• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Julieta Casalvara

Prestativa. Talvez esse seja o melhor adjetivo para definir Julieta Casalvara, 80 anos, que morou a maior parte da vida em Cambira, no Noroeste do Paraná. Ao longo da vida de dona de casa, ela sempre se dedicou ao trabalho social. Entre os quais havia vários realizados pela igreja e outros que fazia por conta própria. "Se soubesse que algum conhecido precisava de ajuda, ela sempre se colocava à disposição", comentou o marido, Antenor Casalvara, 84 anos. Antenor e Julieta eram primos. Eles nasceram em Penápolis, no estado de São Paulo, onde se conheceram, na década de 1930. Depois, suas famílias se mudaram para cidades diferentes, afastando um do outro. O casal se reencontrou novamente após mais de uma década, quando seus pais foram morar em Cambira. Para Julieta, família era tudo. O apego às duas filhas, hoje adultas, tinha motivo. Além do natural amor materno, Julieta perdeu os outros sete filhos que teve. Segundo o marido, todos morreram nos primeiros meses de vida, vítimas de doenças variadas, a maioria relativa ao aparelho respiratório. "Ela sofreu demais", lembrou o marido. "Por isso, tinha um amor incondicional pelas crianças, ajudando até a criar vários sobrinhos, como se fossem seus próprios filhos." Deixou o viúvo, duas filhas e sete netos.

Dia 19 de maio, aos 80 anos, de derrame.

* * * * *

CURITIBA

Andréa de Jesus Rocha da Luz, 44 anos, filha de Geraldo de Jesus Rocha e Maria Aparecida Rocha. Sep. ontem.

Antônio Celino Henrique, 95 anos, pedreiro, filho de Apolinário Celino Henrique e Maria Claudina Boaba. Sep. às 11 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Osternack.

Ari de Jesus Rodrigues, 63 anos, carpinteiro, filho de Oliveiro Rodrigues e Joaquina Moreira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Balsa Nova.

Ayrton Dallagrana de Quadros, 68 anos, torneiro-mecânico, filho de Joaquim Gonçalves de Quadros e Felomena Dallagrana de Quadros. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Carmélia dos Santos Cruz, 55 anos, do lar, filha de João Ferreira da Cruz e Gertrudes dos Santos Cruz. Sep. às 13 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais ), saindo da Rua Wilhelm Ruscheweth, 252 – Pinheirinho.

Claudelino Domingues, 49 anos, ajudante, filho de Adelino Domingues e Florentina Fernandes Domingues. Sep. ontem.

Djalma dos Santos Dionizio, 85 anos, mecânico, filho de João Dionizio e Maria dos Santos. Sep. às 15 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela do Cemitério Parque São Pedro.

Eduviges Novatzki Peca, 81 anos, doméstica, filha de Francisco Novatzki e Anastácia Geziski Novatski. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Elias Barbosa de Oliveira, 74 anos, pedreiro, filho de Isaias Sebastião de Oliveira e Quitéria Maria da Conceição. Sep. ontem.

Ely da Costa, 79 anos, artesã, filha de Alzemiro Antônio da Silva e Florência Leão da Silva. Viúva de Adir Almiro da Costa. Sep. às 17 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela da Paz.

Elza Margarida Dal Pozzo Bertotti, 81 anos, autônoma, filha de José Dal Pozzo e Natalina Michiellon. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela do mesmo.

Emenegildo Borges, 77 anos, Motorista, filho de Emílio Uraí e Helena Borges. Sep. ontem.

Gabriel Augusto da Cruz, 20 anos, auxiliar de produção, filho de Cosme Virgílio da Cruz e Creuziete Carvalho dos Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Centro – Almirante Tamandaré.

Gabriel Pantaleão Machado, 30 anos, auxiliar de produção, filho de Ataídes Alves Machado e Maria da Luz Machado. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Roque (Piraquara), saindo da Rua Uniflor, 530 – Centro – Pinhais.

Geralda Batista de Brito, 59 anos, do lar, filha de Domingos Batista de Oliveira e Ana Maria de Jesus. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Salão Nobre – em Mariluz.

Ivo Thomezyk, 51 anos, representante comercial, filho de Júlio Thomezyk e Alzira da Fonseca Thomezyk. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Assistente do Cemitério Jardim da Saudade II), saindo da capela do mesmo.

Ivone Santiago Cella, 67 anos, do lar, filha de José Santiago da Rosa e Zilda Cardoso da Rosa. Sep. às 10 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela do Cemitério Vertical.

Jair Westphalen, 72 anos, marceneiro, filho de Pedro Westphalen e Philomena Westphalen. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Natalina Berti – São José dos Pinhais.

José Sipla, 64 anos, motorista, filho de Albino Sipla e Verônica Bregenski Sipla. Sep. às 14 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela municipal de Almirante Tamandaré.

Josepha Kawalhiewicz de Castro, 84 anos, do lar, filha de José Kawalhiewicz e Sophia Kawalhiewicz. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do mesmo.

Juarez Amaral, 45 anos, porteiro, filho de Otávio Amaral e Elza Fernandes Amaral. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I – Portão.

Leonardo Fumihiko Honjo, 66 anos, comerciante, filho de Kenichi Honjo e Matsuo Aida Honjo. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela do mesmo.

Lesliane Bueno de Carvalho, 24 anos, secretária, filha de Edmar Bueno da Silva e Idelma de Carvalho Bueno. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Comunidade Evangélica, em Cruzeiro do Oeste.

Lionir Vicente de Lima, 73 anos, autônomo, filho de João Vicente de Lima e Zulmira Edme de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da Rua Francisco Alves Ribeiro Filho, 12 – Cajuru.

Loredir Taborda Ribas, 45 anos, operador de máquinas, filho de Aníbal Taborda Ribas e Maria Glodis. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela Frei Miguel – CIC.

Marcos Boachak Carneiro, 45 anos, técnico em enfermagem, filho de Waldomiro Carneiro e Iraci Boachak Carneiro. Sep. às 16 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Primeira Igreja Irmãos Menonitas – Boqueirão.

Maria Aparecida da Silva, 36 anos, autônoma, filha de Cantídio Franklin da Silva e Antônia Felipe da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Maria do Rosário Oliveira Dias, 76 anos, do lar, filha de Marceliano Francisco de Oliveira e Maria da Piedade Oliveira. Sep. ontem.

Maria Laura Jordão de Góes, 84 anos, do lar, filha de Maurício Luiz Jordão e Rosa Antônia Jordão. Sep. Ontem.

Maria Rita de Moura Souza, 76 anos, do lar, filha de Francisco Campos de Moura e Benedita Maria de Jesus. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nossa Senhora de Lourdes – Fazenda Rio Grande.

Mario Roncoski, 72 anos, encanador, filho de Francisco Roncoski e Antônia Branta. Sep. às 14 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela do mesmo.

Murilo de Lima Ramos, 5 meses, filho de Fernando Ferreira Ramos e Letícia Cristine de Lima. Sep. ontem.

Nathalia Camilotti Slompo, 2 dias, filha de Loreno Narciso Slompo e Sandra Regina Camilotti. Sep. às 10 h, no Paroquial de Santa Felicidade.

Oriovaldo Lima de Oliveira, 79 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Noé Labre de Oliveira e Adelina Rosa de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do Paroquial de Santa Felicidade.

Palmira Pereira da Cruz, 79 anos, do lar, filha de Sezinanda Rocha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais.

Raul Struzike, 69 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de João Struzike e Elena Struzike. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Terezinha Sfendrych, 62 anos, do lar, filha de Pedro Orlikowski e Francisca Orlikowski. Sep. às 16 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I – Portão.

Valdomiro Karatchuk, 75 anos, agente, filho de Pedro Karatchuk e Maria Karatchuk. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais ), saindo da capela do Cemitério Vertical.

MARINGÁ

Elmo Campiolo, 81 anos. Sep. ontem em Jussara.

Elsa Ferreira Araújo, 63 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Elvira Batistone Scatambulo, 90 anos. Sep. ontem em Maringá.

Francisca Valeriana dos Santos, 56 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Gertrant Assis de Paula, 83 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

João Petronilho da Conceição, 85 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da capela da Igreja Presbiteriana Renovada. Rua Rufino Maciel, 1.535 – Centro – Mandaguari.

José Carlos Vieira, 61 anos. Sep. ontem em São Pedro do Paraná.

José Françozi, 81 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Sarandi.

José Possidônio de Moura, 75 anos. Sep. ontem em Juranda.

Maria Conceição de Godói, 62 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Cristo Rei, saindo da Rua General Osório, 35 – Jardim Tibagi – Apucarana.

Maria do Carmo Reis Marques, 53 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Moacir Amâncio de Souza, 54 anos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal de Astorga.

Ondina Torezan de Oliveira, 86 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Uniflor, saindo da Rua Jasmim, 463 – Centro – Uniflor.

Palmira Franco Viotto, 91 anos. Sep. ontem em Moreira Sales.

FOZ DO IGUAÇU

Alfeu Luiz Rosa, 61 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Catalina Gonzalez, 87 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Cleumar de Moura, 27 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Foz do Iguaçu, saindo da capela da Igreja de Dona Ana – Jardim Jupira – Foz do Iguaçu.

Elinan Soares, 30 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São paulo, saindo da capela do mesmo – Foz do Iguaçu.

Irineu Pereira Maximiniano, 67 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São paulo, saindo da Rua Pinhão, 142 – Loteamento Witt – Foz do Iguaçu.

José Aparecido da Silva, 55 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista – Foz do Iguaçu.

Maria Conceição Moreira, 66 anos. Sep. ontem em Cascavel.

Severo Dzevielevski, 68 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]