• Carregando...
 |
| Foto:

Lamartine Braga Côrtes foi o sétimo filho dos dez de Napoleão Sabóia Côrtes e Maria Braga Côrtes. Natural da Lapa, nasceu em 3 de outubro de 1930.

Aos 12 anos, quando já morava em Curitiba, perdeu a mãe. A família havia se mudado para a capital devido à transferência do pai, funcionário da Rede Ferroviária Federal. Por um tempo, Lamartine morou na casa de tios em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e estudou no Grupo Escolar Regente Feijó.

Sempre foi aluno de escolas públicas. De volta à capital, estudou no Grupo Escolar Xavier da Silva e no Colégio Estadual do Paraná. Os anos se passaram e ele trabalhava de dia para pagar o cursinho à noite. O esforço valeu a pena: foi aprovado no vestibular de Odontologia na Universidade Federal do Paraná – e em quarto lugar.

Antes, conheceu Irene, o grande amor de sua vida, com quem se casou em 31 de maio de 1955. O casal teve quatro filhos: Marília, Lamartine Filho, Regina Helena e Luciano. Frisava que Irene mudou a sua vida para melhor e que ele encontrou um novo sentido quando a conheceu.

Ao se formar –no fim de 1954 – ouviu falar de um lugar promissor chamado Toledo, no longínquo Oeste do Paraná. Obteve algumas informações da cidade por meio de uma parente, chamada Olga, casada com o cartorário Haroldo Lycurgo Hamilton. Eles já moravam no Oeste. Embarcou em um avião em direção a Toledo – não havia estrada na época – com o irmão, Fabiano, grande amigo e companheiro fiel. Do alto, viu uma clareira no meio da mata verde. “Dava para sentir o cheiro das queimadas”, contou certa vez. Foi paixão à primeira vista pela cidade. Hospedou-se no antigo Duque Hotel e ficou alguns dias. Voltou para Curitiba e então decidiu seguir para o Oeste. Em 6 de janeiro de 1955, foi muito bem recebido por todos e saudado por Willy Barth, considerado um dos fundadores de Toledo.

Lamartine foi o primeiro dentista de Toledo e de todo o Oeste do Paraná. Nem Cascavel nem Foz do Iguaçu tinham dentista formado: só práticos. No início trabalhou em uma sala cedida pelo médico Ernesto Dall Óglio no hospital dele. Logo ganhou a simpatia de todos e por todos simpatizou.

Depois de casado, trouxe a esposa Irene. Fundou o Partido Democrata Cristão (PDC) na cidade e fez campanha na candidatura vitoriosa de seu primo-irmão, Ney Braga, para o governo do Paraná.

Foi candidato a prefeito e perdeu a eleição para Ernesto Dall Óglio por 22 votos. Sempre se disse orgulhoso de ter sido derrotado por um oponente tão forte. Foram grandes amigos por toda a vida e um admirava o outro. Recusou várias outras candidaturas a prefeito e, finalmente, aceitou ser vice-prefeito de Wilson Carlos Kuhn. Única candidatura de Toledo , eles se elegeram pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) – com apoio do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Ele também fundou o Lions Clube de Toledo, o Yara Country Clube e teve sempre participação ativa na comunidade. Rígido na conduta moral, teve uma vida simples, voltada à família, aos amigos e à comunidade.

Atendeu inúmeros pacientes gratuitamente, fossem eles presos, internos no Colégio Incomar, no Colégio La Salle ou no Seminário Cristo Rei.

Aos 80 anos, descobriu a internet e as redes sociais. Brindou a todos com histórias diariamente publicadas na rede social. Viveu intensamente ao lado da amada Iren, com quem ficou casado por 60 anos, e não cansava de dizer que era o amor de sua vida. Amou intensamente os filhos e netos, foi pai e avô carinhoso e grande contador de histórias. “Um exemplo para todos”, resume o filho, Luciano.

Lamartine descobriu que tinha câncer no pulmão em novembro de 2015. Teve metástase e partiu um mês depois. Deixa a esposa Irene e o s filhos Marília, Lamartine Filho, Regina Helena e Luciano, além de seis netos e dois bisnetos.

Dia 21 de dezembro de 2015, aos 85 anos, em decorrência do câncer, em Toledo. Foi sepultado na cidade no Oeste do Paraná.

Lista de falecimentos:

Acir Balla, 70 anos. Profissão: propagandista. Filiação: Pedro Casemiro Balla e Cecília Balla. Sepultamento ontem.

Adir José Ferreira Martins, 44 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Benedito Ferreira Martins e Júlia Góes dos Santos Martins. Sepultamento ontem.

Alexandre de Godoy Rocha, 46 anos. Profissão: técnico em segurança do trabalho. Filiação: Geraldo Rocha e Sandra Pinto Godoy Rocha. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Santa Rita, em Irati - PR.

Alfredo Bilodres Mateo, 78 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Bilodres Muesa e Vicenta Mateo Gomes. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Anne Caroline Pimenta de Oliveira, 24 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Carlos Pimenta de Oliveira e Márcia Angelica da Silva. Sepultamento ontem.

Antônio Laskoski, 76 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Xavier Laskoski e Francisca Kreia. Sepultamento ontem.

Aurora Moreno Romero Passoni, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Moreno Navarro e Maria Romero Bonilha. Sepultamento ontem.

Cristiane de Cássia Mildenberg de Lara, 42 anos. Profissão: do lar. Filiação: Álvaro Weber de Lara e Zélia Aparecida Mildenberg de Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Dario Alber da Silva Costa, 42 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Adão Pedrosa da Costa e Antônia Maria da Silva Costa. Sepultamento ontem.

Davi Patrick dos Santos, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: Luís Carlos dos Santos e Maria Andreia de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembleia de Deus.

Denise Benedetti, 64 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Aroldo Benedetti e Leoni Benedetti. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Dilah de Oliveira Nascimento, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Claro Appolinario de Oliveira e Maria da Luz de Oliveira. Sepultamento ontem.

Edmar Pinheiro, 71 anos. Profissão: mecânico industrial. Filiação: Manoel Pinheiro e Alice Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da capela do Cemitério Boqueirão, em Araucária.

Elza Aparecida Alves, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Conceição Alves e Alice Ferreira Pinto Alves. Sepultamento ontem.

Endury Cristian da Silva, 25 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Gilma Luíza da Silva. Sepultamento ontem.

Ezequiel Costa Cavalheiro, 22 anos. Filiação: Daniel da Rosa Cavalheiro e Eliana Cristina Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus do bairro Parolin.

Florinal Telis Silveira, 71 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Cantidio Silveira da Cruz e Conceição Nunes da Silveira. Sepultamento ontem.

Hélio Luiz Ribeiro, 60 anos. Profissão: gerente comercial. Filiação: Hélio Ribeiro e Jair Correa Mendes Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Unilutus.

Higor Miranda Tavares, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Jefferson Acacio Tavares e Erica Miranda. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Igreja Assembleia de Deus do Campo Pequeno, em Colombo.

Idair Aparecido de Souza, 64 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Batista de Souza e Lazara Oliveira de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Associação do Osternack.

Irene Oberg, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Gehr e Antonieta Gehr. Sepultamento ontem.

Ismael Nascimento Padilha, 53 anos. Profissão: cabista. Filiação: Romão Padilha Gonçalves e Daltiva Ribeiro do Nascimento. Sepultamento ontem.

Ivo Ribas Mercer, 78 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: Frederico Mercer Júnior e Carolina Ribas Mercer. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de Santa Felicidade.

João Antônio de Souza, 74 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Ataides Antônio de Souza e Nedrira Moraes de Souza. Sepultamento ontem.

João Mariano dos Santos, 87 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: José Mariano dos Santos e Olinda Nogueira de Camargo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da residência.

José Adir Mosanik, 67 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Romualdo Mosanik e Deonila Pyl Mosanik. Sepultamento ontem.

Luan Rodrigues Machado, 20 anos. Profissão: repositor. Filiação: Claudinei Emanoel Machado e Márcia Maria Rodrigues dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela Adriana, também em Colombo.

Luís Renato Putziger, 72 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Hugo Putziger e Leonor Putziger. Sepultamento ontem.

Manoel Andreata, 73 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Alexandre Andreata e Joana Coradin Andreata. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Faria, em Colombo.

Márcio José Espassa Seco, 38 anos. Profissão: professor. Filiação: José Ferreira Seco e Olga Regina Espassa Seco. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Borges de Prados, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Borges da Silva e Francisca Antônia da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Eduarda Gonçalves Wilt, 2 dias. Filiação: Daniel Rocha Wilt e Jessika Aline Gonçalves Batista. Sepultamento ontem.

Maria Marcionila dos Reis, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adonias Marcionilo dos Santos e Clara Batista dos Reis. Cerimônia hoje, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais.

Maria de Lourdes Braga, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jeremias Soares Camargo e Joaquina Batista de Camargo. Sepultamento ontem.

Maria de Souza Lima, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Raimundo de Souza e Florisbela Alves de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Santa Felicidade.

Mercedes Vieira Tuti Avila, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jesuíno Vieira Tuti e Ana Rosa de Lima. Sepultamento ontem.

Neide Bicheri Pereira, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Tito Bicheri e Palmira Nunes Maia. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Orestes de Lázaro, 69 anos. Filiação: João Lázaro e Rosa Rocha de Lázaro. Sepultamento ontem.

Otília Maria Lopes, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vergínia Lopes. Sepultamento ontem.

Roque Antônio de Oliveira, 70 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Benedito Antônio de Oliveira e Dimicilia Emiliana da Conceição. Sepultamento ontem.

Sérgio Pires do Amaral, 53 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Rogério Pereira do Amaral e Maria do Carmo Pires do Amaral. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.

Sineval Pedroso Luz, 94 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Albano Pedroso Luz e Olinda de Godoy. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Boqueirão.

Valdomiro Cordeiro, 61 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antero Cordeiro Matoso e Carmelina Francisca Cordeiro. Sepultamento ontem.

Welinton Flemming, 41 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Williams Carlos Flemming e Rutilene Terezinha de Oliveira Flemming. Sepultamento ontem.

Yasmin Gonçalves de Gouveia, 1 dia. Filiação: Márcio Fernando de Gouveia e Katiuscya Alinne Gonçalves de Gouveia. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]