• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A história de José Roberto Salles até poderia ser uma boa história de pescador, daquelas contadas à beira do rio, causos inverossímeis envolvendo linhas, anzóis, peixes fantásticos e muito riso. E ele sem dúvida não reclamaria, afinal, a pescaria era justamente o que mais gostava de fazer nas horas livres. Era um pescador nato. Saboreava com prazer os filezinhos dos peixes que pescava. Como não poderia deixar de ser, possuía todos os apetrechos necessários para o hobby. Muitos podem não ter ideia da diferença entre um molinete e uma carretilha ou sobre qual a melhor isca a ser usada na hora de fisgar um belo peixe, mas José sabia. A paixão pela pesca era tanta que, junto com um dos irmãos, chegou a comprar um carro só para os dois poderem ir com mais facilidade aos melhores locais para lançar os anzóis.

Nascido em Carlópolis, no Norte Pioneiro, divisa com o estado de São Paulo, José foi morar em Curitiba muito cedo, acompanhando a família. Seu pai, Leovegildo Salles, na época era deputado estadual e precisou ir para a capital paranaense para exercer o mandato. A partir daquele momento, o menino começou a dividir o tempo entre Curitiba e a cidade natal. A estrada entre os dois municípios tornou-se paisagem constante.

Na capital, já na juventude, foi trabalhar no Banestado. Ficou no banco até a aposentadoria. Ainda mantinha contato com os amigos e colegas de trabalho. Era um homem simples e tranquilo, até um pouco tímido, mas nem um pouco sisudo. Ao contrário, era festeiro. A alegria e o bom humor eram uma constante e transpareciam em seu sorriso permanente.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

“Ele acolhia quem chegava com um sorriso. Era um paizão para todos”, conta Telma, sobrinha que morou com José durante alguns anos. Esse aspecto acolhedor fez José aplicar na prática o adágio de que “sempre cabe mais um”. Junto com a esposa Rosa, ele abriu a sua casa em Curitiba para os familiares e amigos que precisassem. Eram sobrinhos, primos, amigos dos filhos. Quem precisasse de um lugar para ficar por algum tempo, encontraria no coração – e na casa – do generoso José um espacinho só seu.

Foi assim que surgiram os “filhos do coração”, estudantes que precisam de um lar em Curitiba enquanto concluíam seus cursos e que completavam a família. Eles deixavam o lar de José e Rosa do jeito que eles gostavam – cheio de gente e de carinho. Ele tomava para si a tarefa de ser como um pai para aqueles jovens: com a mesma paciência e carinho dedicados aos filhos, incentivava os estudos, orientava e tentava colocá-los no “bom caminho”, como destaca Telma.

Com a esposa Rosa, com quem ficou casado por mais de 40 anos e teve três filhos, o amor transparecia a cada palavra. Na intimidade do casamento, não eram mais José e Rosa, mas “Zinho” e “Zinha”, lados de uma mesmo moeda. Ela, também natural de Carlópolis, sempre foi conhecida pela beleza e ganhou até concursos de miss na juventude. Não foi sem motivo que o jovem José se encantou com a moça e decidiu compartilhar com ela a própria vida.

Nos momentos livres, não dispensava a leitura, especialmente de suspenses. O norte-americano Sidney Sheldon eram um de seus escritores preferidos. Jogar uma partida de truco com os amigos ou acompanhar o desempenho do time do coração – o Palmeiras – completavam os divertimentos de José. Ele tinha vários mimos alusivos ao clube.

Nos fins de semana, também havia espaço para um bom churrasco. Era um pretexto para chamar a família e os amigos e passar bons momentos juntos. Essas situações e o apoio da família foram fundamentais quando teve de enfrentar o câncer, descoberto em janeiro de 2014. A debilidade causada pela doença levou a uma pneumonia que abreviou os seus dias. Os amigos e familiares ficaram com a lembrança de seu sorriso sempre aberto. Deixa a esposa Rosa, os filhos Cláudio, Ainzara e Roberta, e seis netos.

Dia 1º de julho, aos 67 anos, devido a uma pneumonia, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 16/07/2015

Adão Jorge de Castro, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Ney de Castro e Vilzair Gomes de Castro. Sepultamento ontem.

Alaor José de Almeida, 65 anos. Profissão: contador. Filiação: Aristiliano de Almeida e Iracema Xavier. Sepultamento ontem.

Alcides Muraro, 86 anos. Profissão: motorista. Filiação: Ângelo Muraro e Catharina Zampieri Muraro. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade.

Alderaldo Pinto Santos, 53 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Júlio Pereira Santos e Elizabete Pinto Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Anna Santos Bello, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco dos Santos Ferreira e Maria Sanches dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.

Antônio Sestczuk, 33 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Joaquim Sestczuk e Teresa Budinhak Sestczuk. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Augusto José Torques, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Valentin Torques e Maria da Luz Baggio Torques. Sepultamento ontem.

Bronilda Boaventura, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardo Shultz e Genoveva Shultz. Sepultamento ontem.

Cândido Bento dos Santos, 88 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Modesto Maciano dos Santos e Justina Maria do Rosário. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Claudemir Carneiro, 46 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Antônio Marcelino Carneiro e Tereza Matos Carneiro. Sepultamento ontem.

Cleusa Maria Bonin, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Maria Bonin e Geni Koch Bonin. Sepultamento hoje, em local a definir.

Deusvalina Ferreira de Castro, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Vicente Ferreira e Pascholina Andreazza Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Luz.

Egon Selvino Hauenstein, 73 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Beno Oswin Hauenstein e Anita Hauenstein. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Estefania Zupko Cassiano, 87 anos. Profissão: diarista. Filiação: Felip Supko e Maria Supko. Sepultamento ontem.

Francisca Cordeiro Leal, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Cordeiro de Andrade e Alziria de Ramos. Sepultamento ontem.

Hélio de Oliveira, 34 anos. Profissão: operador de caixa. Filiação: João de Oliveira e Eucy dos Santos Lima de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir.

Hermantina Francisca Gandolfi, 55 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Francisco Gomes das Chagas e Laurinda Valdomira da Silva. Sepultamento ontem.

Hideo Sakata, 81 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Segueo Sakata e Kiono Sakata. Sepultamento ontem.

Iara Robaina Lorusso, 71 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Delamar Robaina e Jorgelina Fernandes Robaina. Sepultamento ontem.

Isabela da Silva Taborda, 2 dias. Filiação: Joraci Taborda de Oliveira e Jocélia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária.

Jacinta de Gracia Silva, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro de Gracia e Izabel da Silva Nunes Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

James Edward Júnior, 53 anos. Profissão: professor. Filiação: James Edwards e Jean Beavers. Sepultamento hoje, em local a definir.

Jaminho Grimberg, 80 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Chaskiel Grimberg e Ida Grimberg. Sepultamento ontem.

Joanira da Rosa de Oliveira, 35 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco de Oliveira e Joanice da Rosa Silveira. Sepultamento ontem.

Joel Coutinho dos Santos, 60 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alaor Coutinho de Lima e Dorvalina Santos de Lima. Sepultamento ontem.

José Gomes dos Santos, 81 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Serafina Gomes dos Santos. Sepultamento ontem.

Julandia Salgado, 91 anos. Profissão: professora. Filiação: João Salgado e Julieta Salgado. Sepultamento ontem.

Jurandyr Pereira, 83 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Osvaldo Jacyntho Pereira e Dolores Antunes Pereira. Sepultamento ontem.

Leoida Esterlita Santos Garcia, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Reinaldo de Oliveira Santos e Germania Erena Hartmann Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Leonida Knop, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Reinoldo Leske e Agnes Leske. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana.

Luiz Carlos Banas, 63 anos. Profissão: maquinista. Filiação: Francisco Banas e Amélia Banas. Sepultamento ontem.

Luiz Joaquim Fernandes, 90 anos. Profissão: servente. Filiação: Joaquim Fernandes e Marciana Placidina de Jesus. Sepultamento ontem.

Magnolia Maria da Silva, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Enock da Silva e Josefina Trape. Sepultamento ontem.

Márcia Aparecida Biscaia, 38 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Carlos Alberto Biscaia e Vanda de Souza Biscaia. Sepultamento hoje, em local a definir.

Maria Camargo de Oliveira, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amantino Rodrigues de Oliveira e Maria de Jesus de Camargo. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Municipal Água Verde.

Maria Elizabet Dalosto Bidinotto, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Dalosto e Maria Zuco Dalosto. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Maria Inês Fagundes, 54 anos. Filiação: Domicio José Fagundes e Maria Feitosa Antunes Fagundes. Sepultamento ontem.

Maria do Carmo Félix, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria de Lourdes Félix Farias. Sepultamento ontem.

Marianna Wojcik Tokarski, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Wojcik e Joana Wojcik. Sepultamento ontem.

Milton de Jesus Lemes, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: Getúlio Ribeiro dos Santos e Laudelina Lemes dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja Assembleia de Deus de Vila Pantanal, no Alto Boqueirão..

Neodemir Nilton Lopes, 70 anos. Profissão: contador. Filiação: Altino Conceição Lopes e Maria Pan Lopes. Sepultamento ontem.

Odette Lisboa Lange, 86 anos. Profissão: secretária. Filiação: Flávio Lisboa e Maria de Oliveira Lisboa. Sepultamento ontem.

Osvaldo Bento de Oliveira, 63 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Francisco Martins de Oliveira e Luíza Bento Caminhas. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Pedro Henrique Sabbagh Gralik, 10 horas. Filiação: Tiago Jorel Gralik e Bruna Sabbagh Gralik. Sepultamento ontem.

Rosalina Saldanha Kataya, 71 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Saldanha e Otília Chaves. Sepultamento ontem.

Rosane Teresinha Câmara, 42 anos. Profissão: frentista. Filiação: Mário Pereira Câmara e Sirlei Teresinha Câmara. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Sérgio de Souza, 69 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Paulo João de Souza e Irma Coelho de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo.

Tamar Iurck Zivanov, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Erico Iurck e Iracema Iurck. Sepultamento ontem.

Valdimir Sapurn Sinch, 72 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Lall Singh e Catarina Singh. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Valdomiro Ribeiro Fernandes Filho, 44 anos. Profissão: borracheiro. Filiação: Valdomiro Ribeiro Fernandes e Dirce Gonçalves Fernandes. Sepultamento hoje, em local a definir.

Valter Antônio Bertoto, 57 anos. Profissão: chefe cozinha. Filiação: Heitor Bertoto e Santina Salvina Bertoto. Sepultamento ontem.

Willian Matheus de Paula, 25 anos. Profissão: servente. Filiação: Rosalina de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]