• Carregando...
 | /
| Foto: /

A festa da Páscoa ucraniana era um dos grandes momentos de fé do ano de Josefa Gural. Ela não faltava às celebrações, fossem na igreja ou em parques de Curitiba. Tradições como esta a deixavam mais perto do outro lado do oceano, de onde saiu ainda criança, em 1949, acompanhada da família.

A primeira parada foi a Itália, breve. Em seguida o navio partiu para as sonhadas terras tupiniquins, única saída encontrada pela família vinda de uma Europa onde a pobreza do pós-guerra era soberana. A menina embarcou na Ucrânia como Yusthenna Koltyk, mas ao aportar no Brasil virou Josefa, nome que lhe foi dado pelas autoridades da nova pátria.

Como aconteceu com muitos imigrantes vindos de países com idiomas distantes do português, não havia ninguém em terras brasileiras que falasse a língua ucraniana, o que causou mudanças profundas na documentação da família recém-chegada. A barreira do idioma demandou muito esforço para ser rompida. Já instalados na cidade de Cambará, no Norte Pioneiro do Paraná, a família passou a trabalhar em uma fazenda.

Uma das tarefas da pequena Josefa era buscar, na mercearia local, encomendas de compras para o dia a dia na fazenda. Porém, a fidelidade à lista dependia unicamente das habilidades de Josefa em memorizar itens em uma língua desconhecida, já que a pessoa que fazia o pedido para ela só falava português e não escrevia a lista. Assim, não foram poucas as vezes em que a menina teve que ir e voltar da fazenda à venda para recobrar os nomes dos mantimentos solicitados.

Desse jeito, meio na marra, a família se adaptou à nova cultura. Em 1959, Josefa se mudou para Curitiba, onde conheceu o futuro marido. Teve oito filhos, dois dos quais faleceram. A maternidade passou a ocupar a maior parte de seu tempo, revezando com os cuidados da casa e com um novo hobby: o crochê e artesanato.

Um de seus maiores prazeres era cozinhar para os familiares e mimar os netos, de quem fazia todas as vontades imagináveis. O freezer estava sempre cheio de perohe – massa tradicional da Ucrânia, recheada e cozida – para que os filhos, quando fossem visitá-la, saíssem de lá com o jantar do dia seguinte garantido, e com amor de mãe.

A atenção com os filhos não era abalada pelo fato de não morarem todos na mesma casa durante a vida adulta. Josefa fazia questão de ligar todos os dias para cada um deles. Seja para se inteirar das novidades do dia ou para saber como estavam os três netos, a mãe ucraniana jamais deixava faltar o carinho nos mais simples atos. Morreu dia 21 de maio aos 79 anos.

---

Lista de Falecimentos - 16/09/2016

Adelaide Milanez Pereira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Milanez e Carmela Calqui. Sepultamento hoje, Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ademir Valera, 58 anos. Profissão: motoboy. Filiação: José Valera Filho e Clarice Martins Valera. Sepultamento ontem.

Albino Barcki, 78 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Barcki e Antônia Krupinski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal de Pinhal de São Bento.

André Ramires Gallego, 75 anos. Profissão: assessor. Filiação: Gines Ramires Galhardo e Maria Ramires Galhardo. Sepultamento ontem.

Andressa Camila dos Santos, 25 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: José Rodrigues dos Santos e Maria Ilda da Conceição. Sepultamento ontem.

Antônia de Paula Barreto, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Barreto. Sepultamento ontem.

Argemiro Andrade de Almeida, 93 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Amandio Manoel de Almeida e Marcelina Camargo de Andarde. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina em Colombo, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Auri Pedry Júnior, 27 anos. Filiação: Auri Pedry e Noêmia Welter. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina em Colombo.

Aurora Carvalho de Albuquerque Sansini, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Pereira de Albuquerque e Benedita Rodrigues Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Bianca Vitória Bueno Egeia, 1 mês. Filiação: Douglas da Silva Antero Egeia e Mayara Sindell de Souza Bueno. Sepultamento ontem.

Bruno Guilherme Fortunato, 20 anos. Profissão: polidor. Filiação: Manoel Fortunato Filho e Débora da Silva de Faria. Sepultamento ontem.

Carlos Schempp, 68 anos. Filiação: Carlos Schempp e Edeltraut Birkner. Sepultamento ontem.

Cleci Josefa Honório, 79 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Francisco Silva e Maria Nicolas. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida em São José dos Pinhais.

Clotilde Doneda Savaris, 88 anos. Profissão: professora. Filiação: Pedro Doneda e Angelina Furlan. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 03 do Cemitério Municipal do Água Verde.

Doralicia Bello Romanowicz, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Narciso Bello e Clara de Senne Pereira. Sepultamento ontem.

Edemar Henrique Saueressig, 67 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Arnildo Saueressig e Hulda Saueressig. Sepultamento ontem.

Eldi Maria José de Souza, 75 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio Pistoni e Bertha Pistoni. Sepultamento ontem.

Elisabete Mattos, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Wilma Matos. Sepultamento ontem.

Elza Martins, 92 anos. Filiação: José Francisco e Rosa Pereira Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Paróquia Santa Izabel.

Emerson Rafael Haubert, 37 anos. Profissão: empresário. Filiação: Dilceu José Diel Haubert e Mara Suzana Lack. Sepultamento ontem.

Esmeralda Ramos Ferreira, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Ramos e Maria Mendes Ramos. Sepultamento ontem.

Ettuy de Oliveira, 84 anos. Profissão: diagramador. Filiação: Artur Trevizani e Maria Gonçalves. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida em São José dos Pinhais, saindo de Capela do Cemitério Pedro Fuss.

Geni Gonçalves dos Santos, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Abílio Luziano dos Santos e Emília Gonçalves de Moraes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Heraldo Viana Lopes, 73 anos. Profissão: economista. Filiação: Harold Lopes e Eloísa Viana Lopes. Sepultamento ontem.

Ilda Helena Lazaroto Gasparin, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângela Lazaroto e Ana Lazarine Lazaroto. Sepultamento ontem.

Ivete dos Santos Gomes, 54 anos. Filiação: Francisco José Gomes e Maria dos Santos Gomes. Sepultamento ontem.

Jeanete de Mattos, 67 anos. Profissão: funcionária pública municipal. Filiação: Jorge de Mattos e Maria da Luz Pereira Mattos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da capela 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Joana das Dores Correa, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Escotini e Maria Rita de Jesus. Sepultamento ontem.

João Cardoso de Araújo, 95 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Juvêncio Cardoso de Araújo e Guilhermina Padilha de Siqueira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

João Sampaio de Araújo, 73 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Francisco Sampaio de Araújo e Honorina Maria de Souza. Sepultamento ontem.

Juliano Allan Castro de Sousa, 35 anos. Profissão: estudante. Filiação: Elvis Batista de Sousa e Marelei Castro de Sousa. Sepultamento ontem.

Lídia de Andrade Felipe, 50 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Felipe e Selvilina de Andrade Felipe. Sepultamento ontem.

Louis Guilherme Cavallari Cordeiro, 24 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Derson de Paula Cordeiro e Edivane de Fátima Cavallari. Sepultamento ontem.

Luís Carlos dos Santos, 35 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Geronimo Rodrigues dos Santos e Rosa Alves dos Santos. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos Maurício, 46 anos. Filiação: Dolirio Maurício e Eunice Alexandre Maurício. Sepultamento hoje, Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Margarida Schefel Castagno, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estefano Schefel e Otavina Deodora de Maia. Sepultamento ontem.

Maria da Luz Alves, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Falcão dos Santos e Maria Ezidia dos Santos. Sepultamento hoje, Cemitério Pedro Fuss em São José dos Pinhais, saindo da Capela Borda do Campo.

Maria de Fátima da Silva, 56 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Mariano Francisco da Silva e Maria Benedita de Lima. Sepultamento ontem.

Maria do Carmo da Rocha, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Loure Ncop dos Santos e Maria Barboza da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Nadir Sthaler de Souza, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Sathler Júnior e Maria José da Rocha. Sepultamento hoje, Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Nivaldo dos Anjos, 80 anos. Filiação: Ermelino Roberto dos Anjos e Vergília Gonçalves dos Anjos. Sepultamento ontem.

Rayner Vinícius Castro Barbero, 20 anos. Profissão: estudante. Filiação: Dener Lúcio Barbero Garcia e Lucineia Martins de Castro Barbero. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Paraíso do Norte.

Renate Estefania Ludewig, 67 anos. Profissão: confeiteira. Filiação: Manfred August Ludewig e Catarina Ludewig. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Romilda Vespa Martins, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Vespa e Elvira Fava. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II em Pinhais, saindo de Igreja Evangélica Quadrangular Jardim Osasco.

Roseli Soares de Campos, 34 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Soares de Campos e Maria Rosa de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Rosiane Weiss de Souza, 54 anos. Filiação: Darci de Souza e Raquel Weiss de Souza. Sepultamento ontem.

Victor Leonardo Santos de Oliveira, 4 anos. Filiação: Maikon Soares de Oliveira e Ana Paula dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo de residência.

Wanda Saja, 67 anos. Profissão: funcionária pública municipal. Filiação: Teodoro Saja e Catarina Saja. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano em Almirante Tamandaré, saindo da capela 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]