• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A força de vontade e o espírito pioneiro do médico Jorge Elizardo Garcia Árias possibilitaram a abertura da Policlínica de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, em 1960. Ele atuou como médico e administrador, até a década de 1980, no espaço que foi considerado o primeiro grande hospital da região. Desde menino sonhava em ser médico. Em 57 anos de dedicação à medicina, o doutor Garcia, como era conhecido, era famoso por honrar seu juramento a Hipócrates.

Nunca negou atendimento para os que não podiam pagar por uma consulta ou tratamento, lembram-se os filhos. As 24 horas eram repletas de atendimentos, partos e cirurgias. Era um médico generalista. Doutor Garcia também se deslocava para as cidades vizinhas quando surgia uma emergência. Não importava a hora e o dia da semana. Muitas foram as vezes que o telefone tocou ou o chamaram no portão de casa durante a madrugada ou nos fins de semana.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

O filho Marcelo conta que certa vez o pai tratou de um paciente que precisava de transfusão de sangue imediata. Como o tipo sanguíneo não estava disponível e era o mesmo de Garcia, o médico não pensou duas vezes diante da gravidade do caso e fez a coleta do seu próprio sangue para realizar a cirurgia de emergência. O importante era salvar o paciente.

Nascido no distrito de Villarrica, no Paraguai, em 1932, ficou órfão de pai durante a Guerra do Chaco, conflito armado entre Paraguai e Bolívia. O pai era professor e entregou a vida em favor do seu país. O conflito se estendeu até 1935. Ao saber a guerra deixou muitas crianças sem os pais, Manoel Ribas, que era governador do Paraná, selecionou os alunos com as melhores notas em cada província do Paraguai e deu bolsa de estudo no antigo Colégio Partenon, em Curitiba.

Garcia foi selecionado e chegou a capital paranaense aos 9 anos. Deixou a mãe e uma irmã no país vizinho. Tornou-se aluno interno do ginásio e realizou o Científico –que se assemelha ao Ensino Médio – no Colégio Estadual do Paraná. Mesmo com a distância da terra natal e as saudades da família, o menino, que sonhava cursar Medicina para ajudar os mais necessitados, não esmoreceu.

Com dedicação, foi aprovado no primeiro vestibular que prestou para a Universidade Federal do Paraná (UFPR), na década de 1950. Entre aulas e plantões, atuou como professor em um cursinho pré-vestibular. Ele incentivava os estudantes de origem humilde, assim com ele, a se concentrarem nos estudos e prosperar. Deu certo.

Era um período fértil de novas ideias e pensamentos, fez amizade com imigrantes de diversas origens, assim como jornalistas, advogados, políticos e empresários. Tornou-se colaborador do jornal O Estado do Paraná, e defendia causas sociais e econômicas do Paraná. Sua atuação foi reconhecida pelo Clube Curitibano, que acolheu o paraguaio naturalizado brasileiro como um dos seus membros.

Durante a graduação, Garcia namorou uma das filhas de um imigrante alemão. A moça estudava Odontologia na UFPR. Após a formatura, em 1958, eles se casaram e foram morar em Campo Mourão, onde ele abriu um consultório médico. Eles se separaram em 1976. Para se aperfeiçoar, Garcia fez residência na Santa Casa de Misericórdia de Santos (SP). Também atuou na Santa Casa de Umuarama.

Além da construção da Policlínica em Campo Mourão, doutor Garcia teve um papel importante na sociedade mourãoense. Adquiriu propriedades na região e foi reconhecido pela produção de soja e pecuária em duas fazendas-modelo mantidas em Peabiru e Palmital, respectivamente. Sua liderança nata entre os produtores de leite fez com que se tornasse membro-fundador da Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo), criada em 1970. Também foi vereador e investidor no agronegócio, mas optou em passar seus dias se dedicando à saúde.

Em 2002, conta a família, demonstrou o profissionalismo ao perceber que iria sofrer um enfarte enquanto operava um paciente. Primeiro salvou o paciente, depois foi cuidar de si. Manteve o trabalho no consultório até 2009. Era o momento de se aposentar. Veio morar em Curitiba para ficar perto dos filhos. Teve outro enfarte, em 12 de maio, e não resistiu. Deixa três filhos, Marcelo, Heloísa e João Carlos, o genro Donizetti Dimer, a nora Andreza, e a neta Ana Luisa.

Dia 12 de maio, aos 83 anos, de enfarte agudo do miocárdio, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 18/05/2015

Abeniel da Silva Ricardo, 52 anos. Profissão: estivador. Filiação: Osvaldo Ricardo e Aglaci da Silva Ricardo. Sepultamento ontem.

Adel David, 76 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Lauro David e Enedina da Silva Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela da Luz.

Ademilson Farias Paraguaia, 24 anos. Profissão: estudante. Filiação: Neri Pereira Paraguaia e Cleuza de Fátima Farias. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela do Vila Tarumã, em Pinhais.

Adrianne Miller Martins Calca, 40 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Vilson Osmar Martins e Leticia Miller Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Cemitério Municipal de Foz do Iguaçu.

Airton Caron, 57 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Arnaldo Caron e Lydia Bunick Caron. Sepultamento ontem.

Aladio dos Santos I, 72 anos. Profissão: corretor. Filiação: Joaquim José dos Santos e Maria Rosinalva da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Alex Silva Mello, 19 anos. Profissão: servente. Filiação: Claudenir Silva Mello e Adneide da Silva. Sepultamento ontem.

Alexandre Amorim da Silva, 41 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: João Batista da Silva e Meiry Terezinha Amorim da Silva. Sepultamento ontem.

Arthur Mendes Veiber Ribas, 1 anos. Filiação: Jhonat Ricardo Veiber Ribas e Caroline Mendes Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Carlos Humberto de Camargo, 60 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Leontino Vitorino de Camargo e Geny Flávio de Camargo. Sepultamento ontem.

Carlos Renato Haas, 50 anos. Profissão: artesão. Filiação: Nerval Walter Haas e Cláudia Mary Haas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Celso André Balmant, 72 anos. Profissão: professor. Filiação: João Batista Balmant e Luíza Thuler Balmant. Sepultamento ontem.

Crissanto Pereira da Silva, 23 anos. Profissão: soldador. Filiação: José Pereira da Silva e Maria Rosa Maciel. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré.

Dalila Borges, 84 anos. Filiação: Miguel Borges e Bernardina Ferreira de Sousa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

David Holtimann, 75 anos. Profissão: ferramenteiro. Filiação: Carlos Holtimann e Maria Holtimann. Sepultamento hoje, na Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti.

Demosthenes Buarque de Gusmao, 94 anos. Profissão: militar. Filiação: Braulio Buarque de Gusmão e Maria Leite dos Santos. Sepultamento ontem.

Dilair César Ribeiro de Jesus, 44 anos. Profissão: estofador. Filiação: Alfredo Ribeiro de Jesus e Sofia Ribeiro de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Creche Ulisses Percegona.

Divonzir Catenace, 61 anos. Profissão: empresário. Filiação: Raymundo Catenace e Madalena Antunes Catenace. Sepultamento ontem.

Domiciano Dias da Silva, 89 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Lúcio Dias da Silva e Maria Rita da Silva. Sepultamento ontem.

Edite de Jesus Damaso, 74 anos. Filiação: Luiz Damaso da Silveira Sobrinho e Maria da Luz Veiga Damaso. Sepultamento ontem.

Eduardo Calachi, 55 anos. Profissão: designer gráfico. Filiação: Mário Colachi e Ester Gomel Calachi. Sepultamento ontem.

Elvira da Cruz e Silva, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João de Souza e Eufrazia da Cruz. Sepultamento ontem.

Emília Batista da Silva, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jercino Batista de Oliveira e Geralda Guilhermina de Jesus. Sepultamento ontem.

Erielton de Paula Moraes, 23 anos. Profissão: militar. Filiação: Luciano Vicente de Moraes e Rose Marina de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária São Francisco, Ponta Grossa.

Ernesta Krefta, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Dissenha e Maria Folador. Sepultamento ontem.

Eudo Feliciano da Silva, 55 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Oreste Feliciano da Silva e Maria Aparecida da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo de residência.

Eunice Nunes, 84 anos. Profissão: professora. Filiação: Mário Nunes e Auta Sobreiro Nunes. Sepultamento ontem.

Faride Saraf, 63 anos. Filiação: Eduardo Espiridao Saraf e Clarinda Rosa de Jesus Saraf. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Municipal Água Verde.

Fermino de Oliveira, 91 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Trajano Monoel de Oliveira e Satira Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

Gladis Fregulhia de Almeida, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Euclides Fregulhia e Tereza Modinez. Sepultamento ontem.

Herley Francisco Wenc, 50 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Eduardo Wenc e Zaide Maria Wenc. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.

Herma Ida Selucio, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Germano Schunig e Josefa Maria Schunig. Sepultamento ontem.

Jair Miranda, 33 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Maximiliano Miranda e Joraci Miranda. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Magro, saindo de residência.

João Diogo, 80 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Joaquim Diogo e Maria Sebastianna. Sepultamento ontem.

José Caron, 58 anos. Profissão: motorista. Filiação: Gabriel Caron e Maria da Luz Keppe. Sepultamento ontem.

José Coutinho de Oliveira, 57 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Agostinho Coutinho da Cruz e Carmelita Marcolina de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Associação de Moradores, no Sítio Cercado.

José Ferreira da Cruz, 78 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Júlio Ferreira da Cruz e Anna Lucachevis. Sepultamento ontem.

José Florêncio dos Reis, 79 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Manoel Florêncio dos Reis e Alaide da Silva. Sepultamento ontem.

Juarez Carlos Ferreira Tavares, 47 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Jorge Tavares e Matilde Ferreira Tavares. Sepultamento ontem.

Juliano Flávio Pereira Ramos, 43 anos. Profissão: montador. Filiação: Elisabeth Saiani e Doroti da Luz Pereira Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Júlio Chimanski, 70 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: José Chimanski e Olga Chimanski. Sepultamento ontem.

Keli Cristina Souza Pazzinatto, 36 anos. Profissão: design de interiores. Filiação: Humberto Souza e Silvete Maria Lady Souza. Sepultamento ontem.

Leonir Collodel Boza, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Moyseis Collodel e Inglezina Pistoni Collodel. Sepultamento ontem.

Luiz Américo de Souza, 47 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Pereira de Souza e Joanita Evangelista dos Santos. Sepultamento hoje, São Roque, em Piraquara, saindo da Capela do Cemitério Bom Jesus de Piraquara.

Luiz Carlos Dreskeler, 55 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Carlos Dreskeler e Maria de Lourdes Dreskeler. Sepultamento ontem.

Maicon Kirk Lourenço, 26 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Renato Lourenço e Davirce de Oliveira. Sepultamento hoje, Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da Capela Mortuária do Jardim Osasco.

Margarida Oliveira de Moraes, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mercedes Souza de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Laranjeiras do Sul.

Maria José dos Reis Rangel, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Benedito dos Reis e Lenor Chaves dos Reis. Sepultamento ontem.

Maria Lúcia Malassa Ielen, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Malassa e Justina Otto Malassa. Sepultamento ontem.

Maria Rita Esteves Ferreira, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Osvaldo Dias Ferraz e Ana Esteves Ferraz. Sepultamento ontem.

Maria da Glória Bahls Santos, 85 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Oliverio Bahls e Maria da Conceição Almeida. Sepultamento ontem.

Marian Kmiec, 73 anos. Profissão: técnico eletrotécnica. Filiação: Pawel Kmiec e Wilhermina Kmiec. Sepultamento ontem.

Mário Martins Ribas, 65 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Anizio Bonfim Ribas e Maria Joana de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Myllena Liandra da Silva Martins, 5 dias. Filiação: Ely Carlos Martins e Marla da Silva Martins. Sepultamento ontem.

Odilon Luiz Campos, 78 anos. Profissão: farmacêutico. Filiação: Thales Campos e Rina Elizabetta Aurora Campos. Sepultamento ontem.

Ricardo Yassim, 49 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Assad Amadeo Yassim e Maria Cecília Pessoa Yassim. Sepultamento ontem.

Roberto Padilha, 57 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Nelson Padilha e Dolaria Padilha. Sepultamento ontem.

Ronei Paulo da Silva, 33 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Paulo da Silva e Isailda Matilde dos Santos. Sepultamento ontem.

Rosenilton dos Santos, 71 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Marcial dos Santos e Anália Oliveira Santos. Sepultamento ontem.

Sara de Souza Franca, 45 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Lauro de Souza Ribeiro e Ana Ribas de Souza Ribeiro. Sepultamento ontem.

Severino Stella, 82 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Stella e Anna Segalla Stella. Sepultamento ontem.

Sirlene Salete de Oliveira Carmo, 44 anos. Profissão: diarista. Filiação: Durvaldino de Oliveira Carmo e Helena Novike do Carmo. Sepultamento ontem.

Teresa Kruscielski Alves, 46 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Henrique Kruscielski e Verônica Smieski Kruscielski. Sepultamento ontem.

Valdemiro Perfetti, 79 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Albino Perfetti e Olga Perfetti. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]