• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Imbituva, no interior do Paraná, foi o berço de Luiz Carlos Polli, em 1943. Cresceu e aprendeu a gostar da natureza em muitas partes do estado que, nos idos de 1940, permaneciam com ar de “intocadas”. Acompanhando o pai, que construía estradas, conheceu o mato, as cachoeiras e os animais. Passou por Prudentópolis, Castro, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e outras tantas cidades, sempre aprontando as peripécias dignas da criança sapeca que foi.

Os bons anos viajando foram responsáveis por incutir nele o espírito aventureiro, que nunca mais o deixou. Assim, quando chegou em Curitiba para estudar, acabou circulando por vários bairros da capital. Gostava de explorá-los. Depois, mais velho, casou-se pela primeira vez. Da união, nasceram Ana Paula e Rover.

As “idas e vindas”, a viagem e o movimento tiveram outro papel importante na existência de “Polli”, como era conhecido. Foi em um ônibus da capital que, no início dos anos 80, conheceu Marise, que viria a ser sua companheira até o fim da vida. Depois de puxar conversa com a moça, que havia sentado ao seu lado no veículo, Polli se ofereceu para acompanhá-la no trajeto a pé até em casa. A conversa rendeu e o afeto logo surgiu. Começaram a namorar e se casaram em 1983, construindo uma relação harmoniosa. Ao lado dela, findou a movimentação pelas vizinhanças curitibanas e se assentou em uma casa no bairro Cajuru, de onde nunca mais se mudou.

Foi no Cajuru, inclusive, que deu início à atividade que seria uma de suas maiores paixões. Depois de ter sido consultor técnico da Volkswagen, dando aulas de mecânica básica e trabalhando em revendedoras, já estava muito envolvido com a mecânica automotiva, que o conquistava por ser algo em que era necessário “colocar a mão na massa”. Mas, foi quando abriu a própria oficina mecânica, no bairro em que morava, que se realizou plenamente no trabalho. Mais do que um ganha pão, era um ofício que se sentia impelido a realizar. No local, foi se especializando em consertar e customizar fuscas, modelo de carro que fazia seus olhos brilharem.

Ainda nos anos 80, fundou o Fusca Cross Clube de Curitiba, grupo em que pôde aliar o gosto pelo automóvel e pela aventura. Passava bons momentos customizando os veículos para serem acelerados no barro, e chegava a desmontar totalmente os fusquinhas apenas pelo prazer de remontá-los.

Depois de três anos de casamento teve mais uma filha, Giovana, a quem ensinou o respeito pelos alimentos, o amor pela natureza e o cuidado com os animais. Nessas lições, fazia uso especialmente das terras que possuía em Bocaiúva do Sul, uma chácara no alto das montanhas. Lá plantava dezenas de alimentos e criava dúzias de animais. Para a filha, plantou uma infinidade de pessegueiros, fruta preferida da então menina.

Da chácara, para onde ia cerca de duas vezes por semana, sempre voltava trazendo flores para Marise, colhidas no local. Também trazia frutas e verduras diversas, para dividir com os vizinhos. É que Polli tinha um espírito comunitário muito aflorado. Chegava a ajudar moradores da região com pequenas obras em casa. Esse comportamento só reforçava a boa impressão que as pessoas costumavam ter do mecânico, que fazia amigos por onde passava e nunca economizava sorrisos.

Em casa, acordava às 5h para ouvir rádio e alimentar os passarinhos que apareciam no jardim. Os animais, seus preferidos, apareciam aos montes no local, contando com uma porção de quirera três vezes por dia, invariavelmente. Polli adorava observar os canarinhos que surgiam e sabia emitir sons para chamá-los.

Apaixonado pela vida, deixou a esposa, os três filhos e o neto de repente, sem avisar. Uma doença súbita o levou a ser internado e acabou não resistindo. Descansou no Dia Mundial dos Animais, seus eternos companheiros de aventuras.

Dia 4 de outubro, aos 73 anos, em Curitiba.

Colaborou: Cecília Tümler.

Lista de falecimentos

Acácio Rodrigues de Oliveira, 80 anos. Profissão: servente. Filiação: Vergilio Rodrigues de Oliveira e Joaquina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Adelaide Souza Pereira, 46 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Cassiano de Souza Pereira e Zelita Dias Ferraz. Sepultamento ontem.

Anita Corotel, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Germano Augusto Henrique Seefeld e Emília Seefeld. Sepultamento ontem.

Anna Teixeira Ramos, 86 anos. Profissão: funcionária pública municipal. Filiação: Alfredo Teixeira Ramos e Egnez Luíza de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Jacupiranga (SP).

Aparecida Carlos da Silva, 48 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Carlos Simplicio da Silva e Izaltina Carlos da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Borial Ferreira, 87 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Iphygenio Ferreira e Virgínia Ferreira. Sepultamento ontem.

Clarice Ponciano da Silveira, 40 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ponciano da Silveira e Abelita Caldeira da Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da capela do Jardim Graziela, em Almirante Tamandaré.

Cremilda Carvalho de Souza, 60 anos. Profissão: costureira. Filiação: José Maria Carvalho e Maria de Lourdes Rosa da Costa. Sepultamento ontem.

Cristiane Moura Costa, 34 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: Altevir Carlos Moura Costa e Terezinha de Fátima Oliveira. Sepultamento ontem.

Diego Oliveira, 30 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Maria Aparecida Oliveira. Sepultamento ontem.

Dorcilia de Oliveira Gomes. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ignácio de Oliveira e Antônia Batista de Jesus. Sepultamento ontem.

Ederson Padilha Henque, 30 anos. Profissão: servente. Filiação: Nelson Henque e Odete Padilha da Luz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Interlagos, em Cascavel.

Eduardo de Oliveira, 34 anos. Profissão: pizzaiolo. Filiação: Wilson José de Oliveira e Ivete de Fátima Ribeiro de Oliveira. Sepultamento ontem.

Edvaldo Rodrigues Silva, 61 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Josino Rodrigues dos Santos e Maria Franca Silva. Sepultamento ontem.

Elza Petrona Pereira Samaniego dos Santos, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Panteleon Pereira e Eulália Urzula Samaniego. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Felipe Moreira Lopes, 21 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Darci Moreira Lopes e Nadir Ferreira da Silva Lopes. Sepultamento ontem.

Francisco José Rodrigues, 94 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Francisco da Silva e Maria Josefa de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.

Francisco dos Santos Pereira Neto, 48 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Batista Pereira e Francisca dos Santos Pereira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária do Tatuquara.

Geraldo de Oliveira Pereira, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: Joaquim Pereira da Silva e Delileia Mageste Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Gustavo do Amaral Varchaki, 29 anos. Profissão: assistente de logística. Filiação: Benedito Nerci Varchaki e Sandra Mara do Amaral Varchaki. Sepultamento ontem.

Ibraim Moreira da Silva, 83 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Pedro Moreira da Silva e Januária Moreira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais, saindo capela número 02 do Cemitério Municipal Boqueirão.

Ilda de Oliveira Coelho, 82 anos. Profissão: agente administrativa. Filiação: Antônio Maurílio de Oliveira e Maria Ribeiro de Oliveira. Sepultamento ontem.

José da Silva Filho, 65 anos. Profissão: empresário. Filiação: José da Silva e Maria de Lourdes da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

José dos Santos, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geraldo José dos Santos e Geralda Rodrigues de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 02.

Kelvin Cristian de Oliveira, 23 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Milton Alves de Oliveira e Creuzeli Ramos de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Larry Helm, 83 anos. Profissão: empresário. Filiação: Eurico Helm e Júlia Helm. Sepultamento ontem.

Lucas Laurindo Setner Rodrigues, 18 horas. Filiação: Alexandre Diego Setner Ferreira Rodrigues e Evelize Ane Laurindo. Sepultamento ontem.

Maria Eli do Amaral, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Quiquio e Maria Zélia Quiquio. Sepultamento ontem.

Maria Irma Nemeth Wronski, 84 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: José Nemeth e Maria Nemeth. Sepultamento ontem.

Maria Palmira Coelho, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Affonso Coelho de Mello e Palmira Maria Joaquina. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Mário Stier, 87 anos. Profissão: motorista. Filiação: Luiz Stier de Brito e Helena Mullmann de Brito. Sepultamento ontem.

Myriam Gonçalves Dias Ruiz, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mário Gonçalves Dias e Maria de Lourdes Gonçalves Dias. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Nailda Cordeiro Nascimento, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria de Lourdes do Nascimento. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Neide Maria Tozati, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Evaldo Wormsbecker e Laura Wormsbecker. Sepultamento ontem.

Neusa Aparecida Trindade Guimarães, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Conceição Aparecida Trindade. Sepultamento ontem.

Nobuco Fujiwara Kasai, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Iwano Fujiwara e Kazuta Fujiwara. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Orgelia Gabriela de Jesus, 75 anos. Profissão: professora. Filiação: Francisca Gabriela de Jesus. Sepultamento ontem.

Oscar Henrique Fuchs, 79 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Theodoro Alfredo Fuchs e Maria Lídia Michel Fuchs. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Anjo da Guarda.

Otília Krahl Zarichta, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Krahl e Francisca Zreinniczak Krahl. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Mortuária Abranches.

Ozelia de Lourdes Ribeiro de Castilho, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juventino Ribeiro de Castilho e Helia Brustolin de Castilho. Sepultamento ontem.

Piragibe Parana Bonat, 71 anos. Profissão: contador. Filiação: Pedro Bonat Sobrinho e Jandyra Borsato Bonat. Sepultamento ontem.

Ramira Ferreira dos Santos, 70 anos. Profissão: doméstica. Filiação: José Poliano Ferreira e Lucinda de Paula Padilha. Sepultamento ontem.

Tânia Regina de Oliveira de Freitas, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Quintino de Oliveira e Alaide Vasconcelos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja Evangélica Batista de Cianorte.

Terezinha de Jesus Duarte de Almeida, 83 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Salvador Duarte e Laurinda Alves Duarte. Sepultamento ontem.

Valdomiro Ferreira da Silva, 66 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Simão Ferreira da Silva e Lorena Heming da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Teixeira Soares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]