira. Sepultamento ontem.

Maria Clososki, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Kosiba e Joana Kosiba. Sepultamento ontem.

Maria Cristina Rocha Vaz, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Camillo de Souza e Wanda Rocha de Souza. Sepultamento ontem.

Maria José Silveira Filla, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Ozeias Silveira e Maria Rosário Romero. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina (PR).

Maria de Lourdes dos Santos, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Simião Raymundo dos Santos e Mercedes Vicente. Sepultamento ontem.

Nazareth Teixeira, 91 anos. Filiação: Joversino Teixeira e Olinda de Souza Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 04 do mesmo cemitério.

Neusa de Souza Freitas, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacir de Souza Freitas e Aurora do Prado Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Reinaldo Maia, 31 anos. Filiação: Dirceu Maia e Maria Aparecida Maia. Sepultamento ontem.

Renato Emerson Costa Cordeiro, 46 anos. Profissão: auxiliar cozinha. Filiação: Izidio Cordeiro e Nair Costa Cordeiro. Cerimônia na segunda-feira, 12 de junho de 2017, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, capela 03.

Rosinha da Trindade Soares da Silva, 71 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francisco Soares da Silva e Maria Francisca Soares. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério da Lapa.

Sônia Regina do Amaral, 68 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio Gomes do Amaral e Francisca Gomes do Amaral. Sepultamento ontem.

Thiago Gonçalves de Andrade, 31 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Jucimara Gonçalves de Andrade. Sepultamento ontem.

Wenirio Bremm, 72 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Fredolino Bremm e Maria Bremm. Sepultamento ontem.

Wilson Melo da Silva, 51 anos. Profissão: assessor. Filiação: Gentil Moreira da Silva e Maria do Carmo Melo da Silva. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]