• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Laurindo Soares de Gouveia levou 103 anos, 8 meses e 25 dias para cumprir a sua trajetória. Quando lhe perguntavam a idade, costumava precisar nos mínimos detalhes os anos, os meses e dias para destacar a importância que dava à vida. O ferroviário se sentia parte da história do Brasil e do mundo. O voto até as últimas eleições, em 2014, e a renovação da carteira de motorista aos cem anos, em 2012, estavam entre os capítulos vividos.

O primeiro voto, em cédula de papel, foi depositado na urna em 1930, aos 19 anos, para Getúlio Vargas. Recentemente, estava lendo novamente a biografia do político gaúcho. Política e História era dois dos assuntos preferidos de Laurindo. Afinal, desde 1930, viu passar 21 presidentes, além da junta militar provisória, movimentos revolucionários, uma guerra mundial, o período de redemocratização, o impeachment de um presidente, entre outros fatos. Nos últimos anos, acompanhava curioso e preocupado os escândalos e os casos de corrupção.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A renovação da carteira de motorista causou tanta surpresa que Laurindo foi parar no programa de televisão de Luciano Huck. Entrou dirigindo um carro e ficou 30 minutos conversando com o apresentador. Contou suas peripécias desde a primeira habilitação, em 1963. Com bom humor, avisou que queria dirigir até os 150 anos. “Na época, o pai se sentiu um superstar”, relata, sorrindo, a filha Rosicler.

Conteúdo extra

Leia a entrevista feita com Laurindo Soares de Gouveia, em 2011. “Vou votar enquanto estiver vivo” - http://bitly.com/1OarsmO.

Dava um dedo por uma boa conversa. Extremamente calmo, sempre foi a favor do diálogo e do carinho no trato com as pessoas. Ferroviário desde os 17 anos, iniciou sua vida sobre os trilhos em União da Vitória, no Sul do Paraná. Era arrimo de família desde os 13 anos, quando o pai morreu, em Clevelândia, no Centro-Sul do estado. Só abandonou os trilhos ao se aposentar pela RFFSA, aos 57 anos. Era chefe- geral em Curitiba.

Rosicler se lembra, com saudades, dos retornos do pai das viagens de trem, normalmente para a Serra do Mar, quando ele vinha carregado de sacolas com presentes. Para ela, sempre trazia as frutas típicas do Litoral. Na chegada, além da festa do retorno, Laurindo juntava os filhos, entregava os bilhetes das passagens e pedia que recontassem um a um – mesmo já tendo feito isso – e os picotassem. Enquanto contava as últimas histórias, as crianças “fechavam o balanço do dia”. “Queria que os filhos participassem da vida dele”, afirma a filha.

Também tinha suas vaidades. Quando a família morou em União da Vitória, Laurindo chamava a atenção pelos ternos de linho e pelo perfume. Chegou a fazer parte do grupo dos dez mais elegantes da cidade. “Nunca aparentou a idade que tinha” e sempre manteve o cuidado com o corpo.

Quando veio morar em Curitiba, ia trabalhar na RFFSA de bicicleta somente para se exercitar, quando ainda ninguém pensava nesse modal. Até os 102 anos, participou da academia da terceira idade. Duas vezes por semana, fazia caminhadas com uma das filhas no Parque Bacacheri.

Ele guardava o desejo de integrar o Guiness Book como a pessoa mais velha do mundo. Por coincidência, no mesmo dia em que Laurindo deu adeus ao mundo, a japonesa Misao Okawa, de 117 anos, reconhecida oficialmente como tal, também encerrou sua jornada. Viúvo, Laurindo deixa os filhos Jair, Maria de Lourdes, Juarez, Rosicler e Mariza, noras e genros, dez netos e dez bisnetos.

Dia 1º de abril, aos 103 anos, de câncer, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 14/04/2015

Alcy Joaquim Ramalho Filho, 58 anos. Profissão: jornalista. Filiação: Alcy Joaquim Ramalho e Miriam Chueiri Ramalho. Sepultamento ontem.

Alfredo do Prado, 85 anos. Profissão: militar. Filiação: Horácio Vieira Prado e Dionísia do Prado. Sepultamento ontem.

Alice da Rocha Neves, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Felippe Ferreira da Rocha e Anna Rita de Oliveira Rocha. Sepultamento ontem.

Annita Balog Iwankiw, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jorge Balog e Suzana Balog. Sepultamento ontem.

Benedito Marques Bezerra, 65 anos. Profissão: vigilante. Filiação: José Marques Bezerra e Benedita Maria Marques. Sepultamento ontem.

Benilde Chiste, 70 anos. Profissão: diarista. Filiação: Marino Chiste e Verônica Chiste. Sepultamento ontem.

Carlos Dias de Oliveira, 60 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Eloy de Oliveira e Nair Dias de Oliveira. Sepultamento ontem.

Carlos Vanderlei Lazzarotto, 54 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Gildo Lazzarotto e Catharina Buzotto Lazzarotto. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Cleusa Pereira, 62 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Gonsildo Cordeiro de Ramos e Otília Pereira de Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Igreja Batista, no Portão.

Delphino Bergamo, 97 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Luiz Bergamo e Olga Gatti. Sepultamento ontem.

Dinesio Carlos Ferreira, 48 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Marcionilo Graciano Ferreira e Dirce de Oliveira Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Evangélica Menonitas Aliança, no Pinheirinho.

Everson Costa de Souza, 28 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Celso de Souza e Vera Lúcia Gonçalves Costa. Sepultamento ontem.

Halina Wanda Dabroviski, 95 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: João José Dabroviski e Janina Dabroviski. Sepultamento ontem.

Hercilia Nogueira Scora, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ovídio Jorge Nogueira e Maria Madalena Coelho Nogueira. Sepultamento ontem.

Hercilio Nesi, 83 anos. Profissão: motorista. Filiação: Inocente Nesi e Elisa Bianchini Nesi. Sepultamento ontem.

Iracema Leite, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Honório Leite e Aurora Maria do Carmo. Sepultamento ontem.

Ivone Gomes Pereira, 43 anos. Profissão: do lar. Filiação: Serafim Gomes Pereira e Maria Pereira dos Santos Pereira. Sepultamento ontem.

Jamile Cury Zanetti, 88 anos. Filiação: Abrahão Cury e Vitória Cury. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Jaqueline Denker, 46 anos. Profissão: agente. Filiação: Jorge Denker e Tereza Rosana Rodirgues Denker. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal de Matinhos.

João Dirceu Nazzari, 59 anos. Profissão: empresário. Filiação: Lucidio Ângelo Nazzari e Ângela Bigolin Nazzari. Sepultamento ontem, no Cemitério Parque Iguaçu.

João Maria dos Santos, 61 anos. Profissão: motorista. Filiação: Maria das Dores dos Santos. Sepultamento ontem.

Joaquim Ferraz da Silveira Bisneto, 44 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Joaquim Ferraz da Silveira Netto e Maria Josefina Meneses da Silveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Joel Binhara de Melo, 76 anos. Profissão: advogado. Filiação: Nivaldo Raimundo de Melo e Djanira Binhara de Melo. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

José Antenogenes de Faria, 47 anos. Profissão: motorista. Filiação: Benedito Marinho de Faria e Gertrudes Farias. Sepultamento ontem.

Juviniano Taveira de Souza, 87 anos. Profissão: servente. Filiação: Joaquim Taveira de Souza e Joana Maria de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Leandro Sampaio, 31 anos. Profissão: técnico em refrigeração. Filiação: Antônio Carlos Sampaio e Maria Conceição Machado Sampaio. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal de Castro.

Lohanne Aryelle de Souza Pinheiro, 6 anos. Filiação: Antônio Carlos Pinheiro e Joelma Alves de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Evangélica, no Cajuru.

Maria José de Faria, 66 anos. Profissão: camareira. Filiação: Luiz Manoel de Faria e Erminia Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Comunitária do Jardim Paranaense , no Sítio Cercado.

Maria Teresa Enrietti Bin, 73 anos. Profissão: médica veterinária. Filiação: Marcos Augusto Enrietti e Maria da Glória Pradi Enrietti. Sepultamento ontem.

Maria da Silva Moura, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Octacilio Pereira da Silva e Francisca Angelica da Conceição. Sepultamento ontem.

Nelson Plombom, 75 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Albino Plombom e Bronilda Plombom. Sepultamento ontem.

Nilvia Ribeiro Plancha, 92 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: João Baptista de Sá Ribeiro e Frida Schuhli Ribeiro. Sepultamento ontem.

Paulo dos Santos, 63 anos. Profissão: taxista. Filiação: Emidio Antônio dos Santos e Aurora Nunbes dos Santos. Sepultamento ontem.

Ricardo Sideney Garcia de Lima, 77 anos. Profissão: comissário de bordo. Filiação: José Garcia de Lima e Lúcia Haus de Lima. Sepultamento ontem.

Sady João de Moraes, 80 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Donato Ribeiro de Moraes e Maria Eliza de Moraes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

Salvatore Laureanti, 66 anos. Profissão: farmacêutico. Filiação: Mário Laureanti e Rosália Palio Laureanti. Sepultamento ontem.

Sidinei de Godói, 21 anos. Profissão: servente. Filiação: Ravair de Godói e Sônia Mara de Lara Godói. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Itaperuçu.

Silmara Daisy Mendes, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Odenir Mendes e Diva Mendes. Sepultamento ontem.

Teodora Meireles Prestes, 79 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Meireles Prestes e Maria Cordeiro de Borba. Sepultamento ontem.

Tertuliano Taborda de Oliveira Júnior, 84 anos. Filiação: Tertuliano Taborda de Oliveira e Cecília Rocha de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, capela número 2.

Valentina Barbosa, 2 dias. Filiação: Pedro Osni Barbosa e Jucelia Cristina Ribeiro. Sepultamento ontem.

Vitor Daniel Nunes Sokolowski, 1 ano. Filiação: Daniel Sokolowski e Carina Nunes Moura. Sepultamento ontem.

Yasmim Rafaela de Andrade, 1 ano. Filiação: Bruna Rafaela Munhoz de Andrade. Sepultamento ontem.

Zeno Walter da Silva, 44 anos. Filiação: José Walter da Silva e Maria Dirce Silva. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]