• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família
O Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, significa mais do que um negócio para a família Berti. Para José Denir Berti– ou simplesmente seu Kiko, como todos o conheciam –, era um marco da sua reconstrução depois de um período atribulado. Homem que não acreditava em obstáculos, segundo o filho Carlos, para cada dificuldade encontrava uma forma criativa para driblar os problemas. Dos 14 mil m2 adquiridos, no fim da década de 1980, fez surgir os 116 mil m2 existentes atualmente no cemitério
Mas, até chegar a esse ponto, foram trilhados outros caminhos com certa relação com o luto. A profissão de marceneiro do pai de Kiko, Lourival, possibilitou a mudança da família do bairro Ahú, em Curitiba, para São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. Montou uma fábrica de móveis. Aos 8 anos, Kiko ganhou seu primeiro banco de marceneiro, que era adaptado a pouca altura, e os ensinamentos da profissão artesanal. Lourival passou a construir caixões quando morreu o responsável pela fabricação na cidade. Como bom marceneiro, assumiu o negócio. Surgiu a Funerária Berti. Após a morte do pai, a empresa ficou sob a responsabilidade de um tio de Kiko.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Mas o caminho que Kiko escolheu seguir não foi, inicialmente, no ramo das funerárias. Tinha a habilidade e criatividade de um artista nato. Quando se casou com Antonia Miranda – ele com 19 anos e ela com 16 –, decidiu abrir um negócio seu. Montou uma pequena fábrica de móveis. Arrumou sócios e comprou uma empresa de construção de casas pré-fabricadas. Abriu filiais no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Para sua tristeza, constatou que a troca dos bancos da escola pelo de marceneiro não tinha dado certo. E no início da década de 1970 entrou em concordata devido à falta de visão administrativa, conta o filho Carlos. Se não bastasse as agruras, um acidente rodoviário, que afetou sua visão , e o incêndio em um dos barracões da fábrica – que consequentemente atingiu a casa da família – instalou o caos na vida de Kiko e da família. Perdeu a fonte de renda, a casa e estava debilitado fisicamente para recomeçar. Diante do cenário, muitos lhe diziam que estava no fundo do poço e não se recuperaria mais. Com a doença do tio que administrava a funerária, a mãe de Kiko, Natalina, chamou o filho para administrar os negócios dos Berti.
Retornou à área do luto e, pouco a pouco, reuniu-se com empresários. Adquiriu os primeiros lotes do que é hoje o Cemitério Pedro Fuss em 1988. Em quatro anos, comprou as cotas dos sócios. Contava com a ajuda do filho Carlos. “Foi um anjo para muitas pessoas”, diz.
Kiko sofreu um AVC há cerca de dois anos e teve de reduzir o ritmo de trabalho. Outro problema de saúde, agora no fígado, apareceu há dois meses. Ficou em coma por 40 dias, na UTI. Mas em 26 de março, dia do seu aniversário, Kiko estava alerta. Viu a família cantar parabéns, com direito a bolo e bexigas infladas com as luvas cirúrgicas. Conseguiu se despedir. Foi cremado e suas cinzas depositadas em um vaso ecológico com sementes de angico branco. A árvore está crescendo no columbário do cemitério que leva o nome da filha especial Elmari Elizabete Berti, falecida em 2012. Deixa a viúva Antonia, o filho Carlos, três netos e duas bisnetas.
Dia 3 de abril, aos 81 anos, de falência múltipla dos órgãos, em São José dos Pinhais.

Lista de falecimentos - 26/04/2014

Alzira Lemes Franco, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lemes de Souza e Eutália Moreira da Silva Souza. Sepultamento ontem.

Ângela Aparecida Ribeiro de Almeida, 48 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Flávio Timotio dos Santos e Helena Ribeiro de Almeida. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Antônio Divonsir de Morais, 49 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Alderico Emiliano de Morais e Tereza da Rosa de Morais. Sepultamento ontem.

Antônio Navroski, 89 anos. Profissão: maquinista. Filiação: João Navroski e Genoveva Navroski. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária.

Aparecido Domingues Caetano, 81 anos. Profissão: empresário. Filiação: João Maria Domingues Caetano e Maria Bonifacia. Sepultamento ontem.

Benedito Ayres de Carvalho Franco, 72 anos. Profissão: administrador. Filiação: Otávio da Silva Franco e Maria Ayres de Carvalho Franco. Sepultamento ontem.

Carlos Mortean, 89 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Batista Mortean e Maria Mortean. Sepultamento ontem.

Cláudio Miro Padilha, 46 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: João Maria Padilha e Leontina Carvalho. Sepultamento ontem.

Cleida Maria Back, 64 anos. Profissão: pedagoga. Filiação: Edmundo Specht e Fidelina de Souza Batista Specht. Sepultamento ontem.

Eduardo Elias Lopes, 76 anos. Profissão: administrador de empresas. Filiação: Elias Lopes e Bader Lopes. Sepultamento ontem.

Erasmo Nelson Nielsen, 79 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Christiano Levi Nielsen e Thereza Bolesenha. Sepultamento ontem.

Ernesto da Paixão, 95 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Amandio da Paixão e Malvilia dos Anjos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo de residência.

Graziely Gusmao, 4 dias. Filiação: Marcos Martins Gusmao e Mariluci Pereira dos Santos Gusmao. Sepultamento ontem.

Hipolito Alves Ribeiro, 86 anos. Profissão: hotelaria. Filiação: Antônio Alves Ribeiro e Escolástica Lúcia Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Ilda Archelegar Santos, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Archileuger e Olímpia Archileuger. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

José Aguinaldo Machoski, 67 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: José Machoski e Josefa Machoski. Sepultamento ontem.

Josefina Mikos Przepiura, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Mikos e Maria Naleda Mikos. Sepultamento ontem.

Lairte Grigolli, 59 anos. Profissão: religiosa. Filiação: Hélio Grigolli e Thereza Marcato Grigolli. Sepultamento ontem.

Licia Camilo Vicente, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Antônio Camilo e Izabel Jesuína de Jesus. Sepultamento ontem.

Maria Pereira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Ferreira de Mello e Emília Ferreira de Mello. Sepultamento ontem.

Maria de Deus da Cruz Rocha, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Isac Ferreira da Cruz e Magdalena Claudina da Cruz. Sepultamento ontem.

Mariana de Fátima Fernandes Zanela, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Fernandes e Dulciria Bueno Fernandes. Sepultamento ontem.

Marlene Lopes Mazetto, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Lopes de Amorim e Paula Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido.

Marly Caratti Torrens, 78 anos. Profissão: bancária. Filiação: Durval Borgo Caratti e Joanna Albertina Maier Caratti. Sepultamento ontem.

Matilde Vieira das Neves, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ernesto Antônio Vieira e Francisca do Nascimento Vieira. Sepultamento ontem.

Rubens Fernando Afonso, 24 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: José Rubens Afonso. Sepultamento ontem.

Rubens Toalhares, 59 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Alcides Toalhares e Angelina Munhao Toalhares. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela Bom Pastor, em Pinhais.

Sandrino José Araújo, 56 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Eroil Araújo e Rita Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo de residência.

Valdinei Divino de Oliveira, 31 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Divino de Oliveira e Maria Helena de Oliveira. Sepultamento ontem.

Vanori de Fátima Dias de Camargo, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clodorico Dias de Pontes e Albertina Dias de Pontes. Sepultamento ontem.

Zenaide Gonçalves Fernandes, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim da Luz Silveira e Amazilia Gonçalves de Paula. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]