• Carregando...
Marcos Vinicius Pilatte | Arquivo da família
Marcos Vinicius Pilatte| Foto: Arquivo da família

Para muitas crianças, o maior presente é poder brincar. E nisso Marcos Vinicius Pilatte foi presenteado durante toda a infância. Cresceu no Sítio Boa Esperança, na zona rural de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. Era livre. Vivia com os pés no chão, pendurado em balanços amarrados em árvores ou se refrescando nos rios. “Ele teve uma infância muito feliz. Era fascinado por animais. Desde pequeno frequentava os currais e aprendeu a tirar leite da vaca”, conta Paulo César Pilatte, pai do rapaz.

Xixo ou Xixão, como era chamado por Marcos Paulo, o irmão mais velho, Marcos Vinicius era tímido, pouco falante, mas sabia conquistar qualquer pessoa. “O meu filho mais velho não conseguia pronunciar Vinicius e o chamava de Xixo. Quando alguém perguntava o nome dele, com um sorriso no canto da boca, ele respondia com o apelido e isso já ganhava a pessoa”, relembra o pai.

Pouco antes de completar 10 anos, o caçula da família passou a frequentar uma fazenda vizinha. No início era apenas para admirar os animais, especialmente os cavalos – que a família dele não possuía. Não demorou muito para cativar o fazendeiro, que o ensinou a vacinar, separar e cuidar dos animais. De brinde, aprendeu os segredos da montaria. O pai diz acreditar que naquele momento o futuro do filho começou a ser delineado.

Outros interesses foram surgindo nos anos seguintes, como o motocross, mas nenhum deles fez com que descuidasse do sítio e dos animais. Nos fins de semana, Marcos Vinicius deixava o gado para ouvir o motor potente da motocicleta. “Era um passatempo. Ele adorava sentir doses de adrenalina sendo despejadas nas veias, mas confiávamos nele. Sempre foi muito responsável.”

Marcos Vinicius sonhava em ser peão

Logo que se formou no Ensino Médio, fez cursos na área ambiental e de mecânica de carros e motos. Há dois anos entrou na faculdade e estudava Tecnologia e Gestão Ambiental. Já neste ano ele poderia trabalhar tecnicamente com a terra e ainda melhoria os ganhos na horta da família.

Mesmo com a vida corrida, ele arrumava tempo para acompanhar os treinos dos peões da Companhia de Rodeio MM. E como sabia montar desde criança, insistiu para que prestassem mais atenção nele. Todas as noites, antes de dormir, rezava para Nossa Senhora Aparecida – de quem era devoto – e pedia para ser escolhido como profissional. E as preces foram ouvidas, conta o pai. A destreza em cima do animal logo chamou a atenção do grupo. Há dois meses, Marcos Vinicius realizou o sonho: foi chamado para integrar a companhia.

O pai se emociona ao contar como o jovem recebeu a notícia. “Foi a maior realização para ele. Nós ficamos assustados, justamente por ser um esporte perigoso, mas ele me disse: ‘pai, você é meu amigão e sabe que esse é o meu sonho. Imagina chegar na arena e o narrador falar meu nome? Isso vai ser tudo para mim’”.

A partir daquele dia, os treinos com os cavalos e touros passaram a fazer parte da rotina do mourãoense. A primeira apresentação seria em 12 de julho, durante a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em sua cidade natal.

Contando os dias, o peão só queria saber de comemorar. Em 20 de junho, um sábado, chegou em casa com um bolo nas mãos. O agrado era para comemorar, antecipadamente, o aniversário da mãe, Rosemaria, que seria três dias depois. “Ela ainda questionou, mas ele disse que a festa era naquele dia”, comenta o pai.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Na manhã seguinte, o céu parecia mostrar à família que o brilho de Marcos Vinicius começaria a se apagar horas depois. “Foi um dia cinzento, ficou nublado todo o tempo. Ele tinha que treinar, mas não estava com vontade, o que não era normal. Só foi porque era dedicado”. Logo após o almoço, o rapaz e o pai saíram a caminho da cidade. Paulo ficou na casa do outro filho, enquanto o peão seguiu para Barbosa Ferraz, cidade próxima, onde aconteceria o treino. Por volta das 17 horas, a família foi informada de que o caçula havia sofrido um acidente na arena. Ele ficou enroscado na corda no momento de descer do touro e foi pisoteado pelo animal. Às pressas, Marcos Vinicius foi encaminhado para a Santa Casa de Campo Mourão, mas não resistiu aos ferimentos e morreu três dias depois.

A capela ficou pequena para receber tantas pessoas que desejavam prestar a última homenagem ao jovem. A mãe, ao lado do caixão, foi surpreendida ao receber de alguns diretores da faculdade o diploma do filho em Tecnologia e Gestão Ambiental. O rapaz iria se formar em agosto. Deixa pai, mãe e irmão.

Dia 24 de junho, aos 22 anos, em decorrência de ferimentos após ser pisoteado por um touro, em Campo Mourão.

Lista de falecimentos - 22/07/2015

Abílio Duarte Mesquita, 67 anos. Profissão: encarregado. Filiação: José Vicente Mesquita e Maria dos Prazeres Coelho. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Acir José de Oliveira, 46 anos. Profissão: motorista. Filiação: Leonivaldo Gomes de Oliveira e Joaquina de Jezus Santos Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Alicindo dos Santos, 65 anos. Profissão: madeireiro. Filiação: Antônio Antunes dos Santos e Nalia Padilha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Ana Paula da Luz Bueno da Silva, 27 anos. Profissão: telemarketing. Filiação: Osório Bueno da Silva e Maria Aglaci da Luz. Sepultamento ontem.

Antônio Rogério de Souza Cruz, 63 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Sebastião Souza da Cruz e Valdemira de Souza Cruz. Sepultamento ontem.

Aramis do Rocio Postai, 62 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ettore Postai e Maria Raksa Postai. Sepultamento ontem.

Belkiz Fernandes, 86 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Leocádio Fernandes e Joanna Fernandes. Sepultamento ontem.

Bruna Lima Gomes Pereira, 16 anos. Profissão: do lar. Filiação: Roberto Rivelino Pereira e Vanessa Lima Gomes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande.

Carlito Soares Pedroso, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Daniel Soares Pedroso e Pureza de Oliveira. Sepultamento ontem.

Deonilda Saggin Alberton, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Saggin e Veneranda Marosca Saggin. Sepultamento ontem.

Doroti Pereira do Nascimento Fernandes, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Caetano do Nascimento e Zulmira Pereir dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir.

Edson Pereira dos Santos, 57 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Adail Teixeira dos Santos e Lucinda Pereira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Euler Brasilico Vieira Magalhães, 70 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Alcy Navarro Vieira Magalhães e Hilda Mathias Vieira Magalhães. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Evanir Pinho Teixeira, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Pinho e Maria Aparecida Brame. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ivo Lamour, 70 anos. Profissão: administrador. Filiação: Octávio Lamour e Agripina Vidal Lamour. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Ivone Souza da Silva, 64 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Saturnino Paulo de Souza e Orayde Godoy de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Lindamir Keidroski do Nascimento, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Keidroski e Angelina Keidroski. Sepultamento ontem.

Luíza Moreira da Silva, 95 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Izaias Moreira da Silva e Emília de Souza Moreira e Silva. Sepultamento ontem.

Maria José da Silva, 75 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Delfim Sebastião da Silva e Ladiceia Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Maria Justina dos Santos Spedale, 81 anos. Filiação: Juvenal Batista e Francisca dos Santos Batista. Sepultamento ontem.

Maria dos Santos Ribeiro, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Ribeiro e Rosa Maria dos Santos Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Marile Galarca Cavallari, 78 anos. Profissão: professora. Filiação: Ladislau Galarca e Albaci Alfonso Galarca. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Marquez Hudson Cores, 87 anos. Profissão: advogado. Filiação: Alcides Cores e Pautila Machado Cores. Sepultamento ontem.

Mauro de Sousa, 45 anos. Profissão: contador. Filiação: Alfredo de Sousa e Maria dos Reis Sousa. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Osmar Cassiano Machado, 67 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Cassiano Machado e Júlia Maria. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Patricia Silva Lopes, 38 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Milton Lopes e Eudalia Almena Silva Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Rebeca Vitória Ferreira Evangelista, 4 dias. Filiação: Marcelo Ferreira Evangelista e Aline Ferreira. Sepultamento ontem.

Renato Macedo Muzzillo, 53 anos. Profissão: motoboy. Filiação: José Muzzillo e Jurandira Macedo Muzzillo. Sepultamento ontem.

Ricardo Alexandre Travassos, 26 anos. Profissão: estudante. Filiação: Simone Amélia Travassos. Sepultamento ontem.

Rodrigo Cordeiro, 23 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Roberto Cordeiro e Roseli Zanerdim. Sepultamento ontem.

Rosa Sgoda Signorelli, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Sgoda e Arminda Gritten. Sepultamento ontem.

Santina Costa da Silveira, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leodoro Ribeiro Cardoso e Amália Machado Damasceno. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Sebastião de Paula Silva, 73 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Pedro de Paula Silva e Alcides Teixeira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Sofia de Souza Michelette de Matos, 4 dias. Filiação: Evaldo de Souza e Luciana Michelette de Matos. Sepultamento ontem.

Soraia Danielle Marins Baggio, 45 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ardelino Baggio e Elza Marins Baggio. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Suzana Beatriz Madruga Ribeiro, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rubens Francisco dos S Madruga e Donatila Sampaio dos S Madruga. Sepultamento ontem.

Valdemiro Dziedicz, 68 anos. Profissão: tecelão. Filiação: Adão Dziedicz e Adelina Jovenaria Dziedicz. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

Valdemiro Villwock, 72 anos. Profissão: técnico. Filiação: Henrique Villwock e Ella Villwock. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana.

Valdinei Monteiro, 27 anos. Profissão: repositor. Filiação: Moacir Monteiro e Ivone Alves da Cruz. Sepultamento ontem.

Vitor Félix Gobi, 3 anos. Filiação: Dimas Gobi e Leticia Mirabete Félix. Sepultamento ontem.

Yoshio Miaki, 80 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Akio Miaki e Yumie Miaki. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]