• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Uma boa leitura e uma boa música eram a fórmula para o dia feliz de Lenira Silva do Rego Barros. Seguiu os passos do pai, José Dionísio Silva, que sempre gostou de poesia. Tinha orgulho de ter sido aluna da poetisa Helena Kolody, nos tempos do Grupo Escolar Rio Branco, em Curitiba. Daí o gosto pelos versos. Não tinha vergonha de arriscar-se na escrita e no dedilhar do violão, tal como aprendeu com o pai. Sua música preferida era Encosta tua cabecinha no meu ombro e chora.

Nasceu em Castro, nos Campos Gerias, e era a quarta de dez irmãos. Não era dada a saudosismos, mas gostava de relembrar bons momentos. E eram muitos. As férias na fazenda Marilândia, na casa do vovô Jerônimo e vovó Sinhá, porém, ocupavam um lugar cativo. Até no jeito de falar, Lenira era puro carinho. Os momentos ao ar livre eram únicos. Tempo que não voltava mais.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Ainda na infância, mudou-se de Castro para Curitiba. Na adolescência foi morar no Rio do Janeiro, no bairro da Urca, com os tios. Dizia que viveu “não no Rio de hoje, mas naquele dos bons tempos”.

Mas quis o destino que voltasse para a capital paranaense. Em um baile de carnaval, no Clube Curitibano, conheceu Alfredo do Rego Barros e não resistiu aos olhares. Encontrou o amor da sua vida e a certeza de que seu lugar era aqui. Casou-se em 1944 e fixou residência na Alameda Julia da Costa, no bairro Bigorrilho.

Era muito religiosa. Atuou como tesoureira quando ocorreu a construção da Igreja de São Francisco de Paula. A filha caçula, Raquel, foi a primeira a inaugurar a pia batismal. Além do trabalho financeiro, deu aulas de catequese e participou ativamente do grupo de casais.

E não parou por aí. Uniu a rotina de dona de casa e mãe com a de estudante universitária. Formou-se em Psicologia, em 1981, aos 60 anos. Nunca clinicou. Fez o curso pelo gosto de conhecer pessoas e histórias.

Anos antes, em 1973, ficou viúva. Seguiu a vida apegando-se às rotinas. Aos sábados, adorava se reunir com as irmãs, suas grandes amigas. Era um compromisso inadiável. Os famosos “cafezinho da tarde” tinham o pão feito em casa de Lenira. Pareciam até um bolo de tão fofinhos e macios.

Lenira sempre se mostrou independente. Chegar com antecedência aos compromissos era uma obrigação para ela. Era a primeira a chegar à feira, na consulta com o médico ou na hora de buscar os netos no colégio. Sempre estava acompanhada das palavras cruzadas “para matar o tempo”.

Mesmo diante dos apelos da família de que parasse de dirigir, Lenira nem dava ouvidos. Com relutância, abandonou a direção aos 89 anos. Só fazia o que queria”, contam os familiares. A docilidade nos relacionamentos era outra de suas marcas. Por onde passava, deixava boas lembranças e pessoas fieis. Ao longo da vida fez muitos amigos. Uma delas foi Jandira, com a qual construiu uma amizade de mais de 50 anos.

Outra vez o destino interferiu na história da paranaense. Como Alfredo, Lenira se despediu no dia 27 de março, 42 anos depois da morte do seu grande amor. Assim como na canção tão especial “Quem chora no meu ombro eu juro que não vai embora. Que não vai embora…” Lenira deu adeus. Deixa os filhos Márcia, Antonio e Silvia; os netos Alfredo, Leonardo, Augusto, Bernardo e Bruno; e os bisnetos Maria Eduarda, Breno, Yago e Felipe.

Dia de 23 de março, aos 94 anos, de insuficiência renal, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 27/04/2015

Akio Takeda, 88 anos. Profissão: corretor. Filiação: Katsuna Takeda e Shigeno Takeda. Sepultamento ontem.

Alen Luiz Sagas, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: Adilson Luiz Sagas e Sônia Regina Gonçalves. Sepultamento ontem.

Alice Vitória Cabral dos Santos, 1 ano. Filiação: Jedson Alan Antunes dos Santos e Karoline Mendes Cabral. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá.

Alvina Roberto Godói, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Roberto da Silva e Prudenciana Maria de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir.

Amauri Kaminski, 61 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: João Kaminski e Anastazja Kaminski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Anderson de Oliveira Porfírio, 34 anos. Profissão: promotor. Filiação: José Erivaldo Porfírio e Maria da Graça Ferreira de Oliveira Porfírio. Sepultamento ontem.

Antônio Ernesto Amorim, 83 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Antônio Ernesto Amorim e Domingas Rosa Bazile. Sepultamento ontem.

Aparecida Paiva de Souza, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Carlos de Paiva e Alice Marques de Paiva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Arnoldo Franco, 71 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Emílio Franco e Ana Comparim Franco. Sepultamento ontem.

Benedita Pedro Rodrigues, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Cezario de Freitas e Antonieta Higino de Oliveira. Sepultamento ontem.

Benedito Miguel do Nascimento, 68 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Miguel do Nascimento e Luzia Forte. Sepultamento ontem.

Cezar Augusto Gerber, 50 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Nelson Jeferson Gerber e Maria Therezinha Gerber. Sepultamento ontem.

Claurice Zibellini Bertoncini, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Bertoncini e Elza Zibellini. Sepultamento ontem.

Conceição de Carvalho Silva, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Apparicio de Souza Carvalho e Maria Mendes de Carvalho. Sepultamento ontem.

Daisy Elias Mahfond Bueno, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Khalil Mahfond e Helena Elias Mahfond. Sepultamento ontem.

Delayr dos Santos Barboza, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Nunes Barboza e Francisca dos Santos Barboza. Sepultamento ontem.

Donato Venâncio da Silva, 86 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Venâncio da Silva e Josefa Rosa dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Dorita Carneiro, 83 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Antônio Carneiro da Silva e Dulciria Carneiro Lemes. Sepultamento ontem.

Fábio Luís Nogueira Martins, 30 anos. Profissão: servente. Filiação: Terezinha Nogueira Martins. Sepultamento ontem.

Fernando da Silva Pereira, 91 anos. Profissão: capitão. Filiação: João Francisco Pereira e Leontina Rodrigues Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 4.

Herondino Tapia, 99 anos. Filiação: Antônio Tapia e Clarinda Tapia. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Idalina Mendes dos Santos, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sinfronio Gomes de Castro e Vergina Gomes dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Santa Maria do Oeste.

Jairo de Sousa, 48 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Jair de Sousa e Maria Silva de Sousa. Sepultamento ontem.

José Augusto Teixeira, 56 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Nilson José Teixeira e Maria Josefa da Silva. Sepultamento ontem.

José Carlos Mendes da Rocha, 49 anos. Profissão: pintor. Filiação: Osvaldo Mendes da Rocha e Geny Maria Rodrigues. Sepultamento ontem.

José Gonçalves Cardoso Júnior, 37 anos. Profissão: micro-empresário. Filiação: José Gonçalves Cardoso e Pedrina Ribas Cardoso. Sepultamento ontem.

José Ivair Pereira, 41 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Pedro Pereira e Ivanir Verônica Halama Pereira. Sepultamento ontem.

Josué Pereira da Cruz, 22 anos. Profissão: soldador. Filiação: Dirceu Pereira da Cruz e Zeneida Cunha da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Jurandir Pereira Cardoso, 41 anos. Profissão: motorista. Filiação: Darci Pereira Cardoso e Olinda Ribeiro dos Santos. Sepultamento ontem.

Kelcio Vinícius Romero, 33 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Aparecido Romero e Maria de Fátima Novaes Romero. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Natalina Berti.

Kemily Caroline de Azevedo, 2 dias. Filiação: Paulo Roberto de Azevedo e Queila Tatiane de Souza. Sepultamento ontem.

Leandro da Silva de Camargo, 26 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Aguinello Pinto de Camargo e Terezinha de Jesus Cordeiro da Silva. Sepultamento ontem.

Luiz José de Alencar, 58 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Antônio de Alencar e Marcelina de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo de residência.

Mafalda Cecília Deconto Gabardo, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Deconto e Maria Tortato de Conto. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Manoel Alves Santana, 78 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Militão Alves Santana e Alvina Alves Santana. Sepultamento ontem.

Nelson Santos, 85 anos. Profissão: segurança. Filiação: Marina Santos. Sepultamento ontem.

Oirazil Gonçalves dos Santos, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: Amador Gonçalves dos Santos e Celestina Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Avaré, em São Paulo.

Orlando Carlos Motter, 89 anos. Filiação: Adriano Motter e Ignez Amélia Tassi Motter. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 2.

Paulo Edgard Cardoso da Silva, 20 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Edilma Cardoso da Silva. Sepultamento ontem.

Paulo Vitor Silva, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Hamilton de Jesus Silva e Rosemari Antunes de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Ramao Alves Belo, 85 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Amado Alves Bello e Felizarda Colasso dos Santos. Sepultamento ontem.

Raquel Becker Vengue, 23 horas. Filiação: Antônio Ademilson Vengue e Rosecleia Becker Vengue. Sepultamento ontem.

Raquel Paes Annunziato, 46 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Basílio Paes e Altair Silvério Paes. Sepultamento ontem.

Sebastiana Alves Batista, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Nunes de Sousa e Josina Alves Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo de residência.

Sebastião Alves do Nascimento, 93 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Alves do Nascimento e Maria Lucinda de Souza. Sepultamento ontem.

Sebastião Drobniewski, 57 anos. Profissão: caseiro. Filiação: Silvestre Drobniewski e Leonora Crenski Drobniewski. Sepultamento terça-feira, 26 de maio, às 17h, em local a definir, saindo de Campo Largo da Roseira, em São José dos Pinhais.

Tânia Raquel Silva, 51 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Sebastião Meireles Filho e Matilde Porfírio Meireles. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Teresa Paludzyszyn, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Johan Schmiedt e Marija Hereld. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Theodora Anunciata Benini, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Francisco Benini e Rosa Ângela Formentini. Sepultamento ontem.

Waldir Valentim Polli, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Augusto Polli e Rosi Mocelin Polli. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]