• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Com apenas 19 anos, Karen Caroline Modolo tinha a vida toda pela frente e muitos sonhos para tornar realidade. Uma fatalidade, porém, interrompeu essa trajetória. Para a família e os amigos, ficou a lembrança, a saudade e o exemplo. Mesmo tão jovem, Karen colocava amor e dedicação em tudo que fazia. Tinha um bom coração e planejava sempre ajudar aos que mais precisavam.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail

obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Nasceu em 1995, em Curitiba, mas passou toda a vida em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, com a família. Sempre alegre e extrovertida, na infância, gostava de brincar com os primos na rua. “Brincava muito de correr e fazer pinturas. Era uma criança animada”, relembra a mãe, Shirlei Modolo. Desde a escola, demonstrou atenção aos estudos. Além da sala de aula com recursos para alunos com altas habilidades, sempre participou de projetos extracurriculares.

Sonhou em cursar medicina; queria ser voluntária em ONGs e lugares ermos, onde o socorro demora a chegar. “Ela queria ser médica e ir para a Amazônia. O sonho dela era atender as pessoas de lá que mais precisavam”, diz a mãe. Não passou no vestibular para esse curso. Optou pelo bacharelado e licenciatura em Matemática. Ajudaria o mundo de outra forma: como professora.

Ela estudava na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e fazia estágio no colégio Opet. Amava os alunos e cumpria a missão de ensinar com excelência. “O que sempre ouvimos sobre ela foram elogios. Era uma ótima menina”, conta Shirlei, com saudade.

Compromissada com a profissão, Karen demonstrava o mesmo apreço pela espiritualidade. Fazia parte da Comunidade Cristã Nova Vida e aconselhava jovens e adolescentes. Nos fins de semana, costumava participar dos retiros e acampamentos. “Ela orientava os jovens para uma vida de retidão, de acordo com a palavra de Deus”, explica a mãe. Aos domingos, ajudava nos cultos, participava da equipe de louvor.

Além dos estudos e da religião, Karen tinha um cotidiano comum de uma jovem. Saí para passear, gostava de cinema e pizza. Lia a Bíblia e outros livros, como os Jogos Vorazes e as Crônicas de Nárnia. Ouvia música gospel, estudava, pegava o ônibus, estagiava, atualizava as redes sociais... Para o futuro, planejava casamento, marido e filhos pelo caminho.

Não tinha nenhum problema de saúde. Até que, em novembro do ano passado, ela começou a se sentir mal. Descobriram um tumor perto do pulmão. Karen não chegou a tratar o câncer. Esperava a agenda do serviço público de saúde, mas não conseguiu. A universitária precisava consultar um especialista e faria uma biópsia durante o mês de fevereiro. O tumor avançou rápido demais e atingiu outros órgãos. A família ainda tentou uma brecha, para que fosse possível iniciar o tratamento antes, mas já era tarde. “Tínhamos a esperança do tratamento, mas agora sabemos que ela está ao lado de Deus. É o que nos conforta”, lamenta a mãe.

Desde a descoberta da doença, Karen preferia não falar sobre o assunto e não deixava transparecer a preocupação. “Ela também acreditava na cura”, diz. Deixa os pais, dois irmãos, amigos, colegas, a comunidade cristã, professores e alunos.

Dia 9 de fevereiro, aos 19 anos, de câncer, em Curitiba.
*****

Alfredo Peracetta, 78 anos. Profissão: bancário. Filiação: Francisco Peracetta e Petronilha Peracetta. Sepultamento ontem.

Alminda Fontoura Pinto, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Emílio Beira Fontoura e Jovina da Silva Fontoura. Sepultamento ontem.

Amadeu Chrispim Ferreira, 85 anos. Profissão: tecelão. Filiação: José Ferreira de Mello e Josephina Ferreira da Silva. Sepultamento ontem.

Bruna de Oliveira Bueno, 21 anos. Filiação: Lauro Nogueira Bueno e Joana Gonçalves de Oliveira. Sepultamento ontem.

Cleverson Braga dos Santos, 23 anos. Profissão: encanador. Filiação: Noraneis Braga dos Santos. Sepultamento ontem.

Helen Santana Lourenço, 57 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Olívio Algusto Santana e Maria Terezinha Pinheiro Santana. Sepultamento ontem.

Ilda Marcondes de Oliveira dos Santos, 76 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Vergilio de Lima Oliveira e Felizarda Marcondes Oliveira. Sepultamento ontem.

Ione Berlin Zambon, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Raymundo Inácio Berlin e Romana Inácio Berlin. Sepultamento ontem.

João Fernando Pereira, 28 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Pereira e Dalva Vera Pereira. Sepultamento ontem.

Karen Augusta Toldo Gonzaga, 30 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Gustavo Augusto Gonzaga e Helene Toldo. Sepultamento ontem.

Lademiro Krenchiglova, 76 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Miguel Krenchiglova e Ana Duma Krenchiglova. Sepultamento ontem.

Leila Ribas dos Santos, 43 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leonedes Ribas e Maria José de Jesus Ribas. Sepultamento às 10h, no Cemitério Padre Pedro Fuss São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Boqueirão - capela 2.

Lúcia do Rocio Gritz, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito dos Santos e Maria da Conceição Santos. Sepultamento ontem.

Luiz Fernando Olivette, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Marcelo Olivette e Zilda Machado de Souza. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Neves, 91 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Marciliano Ferreira Santos e Rosa Figueiro dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria Cecília de Souza Zanoni, 58 anos. Profissão: professora. Filiação: João de Souza e Leonor Andrade de Souza. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Manfredini, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexandre Manfredini e Adelina Armstrong Manfredini. Sepultamento às 10h30, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 2.

Normando Turek, 83 anos. Profissão: motorista. Filiação: Gabriel Turek e Regina Turek. Sepultamento em 21 de maio, às 15h, no Cemitério Paroquial Umbará.

Orlanda Gonçalves Sapanhos, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Gonçalves e Rossina Dernay Gonçalves. Sepultamento ontem.

Regina Amália Koteviski, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leonel Malucelli e Anna Hilbert Malucelli. Sepultamento ontem.

Ubirajara Antunes Chemure, 47 anos. Profissão: conferente. Filiação: Esmenio Chemure e Dulce Antunes do Livramento. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal de Paranaguá (PR).

Ulisses Lima de Souza, 57 anos. Filiação: Licino Vicente de Souza e Ana Maria de Souza. Sepultamento às 14h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Paroquial Umbará.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]