• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O chimarrão tomado religiosamente – todos os dias nos mesmos horários – e a casa vermelha repleta de artigos alusivos ao “Colorado”, o Internacional (RS), são apenas algumas das heranças que Juraci Borges da Silva trouxe do pequeno município gaúcho de Barros Cassal para o Paraná no início da década de 1960.

A família, que cultivava milho e feijão, resolveu trocar de estado atraída pelo solo paranaense, o qual naquela época já era conhecido e elogiado por sua fertilidade. Mas, antes de chegar a Capanema, no Sudoeste do Paraná, foram três dias de uma turbulenta e inesquecível viagem. “Alugamos um caminhão grande. Havia umas dez pessoas e até vaca, galinha e porco”, lembra a esposa Velfrida, que na ocasião estava grávida de seis meses de Sueli, a primeira filha do casal.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Dois anos depois, Juraci e Velfrida se casaram, e, desta união, nasceram oito filhos: uma parte em Capanema e outra em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, para onde a família se mudou pouco tempo depois. As viagens de Juraci não pararam por aí, já que conseguiu trabalho em Foz do Iguaçu. Cauteloso, ele preferiu seguir sozinho para a terra das Cataratas e deixou a família em São Miguel. Para matar a saudade, visita os seus a cada 15 dias.

Com o tempo, Juraci foi largando a enxada da roça para trabalhar como carpinteiro, uma vocação que já tinha certa experiência. E a mão-de-obra caiu como uma luva na emergente Foz do Iguaçu, que vivia um intenso crescimento com a construção da Usina de Itaipu. “Muitas casas de madeira estavam sendo construídas em Foz nessa época”, destaca a esposa. A situação financeira era amenizada pela confiança “no fio do bigode”. As compras eram feitas “fiado” e quitadas quando ele chegava com o dinheiro suado do trabalho quinzenal. Dona Jovilina, mãe de Juraci, também ajudava como podia.

Após perceber que a situação estava estabilizada, a família se mudou em definitivo para Foz do Iguaçu. Entre um serviço e outro, surgiu a oportunidade de um trabalho fixo no Clube União Árabe. Juraci começou cortando a grama e limpando as piscinas, mas a confiança dos donos era tanta que logo veio o convite para que ele e a família se tornassem os caseiros do local.

Por 23 anos, cuidar do clube foi a rotina diária de Juraci e de toda a família. O trabalho só parou quando o local passou por dificuldades financeiras. “Ocorriam muitas festas lá. Trabalhávamos dia e noite. As famílias árabes começaram a comprar chácaras e o movimento caiu bastante”, conta a esposa. Com o casal já aposentado, a opção foi retornar à antiga casa – que ficou alugada durante todo esse tempo – para um merecido descanso.

A melhor idade foi aproveitada com intensidade. Juraci não parava quieto. Caminhava bastante, ia para a academia e era presença certa nos bailes da terceira idade de toda a região. Vaidoso, chegou a concorrer ao posto de vovô mais charmoso de Foz. “Tinha 34 camisas e dez calças sociais. Fazia a barba todos os dias e não deixava ninguém tocar naquele bigode”, lembra-se a neta Patrícia.

Religioso, era devoto fiel de Nossa Senhora Aparecida e costumava andar alguns quilômetros para rezar o terço na Igreja São João Batista, a antiga Matriz. Uma obra do destino fez com que falecesse no Sábado de Aleluia, um dos dias que mais gostava. Costumava celebrar a data preparando um churrasco para a família.

Juraci tinha diabetes e hipertensão. Já havia passado por dois procedimentos de cateterismo e também por uma angioplastia. Após oito dias internado, ele faleceu no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Deixa a esposa, sete filhos, 12 netos, quatro bisnetos e dois irmãos.

Dia 4 de abril, aos 72 anos, de complicações causadas por insuficiência coronariana e renal aguda, em Foz do Iguaçu.

Lista de falecimentos - 19/05/2015

Alexandro dos Santos Brito, 36 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Benedito de Brito e Maria de Lourdes Porcino dos Santos. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de São Marcos.

Ana Paula do Amaral, 43 anos. Profissão: assistente administrativo. Filiação: Luiz Antônio do Amaral e Noeli do Amaral. Sepultamento ontem.

Anália Soares da Costa, 78 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Romalino Pires de Paula e Maria Machado Cordeiro. Cerimônia quarta-feira, 20 de maio de 2015, às 10h, no Crematório Vaticano.

Antônio Rubens Ribeiro, 72 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Conceição Ribeiro. Sepultamento ontem.

Aracy de Bairros, 81 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Mateus Ferreira de Paula e Emília Ferreira da Cruz. Sepultamento ontem.

Argemiro Pereira de Lima, 74 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Placidio Pereira de Lima e Maria do Nascimento. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Armando Pereira da Silva, 65 anos. Profissão: almoxarife. Filiação: Antônio Cândido da Silva e Cândida Galo Pereira da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Nossa Senhora do Carmo, em Pranaguá.

Belmiro Matias, 86 anos. Profissão: caseiro. Filiação: José Matias e Cecília de Pontes Pedroso. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Carlos Antônio Araújo, 55 anos. Filiação: Alvina Fava Araújo. Sepultamento ontem.

Carmem de Lima Koyola, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Rosa de Lima e Ana Malucelli de Lima. Sepultamento ontem.

Claudi Schneider, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cláudio Neiverth e Ledy Scheidt Neiverth. Sepultamento ontem.

Cristopher Augusto Stoqueiro Barbosa, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: José Roberto Barbosa e Denize Stoqueiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Dirceu Wolff dos Santos Lima, 89 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Manoel Pedro dos Santos Lima e Thereza Paceco Woffc. Sepultamento ontem.

Dorothy Travisani Westphalen, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ethwaldo Travisani e Ercília Travisani. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Eduardo Henrique Pietsak, 51 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Aluizio Pietsak e Lydia Pietsak. Sepultamento ontem.

Eli José dos Santos, 65 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Vicente Pereira dos Santos e Minervina Alves dos Santos. Sepultamento ontem.

Eliel Silvestre de Freitas, 30 anos. Filiação: Elias Silvestre de Freitas e Isabel Fernandes de Freitas. Sepultamento ontem.

Elza de Castro Moura e Costa, 59 anos. Profissão: carregadora. Filiação: Amazino de Moura e Costa e Celmira de Moura e Costa. Sepultamento ontem.

Eva Smokouver da Silva, 55 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Edmundo Smoukouver e Izabel Smokouver. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Felizarda Felipe dos Santos, 75 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: José Felipe e José Felipe. Sepultamento ontem.

Francisco Ripka, 64 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Aleixo Ripka e Joaquina Nogueira. Sepultamento ontem.

Guiomar Rangel da Silva, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Agostinho Rangel e Augusta Carolina Rangel. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Ilerina de Oliveira Santos, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Boaventura Pereira de Oliveira e Paulina Teixeira Guimarães. Sepultamento ontem.

Iolanda de Jesus Tomazine Pereira, 59 anos. Profissão: costureira. Filiação: Maximo Tomazine e Assunção Garcia Gilavert Tomazine. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Isabela dos Santos Campos, 1 dia. Filiação: Carlos Henrique Campos e Ana Cláudia dos Santos. Sepultamento ontem.

Isadora de Fátima Bueno, 5 dias. Filiação: Fabrício de Jesus Bueno e Deyse Cleir de Araújo Bueno. Sepultamento ontem.

Jandira Juliani Garcia, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Juliani e Rita Custodia. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária.

João Baron, 76 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Ângelo Baron e Idalina Golin Baron. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

José Goulart Sobrinho, 74 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Sebastião Goulart Ferreira e Ana Carolina Goulart. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Lídia del Carmen Lobo, 74 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Carlos Segundo Lobo e Cleotilde Antônia Arganaraz. Sepultamento ontem.

Lino João da Silva, 90 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Augusto da Silva e Celestina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Lizete Maria Kardauke, 62 anos. Filiação: Antônio Obiala e Havany Obiala. Sepultamento ontem.

Luiz Antônio de Lima, 57 anos. Profissão: ajudante. Filiação: João Leocádio de Lima e Guilhermina da Silva Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Luiz Carlos de Paula, 56 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Francisco de Paula e Regina Pensak de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Israelita do Umbará.

Maria Aparecida Batistel, 55 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Rodrigues dos Santos e Mirahir Carvalho dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria Conceição de Lima Caetano, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Florêncio Manoel de Lima e Conceição Aparecida de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido.

Maria Divina do Espírito Santo, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Álvaro do Espírito Santo e Maria da Conceição do Espírito Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Nadir Vicente, 60 anos. Profissão: zelador. Filiação: Antônio Vicente Neto e Adaiza Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Nelito da Silva Neto, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: Sebastião da Silva Neto e Conceição da Silva Neto. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Pedro Luís da Silva, 43 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Pedro de Alcântara da Silva e Nilza Andrade da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Pedro Washyngton de Almeida, 83 anos. Profissão: jornalista. Filiação: Benedicto Dias de Almeida e Antonietta Siqueira de Almeida. Sepultamento ontem.

Roberto Godinho da Silva, 65 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Tolentino Godinho da Silva e Ernesta Camargo. Sepultamento ontem.

Rosa Ana Barbosa de Oliveira, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Dias Barbosa e Ana Francisca Barbosa. Sepultamento ontem.

Sebastião Domingos Ribeiro, 68 anos. Profissão: administrador de fazenda. Filiação: Ladislau José Ribeiro e Maria Benedita Ribeiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Tarcilio Pasda, 78 anos. Filiação: Max Pasda e Maria Pereira. Sepultamento ontem.

Valdeci Ribas, 78 anos. Filiação: Arthevier Ribas e Ilda Rodrigues Ribas. Sepultamento ontem.

Wilson Bufarah, 80 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Massda Bufarah e Olga Fiod Bufarah. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Wilson dos Santos, 62 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Olívio Fogassa dos Santos e Dolores dos Santos. Sepultamento ontem.

Wuesllen Eleakin Sampaio, 18 anos. Profissão: motorista. Filiação: Luzmarina Edina Sampaio. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]